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Procura por pilotos vai aumentar

O crescimento do sector aéreo está a levar ao aumento da procura por pilotos. A garantia é dada pela Boeing Flight Services, com base nas previsões da Airbus, que indicam que o tráfego aéreo vai crescer 4,7% por ano durante as próximas duas décadas.


 “A procura urgente por pessoas competentes é um tema global que está presente na atualidade e é muito real”, contou à BBC a vice-presidente da Boeing Flight Services, Sherry Carbary, que prevê um aumento total de 29 mil a 35 mil aviões no espaço aéreo.
Dados recolhidos pela mesma empresa indicam que o aumento da procura mundial exigirá 498 mil novos pilotos nos próximos 20 anos, mas o crescimento do mercado de aviação.
A CAE, uma das maiores fornecedoras de simuladores de voos, acrescentou os pilotos mais experientes, recrutados nas décadas de 1980 e 1990, estão a aproximar-se da reforma, numa altura em que a formação e recrutamento de nos profissionais registou uma queda.

As informações são"http://www.noticiasaominuto.com/mundo/133978/procura-por-pilotos-vai-aumentar#.UpFwAtL_ldw".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira 
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Empresa impede jovem de embarcar por conta do excesso de peso

Uma empresa aérea americana impediu que um jovem francês de 22 anos retornasse ao seu país devido ao seu elevado peso. Os funcionários alegaram que Kevin Chenais era gordo demais e poderia ser um risco para a segurança do voo e ameaça para os passageiros. 

Kevin foi até os Estados Unidos há 18 meses para tratar de um distúrbio hormonal. Na ida o jovem voou pela British Airways, e não teve nenhum problema quanto seu embarque. Pesando em média 230 quilogramas, ele utiliza uma cadeira de rodas elétrica para se locomover. O uso do equipamento também foi motivo de transtorno para Chenais, que não conseguiu pegar um trem dentro do território americano. 

Apesar de ter restringido o embarque o rapaz, a empresa se responsabilizou pela sua hospedagem e custeou um hotel em Chicago até que o seu problema fosse solucionado. Kevin acabou retornando ao seu país de navio, pela empresa P & O. 

As informações são"http://www.dm.com.br/texto/152453-empresa-impede-jovem-de-embarcar-por-conta-do-excesso-de-peso".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Dona da Latam Airlines toma crédito para abater dívidas e comprar ações

A controladora da Latam Airlines, sociedade vinculada à família chilena Cueto, disse nesta quinta-feira que tomou crédito com o banco local Corpbanca por 150 milhões de dólares para refinanciar dívidas ou a compra de ações da companhia aérea.

A Costa Verde Aeronáutica, dona da Latam disse que o empréstimo com o Corpbanca tem prazo de seis anos, mas não detalhou o custo do financiamento do crédito de 3,35 milhões de unidades de fomento, um instrumento representado por pesos chilenos e ajustado pela inflação mensal.
A Latam, maior grupo de transporte aéreo de passageiros da América Latina, iniciou esta semana o período de preferência de um aumento de capital de 1 bilhão de dólares.
A companhia aérea, que integra a chilena LAN e a brasileira TAM, disse que o aumento de capital tem um desconto de 7,5 por cento em valor para os atuais acionistas, o que pressionou seus papéis e da bolsa local nos últimos dias.

As informações são"Reuters Por Antonio de la Jara".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Governo define em breve slots adicionais de Congonhas

O governo federal deve definir nas próximas semanas como ampliará a quantidade de slots para as empresas aéreas regulares no aeroporto de Congonhas (São Paulo), disse nesta sexta-feira à Reuters uma fonte do governo a par do assunto.

Atualmente, o aeroporto na capital paulista opera com 34 pousos e decolagens (slots) por hora, sendo 30 destinados à aviação comercial e quatro para aviação geral, que inclui serviços como táxis aéreos e aviação executiva.
Segundo a fonte, passado o leilão dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) nesta sexta-feira, com o qual arrecadou 20,8 bilhões de reais, o governo deve resolver logo a questão dos slots de Congonhas.
Em agosto, uma fonte disse à Reuters que ainda não estava fechado qual será o acréscimo nos slots para as aéreas regulares, mas a tendência era que o governo aumentasse a quantidade total de movimentos por hora para 38, passando esses quatro novos para a aviação comercial.


As informações são"http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/governo-define-em-breve-slots-adicionais-de-congonhas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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"Quando vejo um avião me emociono", diz ex-piloto da Varig

Fredy Kurt Wiedemeyer foi comandante intercontinental da Varig. Ao se aposentar, em 1992, passou a morar em Santa Catarina, em Garopaba e depois em Florianópolis. Aos 17 anos, ingressou na primeira turma de pilotos da Escola Varig de Aeronáutica. Aos 79, tenta reunir os colegas para comemorar os 60 anos de formatura. Mas o golpe financeiro da quebra do fundo de pensão por pouco não impediu o reencontro.

Diário Catarinense — Como foi a aposentadoria? Como foi parar em SC?

Fredy Wiedemeyer —
 Minha mulher ficou muito mais chateada do que eu. Ela dizia que eu não tinha cabeça para parar. Acho que não tinha mesmo. É muito brusco, você é cidadão do mundo. Não é máscara. Um dia janta em Paris, três dias depois está em Londres, em Frankfurt, em Los Angeles. De repente você fica em casa. Resolvi construir uma casa para me distrair. Comprei um terreno na Praia da Silveira (Garopaba). Levei um ano construindo, me distraindo.


DC — E a dívida do Aerus com o senhor?

Wiedemeyer —
 Eles estão me devendo R$ 900 (mil). Eu faria uma proposta para ganhar metade disso aí. Mas eu quero agora. Vou fazer 80 anos no ano que vem. Não vou durar mais cinco anos. Se receber, vou aproveitar, viajar, te convidar para meu aniversário, sei lá. Eu queria aproveitar melhor o que tenho direito.

DC — Do que o senhor mais sente falta?

Wiedemeyer —
 Sinto falta de tripular, de sair por aí. Sinto uma falta tremenda. Quando vejo avião, até me emociono.

As informações são"http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/11/quando-vejo-um-aviao-me-emociono-diz-ex-piloto-da-varig-4343430.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Olhe! É um pássaro? Não, é um avião da British Airways

Pôsteres, telões e outdoors interativos não são nenhuma novidade no mundo do marketing. Contudo, a companhia aérea britânica British Airways bolou uma campanha realmente inovadora e que com certeza faria você parar e olhar para o céu.

Instalado na frente da Piccadilly Circus, famosa praça de Londres, um painel de grandes proporções mostra um menininho sentado, quando um avião começa a traçar ao fundo uma rota que passa por cima desse telão.

No momento em que a aeronave sobrevoa o outdoor, a criança levanta e aponta para o avião, sendo exibida na sequência a frase: “Olhe, é o voo BA475 para Barcelona”. O painel conta com uma tecnologia de vigilância própria da empresa que é capaz de identificar quando uma aeronave “próxima” é da British Airways. E sim, as informações exibidas são reais, tanto o número do voo como o destino dele.

As informações são"http://www.tecmundo.com.br/publicidade/47403-olhe-e-um-passaro-nao-e-um-aviao-da-british-airways-video-.htm#ixzz2lWouJIIO".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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Visual Turismo afirma ter cumprido meta para 2013 já no terceiro trimestre

Segundo a Visual Turismo, três trimestres foram suficientes superar a meta de faturamento do ano. Com alta acima de 27% na comparação com todo o ano passado, a operadora já projeta um recorde de passageiros para a temporada de fim de ano e férias – razão pela qual operará 72 fretamentos extras para suprir a demanda de pacotes rumo ao Nordeste, em parceria com a Azul Linhas Aéreas e a Gol Linhas Aéreas.

O diretor Afonso Gomes Louro comemora os indicadores e credencia parte do sucesso ao portal Visual Online, exclusivo para agentes de viagem e que já responde por quase 60% das operações de venda. Disponível a mais de 12.500 profissionais parceiros, a ferramenta registra uma média de 700 cotações por dia e 470 mil acessos mensais.
“É um canal que dinamiza o trabalho dos agentes e favorece nossa estratégia de descentralizar as operações pelo Brasil”, afirma. Este ano, a operadora inaugurou um home office em Vitória e consolidou atuação nas unidades abertas em 2012, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Santo André.
Segundo a operadora, os números são explicados também pelo amplo portfólio de roteiros segmentados. O departamento de cruzeiros teve a procura ampliada em 64% no ano e os bons resultados estenderam-se aos pacotes temáticos como os religiosos, de ecoturismo e lua de mel.
“É a resposta aos anseios dos passageiros, mais experimentados e que investem em uma programação customizada aos seus interesses. Tanto que o tíquete médio subiu de R$ 1.700 em 2012 para R$ 2.018 até setembro, o que revela a predisposição por uma viagem sob medida e, principalmente, bem planejada e com pagamento antecipado”, avalia.

As informações são"http://www.dci.com.br/servicos/visual-turismo-afirma-ter-cumprido-meta-para-2013-ja-no-terceiro-trimestre-id373592.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira 
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Boeing e Gol anunciam parceria para desenvolver biocombustível

A Boeing e a Gol Linhas Aéreas trabalharão juntas para acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e a aprovação de novas fontes de biocombustível sustentável para aviação no Brasil. A parceria apoiará os planos da Gol de usar esse combustível de baixa emissão de carbono em voos durante grandes eventos esportivos dos próximos anos e, no longo prazo, beneficiará também o desenvolvimento de uma nova indústria de biocombustível sustentável para aviação no Brasil. 


Paulo Sérgio Kakinoff , CEO da Gol, e Van Rex Gallard, vice-presidente de vendas para a África, América Latina e Caribe da Boeing Aviação Comercial, assinaram o memorando de entendimento da colaboração em biocombustíveis durante o Fórum de Líderes da Aviação 2013 da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe (ALTA, na sigla em inglês).

“Os avanços tecnológicos nos modelos Boeing 737, que compõem 100% da nossa frota, resultam em menor consumo de combustível”, disse Paulo Kakinoff, CEO da Gol. “Isto evidencia o foco da Boeing em soluções sustentáveis. Ampliar nossa parceria com este projeto nos fará avançar em pesquisas que busquem formas viáveis para uso de biocombustível no Brasil e dar exemplos para o mundo”, acrescentou.

“A Boeing está muito contente em trabalhar com a GOL nesse projeto fundamental para promover o uso e a oferta de biocombustíveis”, disse Gallard. “Como a principal companhia aérea brasileira de baixo custo, a GOL está demonstrando muita liderança em seus esforços para realizar voos com baixa emissão de carbono.”

A Gol planeja usar biocombustível sustentável de aviação em 200 voos durante 2014 e incorporá-lo em 20% de seus voos em 2016. A Boeing trabalhará com a GOL para identificar e selecionar as matérias-primas e as tecnologias de refino mais promissoras e, a seguir, assumirá um papel de destaque no processo de aprovação para os novos combustíveis, a fim de garantir a adequação dos produtos a padrões de segurança e desempenho.


As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/100606/boeing-e-gol-anunciam-parceria-para-desenvolver-biocombustivel".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 
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Aeroporto de Tacloban reabre após ser declarado em ruínas

As autoridades filipinas conseguiram reabrir nesta segunda-feira parcialmente o aeroporto de Tacloban, arrasado pelo tufão "Haiyan" e declarado em ruínas há apenas três dias.

A companhia aérea estatal "Philippine Airlines" retomou na tarde de hoje os voos, que servirão para retirar a população em risco e para abastecer aos serviços de emergência de medicamentos, de segurança e de primeira necessidade tais como água e comida, informou o canal "GMA".
Por enquanto, apenas aviões com turboélice poderão viajar de Cebu (cidade filipina) para Tacloban, informou a companhia de aviões filipina.
O porta-voz de Aviação Civil das Filipinas, John Andrews, declarou em comunicado que os voos servirão para evacuar a população em risco e para abastecer aos serviços de emergência de material médico, de segurança e de primeira necessidade tais como água e comida.
Entre os primeiros passageiros do voos comerciais estão pessoas que buscam desesperadamente seus parentes após dias sem poder ligar para eles, integrantes de ONGs e veículos de comunicação.
Pelo menos 70% dos prédios de Tacloban, entre eles vários do aeroporto, como armazéns e a torre de controle, ficaram destruídos após a passagem do tufão "Haiyan" na sexta-feira passada.
"A devastação aqui é absoluta", declarou o ministro do Interior, Manuel Roxas, após chegar a Tacloban, a população mais castigada pelo fenômeno meteorológico, cerca de 580 quilômetros ao sudoeste de Manila.
Até o momento, as instalações do aeroporto estavam sendo utilizadas somente pelos militares e corpos de emergência que transportavam o material e pessoal mediante helicópteros do exército.
A Cebu Pacific, por sua vez, decidiu não voar ainda para Tacloban, mas retomou os voos para Kalibo e Busuanga, outras regiões afetadas pela tempestade.
O Conselho para a Gestão e Redução de Desastres indicou em seu último relatório que quase 10 milhões de pessoas em toda filipinas se viram afetadas pelo tufão.
Antes da chegada desse último tufão às Filipinas, o vigésimo quarto do ano, os meteorologistas tinham advertido que poderia ter um efeito devastador maior que o tufão Bopha, que em 2012 deixou cerca de mil mortos. 

As informações são"http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/aeroporto-de-tacloban-reabre-apos-ser-declarado-em-ruinas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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British Airways chega ao Porto em 2014

O aeroporto Sá Carneiro recebe em 2014 uma nova companhia. A British Airways irá começar a operar, a partir de 30 de Março de 2014, dois voos semanais para Londres Heathrow.


De acordo com o comunicado do Aeroporto do Porto, "esta é uma rota que aumentará a nossa oferta, no que diz respeito ao mercado de Londres, sendo que, a partir dessa data, o Aeroporto do Porto vai ter ligações para três aeroportos londrinos".

As informações são"http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=32421".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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Aeroporto jamaicano recebe 1º Boeing 787 Dreamliner do Caribe

O aeroporto Internacional Sangster, de Montego Bay, na Jamaica, deu as boas-vindas ao Boeing 787 Dreamliner da Thomson Airways, se tornando o primeiro destino caribenho a receber o moderno modelo do fabricante estadunidense. 

O voo inaugural partiu do aeroporto de Londres-Gatwick e aterrissou em Montego Bay com 291 passageiros. 

Durante o voo inaugural, o ministro de Turismo e Entretenimento, Wykeham McNeill, disse que este novo serviço representa um significativo aumento em capacidade aérea para o país caribenho, na ordem dos 25 mil assentos adicionais durante esta temporada de inverno, junto aos novos voos das companhias Transaero, Condor, Air Rouge e Thomas Cook.


As informações são"http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/100584/aeroporto-jamaicano-recebe-1-boeing-787-dreamliner-do-caribe".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Azul vai disponibilizar 12 novas rotas a partir de Varginha durante o verão

A Azul Linhas Aéreas, que opera os voos em Varginha (MG), vai disponibilizar 12 novas rotas durante o verão. Os novos destinos começam a operar no dia 1º de dezembro. Para conseguir chegar ao destino desejado, o passageiro pega o voo em Varginha e faz as novas conexões no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). As novas linhas serão feitas de dezembro a fevereiro.
As opções de embarque, a partir de Viracopos, serão para as cidades de Salvador, Natal,Teresina, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Petrolina, Aracajú, Porto Seguro, Ilhéus e Caldas Novas. As conexões para Florianópolis e Maceió estão em fase de aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a empresa, o objetivo é atender a alta demanda de clientes durante a temporada de verão. Os voos extras estão disponíveis para compra pelo site da companhia. No site também é possível saber os horários de embarque e decolagens.

As informações são"G1 ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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Viracopos adquire Ambulift para passageiros com deficiência

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), conta com um Ambulift, veículo adaptado com uma plataforma elevatória para passageiros com deficiência.    


O equipamento foi comprado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e está disponível para o uso no aeroporto desde o início desta semana. “Com este novo veículo, Viracopos oferece muito mais segurança e conforto para o público e, mais uma vez, continua melhorando a experiência positiva do passageiro”, afirma Marcelo Mota, diretor de operações da Aeroportos Brasil Viracopos. “Essa aquisição também contribui para adequar o aeroporto à Resolução 009 da Anac, que estabelece critérios para atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais”, completa Mota.  

Para ser utilizado, o aparelho deve ser solicitado pela companhia aérea, que é responsável pelos embarques e desembarques dos passageiros. No entanto, a operação do veículo é de responsabilidade da concessionária. Viracopos realiza cerca de 900 atendimentos de pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida por mês entre todas as companhias aéreas. Além do Ambulift, o aeroporto também já havia adicionado cinco novos ônibus adaptados para o transporte de pessoas com deficiência no trânsito entre o embarque e o desembarque. 

As informações são"http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=13914¬icia=viracopos-adquire-ambulift-para-passageiros-com-de#sthash.yDAyC0aS.dpuf".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira 
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Embraer participa do Dubai Airshow 2013

A Embraer participará da 13ª edição do Dubai Airshow (www.dubaiairshow.aero), de 17 a 21 de novembro, no Dubai World Central (DWC), nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A Empresa promoverá a linha completa de aviões comerciais e executivos e exibirá na exposição estática os jatos Legacy 650 e Lineage 1000, respectivamente das categorias large e ultra-large.

A presença da Embraer Aviação Comercial tem crescido no Oriente Médio e no norte da África desde que a primeira aeronave comercial, um E170, entrou em serviço com a Saudi Arabian Airlines, em 2005. A família de quatro E-Jets, com capacidade para 70 a 124 passageiros, está atualmente em serviço em nove companhias aéreas de seis países, com um total de 63 E-Jets voando na região.

As informações são"http://www.aviacaobrasil.com.br/wp/noticias/embraer-participa-do-dubai-airshow-2013".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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TAM Cargo inaugura novo terminal de cargas em Manaus

A TAM Cargo, unidade de cargas do Grupo LATAM Airlines no Brasil, anuncia o início das operações de seu novo terminal de Cargas (TECA). Com 13 mil metros quadrados, dos quais cinco mil de área construída, é o maior terminal de cargas da companhia no Brasil.  


 Manaus é um dos mais importantes polos de produção nos mais diversos segmentos e tem importância fundamental para as operações da TAM Cargo. Segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), até agosto de 2013, o Polo Industrial de Manaus (PIM) atingiu o faturamento acumulado de R$ 51,34 bilhões, o que representa um aumento de 10,04% em comparação à soma alcançada nos primeiros oito meses do ano passado (R$ 46,66 bi).   

De acordo com Pablo Navarrete, diretor executivo da TAM Cargo, o novo terminal doméstico é parte de um plano de investimento de US$ 20 milhões feito pelo Grupo LATAM na infraestrutura de seus terminais em todo o Brasil e unificará as cargas transportadas em voos de passageiros e em cargueiros da companhia. "Estamos vivendo, este mês, um marco histórico. Esse investimento demonstra nosso compromisso de melhorar a infraestrutura no Brasil e entregar um serviço de excelência aos clientes", afirma.  

 A estrutura conta com um armazém 100% verticalizado, 2,6 mil posições de estocagem, sistema exclusivo de armazenagem e identificação de cargas, câmara fria para acondicionamento de perecíveis e um amplo estacionamento, com vaga para 70 veículos de pequeno, médio e grande porte. Os clientes da TAM Cargo também terão à disposição uma área para recebimento de grandes lotes (full pallet), 20 pontos de atendimento ao cliente, dos quais 14 docas e seis posições distribuídas em duas rampas.  

 A TAM Cargo é responsável pela prestação de serviços de transporte aéreo de cargas, encomendas expressas e cargas especiais. Atualmente, atende com voos diretos 42 aeroportos brasileiros, oferece coleta em mais de 400 cidades e entrega em mais de 4 mil localidades no Brasil com operação porta a porta, utilizando uma ampla estrutura de transporte terrestre. A rede de carga de LAN e TAM, juntas, chega a 169 destinos em todo o mundo, em 27 países. 

As informações são"http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=13931¬icia=tam-cargo-inaugura-novo-terminal-de-cargas-em-mana#sthash.Xl106Z22.dpuf".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Avianca registra lucro líquido de R$ 425,9 milhões em nove meses

A companhia aérea Avianca Holdings registrou lucro líquido de R$ 425,98 milhões (US$ 183,4 milhões) nos primeiros nove meses de 2013, informou o grupo nesta sexta-feira (15).

Este resultado é explicado depois de a Avianca Holdings S.A. alcançar, no período julho-setembro de 2013, um lucro líquido ajustado de R$ 230,17 milhões (US$ 99,1 milhões), disse a companhia em um comunicado.
A empresa informou que esse resultado é superior em 151,3% ao registrado no mesmo período de 2012. As receitas operacionais entre julho e setembro subiram a R$ 2,74 bilhões (US$ 1,18 bilhão), 9,6% acima do obtido nos mesmos três meses de 2012, acrescentou o relatório.
A holding, criada em 2010 pela companhia aérea colombiana Avianca e a centro-americana Taca, também destacou que o crescimento das receitas operacionais "é fruto do aumento de 9,4% nas receitas com passageiros".
Com uma frota operacional consolidada de 154 aeronaves, a companhia registrou entre julho e setembro passados um aumento de 3,5% no número de passageiros transportados, informou.
Durante 2012 a Avianca-Taca registrou lucro de R$ 453,15 milhões (US$ 195,1 milhões). Esse ano transportou mais de 23 milhões de passageiros e incorporou 14 novas aeronaves a sua frota.
A holding conta com mais de 17.000 trabalhadores e oferece rotas a 100 destinos em 25 países da América e Europa.

As informações são"http://noticias.r7.com/economia/avianca-registra-lucro-liquido-de-r-4259-milhoes-em-nove-meses-15112013".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Avião Embraer proveniente do Rio sai da pista em Buenos Aires

Um avião Embraer E-190 procedente do Rio de Janeiro saiu da pista na manhã desta sexta-feira ao aterrissar no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires. O voo AU 2255, da companhia estatal Austral, transportava 96 passageiros. Ninguém ficou ferido.
LV-CKZ stuck in the localizer antenna
(Photo: Juan Martín Cornejo):

O incidente aconteceu às 5h45 no horário local. Chovia forte na capital argentina no momento da aterrissagem. Comunicado oficial da Aerolíneas Argentinas, proprietária da Austral, afirma que o incidente aconteceu devido a uma "mudança brusca na direção e na velocidade do vento". A nota acrescenta que a derrapagem não provocou ferimentos nos passageiros nem na tripulação, mas obrigou a suspensão temporária de pousos e decolagens.
O E-190 da Austral ficou atravessado num setor da pista do aeroporto de Ezeiza, situado 30 km ao sul de Buenos Aires. Como manda o protocolo da aviação, ambulâncias e caminhões do corpo de bombeiros foram mobilizados ao lado da pista. "Os passageiros foram retirados do avião sem transtornos e transportados para o terminal do aeroporto", completa a nota da Aerolineas Argentinas.
O tráfego aéreo foi retomado três horas depois do incidente.

Incident: Austral E190 at Buenos Aires on Nov 15th 2013, overran runway on landing

Austral Embraer ERJ-190 on behalf of Aerolineas Argentinas, registration LV-CKZ performing flight AU-2255/AR-2255 from Rio de Janeiro,RJ (Brazil) to Buenos Aires,BA (Argentina) with 96 passengers, landed on Ezeiza Airport's runway 11 at 05:45L (08:45Z) but overran the end of the runway and came to a stop just after the nose of the aircraft had gone through the localizer antenna about 220 meters/730 feet past the runway end. No injuries occurred, the localizer antenna received substantial damage, the damage to the aircraft needs to be assessed.

The airport reported at the time of the incident a cold front passed over the aerodrome.

The airline reported the aircraft went off the runway due to a sudden change in wind direction and speed. No injuries occurred, the passengers disembarked and were taken to the terminal.

Metars:
SAEZ 151000Z 17016KT 140V200 9999 FEW012 OVC060 16/13 Q1005 
SAEZ 150932Z 21019G30KT 9999 FEW010 OVC045 17/16 Q1004
SAEZ 150916Z 20017KT 6000 -RA FEW010 BKN035 OVC060 17/16 Q1004
SAEZ 150900Z 19014KT 160V240 3000 RA FEW010 SCT020 OVC050 16/16 Q1004 
SAEZ 150846Z 25020G34KT 3000 RA SCT004 BKN010 OVC060 19/18 Q1005
SAEZ 150800Z 11002KT 9000 -RA SCT010 BKN070 19/18 Q1002 
SAEZ 150745Z 08005KT 060V120 7000 -RA BKN015 OVC070 18/18 Q1002 RETS
SAEZ 150700Z 20006KT 4000 -TSRA BKN005 FEW045CB OVC060 18/18 Q1003 
SAEZ 150600Z 17005KT 160V220 4000 -TSRA BKN007 FEW045CB OVC060 20/19 Q1003 
SAEZ 150542Z 34005KT 290V360 3000 TSRA BKN008 BKN013 FEW040CB 20/19 Q1004
SAEZ 150515Z 24010KT 190V250 9000 -TSRA BKN011 FEW045CB BKN060 20/18 Q1004
SAEZ 150500Z 20008KT 9999 VCTS BKN044 FEW045CB OVC100 20/18 Q1002 
SAEZ 150425Z 23010KT 200V270 9999 VCTS FEW009 SCT018 FEW040CB BKN060 20/18 Q1002 RETSRA
SAEZ 150400Z 24016G35KT 210V270 8000 TSRA FEW018 FEW040CB BKN070 25/19 Q1002

As informações são"http://www.portugues.rfi.fr/americas/20131115-aviao-embraer-proveniente-do-rio-sai-da-pista-ao-aterrissar-em-buenos-aires".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Empresa aérea Azul é multada pelo Decon

A empresa Azul Linhas Aéreas foi multada pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) por não ter dado assistência necessária aos passageiros do voo 4194, que realizou pouso forçado em Fortaleza no dia 4 de setembro deste ano. Segundo o órgão, a companhia deve pagar R$ 91.221 e foi notificada nesta quarta-feira, 6, com o prazo de 10 dias para recorrer a decisão.
Em contato com O POVO Online, a Azul Linhas Aéreas informou que não comenta ações sub judice.
De acordo com o Decon, vários passageiros fizeram reclamações na unidade de atendimento do órgão no Aeroporto Internacional Pinto Martins após o pouso forçado. O voo tinha como destino a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, porém, devido ao mau tempo, o avião mudou a rota para Fortaleza. Segundo as denúncias, nenhuma informação foi dada aos 96 viajantes sobre nova decolagem ou hospedagens.

Além disto, o Decon afirma que a Azul cometeu infração ao Código de Defesa do Consumidor. A decisão foi assinada pela secretária-executiva do órgão, Ann Celly Sampaio Cavalcante, que levou em consideração a espera, das 4h às 7h, dos passageiros no saguão do aeroporto sem nenhuma a assistência material, ou seja, não sendo garantidas alimentação, hospedagem ou realocação em outro voo. A única opção dada pela companhia teria sido a disponibilização de van para aqueles que necessitavam ir urgentemente a Natal.

As informações são"http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/11/07/noticiafortaleza,3160009/empresa-aerea-azul-e-multada-pelo-decon.shtml".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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TAP compra seis aviões e abre novas rotas em África e no Brasil


A TAP, considerada a sétima companhia aérea mais segura do mundo, à frente da British Airways e Lufthansa, e a segunda da Europa, só atrás da Finnair no ranking da agência alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation Centre, vai reforçar a sua frota com seis aviões. A compra faz parte da estratégia da companhia aérea portuguesa para criar mais valor, numa altura em que a privatização se mantém congelada, à espera de candidatos e condições de mercado, como o governo tem repetido.

“Estamos a negociar a compra de quatro aviões de médio curso para reforçar as rotas europeias e de países africanos mais próximos de nós”, revelou o porta-voz da TAP, António Monteiro. Os outros aparelhos, dois Airbus A330 adquiridos em leasing, deverão ser postos ao serviço das novas rotas no Brasil - Manaus e Belém -, que abrem a 13 de junho, reforçando a posição da TAP como companhia com ligação a mais cidades brasileiras e a que mais passageiros transporta entre o Brasil e a Europa (28,7% do total).
Com uma dívida que, apesar de ter vindo a diminuir consideravelmente, ronda ainda os mil milhões de euros, a TAP não tem podido modernizar ou aumentar a sua frota. “Para conseguirmos crescer este ano foi preciso imaginação e só conseguimos ampliar a rede com uma ginástica muito grande. Chegámos ao limite”, considerou António Monteiro.
Mas a expansão da TAP não se esgota no Brasil. “Vamos surpreender o mercado, no ano que vem, com a quantidade de novas hipóteses que vão aparecer para os nossos passageiros”, revelou o presidente da companhia, Fernando Pinto, em vésperas de juntar duas novas rotas aos voos regulares no continente africano. Na semana passada, a ilha da Boa Vista tornou-se no quarto destino em Cabo Verde, num total de 17 voos semanais para aquele país - “com dez mil reservas em carteira mesmo antes do voo inaugural”, adiantou António Monteiro. Tânger é a terceira cidade a que a TAP chega em Marrocos, com 16 voos por semana. O que mostra que “continuamos a apostar muito no continente africano”, onde a companhia já tem 15 destinos (71 voos por semana) e que pesa 6,6% na atividade da TAP. Este ano, a companhia portuguesa deverá voltar a bater recordes de passageiros prevendo-se que atinja os 10,9 milhões, mais setecentos mil do que no ano passado.

As informações são"http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO289592.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Passagens recebidas por comissária são parte do salário

Por unanimidade, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que uma comissária de bordo deve ter incorporado ao salário, para cálculo de verbas rescisórias, o valor de passagens fornecidas a ela pela TAM Linhas Aéreas para fins pessoais.
A comissária foi demitida da companhia em 2005 e solicitou o reconhecimento do chamado salário "in natura", que inclui itens concedidos pela empresa ao funcionário. Ela alegou que ganhava da empresa três passagens internacionais ao ano, sem pagar sequer a taxa de embarque, além de outras 35 com destino nacional.
O pedido foi negado em primeira instância, mas foi aceito no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. A empresa recorreu ao TST para reformar a decisão, mas o ministro Mauricio Godinho Delgado, relator do caso, discordou.
Delgado, porém, negou pedido da comissária para receber adicional de periculosidade, por avaliar que o benefício deve ser concedido apenas a empregados que atuam na área de abastecimento de aeronaves.

As informações são"TST".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 
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Centro de Formação Aeronáutica dos Açores já pode dar formação a entidades externas

O secretário regional do Turismo e Transportes anunciou esta sexta-feira, em Vila do Porto, que o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores (CFAA) é, desde quinta-feira, 7 de novembro, uma entidade certificada para dar formação externa.

 
“Entramos numa nova fase, ou seja, este centro está em condições para comercializar formação para entidades externas e a própria SATA está em condições de organizar cursos de formação, possibilitando que os jovens açorianos possam participar nesses cursos, valorizando-se profissionalmente e abrindo aqui novas perspetivas para a sua vida profissional”, afirmou Vítor Fraga.

O titular da pasta dos Transportes, que falava durante uma visita ao CFAA, anunciou ainda que a SATA irá agora, junto da Câmara Municipal de Vila do Porto, procurar estabelecer um protocolo com vista à utilização das piscinas do Complexo Desportivo, “garantindo-se assim que a formação para o pessoal navegante de cabine seja toda efetuada em Santa Maria, o que é naturalmente uma mais-valia importante, não só para a ilha, como para a Região e para o Centro”, que passa a ter uma “oferta total e integrada, que possibilitará a angariação de clientes para este centro, rentabilizando-o e contribuindo ativamente para a dinamização da economia da ilha”.

“Ao contrário de muitos outros, sempre acreditámos nas potencialidades que este centro tem e que pode ser uma âncora muito importante em termos de desenvolvimento do cluster aeronáutico em Santa Maria”, frisou.

Até ao final de 2013, o CFAA dará formação a mais de 800 formandos, contabilizando cerca de 20 mil horas de formação aos colaboradores da SATA.

O Secretário Regional salientou que agora a expetativa é que “no próximo ano, este volume de formação seja consideravelmente incrementado, o que contribui também ativamente para aumentarmos o número de dormidas na ilha”.

Durante este ano, a participação de formandos neste centro representa cerca de três mil dormidas, fazendo do CFAA um "fornecedor ativo” de visitantes, no sentido de "dinamizar a economia e contribuir ativamente para incrementar a taxa de ocupação hoteleira”.

As informações são"http://www.acorianooriental.pt/noticia/centro-de-formacao-aeronautica-dos-acores-ja-pode-dar-formacao-a-entidades-externas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Gol amplia espaço entre poltronas na rota CGH-SDU

A Gol oferece, a partir da próxima segunda-feira (dia 11), maior distância entre as poltronas em todos os voos da ponte aérea Congonhas-Santos Dumont. De acordo com a companhia aérea, a medida foi adotada para atender ao desejo de seus clientes, que pediam mais conforto, e proporcionará uma nova experiência de voo.


Com a nova configuração, os modelos B737-800NG passam a ter 177 assentos. As fileiras 2 até a 7, do lado direito, e 3 a 7, do lado esquerdo, serão identificadas como “GOL+Conforto”. Além do assento do meio bloqueado, a distância entre as fileiras passa de 30 para 34 polegadas (86,3 centímetros) e o reclínio do encosto aumentará em 50%. Assentos GOL+Conforto serão oferecidos gratuitamente para os clientes Smiles Diamante e Elite Delta Air Lines, e poderão também ser adquiridos por outros clientes a partir de R$ 30, de acordo com a disponibilidade.

OUTROS ASSENTOS
Nas demais fileiras, a distância aumenta de 30 para 31 polegadas (78,7 centímetros). Com as mudanças, a companhia terá a maior oferta de assentos com selo A – padrão de classificação da Anac – na ponte aérea. As aeronaves com a nova configuração serão identificadas com o símbolo “GOL+” na fuselagem.

“Somos líderes na oferta de assentos na ponte aérea e, a partir de agora, nossos clientes terão à sua disposição o melhor produto do mercado: privacidade e mais conforto, aliados à linha mais moderna da Boeing (os aviões Sky Interior) na companhia aérea com a maior pontualidade do mercado doméstico em 2013”, afirma o diretor de Produtos da Gol, Paulo Miranda.

“Também oferecemos canais de autoatendimento diversos que, em Congonhas e no Santos Dumont, chegam a 80% de utilização para check-in. Isto demonstra o compromisso da companhia em promover a simplicidade, praticidade e conveniência para os clientes”, continuou Miranda.

SENSIBILIDADE
A decisão de ampliar a distância entre os assentos atende ao pleito apresentado no início da gestão de Paulo Sergio Kakinoff, como presidente da Gol, pelo presidente da Abracorp Edmar Bull.

“Esta é uma conquista alcançada não apenas pelo fato de as 32 agências de viagens associadas à Abracorp concentrarem 67% da força de venda de passagens para viagens de negócios no Brasil, incluindo viagens nacionais e internacionais. Deve-se à sensibilidade de Kakinoff, que traz para a aviação civil sua experiência profissional, de quem compreende que detalhes são fundamentais para quem busca atender necessidades e anseios dos clientes”, diz Bull.

As informações são"http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/gol-amplia-espaco-entre-poltronas-na-rota-cgh-sdu_94046.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Embraer surge como líder global do mercado de jato regional

Embraer SA, pioneira na construção de jatos regionais, está surgindo como líder global de um mercado que está encolhendo à medida que as companhias aéreas optam por aviões maiores.


A Bombardier Inc., concorrente da Embraer que começou a vender os aviões duas décadas atrás, está focando no desenvolvimento de um modelo maior para as operações principais com jato das transportadoras e não chegou a um acordo regional nos EUA neste ano. O novo lançamento da Mitsubishi Aircraft Corp. enfrenta um segundo atraso e não estará pronto até 2017.
O resultado é um cenário mais claro para a Embraer em meio a uma desaceleração dos pedidos por jatos regionais no setor para menos da metade do pico de 408, em 2007.
A Embraer, com sede em São José dos Campos, deve começar a embarcar modelos E2 atualizados em 2018, com uma tecnologia mais nova que a da Bombardier e uma herança que a Mitsubishi não pode igualar.
“Com o E2 proposto, a Embraer está mais próxima de ser a principal -- ou melhor, a dominante -- produtora de jatos regionais, porque a Mitsubishi está atrasada, atrasada, atrasada”, disse Cai Von Rumohr, analista da Cowen Securities LLC em Boston, por telefone.
Ele classifica os recibos de depósitos americanos da Embraer como “neutro” e não cobre a Mitsubishi ou a Bombardier.
A Embraer está se posicionando para sobreviver ao abalo com a atualização do E2, anunciada neste ano, que adiciona motores melhorados e um novo desenho de asa para seus E-jets.

As informações são"Christiana Sciaudone exame via bloomberg".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Acordo com aéreas deve aumentar voos durante a Copa

O Comitê Interministerial de Acompanhamento de Preços, Tarifas e Qualidade dos Serviços para a Copa do Mundo se reuniu ontem, dia 31, com representantes das companhias aéreas para acompanhar as ações do setor. As empresas se comprometeram a melhorar a comunicação com os consumidores e apresentar sugestões para uma nova malha aérea para a Copa do Mundo.


O monitoramento de preços de passagens será feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “O governo e a as aéreas conseguiram alinhar esforços. O principal encaminhamento é de que haverá uma expansão de 40% da malha aeroviária com rotas alternativas, a partir do momento que já tivermos conhecimento do sorteio das chaves da Copa do Mundo”, disse Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo. O sorteio será realizado dia 6 de dezembro.

Segundo o secretário, a auditoria dos voos, feita pela Anac após o fechamento do mês, agora será feita quinzenalmente. Os representantes também debateram as regras para cancelamento de passagens sem ônus para quem comprou.   

A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, informou que o Ministério da Justiça solicitou aos presidentes das empresas que o público seja informado das alterações por meio dos portais na internet e dos pontos de venda.  

 “Diante de tudo que foi discutido, solicitamos ao setor aéreo que informe de forma clara aos consumidores as alterações atuais e futuras em razão do calendário do Mundial. As empresas submeterão até terça-feira , dia 5, uma proposta de comunicação geral aos consumidores para aprovação da Secretaria Nacional do Consumidor”, disse.   

Caberá ao Ministério do Turismo uma interlocução com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) no sentindo de que elas repassem as informações aos viajantes das novas opções de voos e hospedagens.   

Além dos titulares da Secretaria Nacional do Consumidor e do Conselho de Administrativo de Direito Econômico, Vinícius Marques de Carvalho, também participaram da reunião o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho; secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE/MF), Pablo Fonseca; o representante da Casa Civil, Fernando Pimentel; os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco Guaranys, e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino.

As informações são"http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=13697¬icia=acordo-com-aereas-deve-aumentar-voos-durante-a-cop#sthash.9Iw7D4H4.dpuf".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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BQB inaugura novos voos desde Porto Alegre

A BQB Linhas Aéreas com sede em Punta del Este (Uruguai) , além de voar para várias cidades do seu país, faz outras rotas para a América do Sul. A aérea apresenta amanhã dia 5, cerimônia de inauguração de novos voos desde Porto Alegre (RS). O evento acontece no Hotel Sheraton às 18 horas, na capital gaúcha.


As informações são"http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=13734¬icia=bqb-inaugura-novos-voos-desde-porto-alegre#sthash.Pb4XFNHg.dpuf".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Embraer espera ter cliente do cargueiro KC-390 até junho de 2014

O primeiro contrato firme de venda do cargueiro KC-390, da Embraer, deve estar fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar.

"A expectativa é de que a gente tenha algum cliente, que não necessariamente seja o Brasil, até o primeiro semestre do ano que vem", disse Aguiar, após reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Ter um governo estrangeiro como primeiro cliente do KC-390 contrariaria expectativas de que a Força Aérea Brasileira (FAB) fechasse a encomenda firme inicial pela aeronave. Isso porque os investimentos para desenvolver o cargueiro, de cerca de US$ 2 bilhões, estão sendo feitos pelo governo brasileiro. A previsão é que a FAB compre 28 unidades do KC-390.
Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca firmaram acordos preliminares para aquisição potencial, em conjunto, de 60 novos aviões de carga da Embraer. Mas nenhum pedido firme foi assinado até o momento.
Metas na defesa
Aguiar disse também que a Embraer Defesa & Segurança está perto de superar suas metas de 2013. A companhia estimou no começo do ano que teria receita de US$ 1,25 bilhão a US$ 1,35 bilhão na área de Defesa e Segurança no atual exercício.
"Estamos muito próximos disso (superar a meta). Estamos correndo atrás para fazer isso", disse o executivo, ressaltando que o quarto trimestre é, historicamente, o melhor para o setor de aeronáutica.

As informações são"http://economia.terra.com.br/embraer-espera-ter-cliente-do-cargueiro-kc-390-ate-junho-de-2014,42800b74c2232410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Azul Linhas Aéreas concentra TI em único fornecedor para obter melhor gestão

A Azul Linhas Aéreas vende 99,9% de seus tickets via plataformas tecnológicas suportadas pela Dell. Além disso, 95% das soluções de tecnologia da empresa de aviação são da fabricante – desde computadores simples como desktops e notebooks, até thin clientes, servidores, storage e virtualização. A concentração em um único fornecedor, na visão do CIO Kleber Linhares, faz sentido pelo poder de negociação, mas principalmente pela simplificação da gestão da estrutura de TI.

“Quando troco de marca, tenho um complicador, perco a flexibilidade. Ao manter a Dell como majoritária, eu ganho desde do lado do data center, montando um ambiente muito rápido, além de poder negociar custos pelo nosso alto volume e o atendimento diferenciado para suporte, que para a gente é fundamental”, conta o executivo. Do ponto de vista da Dell, os contratos com a empresa se encaixam no posicionamento que ela tem mantido no mercado – uma fornecedora de soluções ponta a ponta, que apoia diferentes operações da TI.
A Azul mantém um data center com 400 servidores virtuais, rodando em alta disponibilidade, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O ambiente nasceu do “zero”, montado desde o início da atuação da empresa, é a “menina dos olhos” do time de TI e trabalha com alto nível de performance. “A Dell foi o primeiro fornecedor a apostar na Azul. Desde nosso começo, recebemos atendimento especial de toda a equipe. Os primeiros cinco desktops Dell foram adquiridos pelo 0800 da empresa quando a Azul não estava formalizada ainda”, relata o CIO. A empresa utiliza o Storage Compellent 40 series SAS e os de aplicações Dell PowerEdge R720 x2, para banco de dados com alta capacidade de processamento e armazenamento.
Experiência do Cliente
O data center concentra sistemas de missão crítica essenciais para o negócio, como o canal de vendas B2C/B2B (VoeAzul, AzulViagens e AzulCargo), o sistema de malha aérea e escala de tripulantes, a manutenção de aeronaves, o concentrador de comunicação com os aeroportos e o sistema de gestão (ERP), entre outros. Mas o ponto de contato direto com o passageiro, por sua vez, não é diferente: 800 terminais thin clients operando em mais de 102 aeroportos no país para check-in. Os terminais funcionam de forma centralizada a partir de Thinclient Dell FX 160 e Wyse Z90S7.
No modelo tradicional de check-in, a partir de computadores, um problema de troca, por exemplo, necessitava duas horas para resolução. Com os terminais thin clients, além de licenças e equipamentos mais baratos, o tempo de paralização caiu para 20 minutos. “A gente não compra hardware nem software. A gente compra solução, por isso fechamos esses pacotes com a Dell. Desde consultoria até suporte, eles nos dão apoio. Não adianta comprar um caminhão de servidores, licenças”, justifica Linhares.
A estrutura suporta 896 voos diários para mais de 100 destinos em todo o Brasil. Foram mais de 20 milhões de passageiros transportados desde o início da atuação da companhia no Brasil, fundada por por David Neeleman, brasileiro de descendência holandesa, em 2008. E toda essa operação é suportada na TI por seis gerentes e aproximadamente 60 analistas. Nas palavras do CIO, o segmento da aviação é complexo porque requer estruturas pré-moldadas, normalmente são dedicadas. “E a Azul tem um ambiente que diverge um pouco da normalidade empresarial, então, se você pensar na nossa equipe hoje, é pouca gente devido ao nosso porte e realidade. Precisamos do apoio desse tipo de parceria”, conta.
Além disso, são usados Dell Vostro na cabine dos pilotos.

As informações são"http://informationweek.itweb.com.br/16506/azul-linhas-aereas-concentra-ti-em-unico-fornecedor-para-obter-melhor-gestao/".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Avião da Air France faz pouso de emergência em Fortaleza

A aeronave AFR393 da companhia Air France fez um pouso de emergência médica no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira (7). Uma passageira passou mal e teve de ser atendida na Capital.

O avião, um Boeing 777-328, faz a rota Buenos Aires-Paris e realizou o pouso às 0h12, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A aeronave ficou em solo cearense até as 2h13, quando retomou sua viagem rumo à França.
A Infraero não divulgou o nome da passageira nem qual o hospital para onde foi levada.
2013 marcado por pousos de emergência na Capital
Este já é o terceiro pouso de emergência realizado em Fortaleza somente no ano de 2013. No dia 31 de julho, um avião também da Air France realizou pouso de emergência médica após uma passageira de origem francesa apresentar suspeita de traumatismo craniano. Em 2 de setembro, um vôo da TAM pousou na Capital com 12 pessoas feridas, entre passageiros e tripulantes.  

As informações são"http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=369533".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Embraer é alvo de investigação, diz jornal americano

Autoridades americanas e brasileiras estariam investigando a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) por possível pagamento de propina a um membro do governo da República Dominicana em troca de um contrato de US$ 90 milhões, segundo o jornal "Wall Street Journal".
 
De acordo com a reportagem, a empresa brasileira teria pago US$ 3,4 milhões para subornar uma autoridade do país caribenho. Com isso, teria ganhado uma concorrência para a venda de oito Super Tucanos às forças aéreas dominicanas.
 
O caso seria parte de uma investigação iniciada em 2010 por possível violação de uma lei americana que prevê punições a filiais de multinacionais ou empresas negociadas no mercado acionário dos EUA por atos de corrupção.
 
A Embraer já havia comunicado ao mercado, em 2011, que era alvo de uma investigação de autoridades americanas por corrupção.
 
PROCESSO INTERNO
 
Em nota divulgada após a publicação da reportagem do "Wall Street Journal", a empresa reiterou essa informação. "A Embraer divulga, desde 2011, a existência de um processo interno de investigação relativo a certas operações comerciais ocorridas fora do Brasil", diz um trecho do comunicado.
 
A companhia afirmou ainda que vem cooperando com as autoridades, mas disse não poder se pronunciar sobre o assunto. "A referida investigação é realizada em caráter de sigilo, de modo que não é permitido à empresa se pronunciar a respeito."
 
O comunicado não deixa claro se a história trazida pelo jornal americano faz parte dessa mesma investigação. Segundo o "Wall Street Journal", trata-se do mesmo caso.
documentos
 
O jornal diz que teve acesso a uma troca de documentos entre os governos americano e brasileiro a respeito da investigação.
 
Segundo a reportagem, a primeira conversa entre representantes dos dois países teria ocorrido em março de 2012 durante uma conferência internacional anticorrupção em Paris.
 
O governo brasileiro teria enviado, no início deste ano, uma solicitação de evidências sobre o caso.
 
Em resposta, o governo dos EUA teria fornecido detalhes, incluindo e-mails e extratos bancários, dos indícios de que o pagamento de propina ocorreu.
 
O "Wall Street Journal" afirma que a Embraer contratou o escritório de advocacia Baker & Mckenzie LLP para conduzir uma investigação interna desde que foi abordada pela SEC (Securities and Exchange Commission), órgão equivalente à CVM nos EUA, a respeito do assunto em setembro de 2010.

As informações são"http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=101233".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 
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