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Aumento do movimento é a causa das reformas no aeroporto de Londrina


O aumento da movimentação no Aeroporto Internacional Governador José Richa, em Londrina, faz com que reformas sejam necessárias para comportar mais vôos e passageiros. O número na taxa de oferta de assentos subiu quase 20% e a de ocupação, 4%. Além disso, a aviação de pequenas naves e aviões particulares aumentou 17,6%.
A partir de segunda-feira (4), o local deve passar por uma série de reformas, com duração prevista de dez meses. O superintendente regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Marcus Vinícius Pio, diz que as obras são necessárias para aumentar o conforto e dar agilidade no acesso ao local. Em 2010, 731 mil pessoas decolaram ou pousaram no aeroporto. Em 2011, Pio espera que quase um milhão de pessoas usem os serviços aéreos.
As obras se localizarão na entrada do aeroporto, com a ampliação das pistas de aces so, nova calçada, novos corrimões, aumento da cobertura frontal e novos pisos. Com as reformas, as pessoas que passam pela região devem encontrar dificuldades no tráfego. Para diminuir os efeitos negativos das obras, Pio aconselha que os motoristas peguem desvios.
As obras na parte frontal do aeroporto devem apenas iniciar un longo período de adaptações para aumentar a infraestrutura aérea de Londrina. O superintendente regional da Infraero afirma que o saguão será aumentado e se pretende criar novos serviços até 2015, como o táxi aéreo.
A reforma no aeroporto vai custar cerca de R$1,8 milhão e será realizada pela empresa Valoral Construções Ltda que venceu a licitação para execução do projeto.
Desapropriação de terrenos
No dia 21 de março, representantes da Infraero e do município de Londrina estiveram reunidos com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. O Estado reafirmou o interesse em mandar mais de R$2 7 milhões para a compra de terrenos e desapropriação da área ao redor do aeroporto.

Pio acredita que a desapropriação deve começar até o fim de 2011. O objetivo é ampliar a pista de pouso e decolagens, o que possibilitaria a instalação do equipamento ILS, que auxilia os vôos quando as condições do tempo estão ruins. 





Via: O Diário.com, por Pauline Almeida 
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Aeroporto 100% privado é improvável, diz diretor da Anac


Possibilidade demandaria a criação de inúmeras novas regras, inviabilizando o projeto por um longo tempo
SÃO PAULO - O diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rubens Carlos Vieira, considera improvável que seja autorizada a construção de um novo aeroporto 100% privado em São Paulo, como chegou a ser novamente aventado pelo governo federal ao longo do ano passado.
Segundo ele, para que fosse possível conceder a autorização para a construção de um aeroporto totalmente privado, seria necessário criar inúmeras novas regras. "A Anac não recebeu nenhum pedido, então não tenho como antecipar qual seria a decisão. Mas penso que eu teria de realizar uma chamada pública para ver se mais alguém teria interesse em construir um aeroporto em São Paulo", disse.
Na sua avaliação, isso inviabilizaria o projeto por um longo tempo. "Não seria uma autorização comum. Seria uma autorização contratual cuja fronteira com uma concessão seria uma linha extremamente tênue." Vieira participou ontem, em São Paulo, de um evento do setor de turismo.





Via: O Estado de São Paulo, por Silvana Mautone
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Air France começa a voar entre Paris e Camboja

A Air France aterrou hoje, pela primeira vez após 37 anos, no aeroporto de Phnom Penh, Camboja, retomando os voos que cessou em 1974.
A Air France “é a primeira companhia aérea europeia a operar voos directos para o Camboja”, diz a companhia aérea em comunicado.
As operações entre Paris e Phnom Penh vão ser feitas três vezes por semana em Airbus A340-300, com classes Business e Premium Voyager, às segundas, quartas e sextas, de Paris Charles-deGaulle, e às terças, quintas e Sábados, de Phnom Penh.


Via: PressTur
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Cresce movimento de passageiros no aeroporto de Uberaba


Infraestrutura aeroportuária de Uberaba está preparada para atender a crescente demanda por voos domésticos na região.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a capacidade é para receber 200 mil passageiros por ano e atualmente apenas 50% está sendo utilizada.

Em Uberaba a demanda por voos domésticos aumentou significativamente de 2010 para 2011. De acordo com balanço publicado no site da Infraero, em janeiro deste ano circularam 5.781 passageiros, 1.608 a mais que no mesmo período do ano passado.
Atualmente, apenas duas companhias aéreas atuam na cidade, Trip Linhas Aéreas e Pantanal, a expectativa é que até o próximo dia 14 de abril a empresa Azul também passe a realizar voos partindo de Uberaba. A nova empresa vai disponibilizar dois voos diários para Campinas com conexões para várias partes do país. 
Duran te a última reforma realizada na Infraestrutura Aeroportuária, o local foi todo adaptado para atender a legislação no que diz respeito à acessibilidade, inclusive os sanitários. Porém, diversas mudanças ainda estão em andamento. De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Infraero, serão instalados terminais bancários feitas as substituições dos monitores do sistema informativo de voo e ampliação do estacionamento.
Pensando na melhor comodidade do passageiro a empresa ainda anuncia que há disponibilidade de área para locação de loja de conveniência, o que após licitada sem sucesso, está sendo novamente licitada, além de processo de licitação, a construção de um hotel em frente ao terminal.
Com a saturação do aeroporto de Uberlândia a tendência é cada vez mais passageiros, de Uberaba e região, optarem pelos voos que partem da cidade. Para atender à esta demanda, a Infraero garante que os sistemas operacionais estão preparados para manter o aeroporto da cidade em funcionamento 24 horas por dia. (EK)





Via: Jornal da Manhã/JM Online
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Infraero reduz taxa de embarque no aeroporto de São Luís


Obras no terminal motivam diminuição no valor, por interrupção de alguns serviços, como alimentação e loja de conveniência
SÃO PAULO - A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) reduziu temporariamente o valor taxa de embarque do Aeroporto Internacional de São Luís, no Maranhão. Segundo a Infraero, a taxa reduzida é válida enquanto o terminal de embarque do aeroporto estiver em reforma.
O valor da taxa de embarque para voos nacionais passou de R$20,66 para R$13,44; para voos internacionais houve redução de R$67 para R$44. A Infraero afirmou que a diminuição do valor é uma forma de compensar os usuários pela falta de alguns serviços, como lojas de alimentação e conveniência, durante a reforma. Neste período, o embarque será realizado no antigo terminal, onde atualmente funciona a administração do aeroporto. O local foi ada ptado para receber passageiros, mas não tem as mesmas comodidades do terminal que passa por reformas.
O terminal de passageiros do aeroporto de São Luís está interditado desde 18 de março. Segundo a Infraero, a medida foi tomada para garantir a segurança dos usuários, já que houve uma recomendação técnica para reavaliação da estrutura da fachada.


Via:  O Estado de São Paulo, por Márília Lopes

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SINGAPORE Airlines se apresenta ao trade brasileiro


A Singapore Airlines recebeu na noite de hoje, dia 30, convidados em jantar de gala em que se apresentou ao mercado brasileiro. O evento realizado no Grand Hyatt São Paulo marcou o início da rota São Paulo – Barcelona – Cingapura, três vezes por semana (terças, sextas edomingos) em aeronave Boeing 777-300ER configurada com três classes. Todos os presentes foram recebidos pelo CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong; pelo vice-presidente para as Américas, C.W. Foo; e pelo gerente-geral Brasil, Tuck Wah Tang. Além dos altos executivos da Singapore Airlines, o evento contou com a participação do diretor Internacional da Embratur, José Luiz Cunha, que representou o ministro do Turismo Pedro Novais; e do embaixador do Brasil em Cingapura, Paulo Alberto Silveira Soares.

Segundo o CEO, o desejo de passar a voar para a América do Sul vem de muito tempo. "Ao ligarmos São Paulo a Cingapura estamos estreitando os vínculos de turismo e de negócios entre o Brasil e o sudoeste asiático. Os vínculos de negócios entre São Paulo e Cingapura e Ásia Pacífico cresce aceleradamente e estimula investimentos", afirmou Phong em seu discurso de lançamento oficial da rota. “Ficamos muito orgulhosos quando o nosso avião prefixo SQ68 tocou o solo do Aeroporto de São Paulo após o voo inaugural da rota.”

Goh Choon Phong acredita que a rota, que tem codeshare com a Spanair, o serviço de bordo oferecido pela Singapore será o grande diferencial nas três classes. “O sistema de entretenimento, por exemplo, oferece mais de mil opções disponibilizadas em mais de 20 idiomas.”

A Singapore, que é considera uma das melhores companhias aéreas do mundo, iniciou atividades em 1972 com dez aviões. Hoje voa para mais de uma centena de destinos em 40 países dos cinco continentes. A companhia tem frota de 97 aeronaves, a maioria de grande porte, destacando-se como a primeira a utilizar o Airbus A380 (outubro de 2007), e tem seis aeronaves deste modelo em sua frota. Integra a Star Alliance, o que permite viagens conectadas para muitos outros destinos.

Pouco antes do final do jantar foram sorteadas duas passagens em classe executiva entre São Paulo e Cingapura com direito a acompanhante. Os ganhadores foram Leonardo Hoffman, executivo da Revista Caras; e Charles Cruz da Silva, gerente Comercial da Sky Team consolidadora de Porto Alegre (RS).


Via: Brasilturis Jornal
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A Elektra Um avião elétrico


Considerando a grande jogada de conseguir todos os nossos carros para ser elétrico, acho que era apenas uma questão de tempo antes que os nossos aviões foram elétrico também.
NASA recentemente patrocinou um Café Green Flight Challenge, e este Elektra é a entrada do PC-Aero. O avião é um avião monoposto, e completou seu vôo principal de 500 metros de altura e, em seguida, rapidamente aterragem, todas as baterias. Em seu segundo vôo, a Elektra Um ficou no ar por cerca de uma hora e meia.
Sim, isso não parece muito tempo no mundo de hoje de voar, e 3 horas de vôo para uma velocidade de 160 km / h, não parece que por muito tempo também. Não estamos dizendo que os veículos movidos a energia elétrica cerca de alguns anos atrás?
Em outras palavras, nós provavelmente temos um longo caminho a percorrer antes de nosso jumbo-jets será totalmente verde-powered. Estou vendo uma imagem do futuro de um avião que "fichas-in", enquanto os passageiros estão unboarding e embarque.
O futuro também parece mais calma para aviões elétricos, o que significa que os dias de audiência ensurdecedoramente barulhentos aviões vão passar a ser uma coisa do passado. Parte de mim quer pensar que uma tecnologia como esta é décadas à frente de nós, mas outra parte de mim quer acreditar que não estamos muito longe dele.


Via:Coolest Gadgets
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TAM fecha acordo para ter 31% da Trip

A TAM anunciou nesta quarta-feira, dia 30, a assinatura de uma carta de intenções que dará à empresa o direito de comprar 31% da companhia aérea Trip, sendo 25% do seu capital social votante e o restante em ações preferenciais.

O acordo entre TAM e Trip não é novo. As duas empresas já possuem um acordo de codeshare, que permite à Trip vender assentos em vários voos da TAM. Essa parceria fez surgir rumores de aquisição da companhia, que foram negados pelas duas empresas em meados deste mês.

Apesar de o negócio ainda não ter sido fechado, já que depende de diligências e acertos de valores, em entrevista a Época NEGÓCIOS, representantes das duas companhias se mostraram muito otimistas em relação à parceria. Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S.A., e José Mario Caprioli, presidente da Trip, acreditam num barateamento das tarifas, numa maior capilaridade dentro do território brasileiro e num menor tempo de espera para conexões em voos das duas empresas.

A infraestrutura tecnológica também será integrada, ao ponto de permitir a venda de passagens em conjunto. “Uma pessoa na Amazônia, poderá comprar passagem para Frankfurt no balcão da Trip”, diz José Mario Caprioli, presidente da Trip.

Para a TAM, a união com a Trip vem em boa hora. Com a abertura do céu brasileiro para mais companhias internacionais, a concorrência deve aumentar ainda mais para as gigantes TAM e GOL, que hoje detêm uma participação de mais de 80% do mercado. “O Brasil é um país de destino e não de passagem e ter uma maior capilaridade por todas as regiões passa a ser uma vantagem competitiva”, diz Marco Antonio Bologna, presidente da companhia aérea.

Fundada em 1998, a Trip possui 43 aeronaves e atende 82 destinos no Brasil, o maior número de destinos operados por uma empresa aérea na América do Sul. Controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, a empresa possui 3.000 funcionários e faturou R$ 747 milhões em 2010.

Entre as empresas aéreas de médio porte, a Trip ocupa a terceira colocação com uma participação de mercado de 2,7%, atrás da Azul (7,5%) e da Webjet (5,1%). Mas é a primeira em número de destinos. Esse segmento da aviação brasileira, chamado de setor de média densidade, é o que vem enfrentando uma maior competição no Brasil. “Para uma empresa regional, o número de destinos é um dos aspectos mais importantes”, diz Caprioli.

As duas empresas operam em mercados diferentes, o que as tornam complementares. Enquanto a TAM é uma das maiores empresas do país, com 39,6% de market share, a Trip é considerada uma companhia que opera no novo (e crescente) setor de média densidade. A frota da TAM é formada por grandes aeronaves, com capacidade para muitos passageiros e a Trip possui aviões ATR, que possuem 48 a 68 assentos e os Embraer, que vão de 86 a 110 assentos. "Se eu usar um ATR ou Embraer numa ponte aérea, eu não tenho dúvida de que eu não serei competitivo. Ao mesmo tempo, nesses mercados onde o volume de passageiros é mais ajustado para aviões médios, a gente se torna até mais competitivo”, afirma Caprioli.

O acordo com a Trip dará à TAM mais combustível para crescer no setor aéreo regional e brigar com a Gol pelo primeiro lugar. No último dia 17 de março, a Anac anunciou que a Gol havia ultrapassado a TAM e assumido a liderança do mercado brasileiro pela primeira vez.


Via:Época NEGÓCIOS
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Pilotos renovam exigências de ficar com 10% a 20% da TAP

Os pilotos da TAP decidiram "reavivar a memória do accionista e da administração" da empresa para o compromisso existente desde o governo de Guterres de que teriam direito a uma fatia da transportadora quando essa fosse privatizada, avançou fonte do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC), ao i. Estes "lembretes" intensificaram-se com as notícias publicadas nos últimos dias sobre avanços na venda da TAP.

Garantir para esta classe profissional uma fatia de 10% a 20% do capital da TAP é o objectivo em cima da mesa. E caso o Governo esqueça o compromisso o mais provável é que a greve avance. A 18 de Março, em comunicado, o SPAC ameaçou com uma paralisação, apresentando como uma das exigências "o cumprimento dos compromissos assumidos pela TAP e pelo Governo perante a Direcção do SPAC". Entenda-se: uma fatia da empresa para os pilotos. Intenção, aliás, já antes recordada em Setembro de 2010, quando o ex-líder do SPAC concedeu uma entrevista ao "Jornal de Negócios". "Os pilotos gostam de cumprir os compromissos que assumem e entendem que os seus parceiros o deverão fazer também... este não fugirá a essa regra", disse Hélder Silva, então líder do SPAC.

Brasileiros e EDP A privatização da EDP voltou ontem a estar em cima da mesa, mas desta vez através de uma venda directa a capitais brasileiros. Segundo o jornal brasileiro Valor Económico, a Electrobras está em negociações avançadas para adquirir 10% do capital da eléctrica nacional. As conversas da empresa participada pelo Estado brasileiro estarão a decorrer com o governo português. A notícia surgiu no último dia da visita da presidente Dilma Rousseff a Portugal. Fonte oficial da Electrobras confirma que a empresa tem vindo a estudar "diversos projectos em várias partes do mundo", mas remeteu um comentário concreto para um comunicado que não foi divulgado até ao fecho da edição. 

Segundo o Valor, o negócio pode implicar um investimento de 600 milhões de euros, que representaria um desconto considerável face ao valor de mercado de 10% da EDP ontem (mais de 900 milhões de euros). 

A venda direita a um grande investidor permitirá ultrapassar a hostilidade do mercado que já obrigou ao adiamento da privatização da EDP. Mas esta operação não pode ser fechada por um governo de gestão.


Via: i Informação by Ana Suspiro
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Piloto do Legacy nega responsabilidade por colisão com avião da Gol

Em quase sete horas de depoimento, o piloto norte-americanoJan Paladino negou nesta quarta-feira que tenha responsabilidade pela falha no equipamento anticolisão do jatinho Legacy que colidiu com um avião da Gol e provocou a morte de 154 pessoas em 2006. O piloto, que está em Nova York, foi ouvido pelo juiz federal Murilo Mendes por meio de videoconferência.

Paladino e Joseph Lepore, que também pilotava o jatinho, são acusados de ter levantado voo com o sistema anticolisão desligado e de não terem acionado o transponder, equipamento que informa a posição da aeronave para o controle de trafego aéreo e outros aviões.

No depoimento, Paladino reconheceu que nunca havia pilotado um avião Legacy até o dia do acidente, mas negou que tenha ligado o equipamento anticolisão apenas após o choque. O piloto reiterou que, em nenhum momento, os equipamentos do avião acusaram qualquer tipo de falha, em especial no transpônder.

O piloto também afirmou que recebeu dos controladores brasileiros a orientação para prosseguir viagem a 37 mil pés, mesma altitude em que estava a aeronave da Gol, que vinha em sentido contrário.

“Não tive qualquer envolvimento pessoal com as causas do acidente. Sei que há várias barreiras para evitar que esse tipo de acidente aconteça, mas naquele dia todas falharam. Nenhum piloto poderia ter previsto a série de problemas que aconteceu naquele dia”, disse Paladino.

Para a procuradora Analícia Ortega Hartz, o depoimento de Paladino foi marcado por contradições e tentativas de transferir toda a responsabilidade do acidente para o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro. “As acusações persistem: que o TCAS (sistema anticolisão) foi desligado e que os pilotos não atentaram que ele estava desligado, que houve uma falha na comunicação e que os pilotos estavam cientes que essa falha implicava acionar um código que ligaria o transponder e de que eles foram negligentes”.

O advogado de defesa dos norte-americanos, José Carlos Dias, disse que os pilotos também são vítimas do acidente e que não podem ser culpados pela tragédia. “Eles são sobreviventes, jamais imaginariam que ocorreria essa tragédia. Não tenho a menor dúvida que foi a falha no sistema de controle aéreo brasileiro a grande causa dessa tragédia. Isso ficou bastante evidente hoje.”

Nesta quinta-feira, o juiz federal Murilo Mendes vai ouvir o outro piloto do Legacy, Joseph Lepore. O depoimento também será tomado por meio de videoconferência. É a primeira vez que os dois pilotos prestam depoimento à Justiça brasileira.


Via:O Dia Online
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México nega acordo de CÉU ABERTO com o Brasil


As autoridades brasileiras estão anunciando uma série de acordos aéreos dentro da expansão de mercado da aviação comercial para eliminar entraves, porém, nem todos estão decicisvamente acertados.. Com a União Européia, a previsão é de assinatura para o próximo mês, com os Estados Unidos ainda  está dependente de uma sequência na agenda. Mas, com o México não, pois o Ministério das Comunicações e Transportes negou ter acertado o ‘céu aberto’ com o Brasil.

Na informação da Anac, a assinatura com as autoridades mexicanas, idêntico ao que foi feito com o Canadá e a Rússia, estabelecia a liberação total das rotas entre as cidades dos dois paises, com exceção de aumento nos aeroportos das duas principais cidades – o de Guarulhos, em São Paulo, e o da Cidade do México – em razão das limitações de infraestrutura. As freqüências entre México e Brasil seguem restritos a 16 semanais, segundo om ministro Dionísio Pérez-Jácome.

O ministro esclareceu que o marco jurídico atual da aviação do México "não permitiria ao governo abrir de maneira completa seus céus a outras operadoras aéreas". O que se conseguiu, de acordo com ele, foram "espaços que nos permitam aproximar, em relação à conectividade, as duas economias".


Via:Brasilturis Jornal
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Aeromexico lança terá rotas em abril


A Aeromexico vai operar novas rotas a partir de abril para diversas cidades mexicanas, além de aumentar a oferta de assentos e frequências graças à incorporação de novas aeronaves à sua frota.
A partir do dia 4 de abril, a  a Aeromexico iniciará operações diárias entre Guadalajara e Fresno e entre Monterrey e Mexicali, com aviões  Boeing 737. Também terá voos diários na rota Guadalajara - Hermosillo, com uma aeronave Embraer 145, e terá um voo noturno entre Culiacán e Mexicalu com um Embraer 190.
Também nesta data, as rotas México - Mazatlán, México - Cidade del Carmen e México - Veracruz terão maior oferta de assentos ao utilizarem aeronaves  maiores que as operadas atualmente nestes destinos. Além disso, haverá um voo adicional nas rotas Hermosillo - Mexicali, Tijuana - Hermosillo e México - Tapachula.
 
Ainda em 4 de abril, a Aeromexico iniciará voos diários para Havana a partir da Cidade do México, operados com  aviõesBoeing 737, trazendo ainda mais comodidade aos seus clientes.
 
A partir de 9 de maio, haverá mais frequências adicionais em algumas rotas que já são operadas hoje. A Aeroméxico terá um voo adicional entre México e Campeche, um a mais entre Monterrey e Veracruz, assim como dois voos adicionais entre México e Oaxaca, com os quais passará a contar com 40 frequências semanais para esta cidade.
 
 
Para atender a demanda durante a Páscoa, a Aeromexico oferecerá frequências especiais entre 16 de abril e 1o de maio.

As frequências serão ampliadas na temporada para os seguintes destinos de praia, a partir da Cidade do México: Acapulco, Cancún, Puerto Vallarta, Los Cabos e Zihuatanejo, e aos Estados Unidos, em rotas como Guadalajara – Los Angeles, México – San Antonio, e México – Miami, destino que contará com seis voos diários.

No mês de fevereiro, o Grupo Aeromexico teve uma participação de 43% no mercado doméstico, o que representa um crescimento de 2 pontos percentuais sobre o mês anterior e 21% de participação internacional junto às suas companheiras da SkyTeam, de acordo com dados da Direção Geral de Aeronáutica Civil.



Via:Mercado & Eventos
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Controladores reafirmam que tentatam contato com pilotos do Legacy

Os controladores de voo que acompanhavam o tráfego aéreo na ocasião do acidente do jato Legacy com o avião da empresa Gol, em setembro de 2006, negaram nesta terça-feira, em depoimento, as acusações de que teriam sido negligentes ou colocado em risco a segurança da aviação. A tragédia terminou com a morte de 154 pessoas, todas passageiras do avião da Gol. Os controladores Jomarcelo Fernandes dos Santos e Lucivando Tirbúrcio eram os responsáveis por monitorar o jato Legacy, na data em que ocorreu a colisão entre as aeronaves.
Eles trabalhavam na torre de controle de voo do Cindacta I, de Brasília, e monitoravam o jato Legacy, que era pilotado pelos norte-americanos Jan Paulo Paladino e Joseph Lepore.
O primeiro a prestar depoimento - que aconteceu na Justiça Federal de Brasília – foi o controlador Tibúrcio. Ele se defendeu das acusações dos pilotos, de que não teria atendido aos chamados da aeronave, dizendo que tentou, por várias vezes, entrar em contato com Joseph e Paladino, mas não obteve resposta.
Jomarcelo também transferiu para os pilotos a responsabilidade pelo acidente. Ele sustentou o que Tibúrcio afirmou - que o aparelho do Legacy que faz a comunicação da aeronave com os controladores de vôo estava desligado. Segundo Jomarcelo, devido a essa falha o sistema acusou, automaticamente, que o jato Legacy voava numa altitude de 37 mil pés, quando na verdade, estava a 36 mil pés – o mesmo do avião da Gol.
Em outubro do ano passado, a justiça Militar condenou Jomarcelo, que é sargento, a 14 anos de prisão por homicídio culposo (sem intenção), devido a morte dos 154 passageiros do boeing da Gol. Ele cumpre a pena em liberdade. Tibúrcio e outros quatro controladores - João Batista da Silva, Felipe Santos Reis e Leandro José Santos de Barros - foram absolvidos.
O advogado Roberto Sobral, responsável pela defesa de Tibúrcio e Jomarcelo, ressaltou que a responsabilidade maior é da Aeronáutica brasileira. “Eles (os controladores) não têm domínio da língua inglesa. Mesmo que tivessem conseguido estabelecer contato com os pilotos, a comunicação estaria comprometida. O Comando da Aeronáutica não cobra proeficiência em língua inglesa para quem quer ser controlador – apenas uma minoria sabe falar inglês”, contou o advogado.
Ele também lembrou que Tibúrcio disse ao juiz federal Murilo Mendes - que é de Sinop (MT) - que pelos radares do Cindacta I, não havia como visualizar o espaço aéreo onde o jato Legacy estava no momento do acidente. A visualização seria possível pelos controladores de voo de Manaus - que não a fizeram. A falha, ressaltou o advogado, era de conhecimento da Aeronáutica.
A assessoria de comunicação da Aeronáutica rebateu a afirmação do advogado e disse que o sistema de cobertura já foi objeto de investigação, dentro do próprio processo, tendo ficado comprovado que os todos radares estavam funcionando normalmente.
O acidente ocorreu no dia 29 de setembro de 2006, no espaço aéreo de Mato Grosso. Os destroços do avião da Gol foram encontrados um dia após a tragédia, numa área de floresta amazônica na Serra do Cachimbo, localizada no norte do Estado. Após a colisão, Paladino e Lepore conseguiram pousar o jato numa base aérea mato-grossense.

Via:Último Segundo - iG
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Copa Airlines chegará a mais dois destinos brasileiros

A partir de 15 de junho, a Copa Ailines iniciará a operação de quatro voos semanais de Porto Alegrepara a Cidade do Panamá, seu hub central, voando de lá para destinos da Amércia Central, do Sul, do Norte e do Caribe. “Estamos chegando ao quarto maior PIB brasileiro, a uma economia de R$ 193 bilhões com um rico parque industrial e ainda a uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. E estaremos próximos de um público predisposto a investir em viagens ao Exterior”, analisa o gerente geral para o Brasil, Marcos Calixto.

A rota será operada com modernos aviões Boeing 737-700 Next Generation. O modelo tem capacidade para 124 passageiros – 12 na classe executiva e 112 na econômica. Também em junho, a empresa aérea passa a voar para Brasília. A data do primeiro voo é dia 19. A Copa Airlines já opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte.

Via:Panrotas - Portal de Turismo
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TAM pode comprar até um terço da Trip


A TAM informou que assinou na última terça-feira (29) um acordo com a companhia aérea Trip com o objetivo de desenvolver uma aliança para fortalecer e expandir de seus negócios. A ideia é operar voos em rotas menores ou a preços mais populares para retomar a liderança de mercado perdida para a Gol/Varig em fevereiro.
Na semana passada, a empresa aérea havia sido questionada sobre a possibilidade de comprar a concorrente.
Na ocasião, o presidente da TAM, Líbano Barroso, negou o negócio e disse apenas que negociava a ampliação do chamado codeshare - acordo de compartilhamento de voos (ou seja, voos com trechos operados por companhias diferentes).
Ao contrário do que foi dito, no entanto, a TAM pode adquirir até um terço da Trip. Essa compra seria feita por meio de ações.
A empresa destaca que está procurando ter uma exposição mais significativa no mercado de rotas de média densidade. Além disso, a companhia disse que, atualmente, a maioria dos voos da TAM e da Trip são complementares.
A mudança vem em um momento crítico para a companhia, que foi superada pela Gol/Varig na liderança do transporte aéreo doméstico brasileiro, em fevereiro deste ano.
Esta é a primeira vez, pelo menos desde janeiro de 2006, que a TAM fica em segundo lugar, de acordo com o histórico disponível na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), criada após a extinção do DAC (Departamento de Aviação Civil).
A TAM afirmou ainda que não é possível fornecer nenhuma previsão sobre o desfecho das negociações neste momento, já que elas são ainda preliminares.



Via: R7
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Thai AirAsia compra mais 10 jatos

Thai AirAsia (TAA) pretende ampliar sua frota com 10 aviões adicionais para os seus actuais 40 para penetrar nos mercados em expansão vasta da Índia e da China.
Tony Fernandes, chefe executivo do grupo AirAsia, disse que a unidade tailandesa da AirAsia necessidades mais aviões para capitalizar o potencial de mercado "maciça" no mundo dois países mais populosos.
"Nós podemos usar esses aviões adicionais para voar para a Índia, onde nós apenas arranhamos a superfície, e também a China", disse Fernandes.
"Com um bilião da população, a Índia é um mercado de viagens enormes, e os indianos gostam de vir para a Tailândia Olhe voos diários AT's de Banguecoque para Mumbai e Delhi. - Estão cada dia completo Podemos potencialmente fazer três vôos por dia a eles. lugares. E isso não inclui mesmo Calcutá e Amritsar, e assim por diante. "
O executivo da Malásia não deu um prazo para que os planos adicionais, mas observou a unidade tailandesa continua a crescer as suas receitas apesar de retrocessos políticos e do tempo, dando-lhe a confiança necessária para reforçar a frota.
AT ainda está esperando para tomar a entrega de 20 Airbus A320 de 40 anos, ordenou ao longo dos próximos cinco anos mediante um contrato de arrendamento organizado pela AirAsia.
Este ano irão receber duas AT bimotor A320 com 180 lugares, cada um em setembro e dezembro, dando-lhe 24 jatos.
declaração do Sr. Fernandes sobre TAA veio na sequência de relatórios que a maior companhia aérea do Sudeste Asiático no-frills estava ponderando encomendar mais 150 aeronaves A320 da fabricante de aviões europeia.
Ele se recusou a confirmar que o relatório, dizendo que o grupo tinha ordens para 175 A320s, das quais 104 foram entregues.
No início deste mês, AirAsia X, uma operadora de longa distância, ordenou três Airbus A330-200s mais, elevando o número de aeronaves A330 encomendadas para 28.
Os novos jatos wide-body, que têm um preço total de 492 milhões dólares EUA e estão programados para entrega a partir de 2014, são para servir suas rotas europeias.
Sr. Fernandes sugeriu AirAsia podem reter grande parte da sua participação na AT quando ele lista na Bolsa de Valores da Tailândia no quarto trimestre deste ano para aumentar até 6 bilhões de baht.

Via: Bangkok Post
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Região Norte fica sem escritórios da ANAC


A situação é ainda mais grave diante das expectativas para a Copa de 2014, já que das doze capitais selecionadas para sediar os jogos do mundial, apenas quatro localidades terão escritórios de aviação civil
A decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de extinguir unidades regionais e 22 escritórios bem como os postos de atendimento em todo o País deixou a região Norte sem qualquer tipo de órgão fiscalizador dos procedimentos da Aviação Civil já que nenhum dos sete Estados do Norte do País possui representatividade da Agência.
A situação é ainda mais grave diante das expectativas para a Copa de 2014, já que das doze capitais selecionadas para sediar os jogos do mundial, apenas quatro localidades terão escritórios de aviação civil. São elas: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). O escritório da ANAC no R io de Janeiro funcionará em Macaé (município distante 183 quilômetros do Centro do Rio de Janeiro).
A agência alega que a reformulação se deu por causa da baixa procura na comparação com os postos virtual e telefônico: em média, cada posto físico realizava quatro atendimentos por dia, segundo a Anac, contra 86 atendimentos via internet e telefone
A portaria do Governo Federal que trata da reformulação da Agência consta no Boletim de Pessoal e Serviço nº 7 e foi assinada em 16 de fevereiro de 2011.
No documento, o órgão estabelece o prazo máximo de 60 dias para a extinção das unidades regionais de Porto Alegre e Recife e concede um prazo de 30 dias para a extinção dos 22 escritórios de aviação.
Justiça
O procedimento da Agência descumpre decisão da Justiça Federal que ao julgar uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal no Amazonas em 2003, determinou à União Federal que mantivesse em regime de plantão por 24 ho ras nos aeroportos de Manaus e Tabatinga, servidores preparados a prestar informações, colher depoimento de passageiros prejudicados, elaborar relatórios diários das ocorrências entre outras exigências.

A sentença é datada de 9 de abril de 2008 e foi concedida pela juíza federal substituta Marília Gurgel de Paiva e Sales.
Consumidor
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), classificou como discriminatória a medida tomada pela Anac de extinguir o posto de atendimento no Amazonas. "Somos sempre os últimos a saber. Não há nenhum tipo de justificativa. Fiz uma indicação à Infraero e ao Ministério Público Federal sobre a questão e isso já tem mais de um mês e não obtive resposta. Os órgãos precisam informar se essa decisão é a curto prazo ou é definitiva", declarou o parlamentar.

Servidores
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) sustenta que não houve diálogo sobre a situação dos funcionários, que terão de deixar seus Estados, nem sobre os reflexos dessa mudança no atendimento ao público.






Via: Portal A Crítica, com informações da Abetar
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Avião Honda com 489 MPH

É o veículo de produção mais rápido da Honda já fez ... por cerca de 300 mph.
A Honda Aircraft Company filial da montadora japonesa anunciou que seu novo avião, o HondaJet, bateu 489 mph em testes, a menos de três meses após seu primeiro vôo. Isso supera sua meta de alcançar uma velocidade máxima de 483 mph.
A empresa credita a conquista ao posicionamento do HondaJet do motor inteligente over-the-wing, que diz que reduz o arrasto aerodinâmico e permite maior espaço na fuselagem para passageiros e carga. A aeronave leve executivo pode transportar até seis passageiros e respectiva bagagem, juntamente com uma tripulação de duas pessoas, e tem uma faixa esperada de mais de 1.600 milhas.
De acordo com a reputação eficiente do setor automobilístico do negócio, a Honda está apontando para uma redução de 35 por cento, se a economia de combustível em comparação com jatos de tamanho similar. Ela pretende ser a construção da aeronave de US $ 4,5 milhões, que esteve em desenvolvimento durante oito anos, no início de 2012, uma nova fábrica que está construindo no Aeroporto Internacional Piedmont Triad, em Greensboro, Carolina do Norte. Mais de 100 encomendas já estão nos livros.

Via: Fox News
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Webjet, preços para comemorar ANIVERSARIOS


A Webjet presenteia as cidades de Curitiba e Salvador na semana de seus aniversários. A promoção A Hora é Agora dará 20% de desconto nas tarifas com partida ou chegada em qualquer uma das duas cidades para quem voar entre hoje (29 de março) até 19 de abril. A promoção vai até às 23h59 de amanhã, quarta-feira. Para aquisição, é preciso acionar o código  AMOCWB ou AMOSSA após escolha do voo. Os agentes de viagens também poderão usá-lo para vendas.

A promoção vai até às 23h59 de amanhã, quarta-feira.

“É importante ressaltar que preço baixo é a política da Webjet, é a nossa vocação”, ratifica o presidente Fábio Godinho, que também está entusiasmado na posição da companhia como a empresa mais eficiente e pontual do setor em 2011. Ao todo, com a frota atual de 23 aeronaves Boeing 737-300, são cerca de 150 voos diários para quatorze cidades do Brasil.



Via: Brasilturis Jornal
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TAM e TRIP assinam carta de intenções


Mais uma fusão – aquisição dentro da série de negócios que agitam e envolvem a aviação comercial nestes últimos tempos.  A TAM, maior empresa do setor no Brasil, que está no processo de formação da Latam com a LAN, assinou acordo de intenções com a TRIP Linhas Aéreas, o que possibilitará uma participação maior e até mesmo a futura aquisição de uma parte minoritária no capital social da principal empresa regional do país.

As duas companhias já possuem um acordo de codeshare. Por enquanto e na dependência de aprovação pelas autoridades competentes, é um fortalecimento de aliança estratégica como diz o comunicado sobre a assinatura do acordo sem efeito vinculante, feito nesta terça (29), com o objetivo primeiro de identificar oportunidades para a expansão dos negócios. As rotas atuais da TAM e da TRIP, em sua grande maioria, são complementares. A melhoria da conectividade poderá gerar um fluxo de passageiros ainda maior para as duas companhias.

Na negociação efetivada e que poderá ter seqüência ou não, o banco BTG Pactual atua como assessor financeiro exclusivo, e o escritório Barbosa, Mussnich & Aragão Advogados presta assessoria legal à TAM.  O Bradesco BBI atua como assessor financeiro, e o escritório Souza, Cescon, Barrieu, & Flesch Advogados é o assessor legal  da TRIP.



Via:Brasilturis Jornal 
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United passa o oferecer CHECK-IN a distância nos voos internacionais


A United Continental Holdings, Inc passará a usar seus sistemas de check-in móvel e cartão de embarque móvel também nos voos internacionais. Pelo sistema, o passageiro poderá fazer o check-in no site united.com, usando qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, a partir de 24 horas antes da hora marcada para a partida do avião.

As opções relativas ao cartão de embarque móvel, enquanto isso, passam a estar disponíveis para os passageiros embarcando dos aeroportos de Londres, Munique, Amsterdã, Bruxelas, Genebra, Zurique, Moscou e Osaka. A United espera oferecer esta opção nos próximos meses em outros aeroportos, inclusive Frankfurt, Tóquio Narita e Hong Kong. A opção já foi adotada em 62 aeroportos dos Estados Unidos, inclusive em Chicago, Denver, Washington Dulles, São Francisco e Los Angeles, os principais centros de conexões da United.

“A expansão de nosso check-in móvel e da opção de embarque sem papéis às viagens internacionais dará ao cliente maior flexibilidade e controle, durante toda a sua experiência de viagem”, declarou o vice-presidente de Experiência do Cliente, Martin Hand.

A Continental Airlines já oferece a opção do cartão de embarque móvel em 70 aeroportos, inclusive nos seus principais centros de conexões, Nova York, Houston, Cleveland e Guam, e diversos destinos internacionais, entre os quais Londres, Frankfurt, Munique, Bruxelas, Zurique, Genebra, Amsterdã e Saipan. Os clientes de todos os voos da Continental também podem fazer o check-in no site continental.com a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.

Os cartões de embarque móveis da United e da Continental têm um código de barras em duas dimensões e informações sobre o passageiro e o voo, que são confirmados por scanners no posto de segurança e no portão de embarque. Além deste cartão de embarque, mais sensível às necessidades do meio ambiente por dispensar o papel, os clientes também podem usar dispositivos móveis com acesso à internet para checar a situação do voo, disponibilidade de serviços, itinerários e verificações de sua conta no plano Mileage Plus. Podem também pedir para serem informados, por e-mail, telefone ou mensagens de texto, de qualquer alteração no seu voo. Com a função My ItinerariesSM, o cliente pode verificar seus itinerários e, na eventualidade de perder uma conexão, saber para qual voo foi automaticamente transferido. Com isso, evita filas no aeroporto para pedir essas informações a um atendente.


Informações: united.com e continental.com.


Via: Brasilturis Jornal
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