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Lufthansa não acredita que a TAP tenha "preço atrativo"


A Lufthansa já tem na sua posse o memorando informativo do Governo sobre a privatização da TAP, mas não espera que a companhia tenha um "preço atrativo". Simone Menne admite, no entanto, olhar para a TAP se a proposta financeira "for atrativa".
Apesar disso, a empresa alemã e maior companhia aéra europeia desvaloriza a operação da TAP, salientando que "a Lufthansa já opera grande parte das rotas que fazem parte da rede da companhia portuguesa". A notícia é avançada pelo Negócios, que cita entrevista da administrador financeira do grupo alemão à Bloomberg.  
As afirmações da Lufthansa quanto ao eventual interesse na companhia portuguesa têm divergido. A meio de maio, em entrevista ao Finantial Times, o presidente executivo do grupo, Christoph Franz, admitiu que esta seria uma operação para analisar. Posição que viria a ser sublinhada com declarações do porta-voz da companhia, Christoph Meier,salientando que a Lufthansa poderia avançar com uma oferta sobre a TAP de modo a fortalecer a sua posição da América do Sul.
No entanto, uns dias depois, Stephan Semsch, diretor de operações para os mercados espanhol e português, veio negar as declarações anterior, sublinhando que o grupo se irá focar no crescimento das unidades existentes. "A Lufthansa olha para a TAP como um parceiro - na Star Aliance - e qualquer coisa que se diga para além disso é pura especulação", sublinhou então, em conferência de impensa em Lisboa, Stephan Semsch.
Além da Lufthansa, têm sido noticiadas como eventuais interessadas na TAP companhias como Avianca, China Airlines, Delta Airlines, LANTAM (resultou da Fusão da LAN com a brasileira TAM), Qatar Airways, Singapore Airlines, Virgin Atlantic, bem como o grupo IAG, resultante da fusão da British Airways com a Iberia. 


As informações são"Dinheiro Vivo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Alitalia é a primeira cia. aérea européia a vender serviços adicionais através do Sabre


O acordo prevê que a cia. aérea italiana utilize a tecnologia da indústria para vender bagagens pré-pagas e acesso ao lounge.
São Paulo - Sabre Travel Network (http://pt.la.sabretravelnetwork.com), empresa global de tecnologia que provê soluções a agências e fornecedores de viagens, assinou um acordo de longo prazo com a cia. aérea italiana Alitalia para a venda de serviços adicionais (extras) aos agentes de viagens que utilizam o sistema de distribuição global (GDS) Sabre.
Além de pesquisar e reservar as tarifas aéreas da Alitalia, o agente poderá agora pesquisar e reservar serviços adicionais como bagagem pré-paga e acesso a lounges de aeroportos, tudo integrado ao processo de reservas. Alem os produtos estarão imediatamente disponíveis aos agentes na Europa, a partir de outubro serão disponibilizados também em mercados da América Latina como Brasil, Argentina e Venezuela.
A Alitalia, que já possui um acordo de conteúdo total com o Sabre, optou por vender seus serviços adicionais através do Sabre, utilizando os padrões de tecnologia da indústria desenvolvidos pela ATPCO e IATA.
O EMD (documento eletrônico para serviços adicionais) permite que o agente compre, de forma eficiente, produtos adicionais da cia. aérea em nome de seus clientes, da mesma maneira que é feita a compra de viagens aéreas. Com isso, tanto agências como cias. aéreas podem gerenciar, de modo simples e eficiente, a compra e venda de novos produtos adicionais da cia. aérea, conferindo aos viajantes transparência total, exibindo o custo real das tarifas e extras.
Segundo Aldo Ponticelli, vice-presidente de distribuição da Alitalia, “O aumento da receita através da venda de produtos e serviços adicionais é parte essencial do nosso plano comercial, que baseia-se na distribuição dos serviços da Alitalia através de canais diretos e indiretos. O Sabre e a Alitalia implementaram esta maneira eficaz de vender serviços adicionais através do canal indireto que permitirá atingir, satisfazer e manter a abrangência do nosso mercado”.
Segundo a Alitalia, a empresa irá expandir os serviços adicionais vendidos através do Sabre e acrescentar pontos de vendas nos próximos meses.
Segundo declarou Harald Eisenaecher, vice-presidente sênior do Sabre Travel Network para Europa, Oriente Médio e África, “Estamos dando um passo rumo à evolução da venda e distribuição de produtos de cias. aéreas no mercado global. As cias. aéreas de todo o mundo buscam diferenciar seus produtos e criar novas fontes de receita e, de certa forma, isso permite que os viajantes e agentes vejam o custo total da viagem; então, é crucial haver uma maneira simples de reservar e comprar produtos adicionais. A Alitalia reconhece as necessidades dos consumidores e agentes de viagens e, ao adotar os padrões da indústria para facilitar a venda e a compra destes serviços extras, visa atender esta demanda da indústria”.
“As agências de viagens, nossos clientes, agora podem incluir automaticamente a venda de serviços adicionais em seu fluxo de trabalho, otimizando os níveis de atendimento ao cliente e gerando mais receitas".
O Sabre também otimizou sua tecnologia para permitir que os agentes adicionem serviços adicionais após o bilhete ser emitido. Isso significa que os viajantes têm mais flexibilidade para pesquisar, reservar e comprar serviços adicionais desde o momento em que fazem a reserva até a data de saída do voo. O recurso maximiza a eficiência da agência e gera mais receita para a cia. aérea.
O Sabre Travel Network oferece soluções de tecnologia para a indústria global de viagens. A empresa atua no maior mercado de viagens do mundo, conectando compradores e vendedores de viagens através do sistema de distribuição global (GDS) Sabre. Seu software inovador conecta mais de 350.000 profissionais de viagens a mais de 400 cias. aéreas, 100.000 hotéis, 25 locadoras de automóveis, 50 empresas ferroviárias, 13 cias. de cruzeiro e outros fornecedores globais de viagens. Mais de 100 bilhões de dólares em viagens são vendidos anualmente através do GDS Sabre.
O Sabre Travel Network faz parte do grupo Sabre Holdings, uma empresa global de tecnologia que provê soluções para a maior indústria do mundo – viagens e turismo.[http://pt.la.sabretravelnetwork.com].



As informações são"Revista Fator".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Quem vai comprar a TAP e a ANA?

Os potenciais interessados na TAP e na ANA já estão a posicionar-se. O Governo está a conduzir os dois dossiês de forma coordenada, apesar de serem duas operações autônomas. Até ao momento, 17 potenciais interessados na TAP já receberam um primeiro documento com informação sobre a companhia aérea. Na ANA, o processo está mais demorado, mas já dois consórcios confirmaram o seu interesse na gestora dos aeroportos nacionais.

O Grupo IAG, que une a British Airways e a Iberia, bem como a Avianca, já confirmaram o seu interesse na privatização da TAP. 

A Lufthansa e a Lantam não oficializaram a sua posição, mas também aparecem na lista. O "Expresso" avançou que a Delta Airways e a Virgin também solicitaram a informação sobre a companhia ao Governo. E, como o Negócios noticiou, existem dois portugueses que também quiseram receber os dados: a EuroAtlantic, próxima da Avianca, e a Sata, embora, até agora, não tenha sido possível concluir qual o interesse da companhia aérea detida maioritariamente pelo Governo regional dos Açores. Ainda na corrida à TAP poderão estar grupos como a Qatar Airways e a Turkish Airways. O Governo já admitiu que quer encontrar os investidores da TAP até ao final do ano, mas, por enquanto, ainda nem sequer existe caderno de encargos.

Na ANA, as portuguesas Brisa e Teixeira Duarte já se aliaram a parceiros internacionais para se candidatarem à privatização. A Brisa aliou-se aos parceiros da CCR, enquanto a Teixeira Duarte está com os espanhóis da Ferrovial. Em entrevista à Bloomberg, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, admitiu existir "pelo menos uma dúzia de interessados na privatização da ANA – Aeroportos de Portugal". Apesar de a TAP e a ANA estarem sob a tutela da Economia, este dossiê está na mãos de Maria Luís Albuquerque, secretária de Estado do Tesouro e Finanças.


As informações são"Jornal de Negócios - Portugal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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Aerolineas Argentinas já é SkyTeam


“Ganhamos o direito de ser parte da SkyTeam”, afirmou Mariano Recalde, presidente da Aerolineas Argentinas, indicando que este é um dos mais importantes momentos nos 62 anos de vida da empresa e o instante de afirmação do plano qüinqüenal de negócios da atual gestão. O ato de ingresso foi realizado no final da tarde desta quarta (29), no novo hangar da Aerolineas no aeroporto central Jorge Newbery (Aeroparque), com a participação do CEO da Sky Team, Michael Wisbrun, dirigentes das companhias que integram a aliança e  convidados. A Aerolineas é a primeira empresa da América do Sul 

A incorporação à aliança global dará um maior aproveitamento ao mercado e uma conectividade mundial sem precedentes, comemorou Recalde, lembrando que a proposta de ingresso em uma das associações internacionais era prevista para 2013 e foi antecipada em quase um ano. O processo foi iniciado em agosto de 2010. “O ingresso em uma aliança é algo muito complicado e significativo para qualquer empresa aérea.  Para nós era ainda mais difícil porque antes deveríamos alcançar outras metas, como voltar a ser integrante da IATA, da qual havíamos sido excluídos em 2001 por falta de pagamento dos compromissos”, recordando a época de administração privada ( do grupo espanhol Marsans) e de outros problemas vividos até que o governo tomasse uma posição sem precedentes. 

A inauguração de novas rotas, a aquisição de simuladores próprios para a capacitação e treinamento dos pilotos, a atualização tecnológica dos sistemas, a inauguração de um novo terminal próprio em Ezeiza e a disponibilização de uma nova sala VIP são fatos a mais apresentados no trabalho de recuperação e renovação da empresa. A frota atual da Aerolineas conta com 57 aviões : 11 Airbus 340, 26 Boeing 737-700/800 e 20 Embraer 190. 

O executivo reiterou que a companhia mereceu. “Fomos contra a história que nenhuma empresa depois de ter saído da organização internacional do transporte aéreo conseguira voltar; tivemos que levantar o concurso junto aos credores, renovar a frota, fazer a empresa competitiva, crescer em operações, melhorar o serviço e retomarmos a confiança.  O esforço foi intenso. Aerolineas inicia um novo capítulo. 

A partir de agora os passageiros da Aerolineas vão se beneficiar com a possibilidade de conexões pela rede  da aliança através dos centros de distribuição na Europa, Américas e Ásia, além de uma série de benefícios.  

A SkyTeam conta com 14.800 voos diarios e mais de 990 destinos em 178 paises com as 18 companhias membros. Aeroflot, Aeroméxico, Air Europa, Air France, Alitalia, China Airlines, China Eastern, China Southern, Czech Airlines, Delta Air Lines, Kenya Airways, KLM Royal Dutch Airlines, Korean Air, Middle East Airlines, Saudia, TAROM e Vietnam Airlines. Com o ingresso da Aerolineas são mais 18 destinos internacionais a partir de Buenos Aires e 35 domésticos. São destinos chave da Argentina como Patagônia, Puerto Iguazú, Córdoba, Mendoza e Montevideu, São Paulo ou Santiago do Chile. 


Curiosamente, no mesmo dia onde a festa é toda para o seu ingresso em uma das tres grandes alianças da aviação aérea mundial, a Aerolineas foi multada pelas autoridades americanas em US$ 50 mil  por ter violado normas em anuncio sobre publicidade de bilhetes com descontos onde não foram detalhados de modo específico todos os encargos incluídos antes do preço final apresentado.  As violações foram detectadas no site da Aerolineas para o mercado dos Estados Unidos.



As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Unknown

Avião cargueiro russo pousa em Porto Velho com três helicópteros


O avião cargueiro de fabricação russa antonov ANT124-100 desembarcou na base aérea de Porto Velho nesta quarta-feira (29) trazendo equipamentos e três helicópteros. É a terceira vez que o avião pousa na cidade, a primeira em 2009 e a segunda em 2010.
Os helicópteros estão sob responsabilidade do 2º e 8º Grupo de Aviação Esquadrão Poti. De acordo com o Major Martins, chefe de operação do Esquadrão Poti, a chegada dos helicópteros em Porto Velho marca um momento importante para o grupo. "Para completar o nosso acervo, esses helicópteros vieram em um ótimo momento. Para tanto é necessário uma operação mais complexa, como por exemplo a contratação de um avião de grande porte", afirmou o major.
O antonov tem 65 metros de comprimento, 73 de envergadura e 20 de altura; possui capacidade de carga útil de 120 toneladas.


As informações são"G1".Sempre é citado o link de referência.
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Unknown

Helicóptero falha no pouso, dá cambalhota e fere passageiros; assista


Um helicóptero sofreu um acidente no momento em que pousava em uma escola de Godhra, na Índia, na quarta-feira (29). O helicóptero levava um líder espiritual hindu e outros passageiros, que iriam participar de um evento religioso na cidade.
Todos escaparam do acidente com ferimentos leves. Segundo a imprensa local, uma corrente de ar teria sido a causa do acidente. Vídeo com áudio original.


As informações são"paraiba".Sempre é citado o link de referência.
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China compra 50 aviões da Airbus por US$ 4 bilhões


A China assinou acordo com a Alemanha para comprar 50 aviões da Airbus, que juntos valem mais de US$ 4 bilhões, durante visita da chanceler Angela Merkel à capital chinesa, na primeira encomenda significante desde que Pequim e Europa começaram a brigar por causa das taxas de emissão de carbono. As divergências entre China e União Europeia tinham congelado negócios de até US$ 14 bilhões.
A chinesa ICBC Leasing e a Airbus - cuja matriz, EADS, é franco-alemã - assinaram um contrato para 50 aviões da família A320 e outros acordos sobre montagem de aeronaves no país asiático, segundo a agência estatal de notícias Xinhua. Segundo a agência, o negócio vale US$ 3,5 bilhões, mas a preços de tabela da Airbus chegaria a US$ 4,6 bilhões.
Os grandes pedidos que aviões que a China faz geralmente coincidem com visitas de autoridades dos Estados Unidos e Europa, mas esse acordo ficou abaixo das rumores de 100 aviões que começaram a circular na véspera da visita de Merkel.
A Airbus ressaltou que está satisfeita com a encomenda, que inclui o primeiro pedido da China do modelo da fabricante que mais vende, o A320neo, uma versão mais moderna do avião de um corredor. Autoridades disseram que Airbus e China também chegaram a um acordo de US$ 1,6 bilhão para aumentar a linha montagem no A320 em Tianjin, perto de Pequim.



As informações são"Terra Brasil Reuters ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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Infraero faz licitação e pregão para obras no aeroporto de Florianópolis


Na manhã desta quinta-feira (30), a Infraero abre os envelopes que vão definir a empresa vencedora da licitação para a execução da obra do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis.
Já na tarde desta quinta começa o pregão eletrônico, no qual os consórcios participantes podem diminuir o valor cobrado pelo serviço. De acordo com a Infraero, o contrato deve ser assinado em 30 de novembro e o aeroporto ampliado poderá receber mais de 6 milhões de passageiros por ano. Atualmente, a capacidade é de 2,7 milhões de passageiros.


As informações são"G1 SC".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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A marca é Azul


Era perfeitamente previsível que assim seria, mas as duas empresas souberam ganhar espaço e preencher com pompa e circunstância o anúncio oficial. Ele foi feito hoje à tarde (30), em um dos salões de eventos do Hilton Hotel, no Morumbi, zona sul da capital, onde a coletiva convocada começou com o visual Azul e Trip juntas para  a transposição no decorrer da exposição ao nome Azul, a marca que  ressaltará toda a identidade visual da empresa  resultante da fusão anunciada desde 28 de maio. 

Sem surpresa e com base em pesquisas após um processo técnico para definição, estabelece-se a marca unificado. “Optamos por uma marca única para a operação em nosso mercado doméstico, priorizando sua posição relevante nos mercados mais caros e de maior reconhecimento”, afirmou  José Mário Caprioli, fundador da Trip hà 14 anos, revelando dados do trabalho feito pela consultoria McKinsey,

Para simbolizar a união entre as duas companhias, a nova identidade visual foi criada, trazendo elementos da Trip que preservam o legado desta  no novo logotipo. A expectativa de aprovação por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e pela Agência Nacional de Aviação Civíl (Anac), dará às empresas – proximamente -  a operação  com a marca Azul da holding Azul Trip S/A. 

Assim,  o logotipo padrão da Azul passará por modificações. A letra “U” na palavra “Azul” passa a ser grafada em tons contrastantes com as letras “A”, “Z” e “L”, de forma a evocar a logotipia atual da Trip, onde a letra “I” é grafada em tonalidades distintas. Além de remeter ao logo da Trip, a letra “U”  foi destacada em outra tonalidade  para simbolizar a “união” das duas companhias em torno do objetivo de ser a número 1 na escolha dos Clientes. 

As expressões “Linhas Aéreas Brasileiras” e “Brazilian Airlines”, deixam de existir, uma vez que a empresa já se consolidou como uma companhia aérea e brasileira. Ambas vão manter as marcas por algum tempo, enquanto aguardam a definição das autoridades de governo  oficializando a fusão. Uma assinatura alusiva e um selo marcam o momento de integração com o tema  “Azul e Trip: juntas pelo Brasil.” 

Os novos aviões, encomendados já chegarão ostentando a nova identidade unificada.  Os primeiros deverão ser incorporados entre o final de setembro e outubro.  Para os já existentes nas malhas, eles receberão de modo gradativo, quando da manutenção e repintura, programados para acontecer ao longo dos próximos anos. A expectativa é de que em dois anos toda a frota esteja sob a nova marca. 

Ações em terra serão feitas com o objetivo de manter a lembrança das atuais marcas Como já é tradição da Azul “batizar” suas aeronaves, todos os aviões da Trip ganharão “padrinhos e madrinhas”, e terão uma faixa na cor prata, elemento presente na identidade atual da empresa. Além disso, um Embraer e um ATR da Trip serão mantidos  para sempre com as pinturas atuais..  Um Embraer 195 ganhará uma pintura especial tendo como base a cor prata, presente na identidade da Trip, simbolizando a união das duas empresas. Será o avião símbolo da fusão. 

No quesito uniformes e para deixar clara a mensagem de união, as companhias resolveram adotar os  que estão sendo utilizados por cada um em diferentes áreas. Nos aeroportos, o setor de atendimento vestirá Trip,  uniforme desenvolvido pela estilista Teresa Santos que vai criar também  um novo  para os comissários de bordo.  

Os técnicos de manutenção de ambas as empresas passarão a utilizar os uniformes hoje empregados pela Azultec, a divisão de manutenção da Azul. A unidade de cargas, a Azul Cargo, manterá o seu atual traje, com a mudança da marca. O uniforme para pilotos ainda está em definição.

As companhias passam a adotar no promocional  as cores “azul médio” (no jargão interno, o “azul Trip”) como cor de suporte, assim como o uso pontual da cor cinza-prateado, outra referência direta à identidade atual da Trip

Um novo padrão (cores “azul médio” o chamado “azul Trip”)  será gradativamente aplicado a veículos, equipamentos de apoio em solo, edifícios, balcões de aeroportos, materiais impressos e peças promocionais, sempre de acordo com o cronograma estipulado. 

 “Nossa intenção foi a de promover a continuidade do incrível legado que ambas as companhias aportam. Ainda que jovens – a Trip tem 14 anos e a Azul menos de quatro– trabalhamos para que as duas marcas fossem promovidas e lembradas, com a inclusão de elementos das duas em todo o trabalho de identidade visual nesta nova fase de unificação”  reafirmou Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul.


“Temos enorme confiança no que vem pela frente”, acrescentou. “Todos os funcionários serão TRIPulantes,  e esta será  uma fusão de crescimento. Estamos mudando o que já é possível dando esta conotação que envolve quase 9 mil funcionários, operações de 840 voos diários das 115 aeronaves, representando 25% de todas as decolagens realizadas no Brasil”.





As informações são"brasilturis por ANTONIO EURYCO".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Tam terá de sair da Star Alliance


Entre as decisões importantes que a Latam vai ter de tomar nos próximos meses está a permanência ou não na Star Alliance. Segundo a vice-presidente da Tam, Cláudia Sender, há um impedimento na justiça chilena para que a Latam esteja na mesma aliança que a Avianca/Taca. A Star Alliance já sabia disso quando aprovou a entrada da Avianca/Taca, e com isso inviabilizou a permanência da Tam. Mas Claudia disse que a Tam tem até 2014 para tomar uma decisão. Tanto a Tam quanto a Lan podem trocar de aliança ou mesmo uma delas escolher ficar fora de qualquer aliança.

Também a decisão sobre troca de sistema e plataforma tecnológica ainda está distante. A Lan vem há dois anos preparando sua migração de Amadeus para Sabre, que ocorre no dia 7 de setembro. Mas a Tam ainda não decidiu sequer se e quando trocará de sistema (hoje usa o Amadeus). 

O Portal PANROTAS havia ouvido uma fonte ligada à Star Alliance, segundo a qual a Tam havia pedido para sair, mas havia um impasse financeiro. Ou seja, a Star estaria querendo uma compensação pela saída.

Cláudia Sender não confirmou essa informação.


As informações são"Panrotas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
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Aeroporto Petrônio Portella terá treinamento de como lidar com acidentes


O Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella realizará, na manhã desta sexta-feira (31), o treinamento anual para lidar com acidentes aeronáuticos. O treinamento é realizado anualmente visando aferir e validar o Plano de Emergência do Aeroporto, quando participam do evento, além da INFRAERO, as Empresas Aéreas, Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo, Seção Contra-Incêndio, Táxis Aéreos, empresas de abastecimento, concessionários do Aeroporto e os Órgãos externos como o 2.º BEC, 25.º.BC, SAMU, Polícia Militar do Piauí, STRANS, CIPTRAN, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiro Urbano, dentre outros. 

A iniciativa é da Infraero juntamento com os órgãos Integrantes do Plano de Emergência do Aeroporto, o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo – EXEAC, cumprindo o que recomendam o Órgão Regulador da Aviação Civil no Brasil – a Agência Nacional de Aviação Civil e a Organização da Aviação Civil Internacional – OACI. 

Cerca de 60 voluntários empregados da comunidade aeroportuária e dos Órgãos externos integrantes do PLEM participaram do curso de formação do Corpo Voluntários de Emergência (CVE) recebendo instruções teóricas e práticas de primeiros socorros, traumatismo, transporte de acidentados, recuperação cardio-respiratória, emergência em aeroporto e combate a princípio de incêndio.

O treinamento simulará um acidente com um 737-300, quando o comandante da aeronave PT-TFF (fictícia) reportará à torre de controle de tráfego aéreo (TWR) problemas no trem de pouso que não indica baixado e travado e, após sobrevoar para alijar combustível, sobrevoando a cidade, deve pousar de “barriga”. 

Declara SITUAÇÃO DE SOCORRO, para Acidente Inevitável. O operador da torre de controle aciona o Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) e o Centro de Operações Aeroportuárias, que desencadeia as ações e acionamentos previstos no Plano de Emergência do Aeroporto. 

Para dar maior realismo ao Exercício e treinar os bombeiros do aeroporto, o serviço de salvamento e combate a incêndio, sob coordenação da INFRAERO, fará um fogo proporcional ao causado pela queda e incêndio da maior aeronave que opera no aeroporto, trabalhando no controle do incêndio, proteção das vias de fuga dos passageiros e a remoção dos passageiros incapacitados do interior da aeronave ou de suas ferragens, levando-os para local afastado, quando serão efetuadas pelos integrantes do Corpo de Voluntários de Emergência - “cveanos” as primeiras intervenções de socorros médicos e remoção para rede hospitalar.


Fonte: Ascom


As informações são"Portal AZ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Casal gay processa companhia aérea após achar vibrador fora da mala


Dois homens estão processando a empresa de aviação Continental Airlines depois que encontraram um vibrador, que estava dentro da bagagem, amarrado ao lado de fora de suas malas. As informações são do tabloide britânico ‘The Sun’.

Segundo o jornal, o casal gay, que não quis se identificar, estava de férias na Costa Rica e, quando retornaram a Norfolk, nos Estados Unidos, perceberam que a mala estava com o ‘brinquedo sexual’ à vista, preso com uma fita adesiva que ostentava o logotipo da empresa áerea.

Eles entraram com uma ação por negligência e invasão de privacidade. O advogado da causa acredita que a brincadeira foi feita de forma voluntária por funcionários da companhia, após perceberem que o casal era homossexual.


As informações são"AthosGLS".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Unknown

Azul e Trip esperam que fusão passe por Cade até fim do ano

A aprovação da fusão entre as companhias aéreas Azul e Trip deve ocorrer até o fim deste ano, de acordo com a previsão do futuro diretor de operações da companhia.

Antes disso, entretanto, o code share (compartilhamento de voos) deverá estar totalmente implementado.
"Até o final do ano unificaremos a experiência do passageiro. Esperamos que a autorização da Anac e do Cade respeite esse prazo", afirmou José Mario Caprioli a jornalistas nesta quinta-feira.
Caprioli atualmente é presidente da Trip, e após a fusão assumirá o cargo de vice-presidente técnico operacional da companhia, que manterá o nome Azul.
"Até o final de outubro, entre 20 e 30 de outubro, o code share estará totalmente implementado... O code share é o veículo regulatório enquanto (as empresas) têm certificações operacionais diferentes." A companhia resultante da fusão encerrará o ano com 116 aeronaves, acima das atuais 114 unidades.
A nova Azul substituirá todos os aviões Embraer 175 por modelos 190 e 195, enquanto os turboélices ATR 42/300 seråo trocados por ATRs 72/600 e 500.
Os primeiros aviões da Embraer e da ATR já com a nova identidade visual da companhia aérea serão recebidos em setembro.
A previsão de Caprioli é que em cerca de 20 meses a partir da aprovação da fusão pelo Cade todos os aviões já tenham a nova marca.


As informações são"Exame ".Sempre é citado o link de referência.
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American Airlines SkiClub pronto para o inverno dos EUA


O diretor geral da American Airlines no Brasil, Dílson Verçosa Júnior, comemora o sucesso do programa de turismo de neve, American Airlines SkiClub, que leva brasileiros para estações de esqui dos Estados Unidos, e prepara o lançamento, em setembro, da 11ª edição em três capitais, São Paulo (dia 17), Brasília (dia 19) e Rio de Janeiro (dia 21).
Motivos para comemorar e acreditar numa temporada melhor ainda, Verçosa tem muitos. O principal é que embarca, desde a criação do programa em 2002, 25% mais brasileiros por ano para as montanhas dos EUA entre os meses de novembro a abril. Tanto, que os representantes das estações de esqui apontam o País como uma potência mundial quando o assunto é “turismo de neve”.
Com 22 anos de atuação no Brasil, a American Airlines é a empresa norte-americana que oferece maior quantidade de voos ligando Brasil e Estados Unidos. São 85 voos e, até o final do ano, passará a operar um total de 102 frequências semanais partindo de sete cidades brasileiras.
Para a temporada de neve 2012/2013, a partir de 1º de outubro, a American lançará um segundo voo diário entre São Paulo e o Aeroporto JFK de Nova York. A partir 15 de novembro, a American passará seu voo de Salvador para Miami, com escala em Recife para um voo sem escalas. Serão cinco voos semanais, um partindo de Salvador direto para Miami e outro de Recife para Miami. A American também acrescentará mais um voo diário sem escalas entre Rio de Janeiro e Miami, aumentando para dois voos diários sem escalas a partir de 15 de dezembro.
Outra mostra significativa do sucesso é o aumento de destinos. Quando começou, eram quatro montanhas. Hoje são 17 opções de destino em cinco estados; Colorado, Nevada, Utah, Vermont e Wyoming. Como receita para dar certo, ele aponta as parcerias com a MasterCard, com a Hertz, a Telecall e o pool de operadores de turismo brasileiros especializados neste tipo de viagem que vendem os pacotes com exclusividade.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Companhias da Avianca-Taca transportam mais 209 mil passageiros em Julho

As companhias aéreas do grupo Avianca-Taca, que é um dos potenciais interessados na privatização da TAP, transportaram em Julho 2,067 milhões de passageiros, mais 11,3% ou mais 209 mil que há um ano.
O crescimento, de acordo com a informação da companhia, assentou no aumento do número e passageiros em voos domésticos na Colômbia, Peru e Equador, que foi de 20,9% ou 201 mil, para 1,16 milhões.
As ligações internacionais também tiveram aumento do número de passageiros, mas de apenas 0,9% ou cerca de oito mil, para 904 mil.
A informação também mostra que foi nas rotas domésticas que o grupo fez a maior expansão de capacidade, com um aumento de 28,8% em ASK (lugares x quilómetros percorridos), enquanto nos internacionais o incremento foi de 8,3%.
Aparentemente estes aumentos não foram acompanhados integralmente pelos crescimentos do tráfego, tendo em conta que os aumentos do número de passageiros, mas a Avianca-Taca não divulga qual foi a evolução em RPK (passageiros x quilómetros percorridos), que seria o indicador que permitira comparar com a expansão dos ASK.
A informação do grupo de que o maior accionista é o empresário Germán Efromovich, que já assumiu o interesse na privatização da TAP indica que no conjunto dos sete meses de Janeiro a Julho a Avianca, a Taca e suas subsidiária somam 12,977 milhões de passageiros transportados, +13,4% ou mais 1,5 milhões que no período homólogo de 2011.
Também para estes sete meses, o maior impulso para o crescimento foi das rotas domésticas, com um aumento de 20,7% ou 1,27 milhões de passageiros, para 7,4 milhões, enquanto na rotas internacionais o incremento foi de 4,9% ou 261 mil passageiros, para 5,57 milhões.


As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Boeing celebra um ano de certificação do 787


Este fim de semana a Boeing (NYSE: BA) comemorou o aniversário de um ano de certificação do 787 Dreamliner obtido em 26 de agosto de 2011 (domingo). A Federal Aviation Administration (FAA) e a Comissão Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) concederam os certificados para o novo jato. Além disso, a FAA também acrescentou o 787 ao certificado de produção da Boeing.
"Receber esses certificados teve um grande significado para o programa 787 e foi um marco histórico para a Boeing", disse Larry Loftis, vice-presidente e gerente geral do programa 787. "A certificação demonstra que o avião encontrou todos os requisitos para operações comerciais, que havíamos completado o programa de teste mais rigoroso de nossa história e que o Dreamliner estava pronto para operar comercialmente”.
Até hoje, foram entregues dezessete 787 a companhias aéreas e o programa tem mais de 800 pedidos a serem realizados, com 58 clientes globais. Os aviões em serviço apresentam o desempenho esperado com dispatch reliabilty ratings iguais aos anteriores novos modelos da Boeing, incluindo o 777.
"Estamos sempre cientes dos sacrifícios feitos e do grande talento aplicado para alcançar as metas desafiadoras que colocamos diante de nossas equipes", disse Loftis. "Do conceito, ao projeto, da construção e até os testes - dezenas de milhares de homens e mulheres de todo o mundo tiveram um único objetivo: conquistar essas certificações".
Um mês após a certificação, a empresa entregou o primeiro 787 à japonesa ANA para lançamento e, um mês depois, o avião entrou em serviço.
"Esses 12 últimos meses foram realmente especiais para a equipe do 787", disse Loftis. "E serão melhores ainda já que vemos um futuro longo e brilhante para este programa."
Perfil - O Boeing 787 Dreamliner foi lançado oficialmente em abril de 2004, com pedido recorde da ANA (All Nippon Airways). O Dreamliner traz uma melhoria de 20% em relação ao uso de combustível do que existe no mercado, juntamente com uma redução de 30% dos custos de manutenção. O avião ganhou admiração mundial por seu uso pioneiro de materiais para estrutura primária, avançados sistemas eletrônicos e por características excepcionais que garantem o conforto dos passageiros.


As informações são"Revista Fator".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Delta comemora entrada da Aerolíneas Argentinas na Skyteam

A Delta Air Lines dá as boas vindas nesta quarta-feira (29/08) a Aerolíneas Argentinas como membro oficial da aliança global de companhias aéreas Skyteam. A empresa de bandeira argentina é o primeiro membro sul-americano do grupo.

De sua base em Buenos Aires, a Aerolíneas Argentinas voa para 18 destinos internacionais na Europa, no Pacífico Sul e nas Américas. Além disso, em parceria com a Austral Lineas Aereas, a empresa opera voos para 34 destinos na Argentina, o maior número de rotas atendidas no país. 

Como parte da Skyteam, os clientes Aerolíneas pode alcançar o mundo através de conexões com a Delta e os outros 16 membros da SkyTeam, acessando mais de 993 destinos em todo o mundo.
 
"Com o ingresso das Aerolíneas Argentinas na Skyteam, vislumbramos a possibilidade de oferecer maior número de opções de viagens de e para a Argentina, principalmente quando se leva em conta seus fortes laços comerciais com os outros países sul-americanos. Esta nova parceria aprofunda nosso compromisso com a América Latina, além de marcar a posição da Skyteam na região, fornecendo mais e melhores benefícios para os clientes que atendemos", diz Michael Wisbrun, diretor administrativo da Skyteam.
 
Antes de ingressar na Skyteam, Aerolineas Argentinas iniciou um programa de recuperação, que incluiu novas aeronaves, revisão da marca e melhorias significativas de produtos.

Em maio, a Delta e Aerolineas anunciaram a introdução de competência recíproca e benefícios de resgate para Delta SkyMiles e Aerolíneas Plus membros. Agora, os clientes da Delta têm a possibilidade de acumular e resgatar SkyMiles nos voos da Aerolineas Argentinas, bem como ter acesso ao novo salão de embarque da companhia no aeroporto de Buenos Aires.
 
"Fazer parte do Skyteam é uma grande oportunidade para que a rede global da Aerolíneas Argentinas se expanda, além disso essa parceria também irá oferecer aos clientes do SkyTeam novos destinos em toda a Argentina e América do Sul", diz Mariano Recalde, presidente da Aerolíneas Argentinas. 
 


As informações são"Mercado & Eventos por Leila Melo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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Embraer abre inscrições para processo seletivo de programa de mestrado


A Embraer abriu inscrições para o processo seletivo de seu Programa de Especialização em Engenharia (PEE), que procura engenheiros recém-formados em diversas modalidades - entre elas, a engenharia civil - que queiram trabalhar no segmento de aviação. As inscrições vão até o dia 31 de agosto.
O PEE é desenvolvido em parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Ao final das aulas, os graduados receberão o título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
O curso é dividido em três fases, com duração de cinco a seis meses: Fundamentos da Aeronátuica, Especialização e Projeto do Avião. As aulas acontecem de segunda a sexta, em período integral (das 7h30 às 17h00) e são ministradas por professores do ITA, especialistas da Embraer e consultores de diversos países.
O processo seletivo é aberto a engenheiros graduados entre 2010 e julho de 2013 que sejam fluentes em inglês. Após aprovação nos testes online de inglês, os participantes serão chamados para avaliações presenciais, seguido de entrevistas.
Os candidatos selecionados para o PEE recebem uma bolsa durante todo o período das aulas, além de possibilidade de contratação pela Embraer. As inscrições podem ser feitas no site www.embraer.com.


As informações são"piniweb".Sempre é citado o link de referência.
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Piloto brasileiro chega em Campinas neste sábado após volta ao mundo

O piloto brasileiro Walter Toledo pretende encerrar a volta ao mundo a bordo de um monomotor no sábado (1), chegando no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP). Aos 21 anos, ele encerrou no dia 25 de agosto o trajeto definido pelo 'Guinness World Records' em 53 dias para bater o recorde mundial da pessoa mais nova a concluir o feito, quando pousou em Miami (EUA). Após 56 dias de viagem, o jovem comandante retornou ao território brasileiro e pousou na terça-feira (28) em Boa Vista (RR). Ele segue para Goiânia (GO) e termina a expedição 'Brasil Voando Alto' em Campinas, onde iniciou o projeto no dia 3 de julho.

A marca do piloto mais jovem a dar a volta ao mundo é, oficialmente, do jamaicano Barrington Irving, que completou a viagem em 97 dias em 2007 aos 23 anos. Walter Toledo reuniu imagens de GPS, registros de voo, carimbos nos passaportes dos países que passou, além de vídeos e fotografias produzidos por um amigo e vai apresentar o material à equipe do 'Guinness World Records', onde o projeto já foi inscrito, para buscar a confirmação do novo recorde.

Problemas na Rússia
Entre as principais barreiras encontradas pelo piloto brasileiro Walter Toledo durante a expedição de volta ao mundo foram problemas com o abastecimento de combustível na Rússia. Ele foi obrigado a esperar por duas semanas naquele país para conseguir autorizações para abastecer com gasolina de aviação em quatro aeroportos após negociação com o governo russo. Depois disso, a rota foi alterada.


Foi necessário ainda remover 270 quilos de peso do avião para a instalação de um tanque de combustível extra, com capacidade de armazenamento de 300 litros de gasolina, reduzindo o número de paradas necessárias de sete para quatro aeroportos. Para deixar a aeronave mais leve, o fotógrafo que acompanhava Toledo parte direto para o Alaska levando alguns itens usados na viagem. Eles se reencontraram no ponto de parada e seguiram juntos para o Brasil. Nos Estados Unidos, por conta do furacão Isaac, o piloto precisou adiar o retorno ao país de origem por causa das más condições meteorológicas.
Expedição
A expedição 'Brasil Voando Alto' começou no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, no dia 3 de julho. Walter Toledo percorreu cidades do Brasil, Granada, Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Islândia, Escócia, Inglaterra, França, Alemanha e Rússia. Durante a preparação para a volta ao mundo, o piloto realizou em maio uma viagem experimental para as Ilhas Falklands, na América do Sul. A expedição durou quatro dias, sendo 28,5 horas de voo, para identificar possíveis dificuldades burocráticas na permissão de operação que podem ocorrer durante o projeto.
O percurso escolhido começou também em Campinas, passou por Porto Alegre (RS), Rivera (Uruguai), Mar Del Plata (Argentina), chegando a Comodoro Rivadavia (Argentina) para abastecer, seguindo em um voo noturno para Port Stanley (Falkland). A chegada da equipe foi em São Paulo.

As informações são" G1 Campinas e Região".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Infraero inicia obras de ampliação do aeroporto de Manaus

A Infraero deu início a  obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). Na semana passada, começaram as intervenções na Avenida Santos Dumont, via de acesso localizada em frente ao terminal de passageiros 1, para a construção do novo estacionamento do Eduardo Gomes. O avanço dos tapumes para a realização dos trabalhos está em andamento desde segunda-feira
 
Devido aos trabalhos, a área utilizável da faixa de rolamento da via foi reduzida em 6 m. Para garantir a boa acessibilidade da via e a segurança dos trabalhadores, pedestres e veículos que trafegam pelo local, a Infraero e a empresa responsável pelas obras no aeroporto elaboraram um projeto de sinalização vertical e horizontal para o local.

Faixas de pedestres, lombadas e placas de sinalização estão sendo instaladas para orientar o público e manter a segurança da área. Ao todo, serão implantadas três lombadas provisórias, que serão utilizadas enquanto durarem os serviços de transferência dos tapumes, e outras quatro lombadas permanentes localizadas em áreas estratégicas. Além disso, serão confeccionadas 35 placas de sinalização vertical com pintura reflexiva.


As informações são"Mercado & Eventos por Luiz Marcos Fernandes".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
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Infraero conclui obras no Aeroporto de São Luís

O terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA) voltou a operar normalmente ontem, depois de quase 16 meses de obras para ampliação e melhoria do espaço. Neste período, foram aplicados R$ 13,2 milhões em reformas, que resultaram na duplicação da área de embarque, no aumento de 20% na área útil da sala de desembarque e no número de balcões de check-in – de 22 para 27 posições.

As informações são"Panrotas por Diego Verticchio".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
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Líder Aviação vende dois aviões e chega à marca de 800 aeronaves vendidas no Brasil


A Líder Aviação fechou dois importantes negócios na 9ª edição da Labace – maior feira de aviação executiva da América Latina –, que terminou na última sexta-feira (17), em São Paulo. A empresa vendeu dois bimotores Baron G58, campeão de vendas em seu segmento. Devido a essas negociações, a Líder Aviação atingiu a marca de 800 aeronaves vendidas no país. “Este número mostra a importância da empresa no setor de vendas e reforça a confiança que o mercado deposita em nosso trabalho e experiência”, afirma o diretor de vendas de aeronaves, Philipe Figueiredo.
A respeito dos resultados obtidos na Labace, Philipe explica que a feira ainda deverá render novos contratos até o final do ano: “além de fecharmos dois excelentes contratos, mantendo o nosso histórico de bons resultados na feira, tivemos a oportunidade de iniciar conversas que, nos próximos meses, poderão gerar em novas vendas”, diz o diretor.


As informações são"aviacaobrasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Jato de US$ 21 milhões bate 1.115 km/h e se torna mais rápido do mundo


O Citation Ten, fabricado pela americana Cessna, foi eleito o avião civil mais rápido do mundo, após anunciar um aumento na velocidade para 1.115 km/h na velocidade máxima para cruzeiro. De acordo com comunicado divulgado pela companhia nesta terça-feira, a aeronave custa US$ 21,495 milhões - preço básico, antes de importação.
Segundo a Cessna, o Citation Ten vem com winglets instalados de fábrica, o que permite uma evolução em termos de velocidade, alcance, razão de subida e economia de combustível. O modelo é equipado com duas turbinas de nova geração da Rolls Royve, o que possibilita uma subida direta para 45 mil pés em 23 min.

Outra mudança com relação ao Citation X - antecessor do Citation Ten - é com relação a parte interna, já que a cabine ficou com mais espaço, com as poltronas redesenhadas e maior capacidade para inclinação. Os oito assentos são equipados com painel de controle e tela sensível ao toque, com sistema que permite que cada passageiro  regule a iluminação e a temperatura, além de disponibilizar acesso à internet, visualização do mapa de voo e envio de mensagens de texto.
O modelo traz ainda um painel remodelado, novos pedestais e colunas de manche, além de três telas de 14 polegadas e quatro painéis de controle com sistema touch.

As informações são"jb".Sempre é citado o link de referência.
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Passageiros da Air Europa esperam há dois dias devido a avião avariado em Nova Iorque

Os passageiros do voo da Air Europa de Domingo entre Nova Iorque e Madrid continuam na metrópole norte-americano à espera da ligação, noticiou ao fim da tarde de hoje o online espanhol especializado em turismo “Preferente”, que diz fontes da companhia asseguram que o voo se realizará ainda hoje.
A notícia descreve reclamações dos passageiros, designadamente quanto a falta de informação, mas também cita fontes da companhia aérea do grupo Globalia que refutam essas críticas e garantem que foram alojados em hotéis proporcionados pela Air Europa.
Essas fontes dizem que o avião teve que aguardar o envio de Espanha de uma peça necessária para a sua reparação, sem especificar do que se tratava, e asseguram que os passageiros regressarão a Madrid ainda hoje.


As informações são"Presstur ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Market share da TAM sobe pela 1ª vez desde maio de 2011


Pela primeira vez desde maio de 2011, a TAM registrou aumento na participação no mercado doméstico de aviação em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No mês passado a companhia aérea, que concluiu o processo de fusão com a chilena LAN em junho, criando a Latam, respondeu por 41,87 por cento do mercado doméstico, ante 41,01 por cento no mesmo período do ano passado. Em relação a junho também houve aumento, visto que naquele mês a participação havia sido de 41,05 por cento.
No acumulado do ano, todavia, a TAM continua a mostrar recuo no market share, de 40,03 por cento nos sete primeiros meses de 2012, ante 42,45 por cento no mesmo período do ano passado.
Já a Gol voltou a apresentar recuo, de 38,24 por cento em julho de 2011 para 32,95 por cento no mês passado. Se somada a participação da WebJet, adquirida pela Gol em junho do ano passado, a participação do grupo é reduzida de 43,2 por cento para 38,09 por cento.
Entre janeiro e julho, a Gol recuou de 37,63 por cento para 33,92 por cento, e se somada a WebJet o recuo é de 3,25 pontos percentuais, de 42,98 por cento para 39,73 por cento.
A Azul, por sua vez, viu sua participação de mercado crescer de 8,97 por cento em julho de 2011 para 10,03 por cento no mesmo mês deste ano. A Trip, que anunciou a fusão com a Azul no início de junho deste ano, avançou de 3 por cento para 4,68 por cento do mercado doméstico, na mesma base de comparação.
No ano, a Azul cresceu de 8,04 por cento para 10,13 por cento do mercado, enquanto a Trip avançou de 2,79 por cento para 4,39 por cento do mercado.
A Avianca, por sua vez, registrou crescimento no market share de 3 por cento em julho do ano passado para 4,74 por cento no mês passado, ainda de acordo com a Anac. No ano, o avanço foi de 2,73 por cento para 4,98 por cento.

TAXA DE OCUPAÇÃO RECORDE


A taxa de ocupação nos aviões em voos operados no Brasil ficou perto de 80 por cento em julho, no maior patamar para o mês dentro da série histórica da Anac, como resultado de aumento da oferta de assentos inferior à alta da demanda.
De acordo com a agência reguladora, a ocupação nas aeronaves em voos internos foi de 79,45 por cento no mês passado, ou 4,27 pontos percentuais acima da registrada um ano antes.
A demanda por transporte aéreo no Brasil cresceu 7,86 por cento em julho sobre igual mês de 2011, enquanto a oferta de assentos subiu 2,06 por cento na mesma base de comparação.
No acumulado do ano até julho, a demanda total subiu 7,39 por cento e a oferta subiu 7,47 por cento.

VOOS INTERNACIONAIS


Nos voos operados por empresas aéreas brasileiras ao exterior, a TAM ficou com 87,11 por cento de participação de mercado. A Gol, por sua vez, apresentou market share de 12,89 por cento, informou a Anac.
A série de dados comparativos da Anac tem início em 2000.


As informações são"hnews".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:
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Saída da Pluna inflaciona bilhetes entre São Paulo e Montevidéu

Com o fim da operação da companhia aérea Pluna, no início de julho, o preço das passagens aéreas dobrou entre São Paulo e Montevidéu, informou hoje o site do jornal uruguaio, “El Observador”. A Pluna operava até quatro voos diários para São Paulo, mas encerrou suas atividades no dia 6 de julho por causa de graves problemas financeiros. 

De acordo com agências de turismo consultadas pelo veículo, o preço da passagem entre Montevidéu e São Paulo, que custava em torno de US$ 200 pela Pluna, pode chegar atualmente a US$ 400 na TAM e na Gol. 


As informações são"Mercado & Eventos Por Luciano Palumbo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Ryanair tenta que transportadoras voem para a Irlanda

A Ryanair pediu a seis companhias aéreas que analisassem operar em algumas das rotas da Aer Lingus como forma de conseguir a aprovação de Bruxelas para comprar a transportadora concorrente, avança esta terça-feira o "Financial Times".

A Ryanair está disposta a desembolsar 680 milhões de euros para ficar com a irlandesa Aer Lingus, mas a operação poderá suscitar dúvidas em termos de mercado, devido a problemas de concorrência. Em 2007, Bruxelas já expressou dúvidas sobre a combinação das duas companhias, uma vez que criaria um monopólio ou uma posição dominante em 35 rotas.

A companhia "low cost" já dispõe de 29,8% da Aer Lingus, mas pretende reforçar, o que poderia esbarrar na Comissão Europeia.

Para que pudesse receber luz verde, a Ryanair pediu a outras companhias aéreas que analisem a possibilidade de operar nas rotas de Dublin, onde Ryanair e Aer Lingus são as principais companhias. Mas, o "Financial Times" acrescenta que apenas algumas dessas seis companhias mostraram "algum" interesse.

A companhia presidida por Michael O'Leary manteve contactos com a Air France, Easyjet, Etihad Airways, Flybe, Virgin Atlantic e IAG, a "holding" que domina a British Airways e a Iberia

A Comissão Europeia deve tomar uma decisão sobre a oferta esta quarta-feira, na terceira tentativa da Ryanair de ficar com a concorrente irlandesa. A Comissão Europeia deverá avançar para uma investigação aprofundada.


As informações são"Jornal de Negócios - Portugal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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American Airlines aumenta 20% voos no Brasil e terá 102 frequências

A American Airlines, a MasterCard, a Hertz, a Telecall, a Assist-Card e um pool de quatro operadoras de turismo do Rio de Janeiro promovem em setembro almoço de lançamento da 11ª edição do American Airlines SkiClub A empresa que opera com 85 voos passará a ter um total de 102 frequências semanais partindo de 07 cidades brasileiras até o final desse ano. 

Para a temporada de neve 2012 / 2013, a partir de 1º de outubro, a American lançará um segundo voo diário entre São Paulo e o Aeroporto JFK de Nova York. A partir 15 de novembro, a American passará seu voo de Salvador para Miami, com escala em Recife para um voo sem escalas. Serão cinco voos semanais, um partindo de Salvador direto para Miami e outro de Recife para Miami. A American também acrescentará mais um voo diário sem escalas entre Rio de Janeiro e Miami, aumentando para dois voos diários sem escalas a partir de 15 de dezembro.  



As informações são"Mercado & Eventos por Luiz Marcos Fernandes".Sempre é citado o link de referência.
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