A TAM e a GOL, as duas maiores companhias aéreas brasileiras, perderam em Outubro 4,6 pontos de quota de mercado, concentrando ainda assim 82,1% do tráfego doméstico e internacional transportado neste mês, pela crescente penetração de quatro companhias, a Azul, a Webjet, a Trip e a Avianca, que alargaram a sua fatia de mercado de 12,5% para 17,3%.
Esta é um perfil de evolução comum a diversos sectores, nomeadamente quando surgem novos players ou quando players já existentes se reforçam para tirar partido do mercado em crescimento, pelo que naturalmente a companhia que mais perde quota de mercado é a TAM, que baixa 2,9 pontos, para 51,8% do tráfego total, e depois a GOL, que baixa 1,7 pontos, para 30,3%.
A novidade é, assim, que a Azul continua não só a ganhar quota de mercado, subindo 1,9 pontos, para 6,9% do total de tráfego transportado por companhias aéreas brasileiras, como a ganhar mais que as concorrentes Webjet, Trip e Avianca, que se contam entre as companhias que mais têm reforçado as posições de mercado.
A Azul, que há um ano tinha mais 0,7 pontos de quota de mercado que a Webjet em Outubro aumentou a diferença para 2,5 pontos, em relação à Trip passou de 3,4 para 4,0 pontos e para a Avianca subiu de 3,0 para 3,7 pontos, embora estas três companhias também tenham ganhos quota de mercado, respectivamente de 0,2 pontos, para 4,4%, de 1,3 pontos, para 2,9%, e de 1,3 pontos, para 3,2%.
No mercado doméstico, que é onde se trava “a grande batalha”, a Azul ganhou 2,5 pontos de quota de mercado em Outubro, atingindo 9,1%, enquanto a Webjet, que está em processo de ser comprada pela GOL, ganhou 0,2 pontos, para 5,8%, a Trip ganhou 1,7 pontos, para 3,8%, e a Avianca ganhou 1,2 pontos, para 3,7%.
Estas quatro companhias somaram 22,5% do tráfego doméstico, mais 5,6 pontos que há um ano, retirados basicamente à TAM, que baixou 3,6 pontos, para 39,6%, e à GOL, que baixou 1,9 pontos, para 37,1%.
Estes dados mostram que embora o mercado doméstico brasileiro, por um lado, está menos concentrado nas duas grandes e, por outro, está mais concentrado nas seis maiores, que transportaram 99,2% do tráfego, quando há um ano tinham 99,1%.
No segmento de voos internacionais, a TAM não só manteve como reforçou em Outubro a liderança destacada, com 88,5% do tráfego transportado, mais 0,8 pontos que há um ano, beneficiando designadamente do decréscimo da GOL em 2,3 pontos, para 10%.
A Avianca, que há um ano não tinha operações internacionais, este ano obteve uma quota de mercado de 1,6%.
As informações são"PressTur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
Esta é um perfil de evolução comum a diversos sectores, nomeadamente quando surgem novos players ou quando players já existentes se reforçam para tirar partido do mercado em crescimento, pelo que naturalmente a companhia que mais perde quota de mercado é a TAM, que baixa 2,9 pontos, para 51,8% do tráfego total, e depois a GOL, que baixa 1,7 pontos, para 30,3%.
A novidade é, assim, que a Azul continua não só a ganhar quota de mercado, subindo 1,9 pontos, para 6,9% do total de tráfego transportado por companhias aéreas brasileiras, como a ganhar mais que as concorrentes Webjet, Trip e Avianca, que se contam entre as companhias que mais têm reforçado as posições de mercado.
A Azul, que há um ano tinha mais 0,7 pontos de quota de mercado que a Webjet em Outubro aumentou a diferença para 2,5 pontos, em relação à Trip passou de 3,4 para 4,0 pontos e para a Avianca subiu de 3,0 para 3,7 pontos, embora estas três companhias também tenham ganhos quota de mercado, respectivamente de 0,2 pontos, para 4,4%, de 1,3 pontos, para 2,9%, e de 1,3 pontos, para 3,2%.
No mercado doméstico, que é onde se trava “a grande batalha”, a Azul ganhou 2,5 pontos de quota de mercado em Outubro, atingindo 9,1%, enquanto a Webjet, que está em processo de ser comprada pela GOL, ganhou 0,2 pontos, para 5,8%, a Trip ganhou 1,7 pontos, para 3,8%, e a Avianca ganhou 1,2 pontos, para 3,7%.
Estas quatro companhias somaram 22,5% do tráfego doméstico, mais 5,6 pontos que há um ano, retirados basicamente à TAM, que baixou 3,6 pontos, para 39,6%, e à GOL, que baixou 1,9 pontos, para 37,1%.
Estes dados mostram que embora o mercado doméstico brasileiro, por um lado, está menos concentrado nas duas grandes e, por outro, está mais concentrado nas seis maiores, que transportaram 99,2% do tráfego, quando há um ano tinham 99,1%.
No segmento de voos internacionais, a TAM não só manteve como reforçou em Outubro a liderança destacada, com 88,5% do tráfego transportado, mais 0,8 pontos que há um ano, beneficiando designadamente do decréscimo da GOL em 2,3 pontos, para 10%.
A Avianca, que há um ano não tinha operações internacionais, este ano obteve uma quota de mercado de 1,6%.
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