Grupo12Aérea

Donos da Gol Linhas Aéreas são acusados de manobrar licitação de R$ 8 bilhões

Uma ação na Justiça do Distrito Federal questiona uma manobra da família Constantino, dona da Gol Linhas Aéreas, para controlar quase a metade do transporte público de Brasília - um negócio que está pela primeira vez em licitação e que deve render R$ 8 bilhões em dez anos. Embora uma lei distrital proíba que um mesmo grupo econômico explore mais de 25% da frota de ônibus da cidade, as empresas administradas pelos herdeiros do patriarca Nenê Constantino já asseguraram 24% e estão no páreo para abocanhar mais 16%.


A situação suscitou questionamento no Tribunal de Justiça do DF, que avalia pedido de um dos consórcios concorrentes para anular todo o processo, em curso desde o ano passado. Para o governo de Agnelo Queiroz (PT), apesar da provável concentração do serviço nas mãos da família, não há irregularidade. Há décadas fatiado pelos Constantino e outros dois grupos, que vinham operando sem contrato, os ônibus do DF serão divididos agora em cinco lotes ou “bacias de transporte”, desenhados conforme a região atendida. A briga pelo maior deles, com 640 veículos, foi vencida pela Viação Pioneira, registrada em nome de duas filhas de Nenê, Auristela e Cristiane.

Pela regra do edital, não podem concorrer no mesmo lote ou em lotes distintos empresas que tenham controle societário ou administradores comuns. Diante disso, os Constantino inscreveram na disputa por outro lote, com 417 ônibus, a Viação Piracicabana, com sede em Piracicaba (SP). A empresa tinha como sócios e administradores outros quatro filhos de Nenê - Henrique, Ricardo, Joaquim e Constantino Júnior -, que se retiraram do comando dos negócios um mês após o lançamento do edital. No lugar deles, foi nomeado um grupo de funcionários. A família continua, contudo, acionista da Comporte Participações, holding que controla a Piracicabana e outras firmas.

A disputa por quatro dos cinco lotes já está definida. Se ficarem com o último, os Constantino serão hegemônicos no controle dos ônibus da capital federal. Outros barões do transporte em Brasília, como o empresário Wagner Canhedo, dono da extinta Vasp, já estão de fora, ao menos oficialmente. A família Amaral, do ex-senador Valmir Amaral, concorre indiretamente com os donos da Gol, por meio do Consórcio Metropolitano, para ficar com a fatia restante do serviço. Uma das empresas do grupo pertence à ex-mulher do parlamentar.

Aval


A movimentação dos Constantino tem aval do governo do Distrito Federal, que elaborou parecer a respeito. O secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, diz que, embora se trate de um negócio em família, não se configura, do ponto de vista jurídico, a formação de um único grupo econômico. Isso porque não há pessoas em comum nos quadros de sócios e de administradores das duas viações. Além disso, as estruturas operacionais, ao menos por ora, são distintas. “Só posso atuar com base no que está na lei. Não posso presumir que os irmãos vão se juntar para explorar o serviço”, disse Vazquez. No papel, os donos das duas empresas só são sócios na Expresso União, do Rio.

A ação no TJ do DF foi ajuizada pelo Consórcio Sogima, desabilitado pela Comissão Especial de Licitação. O tribunal negou liminar para suspender o processo, alegando ser necessária análise aprofundada dos documentos. Procurada pelo Estado, a Comporte Participações, dos Constantino, informou que os quatro filhos de Nenê estão fora dos negócios da família em Brasília há anos. Segundo a holding, não há qualquer relação societária, administrativa ou operacional entre as viações Piracicabana e Pioneira. A Comporte sustenta que as alterações no comando da Piracicabana não têm a ver com a licitação no DF.


As informações são"Agência Estado".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza 
Read More
Unknown

Lan amplia entretenimento a bordo de seus voos

A Lan ampliou ainda mais suas opções de entretenimento nas aeronaves Boeing 767, Boeing 787 e Airbus A340. Agora, os passageiros poderão assistir a 110 filmes durante as viagens para Alemanha (Frankfurt), Austrália (Sydney), Chile (apenas Ilha de Páscoa), Espanha (Madri), Estados Unidos (Los Angeles, Nova York e São Francisco), México (Cancun e Cidade do México), Nova Zelândia (Auckland),Taiti (Papeete) e também em algumas rotas dentro da América do Sul.


A programação de bordo da companhia, antes composta por 45 títulos, conta com oito sucessos de bilheteria dos últimos meses, 12 estreias por mês, dez das melhores obras cinematográficas latino-americanas, além de 80 clássicos. O sistema de entretenimento também oferece três temporadas completas de séries de televisão atualizadas a cada seis meses, 42 canais de TV, mais de mil CDs de música (dez novos por mês), dez canais de áudio exclusivos e 25 jogos.
“Os estudos que realizamos apontam que o mais apreciado pelos passageiros são os filmes, especialmente os lançamentos. Por isso, investimos no aumento considerável de nossa seleção a bordo. Escolhemos as melhores séries de televisão para nossos clientes, como a popular The Newsroom, cuja primeira temporada é oferecida na íntegra”, diz Fernanda Toro, gerente de Experiência de Viagem da LAN.

“Ter bons critérios de seleção é essencial para atender às expectativas dos clientes. Estamos satisfeitos com a nossa programação, que contempla oito filmes indicados ao Oscar 2013, entre eles ‘O Lado Bom da Vida’, ‘A Vida de Pi’, ‘Les Misérables’, ‘Argo’ e ‘Amour’”, completa Toro.  Para escolher o conteúdo, a Lan conta com a assessoria do crítico de cinema Ernesto Ayala, que já trabalha para a companhia há cinco anos. “Nossa principal preocupação é ter um mix que combine dois critérios: qualidade e diversidade, da melhor maneira possível. Estamos interessados em filmes de qualidade e em lançamentos que sejam atraentes para todos os passageiros. Assim, nós oferecemos mensalmente as melhores comédias, dramas, romances, filmes de ações e independentes”, afirma Ayala.



As informações são"M&E by Luiz Marcos Fernandes via LAN".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Grupo12Aérea

Sinop: anteprojeto para ampliar aeroporto fica pronto em 30 dias

O anteprojeto para reforma e ampliação do aeroporto presidente João Figueiredo deve ser concluído em um mês e enviado para avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A previsão foi feita, ao Só Notícias, pelo prefeito Juarez Costa (PMDB), que relevou já estar pleiteando a verba necessária para as obras, principalmente junto aos governos federal e estadual. Contudo, devido aos trâmites burocráticos, prazos não foram estipulados.


Juarez explicou que o anteprojeto é uma prévia do que devem ser as obras, já que "o projeto não podemos fazer, quem vai fazer é a própria Aviação Civil. Mas estamos o apresentando à frente de todas as prefeituras e devemos em aproximadamente 30 dias, tê-lo pronto, no valor de R$ 170 milhões, que é o que estamos pleiteando".

Possivelmente, as obras da primeira parte acontecerão no terminal de passageiros com a instalação de equipamentos de segurança, controle de navegação aérea, expansão da área com oito mil metros quadrados, entre outros. O desembarque de passageiros será desmembrado. O pátio para voos comerciais é de 45 mil metros e para voos executivos 21 mil metros.

Conforme Só Notícias já informou, em seguida, deverá ser feita a ampliação da pista, que atualmente tem 1,6 mil metros e pode chegar a três mil metros até o final da obra. O terminal de cargas está previsto para o terceiro módulo. A estrutura é de quatro mil metros e comporta três aeronaves simultaneamente, além de duas em espera. A ampliação é de cerca de 3,3 quilômetros quadrados.

A prefeitura já aguarda posicionamento da Anac para mais uma empresa (que atua na cidade) operar com voos a Cuiabá, de madrugada, com saída da capital à 01h05 e chegada às 2h05. A partida de Sinop seria às 3h30 com chegada às 4h45. A iniciativa partiu da própria empresa que já opera com voos Sinop a Brasília. Atualmente, uma companhia tem voos diários a Cuiabá.


As informações são"Fonte: Só Notícias/Weverton Correa e Thais Festa ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
Read More
Unknown

Empresa cancela voo de sábado para Corumbá a partir de 18 de maio

A regularidade de voos comerciais que atendam Corumbá não se trata de uma questão recente, mas recorrente no município. Com a reestruturação da malha aérea pela empresa Azul, que comprou a TRIP, que atendia a cidade com um voo diário, a partir do dia 18 de maio, não haverá mais voos aos sábados.
A decisão preocupa o setor turístico que deixa de ampliar o leque da clientela ao não ter uma ligação com outras cidades no final de semana. "Muitos clientes até 
de Campo Grande vinham passar o sábado e domingo aqui em Corumbá. Agora eles não poderão mais vir porque no sábado não vai ter mais voo para Corumbá a partir do dia 18 de maio", contou a empresária de turismo, Raquel do Amaral Ribeiro.

A empresária representa o setor que vem enfrentando sucessivos dissabores com a perda de conexões como explicou Raquel ao Diário. "Temos a surpresa que a companhia aérea, mais uma vez, cancelou, tirou de conexão de Corumbá um pólo de grande importância para nós, que é o Sul, em Florianópolis, onde muitos clientes vêm de lá para conhecer o Pantanal, para pescar na nossa região. Já havíamos perdido outros grandes centros com essa mudança na malha aérea, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, agora, perdemos a conexão com Florianópolis", disse ao comentar outra situação trazida com a reestruturação recente da malha da empresa.
"Estamos passando por um período muito delicado, então a providência tem que ser tomada de imediato para saber qual o objetivo da companhia: querem ou não continuar? Porque nós, empresários de turismo, temos que entregar nosso produto. Não posso vender um produto que eu não tenha condições de entregar ao cliente. Mais um grande centro que vamos deixar de atender", disse ao fazer perspectivas nada animadoras para o setor.
"O empresário não viaja de outra forma que não seja de avião. A partir do momento que a gente não tiver condições de atendê-lo com uma companhia aérea, porque o tempo que ele gasta pela rodovia ou ter que pernoitar numa outra cidade para aguardar embarque no dia seguinte, eles não virão, eles vão buscar outro destino que possam atendê-los com voos diários como tem em outros lugares, como muitas cidades aqui mesmo do Estado. Não entendo porque estão tirando de Corumbá o que já se tem", disse.
Durante a entrevista, Raquel estava num impasse e não havia ainda comunicado um grupo de turistas sobre o cancelamento da viagem aérea programada em julho. "Muito provavelmente, irão cancelar, pois eles optaram por transporte aéreo e não há outra alternativa para eles", falou ao desabafar. "É frustrante, não tenho palavras pela tamanha decepção."
Os problemas não atingem apenas o empresariado turístico local, mas profissionais liberais como o advogado, Milton Falluh Rodrigues, que tem um compromisso profissional marcado para o dia 24 de maio, 6ª feira, em Campo Grande e, como em vezes anteriores, tentou comprar passagem de ida e volta em dias seguidos, mas não conseguiu.
"Como dia 25, sábado, que seria a data de minha volta, não há mais voo, teria que voltar somente no domingo. Vou ter que ir de carro mesmo para no sábado estar novamente em Corumbá", contou o advogado que também se preocupa com a falta de constância em voos para o município. "Se ficarmos sem voo em um dia da semana e, caso haja nova interdição da ponte, como faremos em caso de necessidade de locomoção até a Capital?", disse ao lembrar a colisão de uma barcaça contra um pilar da ponte sobre o rio Paraguai em maio de 2011 e que deixou Corumbá isolada pela via terrestre.
A assessoria de imprensa, da Azul enviou uma resposta confirmando o cancelamento dos voos que atendem a região aos sábados, porém não respondeu a questionamentos enviados sobre investimentos, mudança em horários de voos e outros pontos elencados.
Confira a nota na íntegra:
São Paulo, 26 de abril de 2013 - "A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que, por conta de mudanças em sua malha aérea, deixará de operar voos aos sábados em Corumbá a partir de 18 de maio. A companhia mantém suas operações na cidade durante os outros dias da semana. A Azul se mantém a disposição."


As informações são"midiamax".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Grupo12Aérea

Anac autoriza funcionamento da alemã Condor no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, nesta segunda-feira, 29, o funcionamento no Brasil da empresa alemã Condor Flugdienst GMBH, com capital destacado de US$ 10 mil.

A empresa pretende operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal.


A outorga da autorização para início da operação fica condicionada ao cumprimento, pela empresa, das exigências previstas na regulamentação brasileira e no artigo 212 do Código Brasileiro de Aeronáutica, que determina que a companhia deverá apresentar ao governo brasileiro, por meio da Anac, seus planos operacional e técnico, as tarifas que pretende aplicar entre pontos de escala no Brasil e as demais escalas de seu serviço no exterior, e o horário que pretende atuar.
A Decisão nº 37 da Anac está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 29.


As informações são"Estadão por Luci Ribeiro via exame".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
Read More
Grupo12Aérea

Gol inicia testes para implantar novo conceito de embarque


Na última semana, a Gol Linhas Aéreas iniciou mais uma fase de seu projeto Fast Travel, para agilizar os processos que envolvem a operação nos aeroportos. Após concluir inúmeras ações na área de check-in, com a reconfiguração das filas, o aumento do número de totens de auto-atendimento e a possibilidade de realizar o processo direto pelo smartphone,  a companhia direciona os seus esforços para área de embarque.
Gol pretende implantar novo sistema de embarque

No aeroporto de Congonhas, a companhia está testando um novo conceito de embarque. A empresa criou uma nova organização de fila que prevê uma entrada para o embarque prioritário (gestantes, idosos, pessoas com crianças de colo, clientes Smiles Ouro e Diamante) e outra para os demais clientes.

Além disso, o projeto contempla o estudo de embarque por grupos de clientes, de acordo com a disposição dos assentos na aeronave. “Todo o projeto Fast Travel tem o objetivo de melhorar o fluxo dos passageiros pelo aeroporto, desde o atendimento de check-in até o desembarque. Nesta fase, do embarque, nossa prioridade é agilizar o atendimento e acomodação dos clientes no avião, o que, por consequência, diminui o tempo do processo e, principalmente, nos permite oferecer uma experiência de viagem ainda melhor”, destaca o diretor de Aeroportos da Gol, André Lima.

A acomodação da bagagem de mão é um dos fatores que mais atrasava o embarque dos clientes nas aeronaves. Por este motivo, desde o ano passado, a companhia aérea passou a controlar o tamanho das bagagens de mão, por meio do Gabarito de Bagagem. O instrumento, semelhante a uma caixa com fundo falso, tem as dimensões requeridas pela legislação e é utilizado pelo agente de aeroporto para medir o tamanho da mala de mão dos clientes na fila do embarque e verificar se elas são compatíveis com o espaço do bagageiro da cabine do avião. Esta é outra ação da companhia dentro do projeto Fast Travel.

Com as iniciativas do Fast Travel para o embarque, a companhia almeja que a acomodação dos passageiros dentro do avião seja realizada em 10 minutos.


As informações são"Revista Hoteis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
Read More
Unknown

Tam anuncia chegada de dois novos 777 para rota de Par

A Tam confirmou a chegada de mais duas aeronaves Boeing 777 à sua frota. A partir de 20 de agosto, os novos equipamentos ligarão Brasil e França, tornando ainda mais confortáveis as viagens entre os países. O número de assentos oferecidos por voo aumentará de 223 para 363, o que representa um incremento de 63% em relação à aeronave Airbus A330 que atualmente é utilizada nesses trechos. A companhia já possui outros oito aviões 777, que voam para Frankfurt (Alemanha), Londres (Inglaterra), Nova York, Miami (Estados Unidos) e Santiago (Chile). Os novos 777 vão operar na rota São Paulo/Paris/São Paulo. 

As informações são"M&E by Luiz Marcos Fernandes via TAM".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Grupo12Aérea

Aeroporto de Fernandópolis receberá investimentos do governo federal

Fernandópolis é uma das cidades selecionadas para receber investimentos no aeroporto local. O investimento faz parte de um pacote firmado pelo governo federal vai aplicar R$ 2,2 bilhões por ano, a partir do ano que vem, na construção, reforma e ampliação de 270 aeroportos regionais. 

O dinheiro virá da operação dos três grandes terminais privados do País - Guarulhos (SP), Viracopos-Campinas (SP) e Brasília (DF) -, onde a Infraero conta com 49% de participação. Em 2013, o governo estima em R$ 1,1 bilhão os investimentos, a partir de agosto. 



Com menos aeroportos rentáveis na carteira da Infraero, o governo Dilma Rousseff montou uma triangulação para que os dividendos gerados pela operação desses terminais privados voltem à estatal, e, assim, sejam aplicados nos pequenos aeroportos regionais. As concessionárias vão pagar os dividendos ao Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac), e esses recursos serão operados pela Infraero na “modernização” dos terminais. 

As cidades da região noroeste que foram contempladas a receberem investimentos em seus aeroportos são: São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos e Fernandópolis. 

O ministro da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, recebeu em audiência na tarde desta última quinta-feira, 25, o deputado federal Edinho Araújo para tratar dos novos investimentos nos aeroportos paulistas. Moreira Franco confirmou que o Estado de São Paulo receberá recursos da ordem de R$ 360 milhões para modernização de 19 aeroportos regionais. 

“Levei ao ministro a preocupação com a ampliação de modernização dos aeroportos para atender aos grandes eventos previstos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que certamente aumentarão o fluxo de turistas no País”, explicou Edinho Araújo. 


O ministro garantiu que o cronograma de investimentos em cada aeroporto será definido no segundo semestre deste ano e que, em breve, os detalhes serão discutidos entre a Secretaria e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.


As informações são"Regiao Noroeste".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
Read More
Grupo12Aérea

Embraer reitera que entregará Legacy 500 em 2014

A Embraer planeja colocar o Legacy 500 em serviço até junho de 2014, reiterou ao Broadcast o vice-presidente de Operações da Embraer, Marco Tulio Pellegrini. Segundo o executivo, atualmente a companhia possui três jatos em testes de voo para certificação, com cerca de 150 horas de voo, e a previsão é de que sejam totalizadas entre 1,5 mil e 2 mil horas de voo antes da entrada da aeronave em serviço, no ano que vem. A intenção da companhia é obter as certificações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de sua equivalente nos Estados Unidos, a FAA (Federal Aviation Administration), e da europeia EASA (European Aviation Safety Agency).
Pellegrini contou que, além dos voos de teste, um dos jatos está em um hangar nos Estados Unidos, submetido a temperaturas negativas de até 55°. "Até agora, os resultados são muito positivos", disse Pellegrini.
Segundo o executivo, um ano depois, em 2015, deve entrar em serviço o Legacy 450, o avião "irmão" menor do Legacy 500: enquanto um tem configuração para oito assentos, com alcance de 3 mil milhas náuticas, o outro deve ter entre seis e sete assentos, com 2,3 mil milhas náuticas.
O executivo não revelou informações a respeito de encomendas paras esses novos jatos executivos, salientou apenas que os Estados Unidos é o maior mercado para jatos executivos, seguido da Europa, Brasil, China e Ásia-Pacífico.
Conforme a Embraer, os jatos Legacy 500 e Legacy 450 são os primeiros projetos completamente novos dos segmentos midsize e midlight, respectivamente, nos últimos 15 anos. A companhia destaca que são os primeiros jatos com tecnologia de controle de voo eletrônico fly-by-wire (FBW), que reduz carga de trabalho, dando mais segurança e confiabilidade. Os investimentos nos novos jatos somam US$ 750 milhões.
O executivo participa do 12º Fórum de Comandatuba, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que reúne neste fim de semana 320 executivos, empresários e políticos na Bahia para discutir os rumos do País.


As informações são"Diário do Grande ABC via AE".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
Read More
Unknown

Super-ricos sobrevoam São Paulo alheios ao pesadelo do trânsito


Na megalópole de 20 milhões de habitantes, a ex-modelo Cozete Gomes e dezenas de outros milionários viajam de um lado para outro de helicóptero para evitar os engarrafamentos lá de baixo que podem superar os 200 km de extensão.
Maior cidade do Brasil e capital econômica da América Latina, São Paulo tem cerca de 420 helicópteros registrados, a segunda maior frota do mundo –atrás apenas de Nova York–, segundo a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros).

“Para mim, o helicóptero é uma ferramenta necessária. Eu o uso em minhas atividades cotidianas, para meus negócios, minhas reuniões. Facilita muito a minha vida”, diz Gomes.
Com uma fortuna de cerca de US$ 125 milhões, Gomes, 41, é uma das empresárias mais bem-sucedidas do país e integra um seleto grupo de “super-ricos” paulistanos que são proprietários de seus helicópteros ou que podem se dar o luxo de alugá-los por US$ 1.300 a hora.
No começo de abril, Gomes alugou um helicóptero particular de seis assentos para viajar a um hotel de luxo em Campos do Jordão, a 50 minutos de voo de São Paulo, acompanhada por uma equipe de jornalistas da agência de notícias AFP.
No controle estava o piloto Guilherme Tomazzolo Juc, 29, empregado do Helicidade, um heliporto paulistano com 80 helicópteros que pertencem a particulares ou a companhias privadas.
Cerca de 500 voos diários de helicóptero são realizados em São Paulo, que tem 193 heliportos.



“O negócio dos helicópteros no Brasil cresceu 20% nos últimos anos”, diz Carolina Denardi, porta-voz da Abraphe.
O país tem uma frota nacional de 1.909 helicópteros, incluindo 692 no Estado de São Paulo, com uma média de mais de 300 licenças de operação emitidas anualmente nos últimos três anos segundo a associação.
Todos os dias ricos empresários e celebridades cruzam o céu de São Paulo, alheios ao trânsito caótico que deixa a grande maioria dos habitantes da cidade à beira de um ataque de nervos. Eles viajam entre seus condomínios de luxo, suas reuniões de trabalho e suas casas na praia ou no campo.



As informações são"Boainformacao.com.br ".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Grupo12Aérea

Ethiopian Airlines é a 1ª a voar com 787 Dreamliner desde proibição


A Ethiopian Airlines (ETHA.UL) se tornou no sábado a primeira companhia aérea do mundo a retomar os voos com o 787 Dreamliner da Boeing, fazendo o primeiro voo comercial de passageiros desde que a frota foi proibida de voar há três meses, depois de uma série de incidentes de superaquecimento nas baterias que fornecem energia auxiliar.

O voo de Adis Abeba para Nairóbi foi o primeiro desde que as autoridades competentes proibiram todos os Dreamliners de levantar voo no dia 16 de janeiro, depois que duas baterias de lítio-íon tiveram problemas de superaquecimento em duas aeronaves, de companhias aéreas diferentes, ao longo de duas semanas naquele mês. As autoridades americanas aprovaram um novo projeto para a bateria na semana passada, abrindo caminho para a instalação e retomada dos voos com o Dreamliner por todas as companhias aéreas do mundo.
Os defeitos da bateria levantaram temores de um possível incêndio em pleno voo, atraindo atenção mundial para a Boeing e prejudicando a reputação do seu principal avião.
"Eu não sabia que ia voar no Dreamliner 787 até estar a caminho do aeroporto. Foi um voo agradável ," disse Senait Mekonnen, etíope, dono de um restaurante, momentos depois do avião pousar. O voo lotado chegou ao aeroporto internacional Jomo Kenyatta International, em Nairóbi, pela manhã e os passageiros deram uma salva de palmas para a tripulação depois que o avião aterrissou.
A proibição de voar do Dreamliner custou à Boeing cerca de US$ 600 milhões, suspendeu as entregas da aeronave e obrigou algumas companhias aéreas a alugarem aviões para substituí-los. O desenvolvimento do Dreamliner custou cerca de US$ 20 bilhões e representa um salto quântico em termos de design, oferecendo uma redução de 20 por cento no consumo de combustível e acrescentou confortos na cabine, como por exemplo, uma maior umidade, janelas maiores e estilo moderno.
Mas, ao provocar temores de um incêndio em pleno voo, os problemas nas baterias atraíram a atenção mundial, tanto para a segurança das aeronaves, quanto para a tecnologia por trás das baterias de lítio-íon, que são amplamente utilizadas em laptops, celulares, carros elétricos e outros produtos.
Depois do segundo incidente, as companhias aéreas foram rapidamente proibidas de voar com a aeronave de 250 lugares, cujo preço de tabela é de US$ 207 milhões. O NTSB (US National Transportation Safety Board) - Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA - abriu uma investigação em grande escala para encontrar a causa do fogo de Boston e examinar o processo através do qual a FAA (Federal Aviation Administration) - Administração Federal de Aviação dos EUA aprovou o projeto do Boeing. O NTSCB ainda não encontrou a causa, e depois das audiências da semana passada, a investigação continua.
A última vez que uma frota de aeronaves foi impedida de voar foi há mais de uma geração, em 1979, quando a FAA proibiu o DC-10 da McDonnell Douglas de voar depois de um acidente em Chicago que matou 273 pessoas.

As informações são"Economia.terra".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
Read More
Grupo12Aérea

ILS de CG é o mais moderno do mundo

O Ministério da Aeronáutica confirmou que o ILS, instrumento par auxílio no pouso e decolagem de aeronaves, instalado no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, é o mais moderno do mundo. A informação foi confirmada pelo Brigadeiro do Ar e Coronel Aviador Rui Chagas Mesquita, Chefe de Relações Institucionais da Aeronáutica.


Segundo Rui Mesquita, depois do ILS de Campina Grande, o segundo ILS mais moderno do mundo será instalado no Rio de Janeiro. “O ILS que o Senador Vital conseguiu para o aeroporto de Campina Grande é o mais moderno que há no mercado mundial e o único, hoje, em todo o planeta, a operar com vinte antenas”, confirmou ele.

De acordo com Rui Mesquita, que no início deste mês esteve em Campina Grande para, junto com o Senador Vital, proceder a entrega formal do equipamento, a partir do pleno funcionamento do ILS o Aeroproto de Campina Grande servirá de base para outros aeroportos da região, inclusive de João Pessoa.

“Com o ILS instalado em Campina Grande, a situação que até hoje vem ocorrendo vai se inverter. As aeronaves que, por condições adversas, não consigam pousar em João Pessoa, por exemplo, farão procedimento para Campina Grande, onde poderão realizar o procedimento de descida sem riscos. Em Campina Grande o piloto terá a certeza do pouso”, disse ele.


As informações são".pbagora".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
Read More
Grupo12Aérea

Guarulhos é eleito melhor aeroporto para comer e Santos Dumont, o pior

Com 14 lanchonetes, 17 bares e restaurantes, dez cafés e seis docerias, o Aeroporto Internacional de Cumbica/Guarulhos foi eleito, em uma pesquisa com mil brasileiros de diversas regiões, o melhor do país para fazer refeições.

Já o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que possui dez estabelecimentos gastronômicos, foi o que teve a pior nota.

A pesquisa foi realizada em março pelo buscador de viagens Skyscanner. Os entrevistados foram convidados a dar uma nota para a qualidade da comida em 11 aeroportos que estão entre os mais movimentados do país.
O Aeroporto de Guarulhos recebeu nota 7,2. Além dos 47 estabelecimentos de alimentação existentes, o local está construindo uma nova praça de alimentação no terminal 2, prevista para ser inaugurada no segundo semestre deste ano.
A nota que os entrevistados deram para o Aeroporto de Santos Dumont foi 6,2. Segundo a Infraero, o aeroporto vai ganhar no futuro uma lanchonete popular e uma pizzaria, que estão em fase de construção, e uma cafeteria, em fase de assinatura de contrato.
Os entrevistados também foram questionados sobre que tipo de comida que gostam de pedir quando estão no aeroporto. Os sanduíches ficaram em primeiro lugar, com 67% das respostas.
Depois aparecem os salgados, com 46%, e o combo hambúrguer e batatas, com 38%.
Em seguida vêm pizza (28%), saladas e massas (que empataram com 27%) e outros alimentos (21%).
Ranking dos aeroportos em relação à qualidade da comida
1° - Cumbica (Guarulhos)
2° - Congonhas (São Paulo)
3° - Guararapes (Recife)
4° - Galeão (Rio de Janeiro)
5° - Afonso Pena (Curitiba)
6° -  Brasília (Internacinal)
7° - Salvador (Internacional)
8° - Salgado Filho (Porto Alegre)
9° -  Tancredo Neves (Confins/Belo Horizonte)
10° - Pinto Martins (Fortaleza)
11° - Santos Dumont (Rio de Janeiro)


As informações são"G1 por Flávia Mantovani".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
Read More
Grupo12Aérea

Pane faz Delta retornar voo ao Rio e deixa 220 passageiros no chão

Os 220 passageiros que estavam a bordo do voo DL 60, que fazia o trajeto entre Rio e Dallas ontem à noite viveram momentos de tensão e angustia. Uma pane no radar da aeronave levou a empresa a optar por retornar ao aeroporto do Galeão e cancelar a viagem. Mas os problemas com a aeronave, que decolaria às 21h40 começaram bem antes. Depois de embarcados os passageiros foram informados pelo comandante de que havia um problema técnico e que deveria ser solucionado com a troca de uma peça. Duas horas depois, chegou a informação de que a mesma havia sido substituída e que estava tudo resolvido. O voo decolou normalmente. 


Cerca de 50 minutos após a decolagem, quando o jantar começava a ser servido, veio a notícia de que o problema original voltara a acontecer e que o avião estava retornando ao Rio. Metade dos passageiros sequer chegou a jantar uma vez que o serviço de bordo foi suspenso. A partir daí começou uma série de informações desencontradas. Ao desembarcarem os passageiros foram informados de que a empresa tinha disponibilizado táxis para suas residências ou para o hotel Windsor Guanabara. Já em relação ao novo embarque a única explicação dada foi que não se tinha uma previsão e que as pessoas deveriam ligar para a central de reservas da companhia e aguardar uma orientação. Como não havia táxis suficientes para todos a solução foi aguardar quase uma hora para conseguir transporte, uma vez que eram quase 3 horas da manhã. Ou seja, a empresa não tinha um esquema  emergencial para esse tipo de problema e os passageiros que tinham compromissos só conseguiram ouvir da tripulação um pedido de "Sinto muito". É pouco para uma empresa como a Delta.

Ficaram no ar sem respostas questões como uma aeronave é liberada já com problemas antes de decolar e como um comandante autoriza o início de um voo com a aeronave sem condições para chegar ao seu destino. Os próximos capítulos desta desagradável situação ainda estão por acontecer uma vez que os voos da companhia para Dallas neste final de semana estão praticamente lotados.


As informações são"M&E por Luiz Marcos Fernandes".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
Read More
Grupo12Aérea

Depois dos EUA, Japão dá aval para o uso de Dreamliner 787 da Boeing

As companhias aéreas do Japão estão autorizadas a operar voos com o Dreamliner 787 da Boeing. A medida foi aprovada nesta sexta-feira e segue o aval dado pela Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, na última quinta-feira.
Boeing 787 Dreamliner da Lot Polish Airlines, em Varsovia
Para utilizar o modelo 787 novamente, a All Nippon Airways e a Japan Airlines terão de cumprir com as normas pré-estabelecidas pelos órgãos regulamentadores. O “avião dos sonhos” da fornecedora estava impedido de alçar voo após sérios problemas apresentados pelas baterias de íons de lítio. Mesmo sem descobrir o que realmente causou as falhas, a Boeing se comprometeu a trocar as peças por baterias com um novo sistema de refrigeração e ventilação.
A preocupação em torno do superaquecimento das peças surgiu após um avião da JAL sofrer com um princípio de incêndio durante uma escala feita no Aeroporto Internacional de Boston. O caso de maior alarde, porém, foi o pouso forçado de uma aeronave da ANA. O piloto detectou fumaça dentro da cabine e aterrissou após 35 minutos da decolagem. 
Avião de luxo – Os problemas apresentados pelo Dreamliner 787 não diminuíram a sua fama ao redor do mundo. Construído com materiais compostos, o avião é considerado mais leve, resistente e econômico do que os outros modelos da fornecedora. A Ásia e o Oriente Médio foram os grandes consumidores desta aeronave e também os principais prejudicados com as falhas do início deste ano. A Boeing, por sua vez, manteve o sucesso comercial no ramo e anunciou um lucro de 1,1 bilhão de dólares no primeiro trimestre de 2013.
As informações são"VEJA ".Sempre é citado o link de referência.
O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
Read More
Unknown

Azul estreia em Campina Grande

A Azul Linhas Aéreas inicia três novas operações no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, a partir da próxima segunda-feira (29). Dois voos seguem para Salvador, com escala em Recife, e outro segue direto para Recife. A reportagem fez uma pesquisa no site da empresa - onde as passagens já podem ser compradas - e verificou que os valores para as partidas no dia 29 de abril e retorno no dia 12 de maio giram em torno de R$ 59,90, com destino à capital pernambucana, e até R$ 1.179,90, com viagem para Brasília.


A reportagem pesquisou preços de voos para as cidades de Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para a capital federal, a passagem custa R$ 1.179,9, ida, mas na volta o preço cai para R$ 799,90 - queda de 32,21%. Para Salvador, o valor da passagem de ida está em R$ 367,90, mas pode chegar a R$ 609,90, dependendo do horário de partida. No retorno, o preço do bilhete aéreo é de R$ 469,90.

Para São Paulo, de acordo com a pesquisa, o preço da passagem de ida fica em R$ 339,90, mas o da volta pode ser de R$ 429,90 ou R$ 729,90, dependendo do horário do voo. Nos voos para o Rio de Janeiro, o custo da ida é de R$ 409,90 e o da volta é de R$ 509,90. O destino com valor mais baixo encontrado pela reportagem nos dois dias pesquisados foi para Recife, onde a passagem custa R$ 59,90, tanto para ida como para a volta.

O primeiro voo da Azul sairá para Salvador às 0h15, com escala em Recife, chegando à capital baiana às 0h40. O outro voo sairá às 14h55 para Recife, direto, com chegada prevista para às 15h20. O terceiro voo sairá às 7h40 para Salvador, com escala em Recife, chegando à Bahia às 8h05.


As informações são"pbagora".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Unknown

Azul cria índice para avaliar pilotos por economia de combustível


A companhia aérea Azul criou um boletim mensal para  avaliar seus pilotos. Entre os critérios que compõem a nota estão pontualidade dos voos e redução do combustível buscando maior “eficiência operacional” da empresa, segundo confirmou a companhia.

O “Índice de Performance” (IP), que será enviado individualmente e de forma reservada, está sendo chamado de “índice de perigo” por pilotos da empresa no blog anônimo "Pilotos da fusão".

O índice é visto também com preocupação pelo Sindicato dos Aeronautas e por especialistas do setor, que acreditam que, indiretamente, ele pode gerar uma competição não saudável entre os pilotos e implicar em riscos à segurança.

Em uma das denúncias enviadas anonimamente ao Sindicato dos Aeronautas, um funcionário da Azul diz que o índice "fará com que os pilotos, acuados e com medo de perderem seus empregos, optem por encurtar rotas, evitem desvios, encurtem procedimentos, não arremetam quando não estabilizados, abasteçam a menos as aeronaves para melhorar seu índice de performance e não colocar seu emprego em risco”.

O alto custo que a querosene de aviação representa para as operações – 43% do custo das passagens, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas – fez as companhias pedirem à presidente Dilma Rousseff a redução do preço. Em janeiro, após prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2012, a Gol implementou um sistema de bonificação em dinheiro para pilotos que economizarem combustível.

Um documento da Azul obtido pelo G1 e assinado pelo gerente de qualidade de operações da Azul, comandante José Jacques Cardeal de Godoy Júnior, diz que a prática de avaliar funcionários "é comum nas grandes corporações" e que a coleta de dados já começou. "Divulgaremos relatórios individuais fornecendo indicadores de desempenho a partir das métricas obtidas em seus voos”.

O documento cita três recomendações para que pilotos otimizem operações. A primeira é “solicitar proa direta” que significa que o piloto deve pedir aos controladores se pode pegar um caminho direto, sem seguir determinada aerovia, que tem pontos previamente fixados pelos quais o avião tem de passar e em muitos casos obriga o avião a fazer curvas e desvios.

Outras sugestões são “utilizar o nível ótimo” (buscar a maior altitude compatível com a aeronave para que o voo seja feito de forma mais rápida) e aplicar o “idle descente”, reduzindo a potência dos motores para uma aproximação em marcha lenta em direção ao aeroporto.

“O que adianta o piloto fazer tudo para encurtar o tempo de voo se, quando chega ao aeroporto, tem que ficar dando voltinhas no céu porque o fluxo é intenso, não há espaço para pouso. O sistema todo é falho e focar no piloto me parece uma medida incoerente que representa risco à segurança", diz Gelson Fochesato, presidente do Sindicato dos Aeronautas.

Questionada sobre o índice de performance, a Azul disse apenas que "essas avaliações contribuem para a implementação de melhorias nesse processo" e que "incentiva tripulantes a fazer o uso consciente do combustível". 

A empresa não divulgou o número de pilotos que a medida vai atingir. Os últimos dados disponíveis da Agência Nacional de Aviação Civil sobre o setor, de 2010, apontam que, juntas, Azul e Trip tinham 790 pilotos e copilotos.

Pilotos da Azul ouvidos pelo G1, e que pediram para não serem identificados, possuem opiniões diversas sobre o sistema que, segundo eles, foi implantado em abril. Alguns acham que a medida pode gerar competição devido ao medo de demissões. Outros salientam que os pilotos são responsáveis e que nunca colocariam a vida em risco.

“Tenho mais de 20 anos de profissão e não vou economizar combustível apenas pela empresa ou para fazer um voo mais rápido, mas porque sou consciente que posso poluir menos o ar para o futuro dos meus filhos. A minha segurança também está em jogo e eu sou responsável por todas as vidas lá dentro”, diz um comandante da empresa. “O que a empresa está fazendo é exigir racionalidade. Aquele piloto que era acostumado a pegar um nível e seguir sempre no mesmo, achando que era o caminho mais fácil e não se preocupava com combustível, terá que programar melhor o voo”, acredita.

Segundo pilotos, ao planejar um voo, o despachante operacional analisa a rota e, ao perceber problemas no percurso, como previsões meteorológicas ruis, coloca carga extra de quersone para que o avião possa seguir para outro destino ou tenha a possibilidade de aguardar no ar por mais tempo. Todo avião comercial decola com adicional para voar de 30 a 45 minutos a mais do que o tempo previsto para a jornada. Mas, agora, ao invés de colocar automaticamente a querosene adicional, o despachante deixará nas mãos do piloto pedir ou não a margem de segurança.

Ainda segundo os pilotos, no fim do mês, a empresa irá comparar a previsão de combustível para as etapas e quanto o comandante gastou. Se ele gastou a mais do que previsto, terá um “IP baixo”. “O meu medo é de alguém, atrás do índice perfeito, faça loucuras”, afirmou um piloto ouvido pelo G1.

Competição entre as tripulações

O brigadeiro Jorge Kersul Filho diz que “não vê a prática como saudável” e que “pode gerar uma competição entre as tripulações”. Ele pondera, porém, que o fato da empresa obrigar o piloto a pensar antecipadamente sobre a rota é uma forma de valorizar o piloto responsável.

“Os passageiros têm de saber que os profissionais que estão na cabine são responsáveis, treinados para comandar máquinas no último estágio da evolução. Temos que valorizar estes profissionais. Eles são competentes e não vão quebrar regras de segurança ou entrar em uma competição por dinheiro”, acredita.
Oficialmente, o Cenipa informou que “não possui incumbências acerca das políticas operacionais das empresas aéreas desde que essas mantenham conformidade com as regras de tráfego aéreo e com os princípios da segurança de voo”. 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diz que, como no caso da Gol, não tem competência para avaliar se a política da empresa é correta, “tendo em vista que não há quebra de requisitos de segurança operacional”.

A Azul não confirmou as informações fornecidas pelos pilotos sobre o funcionamento do programa e não respondeu às perguntas enviadas pela reportagem.

Sobre o boletim mensal, a companhia diz que "incentiva os seus tripulantes a fazer o uso consciente do combustível, assim como também adota outras medidas para manter a excelência de suas operações, prezando não só pela segurança, que é o primeiro valor da Azul, como também pelo conforto de seus clientes”.


As informações são"G1 via expressomt".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Unknown

SAA e Air Seychelles anunciam codeshare


A South African Airways (SAA) anunciou nesta sexta-feira, dia 26, que firmou um acordo de codeshare com a Air Seychelles, a empresa aérea nacional da República de Seychelles. Na primeira fase do acordo, a SAA colocará o seu código "SA" em voos operados pela Air Seychelles entre Johannesburg e Seychelles. A SAA também colocará o código nos voos entre as duas maiores ilhas de Seychelles, Mahé e Praslin. O acordo ainda está sujeito à aprovação governamental.


Na sequência do lançamento da parceria, as duas empresas aéreas trabalharão para a expansão do acordo a fim de incluir o código da Air Seychelles "HM" em voos da SAA entre Johannesburg e diversos destinos na África do Sul. As vendas de passagens vão estar disponíveis a partir de segunda-feira, dia 29, para viagens a partir do dia 30.

O acordo segue uma ação estratégica da SAA no sentido de aumentar a conectividade na África. Em março, a Air Seychelles reforçou as operações para Johannesburg, subindo para três o número de frequências semanais com partidas e chegadas durante o dia. O novo horário aumenta muito a possibilidades de destinos como Cape Town e Durban tanto para os clientes corporativos quanto para os clientes que viajam a lazer.

"Essa parceria sinaliza um movimento estratégico de ambas as empresas para aumentar a conectividade e fazer crescer as duas malhas aéreas. Isso também incrementa a presença já significativa da SAA no continente africano. Atualmente, a SAA voa diretamente para 26 destinos em toda a África a partir do hub de Johannesburg", comentou o vice-presidente Comercial da SAA, Manoj Papa. O executivo também afirmou também que a parceria dá maior amplitude à cobertura da SAA, incorporando dois novos destinos à malha de parceria global existente com a Star Alliance, que oferece mais de 1.329 destinos em 194 países por todo o mundo. “Com acordos estratégicos como esse, a SAA pode oferecer aos seus passageiros mais conexões no continente e em todo o mundo", complementou.

De acordo com o CEO da Air Seychelles, Cramer Ball, "os voos para Johannesburg têm sido incrivelmente bem sucedidos, refletindo um aumento no número de viajantes provenientes da África do Sul visitando as ilhas Seychelles a lazer, negócios e para a prática de esporte. Esse crescimento tem sido da ordem de 11% ao ano nas últimas décadas”.

“Essa nova parceria entre a SAA e a Air Seychelles também vai aumentar o fluxo de passageiros entre Seychelles e a América do 
Sul em conexão em Johannesburg a partir de São Paulo e Buenos Aires”, afirmou o diretor geral para América do Sul da South 
African Airways, Nelson de Oliveira.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Grupo12Aérea

Avião pequeno cai perto de pista de pouso em Belém


Um avião pequeno, com oito pessoas à bordo, caiu próximo à pista de pouso de um dos aeroportos de Belém. Um passageiro morreu.

O acidente foi por volta das 9h, no trecho que interliga duas avenidas importantes da cidade. Nenhum veículo foi atingido.
O estado do piloto é grave. Entre os passageiros, havia duas crianças com menos de um ano - que passam bem. A Aeronáutica investiga as causas do acidente.


As informações são"JN".Sempre é citado o link de referência.
O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
Read More
Unknown

China fecha acordo com a França para comprar 60 aviõnes Airbus


A China fechou um acordo para a compra de 60 aviões europeus Airbus, segundo um memorando de entendimento assinado na quinta-feira pelo presidente francês Francois Hollande e seu colega chinês Xi Jinping.
Alguns aviões serão produzidos na China, na fábrica da Airbus em Tianjin, a 150 km de Pequim, informou confidencialmente uma fonte do setor à AFP.
A assinatura aconteceu no Grande Salão do Povo, no primeiro dia da visita de Hollande a China, que pretende estimular o comércio.
"Existe um desequilíbrio temos que corrigi-lo, não reduzir nossos investimentos e nossas exportações, e sim aumentá-los", afirmou o francês.
Xi disse a Hollande que espera trabalhar para que a "relação bilateral seja mais próxima, saudável e mais dinâmica".


As informações são"AFP".Sempre é citado o link de referência.
Read More
Grupo12Aérea

Aeroporto de Bogotá recebe investimentos de US$1 bilhão da SITA

O Bogota El Dorado Airport (BOG) recebeu uma transformação em termos de expansão e modernização com investimentos que chegam a US$ 1 bilhão, por parte da SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI.
 
Na primeira fase do projeto, a SITA forneceu a tecnologia para o novo terminal internacional, que foi inaugurado em outubro de 2012. O trabalho que está sendo feito, atualmente, é para ampliar o terminal, que também realizará voos domésticos, a partir de julho de 2014. O novo terminal foi projetado para otimizar a eficiência operacional e de infraestrutura, além de melhorar a inteligência de negócios através da automação e integração dos processos dos aeroportos.  


 
O gerente geral da OPAIN (concessionária do Aeroporto Internacional Eldorado), Juan Pulido, destacou. “Nosso novo terminal internacional é o terminal aéreo mais avançado, tecnologicamente, na Colômbia, graças à SITA e Johnson Controls. O terminal não é apenas uma porta de entrada para a nossa capital, Bogotá, como também é um símbolo de desejo do país de modernizar-se e integrar-se com as nações vizinhas.”
 
Além disso, a tecnologia de uso comum da SITA permite que todas as companhias aéreas utilizem as mesmas instalações do aeroporto.“O novo terminal do aeroporto de Bogotá é o exemplo perfeito do conceito de ‘Aeroporto Inteligente’ da SITA. Permite que o aeroporto utilize sua infraestrutura de forma tão eficiente quanto possível, aumenta sua agilidade ao trabalhar com parceiros e fornece a inteligência de negócios para apoiar a tomadas de decisões eficazes. Também oferece suporte aos planos de expansão do aeroporto, acelerando o fluxo de passageiros, oferecendo os autosserviços e utilizando instalações aeroportuárias de forma mais eficiente”, analisou Paul Houghton, presidente da SITA nas Américas. 


As informações são"M&E por Pedro Menezes".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira 
Read More
Grupo12Aérea

Lucros e vendas melhores que o esperado na Boeing no 1º trimestre


A construtora aeronáutica americana Boeing anunciou nesta quarta-feira, 24,  um lucro líquido em alta de 20% ao ano, a US$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre, apesar de uma queda em seu volume de negócios, superando as expectativas do mercado em ambos os casos.
O lucro por ação fora de elementos excepcionais foi de US$ 1,73, enquanto os analistas esperavam US$ 1,48 em média.
As vendas retrocederam 3%, a US$ 18,9 bilhões, enquanto o mercado havia estimado que o valor seria, em média, de US$ 18,8 bilhões.
A ação da Boeing subia 3,08%, a US$ 90,90, durante as operações eletrônicas registradas pouco após a divulgação destes resultados.


As informações são"http://www.jb.com.br/economia/noticias/2013/04/24/lucros-e-vendas-melhores-que-o-esperado-na-boeing-no-1o-trimestre/".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
Read More
Grupo12Aérea

NASA usa smartphones como satélite


No último fim de semana, a NASA lançou com sucesso no espaço três satélites que consistiam substancialmente em smartphones a bordo de um foguete. Os nanosatélites, chamados de PhoneSats, estão transmitindo sinais à estações em solo terrestre e vão ficar em órbita por mais duas semanas.
O foguete Antares foi lançado da base Wallops Island Flight Facility da NASA em Virgínia (EUA) contendo dois satélites PhoneSat 1.0, apelidados de Graham e Bell, e o novo protótipo do PhoneSat 2.0, chamado de Alexander. O que faz os satélites serem únicos é o uso de componentes comerciais customizados de smartphones. O PhoneSat 1.0 foi construído utilizando o HTC Nexus One, enquanto o PhoneSat 2.0 – que contém software mais avançado e mais sensores – é alimentado pelo Nexus S da Samsung.

Os smartphones possuem mais de 100 vezes o poder computacional do que os satélites, incluindo processadores rápidos, sensores múltiplos, câmeras de alta resolução, receptores de GPS e rádios. Essa é a principal razão pela qual eles foram escolhidos como microprocessadores para os PhoneSats, explica a Nasa. No entanto, alguns componentes que não integram os smartphones tiveram que ser acrescentados, incluindo uma bateria externa de lítio-íon maior e outra de rádio mais potente para enviar mensagens a partir do espaço.
Cada satélite em miniatura, medindo apenas quatro centímetros de cada lado e pesando menos de quatro quilos, custa US$ 3.500 para ser construído. A Nasa disse que seu objetivo com os PhoneSats é enviar satélites mais baratos e mais fáceis de construir para o espaço. Estima-se que o custo do lançamento feito no domingo é próximo a U$50.000. Como comparação, o custo típico de um satélite gira em torno de U$500 milhões.
“Os smartphones oferecem uma riqueza de recursos potenciais por serem pequenos, de baixo custo e por serem poderosos satélites para as ciências, comunicações ou outras aplicações espaciais”, afirma Michael Gazarik, administrador associado da NASA para a tecnologia espacial, em uma declaração escrita. “Eles também podem abrir espaço para toda uma nova geração de usuários comerciais, acadêmicos e cidadãos do espaço.”
Desde que o início do voo de demonstração, Alexander, Graham e Bell transmitiram sinais a partir da banda de rádio amador em 437,425 MHz. A NASA criou o Phonesat.org, um site onde qualquer pessoa no mundo pode fazer o upload de “pacotes” de dados que recebem dos PhoneSats. O site já recolheu mais de 200 pacotes de operadores de rádio amador que foram rastreados dos satélites.
A NASA tem trabalhado neste projeto desde 2010, buscando maneiras diferentes de usar smartphones para tornar os satélites mais inteligentes. O projeto faz parte Small Spacecraft Technology Program. Os PhoneSats foram criados por uma pequena equipe de engenheiros do Centro de Pesquisa Ames da NASA no Vale do Silício, na Califórnia
O foguete Antares, que o parceiro comercial Orbital Sciences da Nasa está testando em órbita com as PhoneSats, será eventualmente usado para transportar experimentos e suprimentos para a Estação Espacial Internacional.


As informações são"IT We".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
Read More
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.