Grupo12Horas.Aérea

Cartas WAC( World Aeronautical Chart )

Você sempre teve vontade de fazer um voo visual decente no seu Flight Simulator, mas nunca conseguiu por falta de recursos?


Seus problemas acabaram, acabei de achar um site que traz WAC de todos os lugares do Brasil, sem nenhuma exceção.


Pra quem não sabe, WAC significa World Aeronautical Charts. É uma carta utilizada para planejamento dos voos visuais, traz informações como rodovias, estradas de ferro, o comprimento das pistas homologadas, se elas possuem iluminação, se são asfaltadas, a elevação, e outras diversas informações.


Aprendendo a ler diversas informações em uma carta WAC


Acesse esta carta, ela servirá como carta para nossa explicação


Padronizada, a escala em cartas WAC é 1:1.000.000, isso quer dizer, a cada 1cm na carta, é 1 milhão de centímetros na vida real. Quer dizer, se você cortar os 5 zeros para conversão, teremos, a cada 1cm temos 10km na vida real.
Você pode notar aerodromos no interior dessa carta, analisando o desenho de uma circunferência com um traço no meio, o traço significa a pista, e a aproximada posição da pista.
Pegando o aerodromo de POÇO BRANCO, embaixo do nome temos o seguinte dado: 30210 . O “302″ significa que o aerodromo está a 302ft. O primeiro underline significa que o aerodromo não tem Iluminação noturna, se tivesse, teria um L, de LIGHTS. Já o segundo underline quer dizer que o aerodromo não é pavimentado, quando ele é pavimentado, tem a presença da letra H, se eu não me engano quer dizer Hard. O “10″ quer dizer que a pista tem 1000m de comprimento.


Acho que não tem mais nada a ser adicionado que tenha importância não. Ah sim, quase me esqueci, o site para que você possa conferir a WAC é esse. Ao entrar no site, basta clicar em Mosaico WAC, que ele abrirá uma janela, ai lá você clica aonde quer ver, e depois é só correr pro abraço.


Façam bom proveito, bons VFR. Só pra lembrar, se não estiver enganado, as configurações mínimas para um voo VFR são: teto de 1500ft, e visibilidade de 5000m. Essas informações podem ser conferidas no METAR.


  • Ver o mapa do WAC





























  • Grupo12Horas.Aérea

    About Grupo12Horas.Aérea -

    Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

    Subscribe to this Blog via Email :
    © Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.