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TAM reforça atendimento e operações para as festas de fim de ano e férias

A transportadora aérea brasileira TAM Linhas Aéreas coloca em prática, nos próximos meses de dezembro e janeiro, uma operação especial para o período de festas de fim de ano e férias. 

Entre as diversas medidas tomadas por diferentes áreas da empresa está o reforço no atendimento e orientação aos passageiros em todos os aeroportos do país, principalmente nos de maior circulação, informa a empresa em comunicado.

Além de reforço nas equipes de linha de frente, a companhia incentivará os passageiros a utilizar os totens de autoatendimento para realizar seu check-in, evitando grandes filas. Nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), de Brasília e de Porto Alegre, 170 menores aprendizes contratados pela companhia auxiliarão os passageiros no uso dos equipamentos. 

O Check-in Web, pela internet, é outra forma de antecipar o check-in nos voos, já que o cliente pode escolher o assento de sua preferência e imprimir o cartão de embarque com antecedência, reduzindo o tempo de espera no aeroporto. Para utilizar o serviço, o passageiro deve entrar no site da TAM (www.tam.com.br), clicar na aba do serviço e digitar o número do bilhete eletrônico (e-ticket). O serviço está disponível para utilização entre 72 horas e 2 horas antes do horário de decolagem do voo. Se tiver bagagem para despachar, o cliente deve procurar os balcões específicos para essa finalidade nos aeroportos.

Uma das recomendações mais importantes nessa época do ano é chegar cedo aos aeroportos. Para facilitar o check-in, o despacho de bagagens e o embarque, os passageiros de voos domésticos devem se apresentar com 2 horas de antecedência, enquanto os passageiros de voos internacionais, 4 horas antes. A TAM recomenda aos clientes que antecipem a chegada aos aeroportos e que, logo após a realização do check-in, dirijam-se para a sala de embarque. 
Outra recomendação importante para assegurar o conforto, a segurança e a comodidade durante o voo é que os passageiros utilizem bagagem de mão dentro dos limites estabelecidos pelas regras do setor. As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estipulam que a somatória das dimensões (altura + largura + comprimento) das malas levadas a bordo não deve ultrapassar 115 centímetros, com peso máximo de 5 quilos.

Operações

Equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine foram mobilizadas para o atendimento especial no período. Além da escala regular, um número maior de profissionais estará disponível para qualquer eventualidade nas operações, como interrupção de voos por mau tempo. Além disso, a TAM também reforçará seu pessoal que atua em solo (no manuseio de bagagens e segurança, por exemplo) nos principais aeroportos do país.

Em casos de contingência operacional, e para suprir as necessidades de voo no período, aeronaves reserva estarão posicionadas em tempo integral em aeroportos estratégicos para eventuais necessidades. Para aumentar ainda mais a disponibilidade de aviões no período, a empresa antecipou manutenções preventivas. Também reservou motores extras e aumentou o estoque de peças de reposição para o período. Para que componentes e equipes técnicas possam ser movimentados rapidamente por todo o país, uma logística especial foi montada.



As informações são"Portugal Digital".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Azul quer voo entre GOIANIA e PALMAS


No projeto de integração aérea por todo o país, a Azul Linhas Aéreas vem se notabilizando cada vez mais pelo atendimento a regiões nem sempre preferenciais do grande tráfego. É o que acontece com este novo pedido formulado pela empresa e que, se aprovado, vai permitir uma ligação direta entre duas cidades pólos de desenvolvimento regional: Goiânia e Palmas. 

A intenção é a de operar voos diretos, com previsão inicial para primeiro de fevereiro do ano que vem, utilizando jatos Embraer E190/195.

Do aeroporto de Palmas, os clientes Azul têm à disposição conexões para Confins, em Belo Horizonte, e para Goiânia e de lá para Campinas. Com estas ligações, o palmense que sai de sua cidade pela manhã com destino a Campinas pode ir e voltar no mesmo dia.
Além disso, a Azul  sai de Viracopos para 32 cidades brasileiras, como: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, dentre outros. E da hub em Confins, tem voos para São José dos Campos, Vitória, São Luís, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Ilhéus, Viracopos e Belém.



As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos
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TAP negoceia com pilotos sob pressão dos prejuízos

A TAP inicia as negociações com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC). A companhia aérea vai tentar dissuadir os pilotos da greve agendada já para a próxima semana, num ano que arrisca ser negativo na aviação. Com os resultados até agora apurados, penalizados pelo crescente aumento do preço do combustível e pela ameaça de greve, tudo indica que a TAP S.A. regresse ao vermelho. A companhia aérea, contactada pelo Negócios, não quis prestar declarações.

As informações são"Jornal de Negócios - Portugal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Souza de Santos 
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Passagens aéreas têm maior alta dos últimos cinco anos


As tarifas de voos domésticos começaram a subir com intensidade a partir de setembro, quando houve alta de 23,4%. Em outubro, os preços subiram 14,2%, enquanto em novembro o avanço mensal foi de 4%

“O preço das passagens aéreas vem pressionando a inflação nos últimos meses e tem subido bastante por fatores como aumento de renda, procura grande por voos e realização de eventos importantes em cidades como o Rio de Janeiro, que atraem grande volume de pessoas e aumentam a demanda por passagens aéreas”, afirmou ao iG Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços do IBGE.
As tarifas de voos domésticos começaram a subir com intensidade a partir de setembro, quando houve alta de 23,4%. Em outubro, os preços subiram 14,2%, enquanto em novembro o avanço mensal foi de 4%. “O ritmo do aumento no preço de passagens aéreas tem perdido força, mas ainda permanece em patamar elevado”, disse a coordenadora.
O forte reajuste nas passagens ocorre após um primeiro semestre de redução significativa nos preços, resultado da disputa acirrada entre as empresas aéreas brasileiras por clientes, com destaque para TAM e Gol. “As companhias estavam com um nível de tarifas que não era mais sustentável, o que se refletiu no resultado das empresas no primeiro semestre”, afirmou André Castellini, especialista em aviação da consultoria Bain & Company. “O nível de tarifa média estava abaixo do que era necessário para ter algum lucro e continuar reinvestindo.”
Além da necessidade de recompor margens, o aumento de custos foi decisivo para levar as companhias a aumentar o preço das passagens. Castellini avalia que a alta do dólar e do petróleo, que voltou a operar próximo de US$ 100 por barril, pressionou as despesas operacionais das aéreas. “Esses fatores se manifestaram nas tarifas do terceiro trimestre e devem continuar a pressionar os preços das passagens neste final de ano e no ano que vem”, afirmou o consultor.
Para o primeiro semestre de 2012, Castellini estima aumento próximo de 10% na tarifa média em comparação a igual período de 2011. “Um reajuste dessa ordem de magnitude seria necessário para absorver o petróleo e o dólar no nível atual e levar as companhias a ter um resultado positivo”, afirmou.
Para Anac, preços recuaram 17,7%
Se os números coletados pelo IBGE apontam para uma alta recorde nos preços de passagens aéreas no ano até novembro, o levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indica um recuo de 17,7% nas tarifas para voos domésticos no acumulado do ano até agosto.
Os resultados conflitantes, segundo a Anac, são explicados pela diferença de metodologia adotada. A Agência afirma que recebe das companhias aéreas um levantamento com o preço das passagens praticadas no mês, que é usado para compor a tarifa média para o período.
Já o IBGE informa que a coleta é feita com base na pesquisa de voos feita diretamente nos sites das companhias áreas e considera destinos turísticos comuns dentro do Brasil, de modo a refletir os preços pagos pelos consumidores em viagem de lazer. As consultas são feitas, em geral, um mês antes da data da viagem, mas em períodos de alta temporada, a coleta de preços é feita com dois meses de antecedência.


As informações são"Correio do Estado".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
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flyerMiranda

Cresce mercado da companhia TAM - aponta ANAC

A Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, registrou uma taxa de ocupação de 83,2% nos voos internacionais da companhia aérea Tam. Os dados registrados em outubro deste ano, mostram que a demanda gerada pela companhia, foi 6,2% maior do que no mesmo período do ano passado.

O Presidente da Tam Linhas Aéreas, Líbero Barroso, afirma que o aumento do Rask – Receita Unitária, em comparação com o mês de setembro, se deve ao crescimento da procura de passagens aéreas para o exterior. “Esses números comprovam que estamos no caminho certo para assegurar a rentabilidade da companhia e continuar oferecendo serviços de alta qualidade aos clientes”, conclui o executivo.

O estudo aponta também que houve uma ligeura queda de 0,2% se comparada com os 2,3% registrados no mesmo período do ano passado, o que resultou em uma diminuição de 1,6 ponto percentual, atingindo 66,2%.

No entanto, no mês de outubro, o yield - preço médio pago por passageiro por quilômetro voado, permaneceu estável em relação ao mês anterior, o que também foi um dos fatores determinantes de acordo com o movimento de recomposição de margens iniciado em agosto.

As informações são"=|= Avião Vício =|=".Sempre é citado o link de referência.O conteúdo é de Responsabilidade:Flyer Miranda
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Pluna é nova associada do Campinas e Região CVB

A Pluna é a nova associada do Campinas e Região CVB. Com a aérea uruguaia, a entidade soma cinco companhias aéreas entre seus associados - as outras são Tam, Trip, Gol e Azul.

A Pluna mantém duas frequências para Montevideu, com seis voos vezes por semana, a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos. Ambas são operados no Bombardier CRJ 900, com 90 lugares e permitem conexões para Buenos Aires, Córdoba, Santiago e Assunção.


As informações são"Panrotas - Portal de Turismo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos
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Azul solicita novos voos entre Sul e Centro-Oeste do país

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos diários entre Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Campo Grande e Cuiabá. Se aprovados, os voos devem iniciar em 27 de fevereiro. Apelidada de “Trem do Oeste”, as conexões oferecem mais opções de horários. A solicitação inclui a quarta frequência entre Curitiba e Porto Alegre, a segunda frequência entre Curitiba e Maringá e, o lançamento de um voo que conecta Maringá a Campo Grande e de Campo Grande a Cuiabá. As operações serão realizadas com os modernos jatos Embraer 190 e 195.

As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Anac aponta crescimento de mercado da companhia Tam

Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, registrou uma taxa de ocupação de 83,2% nos voos internacionais da companhia aérea Tam. Os dados registrados em outubro deste ano, mostram que a demanda gerada pela companhia, foi 6,2% maior do que no mesmo período do ano passado.  

O Presidente da Tam Linhas Aéreas, Líbero Barroso, afirma que o aumento do Rask – Receita Unitária, em comparação com o mês de setembro, se deve ao crescimento da procura de passagens aéreas para o exterior. “Esses números comprovam que estamos no caminho certo para assegurar a rentabilidade da companhia e continuar oferecendo serviços de alta qualidade aos clientes”, conclui o executivo. 

O estudo aponta também que houve uma ligeura queda de 0,2% se comparada com os 2,3% registrados no mesmo período do ano passado, o que resultou em uma diminuição de 1,6 ponto percentual, atingindo 66,2%. 

No entanto, no mês de outubro, o yield - preço médio pago por passageiro por quilômetro voado, permaneceu estável em relação ao mês anterior, o que também foi um dos fatores determinantes de acordo com o movimento de recomposição de margens iniciado em agosto.


As informações são"Revista Hoteis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
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TAM e GOL perdem 4,6 pontos de quota de mercado Azul distancia-se de Webjet, Trip e Avianca

A TAM e a GOL, as duas maiores companhias aéreas brasileiras, perderam em Outubro 4,6 pontos de quota de mercado, concentrando ainda assim 82,1% do tráfego doméstico e internacional transportado neste mês, pela crescente penetração de quatro companhias, a Azul, a Webjet, a Trip e a Avianca, que alargaram a sua fatia de mercado de 12,5% para 17,3%.
Esta é um perfil de evolução comum a diversos sectores, nomeadamente quando surgem novos players ou quando players já existentes se reforçam para tirar partido do mercado em crescimento, pelo que naturalmente a companhia que mais perde quota de mercado é a TAM, que baixa 2,9 pontos, para 51,8% do tráfego total, e depois a GOL, que baixa 1,7 pontos, para 30,3%.
A novidade é, assim, que a Azul continua não só a ganhar quota de mercado, subindo 1,9 pontos, para 6,9% do total de tráfego transportado por companhias aéreas brasileiras, como a ganhar mais que as concorrentes Webjet, Trip e Avianca, que se contam entre as companhias que mais têm reforçado as posições de mercado.
A Azul, que há um ano tinha mais 0,7 pontos de quota de mercado que a Webjet em Outubro aumentou a diferença para 2,5 pontos, em relação à Trip passou de 3,4 para 4,0 pontos e para a Avianca subiu de 3,0 para 3,7 pontos, embora estas três companhias também tenham ganhos quota de mercado, respectivamente de 0,2 pontos, para 4,4%, de 1,3 pontos, para 2,9%, e de 1,3 pontos, para 3,2%.
No mercado doméstico, que é onde se trava “a grande batalha”, a Azul ganhou 2,5 pontos de quota de mercado em Outubro, atingindo 9,1%, enquanto a Webjet, que está em processo de ser comprada pela GOL, ganhou 0,2 pontos, para 5,8%, a Trip ganhou 1,7 pontos, para 3,8%, e a Avianca ganhou 1,2 pontos, para 3,7%.
Estas quatro companhias somaram 22,5% do tráfego doméstico, mais 5,6 pontos que há um ano, retirados basicamente à TAM, que baixou 3,6 pontos, para 39,6%, e à GOL, que baixou 1,9 pontos, para 37,1%.
Estes dados mostram que embora o mercado doméstico brasileiro, por um lado, está menos concentrado nas duas grandes e, por outro, está mais concentrado nas seis maiores, que transportaram 99,2% do tráfego, quando há um ano tinham 99,1%.
No segmento de voos internacionais, a TAM não só manteve como reforçou em Outubro a liderança destacada, com 88,5% do tráfego transportado, mais 0,8 pontos que há um ano, beneficiando designadamente do decréscimo da GOL em 2,3 pontos, para 10%.
A Avianca, que há um ano não tinha operações internacionais, este ano obteve uma quota de mercado de 1,6%.


As informações são"PressTur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
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Anac consolida procedimentos de inspeção de passageiros

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) consolidou os procedimentos de inspeção de passageiros nos aeroportos e divulgou uma lista de itens proibidos nas aeronaves, publicados ontem no Diário Oficial da União. Em nota, a agência informou que o objetivo é prevenir que armas, explosivos e demais produtos perigosos sejam introduzidos em áreas restritas de segurança dos aeroportos ou a bordo de aeronave. Segundo a norma, os agentes de segurança poderão solicitar ao passageiro que retire "algum tipo de vestimenta que possa ocultar item proibido", podendo o passageiro solicitar um local reservado para a devida inspeção.

Na lista de de objetos proibidos estão armas de fogo, dispositivos neutralizantes, objetos pontiagudos ou cortantes, algumas ferramentas de trabalho, instrumentos contundentes e susbtâncias ou dispositivos explosivos, incendiários ou que possam trazer algum risco à segurança do voo. A Anac declarou que somente serão autorizados o embarque de itens proibidos desde que sejam obrigatórios de emergência, sobrevivência ou equipamentos médicos.

As informações são"Ultimoinstante".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Trip solicita autorização para ampliar operações em Ipatinga

A Trip Linhas Aéreas deseja ampliar as operações da companhia em Ipatinga a partir de março de 2012. A companhia solicitou à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorização para operar cinco frequências diárias entre Ipatinga e Belo Horizonte, aeroporto de Confins, incentivando o transporte aéreo regional em Minas Gerais. 

"Atualmente a Trip já opera seis voos diários entre Ipatinga e o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, mas com a alta demanda, a companhia visualizou a necessidade de ampliar as operações e oferecer a opção de os passageiros desembarcarem também no Aeroporto de Confins", explica o diretor de Marketing e Vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas. 


As informações são"Folha do Turismo - Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Dona da American Airlines pede concordata


A norte-americana AMR Corp., dona da American Airlines, pediu concordata nesta terça-feira em Nova York. O pedido de proteção do Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos encerra meses de especulação sobre o destino da terceira maior companhia aérea do país, que tem registrado sucessivos prejuízos trimestrais. 
Segundo a empresa, a medida permitirá à AMR se reorganizar, reduzir custos e voltar a crescer. A American Airlines, American Eagle e todas as outras subsidiárias da AMR anunciaram que vão honrar todas as passagens e reservas já feitas.
A empresa possui US$ 4,1 bilhões em caixa – dinheiro sem restrições – para pagar fornecedores e outros parceiros durante a proteção oferecida pelo Capítulo 11, de modo a garantir seu cronograma de voos durante o processo de concordata. A AMR atende a 260 aeroportos em mais de 50 países, com 3,3 mil voos diários.
A legislação americana de recuperação judicial permite à companhia manter suas operações normalmente, enquanto consegue uma “trégua” junto a seus credores – pode ficar sem pagar dívidas para reestruturar seus custos e endividamento. A empresa informou ainda que o pedido de concordata não terá impacto legal sobre as operações da companhia fora dos Estados Unidos.
A AMR também anunciou nesta terça-feira que Gerard Arpey está deixando o cargo de CEO da companhia e será sucedido por Thomas Horton. A concordata "foi uma decisão difícil, mas é o caminho certo e necessário que nós temos de adotar - e adotar agora - para nos tornarmos uma companhia aérea mais eficiente, financeiramente forte e competitiva", disse Horton.
Tempos difíceis
A American perdeu US$ 4,8 bilhões nos últimos 3 anos e meio – a última vez que a empresa registrou lucro trimestral foi em 2007. Nos nove primeiros meses deste ano a companhia reportou prejuízo líquido de US$ 884 milhões. Há menos de um mês, a companhia teve seu rating baixado de B- para CCC+ pela S&P. Para 2012, a expectativa do mercado é de que a companhia continuasse a registrar prejuízo.
Apesar dos sucessivos resultados negativos, a AMR afirmava publicamente que não entraria em concordata. No mês passado, a empresa disse por meio de sua assessoria de imprensa que o processo de concordata “certamente não é nosso objetivo ou nossa preferência. Sabemos que precisamos melhorar nossos resultados, e estamos extremamente focados em conseguir isso”.
Faz quase uma década que a American luta contra a concordata. Em 2003, a empresa ficou à beira de pedir a proteção do Capítulo 11, mas decidiu evitar o processo após fazer acordo com seus funcionários para economizar US$ 1,6 bilhão com corte de salários e outras concessões.
Mas no comunicado enviado hoje ao mercado, a AMR informou que a recuperação judicial se tornou necessária para reorganizar sua estrutura de custos, incluindo despesas trabalhistas, de modo a ser mais competitiva e conseguir retornar a registrar ganhos.
“Nossa significativa desvantagem de custos em comparação com nossos maiores concorrentes, dos quais todos reestruturaram seus custos e dívidas por meio do Capítulo 11, se tornou cada vez mais insustentável”, afirmou a empresa em comunicado. Todas as maiores companhias áreas americanas entraram em concordata na última década.
Em carta direcionada a fornecedores de aeronaves, a AMR informa que terá de se desfazer de unidades que possui atualmente em sua frota e precisará fazer "redução substancial no custo dos aviões que serão mantidos [pela empresa]". Além disso, a empresa também pretende acelerar sua estratégia de renovação da frota. Em julho, a aeronave anunciou pedido significativo de aeronaves – são 460 jatos da Boeing e da Airbus.
No pré-mercado em NY, as ações da companhia já caem 60%. A empresa também deve iniciar negociações com todos os sindicatos para reduzir custos trabalhistas para níveis competitivos.


As informações são"iG São Paulo ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos
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Azul inicia venda de passagens para novos voos do Galeão

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciou a venda de passagens para novos voos a partir do Aeroporto Tom Jobim (Galeão) no Rio de Janeiro, com destino para João Pessoa, Porto Alegre e Vitória. Os novos voos começam no dia 20 de dezembro. 

As passagens estão à venda, por trecho, a partir de R$ 149,90 para Porto Alegre, de R$ 89,90 para Vitória, e de R$ 369,90 para João Pessoa. No entanto, os preços estão sujeitos a disponibilidades de assentos. 

O pagamento pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito, e a compra pode ser feita pelo site (www.voeazul.com.br), por meio do Call Center (4003-1118) ou nas lojas da Azul. As operações serão realizadas com os jatos da Embraer 190/195. 


As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Souza de Santos 
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Exclusivo: GOL 1536, perda parcial de instrumentos, foi desviados para Campinas, SP

A GOL Transportes Aéreas Boeing 737-800, matrícula PR-GUL realizar vôoG3-1536 de São Paulo Congonhas, SP para o Rio de Janeiro Santos Dumont, RJ(Brasil) com 95 passageiros, estava saindo da pista de Congonhas 17L quando a tripulação relataram problemas com a velocidade e as indicações altímetro,estabilizado em 9.000 pés e desviados para Campinas, SP para um pouso seguro na pista 33 cerca de 30 minutos após a partida.

A substituição Boeing 737-700 matrícula PR-VBW chegou ao Rio de Janeiro com um atraso de 4 horas.

A companhia aérea confirmou o vôo de Congonhas (São Paulo) para o Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) desviados para Viracopos Airport (Campinas)devido a "manutenção não programada".

Passageiros relatou o capitão fez um anúncio de ter problemas de controle de vôoe mais tarde alertou os passageiros seria um touchdown duro no Aeroporto de Viracopos, devido à falha de velocidade e indicações altímetro.

  MAY DAY MAY DAY by Rafael Guimarães 4
A recording of communication between ATC and the aircraft in Portugese was released at http://soundcloud.com/rafaelguimar-es-1/may-day-may-day, transcribed by Francisco Meyen, translated by Francisco Meyen and AVH:

Gol: Mayday, Mayday Flight 1536
ATC: 1536, control, go ahead
Gol: Mayday Mayday
ATC: Affirm hearing you, 1536 go ahead
Gol: we have problems with the flight controls 1536
ATC: Roger, what are your intentions?
Gol: maintain heading for now!
ATC: Roger, altitude at your discretion.
Gol: Thanks
ATC: Gol 1536, heading and altitude at your discretion, we are listening
Gol: We are mainting 6000 and [unintelligible]
...
Gol: Gol 1536
ATC: Go ahead
Gol: It appears all our instruments have returned to normal. We request to divert to Guarulhos.
ATC: Diversion to Guarulhos, roger. Can you accept normal radar vectors?
Gol: The speed indications are obviously false, can we hold position here for two minutes?
ATC: There is another flight at FL90 at your 1 o'clock, can you maintain FL80?
Gol: Unable, can it be FL 90?
ATC: If possible turn left heading 090, there is another plane at your 12 o'clock level at FL90.
...
ATC: Gol 1536, Control ..
Gol: Go ahead, control.
ATC: Ok. Are you ready for vectors turning left to Guarulhos?
Gol: Not yet. Tell us please what readings do you get from our flight?
ATC: Altitude 8900 feet and 246 knots ground speed.
GOL: 246? Oh? Okay, good one! We have a difference of almost 200 knots between left and right panel.
ATC: Radar now shows you at 233 knots ground speed and an altitude of 9000 feet.
Gol: Roger. You are saying our speed is now 237 knots and altitude is 9000 feet, correct?
ATC: Now 232 knots, that's what we see here.
Gol: Our level is 9600 feet, correct?
ATC: Flight Level 90, 90.
Gol: OK, we'll maintain that level.
ATC: Gol 1536, now reading 9000 feet, ground speed 234 knots, over.
Gol: Control, Gol 1536, what's the weather at Galeao [Rio de Janeiro]?
ATC: Roger, I'll check directly with Galeao, stand by. Currently I see you at 9100 feet, ground speed 258, ok?
Gol: OK. Speed is okay, altitude is a bit different.
ATC: Tell me your intentions. On my screen you are practically aligned with [the runway at] Santos, heading 165, same [direction] as takeoff.
Gol: Roger, thanks.
ATC: You are now reaching the sea, correct?
Gol: Ok, report conditions at Campinas [Viracopos], too, please.
ATC: Roger, collecting the information, will report shortly.
Gol: Can you please inform all the airports I asked for?
ATC: I'm getting these infos and will pass them to you in a moment.
...
Gol: Gol 1536
ATC: Go ahead.
Gol: Can we turn around here?
ATC: Turn at your convenience, current ground speed is 272, altitude 9100 feet.
Gol: Roger, thanks.
...
ATC: Gol 1536, ground speed 239, 9100 feet
Gol: Roger, thanks
...
ATC: Gol 1536, Control. 
Gol: Go ahead.
ATC: Campinas operates in minimum VMC runway 33. Galeão is in IMC 30 / 10. OK?
Gol: Roger. We'll divert to Campinas.
ATC: Didn't hear you, say again!
Gol: Our intention is to go to Campinas.
ATC: Roger, you intend to go to Campinas, confirm?
Gol: ah, we'll inform you when we are ready for the approach.
ATC: roger, remain between mainland and the ocean near Santos, current altitude 9100 feet, speed 254, ok?
Gol: Roger, understood, thanks.
ATC: Gol 1536 over land, speed 257, 9100 feet.
Gol: Roger, vector to Campinas please?
ATC: Heading 345 to Campinas
Gol: roger, heading 345.
ATC: confirm you are heading for Campinas?
Gol: Campinas is still visual, correct?
ATC: Affirmative, Campinas operates at minimum visual conditions runway 33. You are going to join a long final for Campinas.
Gol: Roger, perfect. We are going to fly towards Dadibi.
ATC: Roger, heading to Dadibi. Maintain your altitude, you are going to fly directly over Congonhas.
Gol: Roger. Which would be the direct heading for Dadibi?
ATC: Direct heading to Dadibi is 349. You are at 9100 feet, speed 253.
Gol: Ok, thanks.
ATC: Distance to Dadibi is 54 miles and to the runway 62 miles.
Gol: Roger, Thanks. As soon as we pass Congonhas we'll ask for lower.
ATC: Ok. You are now 11 miles from Congonhas and 58 miles from Campinas, altitude of 9100, speed 260
Gol: Roger, thanks
...
ATC: Gol 1536, control
Gol: Go ahead
ATC: If possible report number of people on board, any hazardeous goods on board and remaining fuel.
Gol: 105 people on board, no hazardous goods, what else do you need?
ATC: Remaining fuel, time or pounds?
Gol: Ahhhhh, just a moment please. 2:20 hours remaining.
ATC: Confirm 2:20 hours remaining?
Gol: Affirmative.
ATC: Roger.
...
ATC: Gol 1536, control
Gol: Go ahead!
ATC: Winds varying from 250 to 280, left crosswind, Campinas visual at minimum. At your choice you can approach runway 33 directly or runway 15, visibility is a bit better for runway 15.
Gol: Can you vector us onto final for 33?
ATC: Affirmative. Vectors for runway 33.
Gol: I am seeing head winds of 130 knots on our displays, certainly wrong.
ATC: Definitely wrong. Your speed is stable at 265 varying 15 to 18 knots and altitude of 9100 feet. You have passed Congonhas and pass Guarulhos in a moment, expect lower shortly, distance to Kilo Papa is 35 miles.
Gol: Roger, thanks
ATC: Gol 1536, can you start descent to 070?
Gol: Descending to 070 Gol 1536
ATC: Affirmative.
Gol: Just to confirm we are crossing 085 at the moment?
ATC: Affirmative, speed 266
Gol: Roger, thanks
ATC: Distance to KP 28 miles
Gol: 28 miles, 1536
ATC: Gol 1536, 7500 feet, 282 knots.
Gol: down to 070, correct?
ATC: Affirmative, 070. Distance to KP 23 miles.
Gol: Roger
ATC: Gol 1536, adjust your altimeter 1008, cleared to descend to 6000 feet.
Gol: 6000.
ATC: Speed is increasing, 297.
Gol: Ok
ATC: Gol 1536 16 miles to KP, over Japi hills, descend to 5000 feet, Gol 1536
Gol: 5000, 1536
ATC: Speed 258, altitude 7000, ok?
Gol: Roger, descending to 5000.
ATC: Gol 1536, on my screen you have 8 miles to intercept long final, in a moment I'll have you turn left to heading 330 to align with the runway, maintain heading for now.
Gol: Maintaining 343, ready to turn.
ATC: Affirmative, cleared to descend to 5000 feet, Gol 1536
Gol: 5000, 1536
ATC: Gol 1536, cleared to 4500 feet. 
Gol: Roger. Please confirm [current] altitude, 5800?
ATC: Affirmative, Speed 234
Gol: Roger
...
ATC: Gol 1536, you are cleared for the approach to runway 33.
Gol: Roger, thanks.
ATC: Continue descent to 3500 feet, still maintain present heading.
Gol: Roger, thanks
ATC: Gol 1536, turn left heading 335
Gol: 335, Gol 1536
ATC: As soon as you see the airport report please, winds 210 degrees 12 knots, speed 210 altitude 4800 feet
Gol: Roger, maintaing 4500
ATC: Descend to 3500, you are on the long final, slightly to the left, maintain present heading to align.
ATC: Gol 1536, now aligned, heading 330.
Gol: Roger. Altitude 4500
ATC: I have here 4300, 4200 now. Descend to 3500, check landing gear.
Gol: down and locked, 1536
ATC: Ground speed 172, ok? Falling to 169
Gol: Roger
ATC: You are aligned on my screen.
Gol: Roger, thanks 1536
ATC: now slightly right, 5 degrees left 1536
Gol: Roger 1536, we have the runway in sight, 1536
ATC: Roger, runway in sight. Landing gear checked, cleared to land, wind 210 degrees 8 knots, stay on frequency, report on ground, 1536.
Gol: Speed check, 137 now?
ATC: 139 according to my screen, altitude 3300 feet, already visual, cleared to land, report when on ground.
Gol: Will report on ground
ATC: Wind is 210 degrees at 8 knots
Gol: Roger, thanks
Gol: On the ground 1536. Thanks for your help, 1536
ATC: Affirm, call tower on 118.25, Good bye Sir
Gol: Thanks for your kindness
end of translation, end of transcript


As informações são"The Aviation Herald".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Grupo12Aérea

Tam registra ocupação acima de 80% nos voos internacionais


A Tam Linhas Aéreas registrou taxa de ocupação de 83,2% em seus voos internacionais em outubro. A demanda nas rotas para o exterior operadas pela companhia cresceu 4,3%, com um aumento na oferta de 6,2%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O market share da companhia neste segmento, considerando apenas as empresas brasileiras, foi de 88,5%. Os dados operacionais do setor no mês passado foram divulgados hoje (28/11) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

“Continuamos observando uma alta procura por passagens para o exterior, mesmo com a variação cambial. Também vimos um forte aumento no yield internacional em dólares na comparação com setembro. E, assim como no mercado doméstico, verificamos aumento de receita unitária na comparação mês a mês”, comentou Líbano Barroso, presidente da Tam. 

No segmento de rotas internacionais operadas por companhias aéreas nacionais, a fatia de mercado da empresa no acumulado do ano até outubro é de 88%, com taxa de ocupação de 82%. 

Doméstico - No mercado doméstico, houve uma diminuição na demanda pelos voos da Tam, de 0,2%, combinada com o aumento de 2,3% da oferta, na comparação com outubro de 2010 – o que reduziu a taxa de ocupação em 1,6 ponto percentual, atingindo 66,2%. O market share da companhia foi de 39,6%, colocando a empresa na liderança desse segmento. No acumulado do ano, o market share doméstico da Tam é de 41,3%, com load factor de 68,7%. 


As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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