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Rolls-Royce completa com êxito testes para atualização do motor T56

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há mais de 50 anos, e a Força Aérea dos Estados Unidos completaram com sucesso os testes finais para a atualização do motor T56, que alimenta as aeronaves de transporte C-130 da divisão militar americana. De acordo com a companhia britânica, a série 3.5 foi projetada para proporcionar melhoria de desempenho aos motores, levando à economia de combustível e ao aumento de confiabilidade dos equipamentos.

A atualização do motor passava por consistente programa de inspeção havia meses, conduzido por equipes técnicas da Rolls-Royce e da Força Aérea americana. As verificações feitas provaram a durabilidade das novas lâminas, pás e outras peças do motor T56, segundo a companhia. Com a conclusão do programa de testes, a Rolls-Royce espera receber até o fim do ano a certificação da série 3.5 pela Administração Federal da Aviação (FAA, na sigla em inglês), entidade subordinada ao Departamento de Transportes do país, além da qualificação emitida pela própria Força Aérea dos Estados Unidos.

O presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Franciso Itzaina, comemorou o êxito dos testes finais. “A conclusão do programa reforça o sucesso contínuo que tivemos no desenvolvimento da série 3.5 para nossos motores T56”, afirmou o executivo, ao destacar a redução de cerca de 9,7% no consumo de combustível propiciada pela melhoria.

A atualização é considerada parte das manutenções periódicas do motor e não demanda modificações na aeronave, nem nos sistemas de controle. Cada avião C-130 tem quatro motores Rolls-Royce T56. A estimativa do Grupo é de que a Força Aérea americana possua, aproximadamente, 220 aeronaves desse modelo, todas elas elegíveis para atualização. Com as melhorias, o motor permitirá que a Força Aérea dos Estados Unidos continue a operar sua frota C-130H até 2040. Em análise, a instituição estima que a economia de longo prazo com a modernização do equipamento poderá exceder R$ 3,9 bilhões*.


As informações são"Rolls-Royce, Assessoria de Imprensa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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TAP com resultados positivos pelo quarto ano consecutivo


Com um lucro de 15,9 milhões de euros em 2012, claramente acima dos 3,1 milhões de 2011, a TAP S.A. atinge resultados positivos pelo quarto ano consecutivo. A dívida total da TAP foi reduzida no último ano de 1.042 milhões para 862 milhões, o que traduz uma melhoria de 21%. A obtenção de um resultado líquido positivo foi possível graças ao crescimento da companhia, que com mais 4,4% atingiu 10.186 milhões de passageiros, ultrapassando pela primeira vez na sua história a barreira dos 10 milhões.

O total de receitas no exercício de 2012 aumentou a 2.429 milhões de euros, evidenciando um aumento de 6,9% face aos 2.273 milhões apurados no ano anterior, com destaque para a Manutenção (Assistência a Terceiros) com uma melhoria de 23% e para as receitas de passagens com um crescimento de 6,7%.

Os custos de exploração, exceto o combustível, situaram-se em 1.422 milhões de euros, mais 4,8% do que os 1.357 registados em 2011. A fatura dos combustíveis, cujo custo não para de crescer desde 2008, teve em 2012 um acréscimo de 93 milhões de euros, superior em 13% em face de 2011.

Os resultados operacionais foram igualmente positivos em 43,4 milhões de euros, melhor em 5,6% do que os 41,1 registados em 2011. Embora tenha aumentado a oferta em 4,1%, a companhia nacional registou um aumento da procura de 4,8%, o que permitiu, igualmente, melhorar o coeficiente de ocupação de 76,3% em 2011 para os 76,8% em 2012.



As informações são"Brasilturis ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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Arquitetos da Anac visitam aeroporto de Varginha para ampliação da pista


Dois arquitetos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) visitaram o Aeroporto de Varginha (MG) nesta terça-feira (26) para fazer um levantamento sobre as condições da infraestrutura do local. O levantamento é parte de um projeto que será entregue à Anac até o fim de abril deste ano, para liberação de verba para reforma e ampliação do aeroporto.
A proposta é enquadrar a infraestrutura nos padrões de aeroportos regionais, com ampliação da pista para receber aeronaves maiores. De acordo com a direção do aeroporto, as obras devem começar no mês de junho, com previsão de término para o fim do ano.
A verba, que será liberada pelo Governo Federal, faz parte dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014. Segundo os arquitetos enviados pela Anac, os aeroportos de Pouso Alegre(MG) e Caxambu (MG) também devem ser visitados.


As informações são"G1".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Etihad confirma compra de slots da Jet Airways


A Etihad Airways confirma a conclusão da transação de US$ 70 milhões com a Jet Airways para comprar três pares de slots da companhia aérea indiana em Heathrow, Londres.

A compra faz parte de um acordo de venda e leaseback assinado ontem, dia 26 de fevereiro de 2013. Vale ressaltar que a Jet Airways continuará a operar voos para Londres utilizando esses slots.

O acordo fortalece ainda mais a existente relação comercial entre as empresas, que entrou em vigor em julho de 2008 e que prevê acordo de codeshare entre as duas companhias aéreas.

Como informado anteriormente, a Etihad Airways continua a progredir com as discussões sobre novos investimentos na Jet Airways.


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Airbus não vai usar baterias de lítio no seu novo A350


A Airbus não vai utilizar baterias de lítio no seu novo avião de longo curso A350 que está em desenvolvimento, revelou uma fonte da empresa à agência AFP.

"Os primeiros aviões serão entregues com baterias de cadium, não lítio", disse a fonte ao salientar que os primeiros testes de voo também não serão feitos com essas bateriais.

A revelação acontece depois da rival do construtor europeu, a Boeing, ter reportado problemas com essas baterias nos modelos 787 Dreamliner que obrigaram à suspensão dos voos com esses aviões que estão parados desde janeiro.


As informações são"Expresso via AFP ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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Lufthansa faz promoção na Classe Executiva - Brasil-Europa a partir de US$ 3.198

Começa hoje (26/02) e vai até o dia 8 de março a temporada de preços reduzidos na Classe Executiva da Lufthansa. A redução vale tanto para os voos do Brasil para a Europa, quanto nos voos para o Oriente Médio e para a Ásia. Para a Europa, São Paulo - Paris, por exemplo, tem preços a partir de US$ 3.198, ida e volta em Classe Executiva. Para Viena, na Áustria, os valores também são bem convidativos e começam em US$ 3.198. Para a Ásia, por exemplo, São Paulo Hong Kong, a tarifa varia a partir de US$ 6099. Para o Oriente Médio, nesta promoção, o trecho São Paulo – Cairo pode ser encontrado a partir de US$ 4299. O período de compras vai até 8 de março, mas a viagem pode ser feita de  5 de março a 15 de abril.

A Lufthansa voa diariamente de São Paulo para Frankfurt e para Munique, e do Rio de Janeiro para Frankfurt. Dos dois centros de distribuição, oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.

Mais informações e reservas em www.lufthansa.com.


As informações são"Lufthansa, Assessoria de Imprensa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Nova linha aérea terá passagem promocional a R$ 49,90


A partir de 20 de março, Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas operarão com uma frequência diária de voos ligando Pelotas a Porto Alegre, com opção de conexão para todo o Brasil. A Azul já disponibilizou de passagens em seu site e para marcar a data está  oferecendo passagens a partir de R$ 49,90 o trecho.
De Pelotas, os voos sairão de segunda a sexta-feira, com saída prevista para as 15h10. De Porto Alegre com destino a Pelotas os voos também são de segunda a sexta, com saída prevista para as 13h42.
As companhias aéreas receberam, no último dia 25, a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em Pelotas. Com este novo voo, os usuários das linhas aéreas poderão contar com sete opções de conexão a partir de Porto Alegre, são elas: Rio de Janeiro (Santos Dumont), Chapecó, Foz do Iguaçu, Navegantes, Confins (Belo Horizonte), Curitiba e Campinas, segundo informações da assessoria das empresas. “Voar para Pelotas é mais uma grande conquista para nós, pois sabemos o quanto esta rota beneficiará os gaúchos que lá residem, assim como aqueles que vivem em cidades vizinhas” diz Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Aliança da Azul.
Pelotas será a terceira cidade servida pelas empresas no estado do Rio Grande do Sul, ao lado de Porto Alegre e Caxias do Sul. Por conta do processo de fusão entre as companhias, anunciado em 28 de maio de 2012, os sistemas de vendas já foram integrados, concentrando todos os canais de atendimento e reservas na Azul. As passagens já estão disponíveis por meio do site www.voeazul.com.br, call center 4003 1118 e nas lojas da Azul.


As informações são"".Sempre é citado o link de referência.
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Novo aeroporto será construído em Moscou


Um novo aeroporto pode aparecer na autoestrada Moscou-São Petersburgo. Tal proposta já é discutida pelo consórcio que está desenvolvendo um modelo de centro de transporte aéreo de Moscou, que deve ser concluído até 1 de julho. Entretanto, alguns peritos não apoiam a ideia de intensificar o fluxo de transporte aéreo da capital, propondo reorientá-lo para linhas aéreas regionais.

Segundo os prognósticos preliminares, os aeroportos de Domodedovo, Sheremetievo e Vnukovo alcançarão a sua potência máxima – 120 milhões de passageiros ao ano – para 2015. Por esta razão, a construção de um novo aeroporto foi discutida na reunião do consórcio em fevereiro. Como se supõe, a viagem de Moscou no trem rápido Sapsan até ao novo aeroporto ocupará aproximadamente uma hora e de São Petersburgo – três horas. Os aeroportos de Ermolino e Ramenskoe, situados na região de Moscou, e o aeroporto militar em Klin já propuseram suas áreas para construção. São possíveis também variantes de construção em novas zonas não aproveitadas a 80-120 km a noroeste da capital. Esta ideia é boa, porque esta região dispõe de uma rede desenvolvida de trânsito automóvel e ferroviário, diz Serguei Starikov, perito do grupo mediático RBK:
“Pergunte-se o que será melhor: a construção de um novo aeroporto ou a utilização de existentes? Há uma proposta de aproveitar um aeródromo militar na cidade de Klin, não longe de Moscou. Há também um aeroporto de baseamento duplo na cidade de Tver. Por outras palavras, será possível desenvolver a infraestrutura já existente. Naturalmente, este aeroporto deve ser destinado para transportadoras aéreas de baixo custo, para os quais é dispendioso enviar seus próprios aviões para Moscou. Ao mesmo tempo, o aeroporto deve receber aeronaves de todos os tipos e ter vias de acesso. Atualmente, existem muitas redes de transporte abandonadas, que podem ser reconstruídas e adaptadas para bondes rápidos ou expressos especiais que funcionam hoje em todos os aeroportos de Moscou”.
Roman Gussarov, redator-chefe da edição eletrônica Avia.ru e perito do Comitê de Transporte da Duma de Estado, defende outro ponto de vista. Em sua opinião, chegou a altura de desenvolver linhas aéreas regionais diretas:
“Hoje, 80% dos voos passam através do hub de Moscou, os passageiros são obrigados a fazer escala na capital. Há possibilidade de reorientar estes fluxos a partir de grandes cidades. É necessário desenvolver regiões. É necessário desenvolver outros hubs. Há o aeroporto de Pulkovo que está sendo desenvolvido. Pulkovo pode transformar-se em mais um hub noroeste. Um novo aeroporto começa a ser construído em Rostov, que também pode ser utilizado como um hub meridional. É necessário simplesmente reorientar fluxos, transpassando Moscou”.
O grupo de desenvolvimento do centro de transporte aéreo de Moscou deve apresentar seu modelo até 1 de julho. Posteriormente, será escolhido um local para o novo aeroporto que será construído, provavelmente, no quadro de parceria entre o Estado e capital privado. Investidores construirão terminais, hangares e infraestrutura de aeroporto, enquanto o Estado assumirá a construção de pistas de pouso e decolagem e de vias de acesso. Como está previsto, o novo aeroporto receberá 100 milhões de passageiros ao ano.


As informações são"Voz da Russia por Mikhail Aristov".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Tap apresenta nova carta de vinhos

A companhia aérea Tap elaborou uma  nova carta de vinhos para oferecer a seus passageiros da classe executiva. Os vinhos foram testados numa prova realizada em terra e seguidamente a bordo de um avião, uma experiência baseada em estudos que defendem que  cerca de 30% da capacidade olfativa e gustativa sofrem alterações em altitude.

A ação permitiu perceber quais as características dos vinhos que os tornavam mais interessantes durante o voo e, desta forma, ajudar a transportadora portuguesas na escolha final das marcas que integram a nova seleção de bebidas disponibilizados para os seus clientes.


As informações são"M&E por Catarina Lopes".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Apophis poderá colidir com a Terra em 2068


O asteróide Apophis, cuja trajetória se aproximará da Terra em 2029 e 2036, poderá colidir com nosso planeta em 12 de abril de 2068, embora a probabilidade seja ínfima: não superior a 2,3 em 1 milhão, calcularam os técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA.

O asteróide Apophis, de 325 m de diâmetro, foi descoberto em 2004. O descobrimento provocou grande agitação, já que os cálculos mostravam que existia a probabilidade de 2,7% de o Apophis colidir com a Terra em 2029. Mais tarde, os cientistas excluíram esse perigo, e em janeiro último os técnicos da NASA constataram que estava também praticamente excluído o risco de colisão na altura da aproximação seguinte do asteróide, em 2036.


As informações são"portuguesE ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 
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Aeroporto do Recife ganha lanchonete popular


Começou a funcionar, no Aeroporto do Recife, a lanchonete popular, um projeto da Infraero que tem como objetivo implantar estabelecimentos com preços controlados nos terminais. A intenção é oferecer uma alternativa de alimentação mais acessível aos usuários dos aeroportos e estimular a concorrência no mix comercial. Os preços são, em média, 30% mais baixos que os praticados em outros estabelecimentos. 
A contratação foi feita por meio de licitação. A novidade ocupa uma área de 16 m². Pelas regras, o contrato é de quatro anos e terão que ser oferecidos um mínimo de 14 itens cujos preços são pré-definidos. Entre eles, está o refrigerante em lata. Encontrado por R$ 5 no aeroporto, ele terá que ser vendido na lanchonete popular por R$ 2,80. O dono do negócio terá liberdade de incluir outros itens e estes não terão o valor controlado pela Infraero.
O planejamento da Infraero prevê que todos os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 administrados pela empresa instalem lanchonetes populares. Outros aeroportos que já iniciaram o processo para instalação das lojas são Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).


As informações são"JC OnLine".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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NASA testará comunicações por meio de raios laser


Se vez ou outra nós resmungamos um pouco sobre a velocidade de conexão da internet que temos em casa, imagina só o que os cientistas da NASA devem reclamar na hora em que precisam trocar dados entre os laboratórios espaciais e os que ficam em terra firme. Esse problema, contudo, pode estar com os dias contados – pelo menos para os pesquisadores da agência espacial dos Estados Unidos.

A NASA trabalha no desenvolvimento de um protótipo de um novo modelo de troca de dados. Dessa vez, eles pretendem utilizar um sistema baseado em lasers. Isso mesmo, chamado de OPALS (Optical Payload for Lasercomm Science), o sistema utilizará de raios laser para estabelecer a troca de dados entre o espaço e os laboratórios terrestres.

Mais rápido e preciso
O sistema de comunicação da NASA não é dos mais modernos, pois a troca de informações ainda acontece utilizando um sistema de rádio semelhante àquele que você tem no seu carro. Assim, o envio de dados e vídeos é algo sofrível para os bravos cientistas da agência espacial.

Segundo a NASA, os raios laser são capazes de transmitir muito mais informações do que as tradicionais ondas de radiofrequência. A sua utilização, contudo, também tem tudo para ser mais complicada. Isso porque é preciso haver uma precisão muito grande na hora em que eles deverão “mirar” o laser até o receptor dos dados.

Isso, de acordo com os pesquisadores, deve ser mais ou menos como você mirar uma daquelas canetinhas-laser em uma área do diâmetro do cabelo de uma cabeça humana a uma distância de mais ou menos dez metros – isso enquanto ele (o alvo!) se move sem parar, é claro.

Por fim, a agência norte-americana afirma que pretende colocar a nova plataforma de comunicações à prova já no próximo mês de outubro. Nos testes, um laser será “disparado” da Estação Espacial Internacional e enviará dados de vídeos diretamente para o Jet Propulsion Laboratory’s Optical Communications Telescope Laboratory, em Wrightwood, na California. O alvo estará cerca de 400 quilômetros abaixo da EEI. Cada laser vai durar dois minutos e meio durante os testes, que deverão ocorrer por cerca de três meses. 

Fonte: NASA



As informações são"Tecmundo via Nasa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Nova campanha da KLM destaca aspectos da empresa e reforça seus compromissos

Para reforçar o compromisso de oferecer aos seus passageiros “Jornadas de Inspiração”, slogan da empresa, a companhia aérea KLM acaba de lançar nova campanha institucional. Assinada pelas agências DDB (Amsterdam) e Havas World Wide (São Paulo), a comunicação destaca alguns aspectos da empresa que são pouco percebidos pelo público, mostrando que uma companhia aérea é muito mais do que aviões e tripulantes.

Com anúncios para mídia impressa e online, as mensagens giram em torno de temas-chave como: atendimento e suporte ao passageiro 24 horas/7 dias por semana; grande variedade de destinos junto com os  parceiros da Aliança SkyTeam; ‘World Business Class, a classe executiva; “Economy Comfort”, classe econômica mais confortável e espaçosa; atitudes sustentáveis, como o uso de biocombustíveis; e uma série de outros aspectos que enfatizam o compromisso da companhia em oferecer muito mais do que uma experiência de viagem confortável aos seus passageiros.

Um elemento gráfico que representa a cauda de uma aeronave e a utilização da cor azul, típica da KLM, padronizam a mensagem nas diversas peças. Além disso, o uso de imagens mais peculiares ilustra cada tipo de comunicação, como é o caso do anúncio ‘Todos os cantos do planeta ao seu alcance’. Para mostrar a diversificada lista de destinos que a KLM atende junto com as companhias aéreas parceiras, a peça apresenta quatro tipos de bibelôs provenientes de diferentes países – como as bonecas russas e o gato da sorte chinês – transmitindo assim as inúmeras possibilidades de voos que a companhia pode oferecer.


Ficha Técnica
Campanha Institucional
Cliente: KLM Royal Dutch Airlines
Agência: DDB (Amsterdam) / Havas World Wide São Paulo
Diretor de conta: Carline Schaad
Aprovação: Lucy Blogg / Silvia Levy / German Carmona


As informações são"http://www.cruising.com.br/portal/noticias/noticias_det.php?id_not=10038".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 
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Lufthansa lança promoção passagens do Brasil para a Europa

Termina no dia 8 de março a temporada de preços reduzidos na Classe Executiva da Lufthansa. A redução vale tanto para os voos do Brasil para a Europa, quanto nos voos para o Oriente Médio e para a Ásia. Para a Europa, São Paulo - Paris, por exemplo, tem preços a partir de US$ 3.198, ida e volta em Classe Executiva. Para Viena, na Áustria, os valores também são bem convidativos e começam em US$ 3.198. 

Para a Ásia, por exemplo, São Paulo Hong Kong, a tarifa varia a partir de US$ 6099. Para o Oriente Médio, nesta promoção, o trecho São Paulo – Cairo pode ser encontrado a partir de US$ 4299. O período de compras vai até 8 de março, mas a viagem pode ser feita de  5 de março a 15 de abril.


As informações são"M & E por Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Anac registra aumento de acidentes aéreos na região de Jundiaí, SP


Um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil mostra que em 2012 o número de acidentes com aviões no Brasil aumentou 14%: de 151 acidentes em 2011, o número passou para 173.
O crescimento da frota e pouca fiscalização no céu são apontados como possíveis causas desse aumento.
Só em 2012, foram três acidentes envolvendo aviões no aeroporto de Jundiaí (SP). No começo do ano passado, um piloto teve que fazer um pouso de emergência em um colégio próximo ao aeroporto. Ele e outros dois passageiros que estavam na aeronave não ficaram feridos.
Três dias depois, no dia 7 de fevereiro, um avião de pequeno porte tombou na pista do aeroclube, mas ninguém se feriu. Meses depois, em abril, outro acidente. Um piloto morreu na queda de um bimotor que tinha acabado de decolar.
A mesma pesquisa da Anac apontou também um crescimento no número de aeronaves no Brasil, quando foram registrados, em 2012, 1.059 aeronaves que entraram em operação. Isso também fez o número de pousos e decolagens ficar maior, 12% a mais do que em 2011.
Rui Aquino, diretor de uma empresa de táxi aéreo, acredita que a expansão do setor não pode ser encarada com uma desculpa para o aumento no número de acidentes.
Em uma escola de aviação civil, em Jundiaí, uma das maiores da América Latina, só em 2012 foram mais de 55 mil horas de vôos simulados e reais e cerca de 500 habilitações iniciais foram entregues a alunos.
Rodrigo Carrão, chefe de instrução de vôo, diz que nos últimos anos, a formação de pilotos tem se tornado cada vez mais rígida e melhor. Por isso, esse aumento no número de acidentes pode estar mais relacionado à falta de fiscalização do que ao preparo de quem comanda a aeronave.
Apesar do aumento nos acidentes, tanto o chefe de instrução de vôo, quanto o diretor da empresa de táxi aéreo, acreditam que o avião continua sendo o meio de transporte mais seguro.


As informações são"G1 Sorocaba".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Singapore Airlines eleva em 2,5% número de passageiros transportados em janeiro

A Singapore Airlines registrou um aumento de 2,5% no número de passageiros transportados no mês de janeiro em comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa teve alta de ocupação em todas as regiões que opera – Ásia, Américas (incluindo Brasil), Europa e África, com exceção do Sudeste do Pacífico, onde caiu 0,5%. A SilkAir, companhia  de voos regionais da Singapore Airlines, teve um aumento de 15,6% em sua capacidade nos últimos doze meses...

A Singapore Airlines opera a rota São Paulo – Barcelona – Singapura três vezes por semana, com possibilidade de conexão para vários outros destinos no mundo. A companhia integra a Star Alliance.


As informações são"Singapore Airlines, Assessoria de Imprensa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza 
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NASA quer ajudar Justin Bieber a cantar no espaço

Justin Bieber recebeu da NASA um convite para realizar uma viagem ao espaço,

A agência espacial comunicou que ajudará o artista a realizar seu desejo de ser um dos primeiros a cantar fora da Terra.

"Quero fazer um show no espaço", tuitou Bieber no último sábado (23).

"Talvez possamos ajudar você nisso. 'All Around The World (feat. Ludacris)', da próxima vez, do lado de fora [do mundo]?", respondeu o órgão dos EUA em sua página oficial.

Atualmente, o canadense cumpre a etapa europeia da turnê Believe no Reino Unido. No último fim de semana, Bieber teria sido impedido de entrar na boate Sankeys em Manchester.

A casa, que confirmou ter rejeitado a presença do jovem, publicou em seu Twitter: "Ele fica arrastando os pés no palco e não podemos ver esse tipo de coisa na Sankeys, não é?"




As informações são" Vagalume ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Nasa divulga imagens que mostram efeitos do degelo no Alasca


A agência espacial americana (Nasa) lançou um projeto para divulgar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Chamado "Climate 365", o programa inclui um site, um perfil de Facebook e montagens com fotos atuais e antigas. A ideia é explicar de forma simples as causas do degelo em regiões do Ártico, o aumento do nível do mar devido ao derretimento e efeitos do aquecimento global na Antártica, entre outros fenômenos.
Em uma montagem, a Nasa apresenta duas fotos da geleira de Muir, no Alasca, com uma diferença de 63 anos: uma imagem é de 13 de agosto de 1941 e a outra, de 31 de agosto de 2004.
É visível como o tamanho da geleira diminuiu - onde antes havia neve, agora há um rio, e as montanhas estão muito mais expostas do que anteriormente.
"Este par de imagens em particular mostra o recuo contínuo da geleira e sua redução na segunda metade do século 20. De 1941 a 2004, a parte frontal da geleira retrocedeu cerca de 11 km, enquanto sua espessura diminuiu mais de 800 metros", afirmou a Nasa, atribuindo os dados ao Centro Nacional de Dados Sobre Neve e Gelo dos EUA.
A agência americana afirma que imagens e dados de satélite obtidos a partir de 1970 estão "dando um quadro das mudanças no gelo em locais como Alasca, Groenlândia e Antártica", onde a "perda de áreas congeladas está contribuindo para a elevação do nível dos mares em escala global".
As informações são"G1 ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 

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Unknown

Transportadora aérea Moçambique Expresso recebeu Embraer 145


A transportadora aérea Moçambique Expresso (Mex), subsidiária das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), recebeu domingo uma avião a jacto Embraer 145, aumentando a sua frota para quatro aparelhos, informou a agência noticiosa moçambicana AIM.
O aparelho foi adquirido em regime de locação e será colocada, ao abrigo de uma parceria com a LAM, a efectuar voos domésticos e regionais, ligando Moçambique entre si e aos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Esta aeronave é a primeira de duas que a companhia está a adquirir no âmbito da estratégia de aumento da sua frota no sentido de melhorar a sua prestação de serviços, devendo receber em breve um segundo Embraer 145.
Os Embraer 145, produzidos pela Empresa Brasileira de Aeronáutica, têm capacidade para transportar 50 passageiros, voam a uma velocidade de 880 quilómetros por hora e podem atingir uma altitude superior a 12 mil metros. As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) usam igualmente aparelhos embrear na sua frota.
A Mex foi constituída em Setembro de 1995 e, ao logo dos 18 anos da sua existência, tem efectuado voos regulares e “charter”, transportando passageiros, carga e correio, realizando ainda missões especiais e voos para empresas. 

As informações são"macauhub".Sempre é citado o link de referência.
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KLM lança nova campanha institucional “Jornadas de Inspiração”

Para reforçar o compromisso de oferecer aos seus passageiros “Jornadas de Inspiração”, slogan da empresa, a companhia aérea KLM acaba de lançar nova campanha institucional. Assinada pelas agências DDB (Amsterdam) e Havas World Wide (São Paulo), a comunicação destaca alguns aspectos da empresa que são pouco percebidos pelo público, mostrando que uma companhia aérea é muito mais do que aviões e tripulantes.

Com anúncios para mídia impressa e online, as mensagens giram em torno de temas-chave como: atendimento e suporte ao passageiro 24 horas/7 dias por semana; grande variedade de destinos junto com os  parceiros da Aliança SkyTeam; ‘World Business Class, a classe executiva; “Economy Comfort”, classe econômica mais confortável e espaçosa; atitudes sustentáveis, como o uso de biocombustíveis; e uma série de outros aspectos que enfatizam o compromisso da companhia em oferecer muito mais do que uma experiência de viagem confortável aos seus passageiros.


As informações são"M&E por Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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GOL com desconto de 20% para a Bolívia


Para comemorar o aniversário de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, nesta terça-feira, dia 26, a GOL, está com a promoção “Cidades em Festa”. Por meio da ação, clientes da companhia poderão adquirir a passagem de ida ou de volta com 20% de desconto.

Para realizar a compra com desconto, será necessário preencher o campo promocional com o código FESTAVVI no site da GOL. Clientes que adquirirem passagens nessas condições terão direito ao acúmulo de 100% em milhas no seu cartão Smiles para a família Programada e 125% para família Flexível.

As passagens da promoção “Cidades em Festa” podem ser compradas entre até dia 27. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves. A promoção é válida na passagem de ida ou de volta para Bolívia entre os dias 1° e 31 de março.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Avianca e Tava transportaram mais de 2,1 milhões de passageiros


Durante o mês de janeiro deste ano, a Avianca/Taca e suas companhias subsidiárias mobilizaram mais de 2,1 milhões (cerca de 2.115.834) de passageiros, o que representa um incremento de 12,3% no número de clientes mobilizados, em relação ao memo período do ano pasado, quando as companhias transportaram 1.883.331 pessoas.

No último mês, a capacidade, medida em ASK (assentos disponíveis por quilômetro voado) cresceu 6,9% e a ocupação geral (média de ocupação dos aviões nas rotas domésticas e internacionais) foi de 83,5%.

Mercados domésticos de Colômbia, Peru e Equador

O primeiro mês deste ano, a holding transportou para a Colômbia, Peru e Equadro, um total de 1.189.356 passageiros, cerca de 14,9% a mais do que em janeiro de 2012, quando o valor era de 1.035.070. A capacidade desses mercados para o mês de janeiro cresceu 16,5%. Por sua parte, o fator de cargas nas rotas domésticas ficou em 80,2%. 

Mercados internacionais

A Avianca/Taca e suas companhias subsidiárias, transportaram 926.478 passageiros em rotas internacionais, no mês passado, para um aumento de 9,2% em relação ao número de viajantes internacionais registrados em janeiro de 2012, quando o número foi de 848.261. A capacidade, medida em ASK, cresceu 4,7% e a taxa de ocupação nas rotas internacionais foi de 84,3%.


As informações são".brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Grupo12Aérea

Korean Air estuda expansão de sua presença na América Latina

Ainda sem planos para a abertura de novos voos no Brasil, a Korean Air estuda a possibilidade de começar a operar em Lima (Peru). Segundo seu vice-presidente sênior, Jinkul Lee, no entanto, ainda não há definições sobre esta frequência, uma vez que a demanda ainda não é estável. 

Olaf Kaehlert, gerente geral da Korean Air para América Latina, explicou, no entanto, que a expansão de distribuição na América Latina está acontecendo principalmente por meio do ingresso no BSP (Billing and Settlement Plan) em diferentes países. A companhia está no BSP no México, Colômbia, Bolívia, Chile e Peru, além do escritório brasileiro, e esta por ingressas, ainda este ano, na Argentina, Equador e Panamá. "Abre portas para a possibilidade de novos voos aqui", completou.

Em 2013, o voo da Korean Air que sai de São Paulo em direção a Seul (Coreia do Sul), com escala em Los Angeles (EUA), completa cinco anos de operações. Uma frequência com alta taxa de ocupação - o trecho Brasil-EUA mantém uma média de 90% - e o crescente interesse do púbico brasileiro são os motivadores para que a companhia considere o Brasil um "mercado importante", segundo afirmou Lee.

"Temos três voos semanais para São Paulo e, no último ano, passamos a operá-los com Boeings 777-300", revelou, ressaltando o crescimento da demanda, principalmente pelo passageiro de negócios. Key Park, diretor representante para Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai da companha revelou que metade do público dos voos de São Paulo para Los Angeles é brasileiro, e que eles têm preferência pela Primeira Classe, ou executiva.


As informações são"M&E por Juliana Bellegard".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Unknown

Azul está com novidades em Curitiba

A Azul Linhas Aéreas está com novidades em Curitiba. A Companhia estreia segundo voo diário entre a capital paranaense e Caxias do Sul com tarifas a partir de R$ 69,90* o trecho e inicia novo voo para Criciúma.

Para marcar este novo voo ligando os criciumenses ao Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, as passagens estão com tarifas a partir de R$ 77,90* o trecho. Para comprar, acesse o site www.voeazul.com.br, entre em contato por meio do call center 4003 1118 ou busque uma das lojas da Azul.

A partir de Curitiba, é possível conectar-se aos seguintes destinos: Campinas (São Paulo), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Confins (Belo Horizonte), Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.



Abaixo, confira os horários dos voos:

Curitiba – Caxias do Sul - Curitiba
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
Curitiba
8h54
Caxias do Sul
10h10
Exceto aos Domingos
Caxias do Sul
10h35
Curitiba
11h50
Exceto aos Domingos
Curitiba
17h26
Caxias do Sul
18h40
Exceto aos Sábados
Caxias do Sul
19h05
Curitiba
20h24
Exceto aos Sábados






  
Curitiba – Criciúma - Curitiba
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
Curitiba
13h00
Criciúma
14h10
Exceto aos Domingos
Criciúma
14h35
Curitiba
15h50
Exceto aos Sábados









* Tarifa válida por trecho. Promoção válida somente para voos diretos operados pela Azul e Trip. Reservas são obrigatórias, as quais devem ser realizadas com antecedência mínima de 28 dias à partida do voo. Tarifa sujeita às regras tarifárias e disponibilidade de assentos. Disponibilidade mínima de 50 assentos no valor promocional por trecho (origem/destino) publicado, considerando a totalidade de voos no período da promoção.

 


As informações são"Azul, Assessoria de Imprensa ".Sempre é citado o link de referência.
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Grupo12Aérea

United retira B787 Dreamliner dos planos de voo até Junho

A United Airlines decidiu retirar o Boeing 787 Dreamliner dos seus planos de voo até 5 de Junho, com excepção da rota Denver-Tóquio cuja previsão de lançamento é 12 de Maio, depois de ter sido adiada cerca de dois meses, e que depende da resolução dos problemas que forçaram os aviões a ficar em terra nas últimas cinco semanas.

As companhias aéreas que operam o B787 estão a ajustar os planos de voo dos próximos meses num momento em que ainda existe alguma incerteza sobre quando é que a frota poderá voltar a voar.
A imprensa internacional noticia que o fabricante aeronáutico reuniu com a entidade norte-americana da aviação FAA esta sexta-feira para apresentar medidas concebidas para evitar colapsos de bateria apesar da raiz do problema eléctrico não ter sido ainda determinado.


As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Unknown

Saída da Trip ocasiona queda de 32% no movimento do aeroporto


O movimento de passageiros no aeroporto de Marília registrou em janeiro queda de 32% em relação ao mesmo período do ano passado. Principal motivo apontado é o fim das operações da empresa aérea Trip, ocorrido em novembro do ano passado. Apenas a Azul Linhas Aéreas oferece voos regulares, mas apenas para Campinas.
Em janeiro passaram pelo aeroporto Frank Miloye Milenkowich 5.369 passageiros. Já no primeiro mês do ano passado foram 7.919 usuários. O número de voos também recuou no período. Em janeiro de 2012 foram 719 voos, contra 700 do mês passado. Os dados também apontam que o transporte de cargas caiu 31,2% de janeiro de 2012 para janeiro de 2013. No mês passado foram transportados 61.952 quilos. Já no primeiro mês do ano passado foram 90.176 quilos.
No comparativo com dezembro de 2012, o número de passageiros foi semelhante. No último mês do ano passado 5.689 passageiros passaram pelo local. Já o transporte de cargas aumentou no mês passado em 9,6%, ante dezembro, quando 56.511 quilos foram transportados.
A queda de movimento no aeroporto da cidade acontece desde novembro. Na análise do décimo primeiro mês do ano passado, com o décimo segundo mês a queda registrada foi de 9%.
Apesar do resultado negativo dos últimos meses, o fechamento de 2012, segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) foi positivo. Ao longo dos 12 meses de 2012, o aeroporto Frank Miloye Milenkowich recebeu 92.437 passageiros, um crescimento de 43%. Além disso, foram apontados 11.943 pousos e decolagens e 904.191 kg de cargas, em 2012, deixando a cidade em segundo lugar no ranking de movimento do departamento. Em primeiro no ranking aparece Bauru que recebeu 177.516 passageiros, alta de 83%.
A situação aérea da cidade não deve melhorar nos próximos meses. Mesmo com mobilizações da prefeitura e empresários do município para que seja retomada a linha de voos direto para capital paulista, tendo a administração municipal enviado ofício para companhia Trip, que hoje opera com a Azul, após fusão no segundo semestre do ano passado, a companhia informou através de nota que não há previsão para implantação de novos voos em Marília.
“Não há nenhum pedido feito às autoridades para aumentar as frequências de voos. Entretanto, a companhia sempre estuda o potencial e a importância das cidades em que operamos para eventualmente aumentarmos os voos. Prova disso são os três voos que temos de Marília, para Campinas. Em Viracopos, o Cliente tem mais de 40 opções de destinos em conexão, número esse nunca antes ofertado para o mercado”, diz a nota.
A reportagem do Diário tentou contato com a empresa aérea TAM sobre planos para retomada das operações na cidade, porém a assessoria de imprensa da companhia afirmou que não tem planos de iniciar voos para Marília neste momento. No entanto, as rotas são sempre avaliadas conforme a demanda de cada cidade ou região. A companhia está sempre atenta às necessidades dos clientes e constantemente inicia ou amplia operações, tanto domésticas quanto internacionais.


As informações são"Diário de Marília".Sempre é citado o link de referência.
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Grupo12Aérea

Aeroporto de Curitiba terá construção da terceira pista

Nesta semana, a Infraero iniciou o processo de contratação dos estudos para a construção da terceira pista do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. A proposta vencedora apresentou preço de R$ 1,5 milhão. Segundo o órgão, haverá agora uma avaliação para habilitar da empresa que arrematou a disputa. Após a etapa, ocorrerá a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço. O prazo de execução do serviço é de 240 dias.

O próximo passo será a licitação para a elaboração dos projetos básico e executivo. Ao final desse processo, a Infraero deverá lançar o edital para a execução da obra, que incluirá ainda as pistas de taxiamento de aeronaves.

Terminal - A reforma e ampliação do terminal de passageiros deve ser iniciada em breve. A nova estrutura passará a contar com mais oito pontes de embarque, que se somarão às seis existentes. A conclusão deve ocorrer até dezembro de 2013. O investimento total, segundo o último cronograma da Infraero, será de R$ 41,3 milhões.

O aeroporto Afonso Pena já está em obras desde dezembro de 2010. Desde então, o pátio de aeronaves passa pelo processo de ampliação, que deve ser finalizado ainda neste mês. Orçada em R$ 24,5 milhões, a obra vai aumentar a área do pátio de 84 mil m² para 144 mil m², abrindo mais nove posições para o estacionamento de aeronaves. 

Já as obras de restauração da pista de pouso e decolagem do aeroporto foram concluídas no final de junho. No total, a intervenção custou R$ 17,79 milhões.


As informações são" M&E por Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Grupo12Aérea

Programa une Nasa a astrônomo de Juazeiro

Um desafio para a Astronomia no Interior do Estado, que ganha, pelas pesquisas e divulgação que tem feito, a oportunidade de participar de programa especial da Nasa. O mérito veio por meio da Estação Astronômica PieGise, projeto desenvolvido pelo astrônomo e coordenador do Programa, Valmir Morais, realizado em Juazeiro do Norte.
Segundo o astrônomo, ainda que não tenha saído da terra, utilizando senhas de acesso fornecidas pelo projeto educacional e científico "ISS EarthKAM da Nasa", controlou de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, com uma câmera digital especial Nikon D2Xs, montada a bordo da Estação Espacial Internacional ISS, na sua sigla em inglês, para fotografar e estudar a terra a partir de uma perspectiva espacial.

O projeto que Valmir Morais tem desenvolvido, para chegar a esse parâmetro, é inédito, e o mérito tem sido pelo esforço que o estudioso tem empreendido pela divulgação astronômica, a partir da "terra do Padre Cícero". De acordo com o astrônomo, o grande ganho, por meio desse trabalho tem sido a divulgação de Juazeiro do Norte.

As imagens da Terra captadas pela câmera da Nasa são monitoradas a partir de Juazeiro do Norte, por meio de programa realizado pelo professor juazeirense, junto a estudantes do Instituto Federal de Educação do Ceará (Ifce)
Estudantes brasileiros não tiveram a oportunidade de participar desse programa da Nasa, em específico, pela baixa publicação na área da Astronomia. Ele reconhece a inserção significativa do Cariri.

Valmir Martins vem desenvolvendo o trabalho na região há alguns anos, inclusive levando o conhecimento da Astronomia às escolas, com palestras gratuitas. Por dois anos realizou trabalho, mediante bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para gerir as atividades do projeto do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), de Juazeiro.

O "Conhecimento da Terra Adquirido pelos Estudantes do Ensino Médio" (ISS EarthKAM - Earth Knowledge Acquired by Middle school students), conforme o astrônomo, é um programa de extensão educacional da Nasa direcionado a estudantes, professores e cientistas que, através da internet, controlam e captam imagens da terra a partir de uma câmera instalada na Estação Espacial Internacional.

O projeto é financiado pela Nasa e operado por uma parceria entre a Universidade da Califórnia, em San Diego, o Johnson Space Flight Center da Nasa, o Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia, o Technical Education Research Centers (Terc) - organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science.

Entidades de 12 países participaram da missão ISS 13-01 da EarthKAM. Ao todo 383 instituições, que podem ser conferidas por meio do https://earthkam.ucsd.edu/mission, puderam controlar a câmera da Estação Espacial para obter imagens exclusivas da Terra. No Brasil, apenas a Estação Astronômica coordenada pelo juazeirense integrou o projeto.

Valmir Martins já participa de outros programas da Nasa e coordena no País eventos internacionais de divulgação astronômica como a World Space Week (Semana Mundial do Espaço) e o concurso "Cassini - Scientist For A Day", da própria Nasa. Em dezembro de 2012, ele enviou à coordenação da missão EarthKAM proposta de uso da câmera instalada na ISS e solicitou sua participação na edição 2013 do projeto. Em 25 de janeiro, o controle da missão confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser feito de Juazeiro do Norte. Após treinamento de mais de10 horas para aprender os procedimentos necessários para a segmentação e para trabalhar com as imagens através de computador ligado à internet, Morais acessou o sistema do controle da missão, acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da Nasa, analisou imagens infravermelhas da Terra, geradas por satélites (para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava melhor posicionada para obter imagens de regiões sem nuvens), e enviou os dados dos locais desejados para direcionamento da câmera para o servidor de arquivos na Universidade da Califórnia, em San Diego.

Ele afirma que, por meio de programadores do Johnson Space Center/Nasa, em Houston, os dados foram transferidos para o computador na ISS, onde as imagens foram obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414km acima da superfície da Terra, novamente para o controle da missão que as enviou para o pesquisador.

De acordo com o pesquisador, durante o período de captura de imagens de alta resolução, a Estação Espacial realizou 61 voltas ao redor da Terra (a ISS dá uma volta aproximadamente a cada uma hora e meia). Valmir Morais só pôde fotografar a superfície da Terra durante os 45 minutos de cada órbita, quando a Estação sobrevoou o lado iluminado pelo Sol.

Devido a limitações com o sistema de câmera, as fotos puderam ser tomadas apenas uma vez a cada dez segundos.

Mais informações
Estação Astronômica PieGise
Valmir Martins de Morais
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil
Telefones: (88) 8838-4008
(88) 9619-9757

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER 


As informações são"Diário do Nordeste".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 
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