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SDC Aviation e Air Service deixam de voar para São Tomé e Príncipe

As duas principais companhias aéreas gabonesas com balcões em São Tomé e Príncipe deixaram de voar para este país bem como para outros da costa africana, soube a lusa de fonte da aviação civil são-tomense.

Tratam-se da Air Service, cujo balcão em São Tomé funciona através da Mystral Voyages, e a SDC Aviation, do alemão Roumbont Suarbont, proprietário do hotel Homali Lodjy na ilha de São Tomé, e do Ilhéu Bombom, na ilha do Príncipe.

Segundo a mesma fonte, a Air Service encerrou as suas actividades no passado dia 3 de Agosto "devido a vários problemas financeiros, técnicos e sociais".

"Quanto à SDC Aviation, soubemos que ela foi proibida de voar pelo Instituto Nacional de Aviação Civil do Gabão por não reunir requisitos para o efeito", acrescentou a mesma fonte.

A aviação civil gabonesa já comunicou o facto às autoridades são-tomenses que, no entanto, têm permitido à empresa fazer a ligação entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe.

O Instituto de Aviação Civil do Gabão não renovou a licença da companhia SDC Aviation, por esta "não ter cumprido algumas exigências de navegação".

Um comunicado emitido pela Instituto de Aviação Civil Nacional do Gabão, a que a Lusa teve acesso, indica que a renovação da licença está pendente "da validação da licença dos pilotos e a homologação dos centros de manutenção das aeronaves".

Uma outra fonte da companhia SDC Aviation, que confirmou o facto, confidenciou à Lusa que a direcção da companhia "submeteu um recurso provisório" e aguarda a decisão das autoridades gabonesas, o que poderá ocorrer no dia 1 de Setembro.

A SDC Aviation ligava São-Tomé/Gabão e outras capitais africanas e iniciou as actividades em 2008.

Quanto à Air Service, esta decidiu encerrar as suas actividades, alegadamente, devido a "problemas técnicos, financeiros e humanos".

No entanto, a imprensa gabonesa dá conta de que a "gestão danosa dos recursos humanos e financeiros", terá originado uma dívida de 800 milhões de francos CFA da companhia à segurança social gabonesa (CNSS) e a anulação dos mercados com certas companhias petrolíferas.

A Air Service foi criada em Julho de 2004 com um capital de 120 milhões de Franco CFA por accionistas gaboneses e outros não nacionais.

Fonte:OJE/Lusa
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Homenagem à Azul Linhas Aéreas Virtuais

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British Airways apoia viagem dos Embaixadores do Clima a Londres

Sete jovens participantes do programa Climate Generation vão embarcar para o Reino Unido, no dia 20 de outubro, com o apoio da companhia aérea British Airways. O programa tem o objetivo de disseminar o conhecimento e desenvolver atividades sobre o tema mudanças climáticas no Brasil.

Os jovens têm entre 16 e 18 anos e foram escolhidos pelo British Council no ano passado por por atuarem como multiplicadores do tema mudanças climáticas e por desenvolverem projetos para adoção de práticas sustentáveis em suas escolas e comunidades.

A companhia aérea informou que o que motivou a empresa a apoiar o projeto foi o fato de ela também se preocupar com o meio ambiente. Ela vai construir neste ano a primeira fábrica da Europa de combustível renovável, que vai ser utilizado a partir de 2014 em toda a frota.



Fonte:Mercado & Eventos
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Copa Airlines completa dois anos de operação em BH

No último dia 22 de agosto, a Copa Airlines completou dois anos de operação no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG). A companhia conta com quatro voos semanais, às segundas, terças, sextas e sábados, todos saindo às 4h16. O voo de regresso decola do Panamá aos domingos, segundas, quintas e sextas-feiras às 18h42 e aterrissa em Minas Gerais às 3h26 do dia seguinte.

"Os quatro voos semanais, todos com conexão imediata no Hub das Américas na Cidade do Panamá, inseriram Minas Gerais no cenário econômico e turístico de muitos países da região. Destinos como Orlando, Miami, Havana, Punta Cana, Aruba e o próprio Panamá conquistaram nossos passageiros e clientes corporativos, antes obrigados a se deslocarem até São Paulo, Rio de Janeiro ou Miami para chegar a esses destinos", disse a gerente regional Jacqueline Ledo.

Fonte:Mercado & Eventos
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Avião da Nasa analisa de perto furacão Earl

Um avião-laboratório DC-8 da Nasa, a agência espacial americana, analisou de perto o furacão Earl, que está sobre o Atlântico Norte. Imagens foram captadas na segunda-feira, quando o fenômeno se intensificava da categoria 2 para a categoria 4. O voo é parte do experimento GRIP (de Genesis and Rapid Intensification Processes), cujo objetivo é compreender como tempestades tropicais se formam e acabam se tornando furacões de grande magnitude.

Fonte:G1.com.br
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Webjet oferece 50% de desconto nas passagens compradas nesta terça

A Webjet preparou uma promoção para comemorar o feriado do dia 7 de setembro que vai dar 50% de desconto em qualquer tarifa disponível no site da companhia, para os voos realizados nos dias 5 e 6 de setembro. Para participar, basta digitar o código promocional VIAGEM na hora da compra. A promoção é válida até as 23h59 de hoje (31/08).

Os agentes de viagem também podem usar o código para realizar as vendas. A tarifas podem ser quitadas, no site, à vista, via boleto bancário ou em qualquer cartão de crédito - parceladas em até seis vezes, sem juros. Já nas lojas dos aeroportos o pagamento pode ser realizado em até 12 parcelas, com cheque, através do Banco Fibra.

Fonte:Mercado & Eventos
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Airbus começa produzir novo avião de longas distâncias, o A-350 XWB

O produtor aeronáutico europeu Airbus começou nesta terça a produzir seu novo avião para longos trajetos, o A-350 XWB, em sua fábrica alemã em Stade, na Baixa Saxônia, ao norte do país.
Conforme o executivo-chefe da Airbus, Thomas Enders, o início da produção é "um marco neste importante programa aeronáutico, o A350", feito com materiais compostos de fibras de carbono.
O avião para longos trajetos, o A-350 XWB, que tem capacidade de entre 270 e 400 assentos segundo os modelos e autonomia de 15.380 quilômetros, voará pela primeira vez em 2012 e chegará aos clientes em 2013.
Projetado para concorrer com B-787 Dreamliner, da Boeing, a aeronave tem tecnologia da nova geração de equipamentos desenhados nos últimos anos, como para Airbus A340-500, o A340-600 e o A380, assim como o Boeing 787.
Além disso, o A-350 XWB possui um desenho mais aerodinâmico e incorpora todas as inovações tecnológicas do A380, como o uso de materiais compostos.
Airbus começa produzir novo avião de longas distâncias, o A-350 XWB

Fonte:EFE
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Air Canada incrementa comissão dos agentes

Na contramão da tendência mundial, a Air Canada aumentou a comissão paga aos agentes de viagens do Canadá, de 4% para 7%. "A Air Canada está empenhada em recompensar o apoio dos agentes de viagens canadenses através de uma estrutura de comissões competitiva", disse Ben Smith, vice-presidente executivo e diretor comercial da companhia.

"Continuaremos a acompanhar o mercado de perto e fazendo os ajustes necessários para manter a nossa posição competitiva, valorizando nossos parceiros, os agentes de viagens", complementou Smith. A atitude é festejada por William Périco, presidente da Aviesp e toda sua diretoria, que enviou uma mensagem de parabéns pela iniciativa.

"Num momento tão delicado no qual as companhias já defendem a extinção da comissão, só podemos parabenizar publicamente a atitude de Bem Smith. Acreditamos que ele é um exemplo a ser seguido no que se refere ao respeito profissional que toda a nossa categoria merece. Só lamentamos que as companhias aéreas brasileiras não tenham a real perspectiva do que seja contar com uma rede de distribuição com mais de 8 mil pontos de venda no País", lamentou Périco.

Fonte:Mercado & Eventos
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Trend marca presença no Entur

A Trend Operadora esteve presente no Terceiro Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur), que foi realizado em Salvador (BA), entre os dias 19 e 20 de agosto. A equipe de vendas da Trend na Bahia, composta por Adriano Hasselmann, Clemilda Santos e Viviane Pereira, comandada por Mateus Sena, esteve presente recebendo os cerca de 200 visitantes que passaram pelo local.

Entre as personalidades baianas que visitaram o estande da operadora, estiveram o presidente da Entur, Sergio Gordilho; Alice Senna, da Azul Linhas Aéreas; Adriana Motta, da Gol Linhas Aéreas; o presidente da Abav Bahia, Pedro Galvão; Juliana Targino, da Unidas ; Sandra Trigo, da Bússola Turismo; e Barbara Menezes, da Kontik Turismo.


Fonte:Mercado & Eventos
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Desembarque de voos internacionais no Brasil bate recorde em julho

O desembarque de voos internacionais no Brasil cresceu 33% em julho no confronto com o mesmo mês de 2009, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 31, pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Os aeroportos brasileiros receberam 753 mil passageiros no mês. No ano já chegaram ao país 4,4 milhões de pessoas, superando em 9,12% o melhor resultado para os sete primeiros meses do ano, registrado em 2005.

Desembarques nacionais

Os desembarques domésticos também aumentaram em julho. Segundo levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com 6,308 milhões de desembarques, o mês teve incremento de 22,6% em relação a junho.

Já foram 38,360 milhões de passageiros transportados entre janeiro e julho, um acréscimo de 26%, no confronto ano a ano.

Fonte:eBand
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Webjet começa a operar oito novos voos

A partir do próximo dia 2 de setembro a Webjet Linhas Aéreas passa a contar com oitos novos voos ligando as cidades de Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. Com isso a companhia passa a oferecer três voos diários partindo de Belo Horizonte (Confins) para Curitiba; quatro voos ligando Belo Horizonte (Confins) a Salvador; quatro voos de Salvador para Belo Horizonte (Confins); e outros três partindo de Curitiba com destino a Belo Horizonte (Confins).

As novas frequências são um reflexo do aumento da demanda por esses destinos observados ao longo do ano. Segundo dados da ANAC, apenas em julho, a procura por voos domésticos cresceu 18,51%. Para inaugurar as novas freqüências a companhia preparou preços especiais.


Fonte:Jornal da Mídia
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TAM não é subsidiária da TAM

A companhia aérea TAM Aviação Executiva divulgou nota nesta terça informando que, por não ser subsidiária da TAM S.A., não está inserida no âmbito do memorando de entendimento não-obrigatório (MoU) assinado recentemente por aquela companhia com a LAN Airlines S/A, do Chile, que tem por objetivo unir as empresas em uma única entidade controladora. A TAM Aviação Executiva, segundo o comunicado, é e continuará sendo 100% controlada pela família Amaro, nas figuras de Dona Noemy Amaro, Maurício Amaro, Maria Cláudia Amaro e João Amaro. Toda a estrutura de gestão da empresa permanece inalterada, assim como os planos de aperfeiçoamento de processos, qualificação de pessoal, formação de líderes e, sobretudo, de ampliação do mercado.

Mesmo não integrando a união entre TAM e LAN, que resulta em uma das maiores companhias aéreas do mundo, o aumento do número de rotas e bases no Brasil, na América Latina e em outros continentes permitirá um enorme ganho de sinergia à TAM Aviação Executiva.

A TAM Aviação Executiva foi constituída em 1960 com o nome de Táxi Aéreo Marília, e é a única companhia de asa fixa no Brasil que possui a certificação Wyvern. Além da comercialização de aeronaves executivas, como representante exclusiva no Brasil da Cessna (desde 1982) e da Bell Helicopter (desde 2004), a empresa oferece serviços integrados como manutenção de aeronaves, FBO, vendas de treinamento (representante da Flight Safety International desde 2003), gerenciamento e fretamento de aeronaves.


Fonte:Monitor Mercantil
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Fornecedor da Embraer cresce no exterior

O trauma deixado pela crise na aviação mundial, iniciada no segundo semestre de 2008, provocou uma reação em cadeia nas empresas brasileiras fornecedoras do setor. Para reduzir o nível de dependência da Embraer, a principal contratante do segmento e que, por conta da retração da demanda, foi obrigada a reduzir seus pedidos aos fornecedores, as empresas investiram para ganhar competência e poder disputar novos negócios no Brasil e no exterior.
O programa de internacionalização das empresas que compõem o polo aeroespacial brasileiro, um universo formado por 130 pequenas e médias empresas e 5 mil funcionários, já vem dando frutos e das 54 que foram monitoradas de perto pelo Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista), seis estão exportando regularmente para países como França, Canadá e Alemanha. "A crise teve um lado positivo porque mostrou às empresas que a diversificação da carteira de clientes e de produtos era uma saída para quem desejasse permanecer nesse mercado", disse Agliberto Chagas, gerente-executivo do Cecompi.
Segundo Chagas, a divulgação das empresas brasileiras no exterior, consolidada com o lançamento da marca Brazilian Aerospace Cluster, em 2009, foi também resultado de uma série de missões empresariais feitas a países como França, Canadá, Inglaterra e Alemanha, além de visitas às principais feiras de negócios relacionadas ao setor aeroespacial. "A marca é hoje bastante conhecida e já temos relacionamento com mais de 15 países e 500 empresas estão cadastradas no nosso banco de dados como potenciais clientes", afirma o gerente do Cecompi.
Graças aos novos contatos, a Avionics Services, por exemplo, está concluindo uma negociação importante com uma grande empresa europeia do setor aeronáutico, que ainda não pode ser revelada. "Vamos continuar investindo no mercado externo que tem dado um retorno bastante satisfatório para a empresa, a ponto de não estarmos conseguindo atender a demanda", comenta um dos diretores da empresa, Antônio José Rodrigues. Os principais negócios, segundo ele, tem sido nas áreas de iluminação, painel de controle, equipamentos eletrônicos e modernização de aeronaves.
A Embraer, segundo Rodrigues, é um cliente importante, mas representa apenas 30% da receita, que este ano deve crescer entre 10% e 15%. Há quatro anos, a Embraer chegou a representar 86% do faturamento da Avionics, que em 2009 foi de R$ 16 milhões. Entre os novos negócios que contribuíram para aumentar a receita da empresa, segundo o diretor, está o contrato de modernização de 54 de aeronaves Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) e a instalação de um sistema de internet para o avião presidencial.
Para atender aos pedidos dos novos clientes, segundo Rodrigues, a Avionics precisará contratar este ano mais 20 funcionários. Há 15 anos no mercado, a Avionics também produz equipamentos eletrônicos que estão instalados em toda a linha de jatos comerciais da Embraer. Além de representação comercial de vários fornecedores estrangeiros, a empresa está capacitada ainda para desenvolver, instalar e certificar qualquer projeto de sistema aviônico em aviões, sejam eles civis ou militares.
Com quase 100% de dependência da Embraer até o ano passado, a Jet Star precisou se reinventar para continuar no mercado. "Em 2010 a Embraer responderá por 60% da nossa receita e o restante virá de contratos como o de fornecimento de interiores para helicópteros, produção de mockups de aeronaves e prestação de serviços de móveis para interiores de aviões", disse.
"Continuamos a trabalhar com a Embraer, mas também intensificamos a prestação de serviços de manutenção de interiores de aeronaves e o desenvolvimento de novos produtos para atender outros mercados", comenta. Entre eles, está o de materiais especiais para iates e embarcações em geral. A Jet Star mantém uma parceria com a empresa americana Nordam e produz, sob licença, toda a parte de mobília para o jato executivo Legacy 650, da Embraer.

Fonte: Valor
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Egyptair recebe primeiro Airbus 330-300

A Egyptair recebeu o seu primeiro Airbus 330-300, dos cinco que tem encomendados, e que vai operar na rota diário Cairo – Londres Heathrow.
O avião tem capacidade para 265 lugares em económica e 36 lugares em executiva.
Por outro lado, a construtora Bombardier disse que a empresa de jactos privados Smart Aviation Co, participada pela Egyptair, e que criou uma companhia aérea comercial, fez uma encomenda de dois Bombardier Q400 NextGen, escreve a imprensa internacional.

Fonte:PressTur
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Aeronáutica oferece 369 vagas com salário de R$ 2,6 mil a 4,5 mil

A Aeronáutica lançou ontem seleção pública com oferta de 205 vagas no Curso de Formação de Sargentos de 2011. As chances exigem nível médio completo e podem ser disputadas por candidatos do sexo masculino ou feminino. Os aprovados farão a capacitação, com duração de dois anos, em Guaratinguetá (SP). O militar que concluir o curso com aproveitamento será promovido a terceiro-sargento, com remuneração inicial de R$ 2,6 mil. Com o lançamento do edital para o Curso de Formação de Sargentos, chega a 369 o número de vagas abertas pela Aeronáutica.

Do total de oportunidades, 96 são na área de controle de tráfego aéreo — serviço prestado por profissionais, em terra, que orientam e monitoram os aviões para garantir um fluxo de tráfego seguro. Entre as atribuições do cargo está a emissão de autorizações aos pilotos, com instruções sobre o espaço aéreo, para prevenção de colisões entre aeronaves e entre elas e obstáculos nas proximidades dos aeroportos. Também há chances para as áreas de eletricidade e instrumentos, equipamento de voo, meteorologia, suprimento, mecânica de aeronaves, estrutura e pintura e comunicações, entre outras. Os interessados podem se cadastrar entre 9 de setembro e 5 de outubro pela internet, por meio das páginas www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br. A taxa de participação custa R$ 50.

Os candidatos farão as etapas de exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste físico. Marcada para 5 de dezembro, a primeira fase será realizada no Distrito Federal e em 13 estados: Pará, Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Temporários
Para o exame de admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães, são oferecidas quatro oportunidades. Dessas, três são para sacerdotes católicos e uma para pastor evangélico. Para participar é necessário ser brasileiro nato, do sexo masculino, com no mínimo 30 e no máximo 40 anos de idade até 31 de dezembro de 2011. Além disso, é preciso ter formação de nível superior em teologia. No ato da matrícula, o candidato será declarado aspirante a oficial. Após a formação, uma vez aprovado, o aluno será nomeado segundo-tenente, com salário de R$ 4,5 mil.

Para o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários, a corporação oferece 160 vagas. Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter até 43 anos de idade até 31 de dezembro de 2011 e possuir diploma de graduação na área disputada. As chances são para profissionais formados em administração, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, serviço social, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, educação física, enfermagem, estatística, fisioterapia, fonoaudiologia, língua inglesa, nutrição, pedagogia, psicologia educacional e psicologia clínica, entre outras.

O estágio de adaptação para os cargos de capelão e de oficial temporário terá duração de 13 semanas e será realizado em Belo Horizonte (MG). Os interessados podem se cadastrar até 23 de setembro por meio do site www.ciaar.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 100.

SEGURO DIRETO NA CONTA
Os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa poderão optar por receber as parcelas do seguro-desemprego em conta-poupança ou simplificada da Caixa Econômica Federal. A novidade foi aprovada ontem pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O diretor de Políticas Públicas de Emprego, Rodolfo Torelly, explica que a medida busca facilitar a vida do trabalhador, que não será mais obrigado a sacar todo o benefício de uma só vez, na boca do caixa. “O depósito em conta-poupança propiciará a retirada de pequenos valores”, afirmou. A Caixa possui cerca de 40 milhões de cadernetas de poupança e 7 milhões de contas simplificadas. O projeto-piloto para o depósito do seguro-desemprego foi desenvolvido em Goiás, no Acre e no Espírito Santo. Foram feitos 315 mil créditos na poupança e 24 mil créditos aos correntistas básicos.

Fique atento

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (2/2011)
Vagas: 205 (nível médio)
Salário: R$ 2,6 mil
Inscrição: de 9 de setembro a 5 de outubro
Taxa: R$ 50
Data da prova: 5 de dezembro
Endereço: www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br

Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães
Vagas: 4 (nível superior)
Salário: R$ 4,5 mil
Inscrições: até 23 de setembro
Taxa: R$ 100
Data da prova: 28 de novembro
Endereço: www.ciaar.com.br

Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários
Vagas: 160 (nível superior)
Salário: R$ 4,5 mil
Inscrições: até 23 de setembro
Taxa: R$ 100
Data da prova: 28 de novembro
Endereço: www.ciaar.com.br

Fonte:Correio Braziliense
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Empresa de aviação executiva está fora do acordo com LAN, explica TAM

A TAM Aviação Executiva, responsável pelo fretamento e comercialização de jatos executivos, não faz parte do acordo anunciado neste mês entre as empresas aéreas TAM e LAN. O esclarecimento, segundo a companhia, tem como objetivo reforçar ao mercado que a TAM Aviação Executiva não é subsidiária da TAM S.A. e que, por isso, continuará sendo controlada pela família Amaro.

Apesar de não integrar o acordo, no entanto, a companhia acredita que o aumento do número de rotas e bases no Brasil, América Latina e outros continentes com a criação da Latam vai permitir ganhos de sinergia à empresa de aviação executiva.

Fonte:O Globo
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Venda de bilhetes prevista para dia 18

Em menos de 20 dias, as passagens para o voo 4142 da Azul Linhas Aéreas, que liga Joinville a Campinas, devem estar à venda no site da companhia. Esta é a expectativa do presidente da empresa, Pedro Janot, que espera lançar o novo destino no dia 18 de setembro, mesmo dia em que deve anunciar os preços dos bilhetes. O primeiro voo deve decolar de Joinville no dia 18 de outubro.

Para que o desejo da Azul se confirme, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) precisa autorizar os voos. O processo está em análise e, de acordo com o superintendente do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, Sérgio Ribeiro, passa por negociação, pois o horário da Azul exigiria mudanças nos terminais de Joinville e Navegantes, responsável pelo controle de aproximação da região.

“As alterações precisam ser aprovadas pela Infraero. Alguns dos setores do aeroporto começariam a operar pelo menos duas horas antes, o que deve gerar custos. Nossos esforços são para atender à demanda”, diz.

“Não vamos vender passagens antes de receber a autorização. O único requisito pendente é em relação ao horário. Negociamos com a Infraero, que tem sido uma grande parceira. Acredito que teremos uma solução até o próximo dia 18 para poder fazer o voo inaugural em 18 de outubro”, disse ontem o presidente da Azul, após apresentação a empresários na Associação Empresarial (Acij).

Fonte:A Notícia - Jornal de Joinville
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Puma Air prevê contratação de 250 novos funcionários

Em entrevista ao Diário do Turismo, o presidente da Puma Air, Gleison Gambogi, comenta a nova fase da empresa, anuncia novas linhas e a contratação de 250 novos funcionários nos próximos três meses. Confira a reportagem.

Essencialmente regional, há pouco mais de três meses a Puma Air deu início a uma nova fase começando a voar entre o Pará e São Paulo diariamente. O voo sai de Belém, vai até Macapá (AP), volta para Belém e de lá voa direto para São Paulo, pousando em Guarulhos, fazendo a mesma rota de volta. Mas a empresa aérea quer mais.

Em audiência na semana passada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília, o presidente da companhia, Gleison Gambogi, e o vice Jorge Vianna, apresentaram uma proposta detalhada da empresa para o início de operações em continente africano, em um voo regular partindo de Guarulhos e pousando em Luanda, capital da Angola.

A ideia foi bem recebida pelo órgão regulador. "Já estamos com toda a operação planejada e 80% dela já está montada. Teremos o sistema aberto para vendas a partir de novembro e a previsão de lançamento do voo é janeiro de 2011", afirmou Gambogi ao DT, em entrevista exclusiva.

A Puma Air terá direito de tráfego com quatro voos semanais para a República de Angola, acreditando no país como importante hub para a região. De acordo com Gleison Gambosi, a realização deste voo Brasil-Angola visa atender à demanda de mercado e interesse do Brasil em estar conectado ao continente africano.

A expectativa da empresa é transportar um milhão de passageiros nos primeiros 12 meses de atuação, entre voos nacionais e para o exterior. Para a empresa aérea essa operação internacional se justifica, já que o número de brasileiros que vive no país africano chega a 50 mil. A seguir, a entrevista completa:

Diário - Como o senhor analisa a aviação regional brasileira ?

Gleison Gambogi - Nossas análises da aviação regional brasileira estão baseadas, principalmente, no crescimento da classe média brasileira e nos percentuais de possíveis novos consumidores do sistema aéreo. Certamente, o transporte aéreo é o mais barato, rápido e seguro meio de transporte da atualidade e com uma tendência de crescimento em nosso país. Estamos prevendo novas rotas para Santarém, Marabá e Altamira, todas no Pará. Também acreditamos na necessidade e desenvolvimento da Região Norte e Nordeste. Exatamente por isso, teremos, a partir de novembro, o voo para Fortaleza.

Diário - Quantas rotas e quantos destinos a Puma Air opera no Brasil e quais são as perspectivas da empresa quanto a code-share com outras aéreas?

Gambogi - Hoje, atuamos para Macapá, Belém e São Paulo com voos diários entre estas cidades a bordo de um Boeing 737-300. O mercado regional tem boas perspectivas e nossos planos estão voltados para este segmento, alimentada com linhas troncais já estabelecidas. O estabelecimento de acordo tipo code-share ou interline estão sendo estudados.

Diário - Fale sobre esta aprovação para voos a Angola.

Gambogi - Para o voo de Angola, usaremos um Boeing 767-300 de prefixo PR-VAO. Já estamos com toda a operação planejada e 80% dela já está montada. Teremos o sistema aberto para vendas a partir de novembro e a previsão de lançamento do voo é janeiro de 2011. Estabelecemos, a princípio, a conexão entre São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) e Luanda, com 4 frequencias semanais. Estudamos novos destinos, mas ainda não são concretos.

Diário: A Puma Air utilizará centros de manutenção de outras companhias ou terá o seu próprio?

Gambogi - : Utilizamos aqui no Brasil a manutenção da GOL. Em Angola, usaremos centros de manutenção reconhecidos e que já atuam para empresas européias que voam para Angola.

Diário: Quais serão as ações de promoção que a empresa fará para fidelizar clientes, principalmente no norte do país?

Gambogi - Hoje, temos dois focos de trabalho para promoções e fidelizações de clientes: os voos nacionais e o internacional. Nos voos nacionais, temos aplicado algumas promoções tarifárias para que o cliente possa ter possibilidade de conhecer e apreciar os diferenciais da companhia. Temos a bordo uma alimentação diferenciada, um excelente espaço entre as nossas poltronas - um dos maiores existente no mercado - que garante conforto e comodidade e uma equipe extremamente prestativa e gentil.

Estes são os principais pontos de fidelização que, temos certeza, conquistam nossos clientes. Além disso, estamos formatando o nosso cartão de fidelização, que garante a volta do passageiro a nossa empresa. Já para Angola adotaremos outras estratégias e outro tipo de promoção voltada principalmente para o povo africano.

Diário - quais são as metas da empresa a curto prazo, no que se refere a novos equipamentos e contratação de pessoal?

Gambogi - A empresa já tem planejadas novas rotas visando o desenvolvimento regional. Para isso, pretendemos utilizar aviões do tipo turboélice, que são mais adequados ao perfil do mercado na região Norte. Para atender as novas praças e acompanhar o crescimento da frota, contrataremos mais de cem novos funcionários nos próximos três meses, aumentando a equipe para 250 pessoas.

Fonte: Diário do Turismo
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Decolagem WebJet REC/GRU B737-300

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Azul Linhas Aéreas inicia voo regular para São Luís na próxima quarta-feira

A Azul Linhas Aéreas começa a operar voos no mercado maranhense a partir da próxima quarta-feira (01). A princípio, será um voo diário, saindo de Campinas com destino à capital maranhense e com escala em Teresina. Com isso, as quatro maiores empresas de transportes aéreos do Brasil atendem São Luís, aumentando o número de opções e a livre concorrência.

O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, recebeu o diretor de Relações Institucionais da empresa aérea, Aldalberto Febeliano, na sede da Secretaria, com o secretário de Governo, Albertino Leal, e o consultor sênior da Chias Marketing/Máquina de Notícias, Eduardo Sanovicz, e comentou sobre o novo serviço.

“Essas novas empresas aéreas que chegam a São Luís vêm somar com as que aqui já prestam serviços. Agora, contamos com quatro companhias, aumentando, assim o número de voos, a qualidade do serviço e a concorrência, barateando o valor das passagens. Isso tudo atrai o cliente. Todos saem ganhando, principalmente os maranhenses e aqueles que vêm ao Estado”, disse Liviomar.

Até maio, apenas duas empresas atendiam à demanda da cidade. Com a inclusão da Azul e da Trip, São Luís conta, hoje, com 23 voos regulares. Em busca da divulgação da capital maranhense, a Prefeitura tenta fechar com a Azul Linhas Aéreas a transmissão, em suas viagens, de vídeos institucionais mostrando os valores turísticos de São Luís, além da formatação de Famtours envolvendo profissionais do turismo de várias cidades brasileiras.

Além disso, a Setur busca captar um voo direto para a cidade, desta vez, ligando-a a Belo Horizonte.

Os voos da companhia já estão disponíveis no site da empresa: www.voeazul.com.br/.



Fonte:Jornal Pequeno
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Santander repassa seis jatos à Azul em transação de US$ 250 milhões

O Santander e a Azul Linhas Aéreas anunciaram nesta segunda-feira uma transação em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento e Social (BNDES) para a aquisição de seis aeronaves 195 da Embraer. A negociação - avaliada em US$ 250 milhões - consiste na compra dos jatos por parte do banco, e posterior aluguel de tais aviões para a companhia aérea.

Conforme comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, a negociação tem o aval do BNDES, que financiará 100% das aeronaves, expandindo as operações da Azul no País.

"O prazo alongado para o pagamento ao Santander e o fato de poder financiar 100% deixam o caixa da empresa mais livre para investir na expansão da frota, um dos seus objetivos no momento", afirmou John Rodgerson, vice-presidente financeiro da Azul Linhas Aéreas.

O pagamento do aluguel das aeronaves será feito pela Azul de forma semestral ao Santander, por 12 anos - prazo de amortização estipulado pelo BNDES, que financiará 80% da transação de US$ 250 milhões. Ao final desse período, o banco privado terá a opção de vender as aeronaves ou negociar com a Azul para continuar a alugá-las.

Fonte:O Dia Online
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Egyptair adquire novo avião Airbus

A companhia aérea egípcia, Egyptair, recebeu o seu primeiro Airbus A330-300 das instalações da Airbus em Toulouse, França, anunciou segunda-feira a construtora do aparelho.

Equipado de reatores Trent 700 de Rolls-Royce, este aparelho pode transportar 301 passageiros, dos quais 265 na classe económica e 36 na classe executiva.

Ele acrescenta-se à atual frota de Airbus da Egyptair, que comporta 17 A320, sete A330-200 e três A340-200.

O A330-300 será o primeiro aparelho da Egyptair a apresentar serviços de comunicação de bordo, permitindo aos passageiros beneficiar de telefonia móvel e de acesso à internet sem fio.

"Esta entrega é uma etapa importante na história da Egyptair. Vamos continuar a fornecer o melhor da tecnologia aos nossos clientes que merecem este produto de ponta e muito competitivo", declarou o presidente-diretor-geral da Egyptair Holding Company, Hussein Moussoud.

"Estamos determinados em realizar eficazmente o nosso ambicioso plano de expansão e modernização da nossa frota", acrescentou.

Os aparelhos da Airbus oferecem uma cabine única e meios operacionais comuns, permitindo às companhias aéreas utilizar o mesmo grupo de pilotos, de pessoal navegante e de engenheiros de manutenção, o que induz uma certa flexibilidade operacional e uma redução significativa dos custos de manutenção.

Na região da África do Norte e do Médio Oriente, a Airbus vendeu cerca de mil aparelhos e tem mais de 500 aviões de encomendas.

Mais de 500 aviões Airbus são expolorados por 48 companhias aéreas da África do Norte e do Médio Oriente, o que representa 40 porcento da frota em serviço na região.


Fonte:Panapress
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Força-tarefa vai apurar acidente com avião da Embraer

A China está formando uma força-tarefa especial que reúne funcionários de seis agências governamentais diferentes para investigar o acidente aéreo envolvendo um avião da Embraer que ocorreu na semana passada, matando 42 pessoas. As informações são do veículo estatal China Daily. A equipe, que inclui profissionais das administrações de segurança do trabalho e de aviação civil, vão investigar a causa do acidente, ocorrido na província de Heilongjiang.

O objetivo é estabelecer a responsabilidade pelo acidente e assessorar o governo sobre como reforçar o setor aéreo para evitar futuros desastres, de acordo com o vice-diretor do conselho de segurança do trabalho, Liang Jiakun, citado pela reportagem. "A investigação envolve cada aspecto da aeronave - seu fabricante, operador, piloto, tripulação, registro de manutenção, controle de tráfego aéreo e autoridades do aeroporto", afirmou o vice-diretor da administração de aviação civil, Li Jian.

Na terça-feira, dia 24 de agosto, o avião modelo ERJ-190, fabricado pela brasileira Embraer e operado pela Henan Airlines, sofreu o acidente no momento em que tentava aterrissar, em meio a uma forte neblina, no aeroporto de Lindu, perto da cidade de Yichun, próxima à fronteira com a Rússia. Cinquenta e quatro pessoas sobreviveram e 42 morreram.

Uma investigação inicial e os relatos de sobreviventes indicam que o avião varou a pista e bateu, partindo a cabine e causando uma explosão, segundo informações da mídia estatal. Autoridades da província de Henan, na região central da China, pediram à companhia aérea que mude seu nome para evitar que sua imagem seja afetada ao ser relacionada ao acidente. Anteriormente, a companhia era conhecida como Kunpeng Airlines. O acidente foi o de maior proporção na China em cerca de seis anos e autoridades já ordenaram checagens da crescente frota da aviação civil do país, que já conta com 1,3 mil aeronaves. As informações são da Dow Jones.

Fonte:Estadão
Abaixo tem uma Maps
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Hainan Airlines triplica lucro na primeira metade de 2010

A companhia aérea chinesa Hainan Airlines, uma das maiores da China, colheu lucro de 556.800 bilhões de iuanes (US$ 81,9 bilhões) na primeira metade do ano, um aumento de 218,19% em relação ao mesmo período de 2009, informou a companhia em seu relatório semestral.

Em tal relatório, enviado à Bolsa de Xangai, a companhia aérea destacou que os lucros por ação ficaram em 0,141 iuane (US$ 0,02), frente ao 0,051 (US$ 0,007) de há um ano.

A companhia, com sede na ilha tropical chinesa de Hainan (sul), ressaltou que o forte aumento do lucro foi resultado de um inesperado aumento da demanda na aviação civil chinesa, paralelo à recuperação da economia nacional.

A Hainan Airlines acredita em manter o ritmo de crescimento graças ao plano estatal para transformar a ilha em 10 anos em um destino turístico internacional que rivalize com outros do sudeste asiático.

Fonte:Yahoo
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Estado quer gestão privada em 30 aeroportos de SP

Empresas alegam que só alguns são viáveis; departamento abre 22 licitações para obras em 18 terminais em cidades do interior

O governo do Estado prepara a concessão dos 30 aeroportos sob sua administração. Eles interligam as principais cidades do interior ao restante do Brasil, às nações do Mercosul e a 20 países. Enquanto isso, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), ligado à Secretaria de Estado dos Transportes, está reformando a estrutura aeroportuária.


Foram abertas 22 licitações em 18 aeroportos paulistas para melhorias, ampliação e concessão de uso de áreas. Novas concorrências serão lançadas em setembro.

Para prosseguir no processo de concessão à iniciativa privada, a administração estadual aguarda manifestação da Secretaria da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. A primeira consulta sobre concessões de pistas paulistas foi feita em fevereiro de 2009 e submetida à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo o Daesp. Nenhuma resposta foi viabilizada.

Crescimento. De 1.º de janeiro a 30 de junho, 817.260 passageiros passaram pelos 30 aeroportos mantidos pelo Daesp - no mesmo período do ano passado, haviam sido 598.570. Nos 12 meses de 2009, 1,3 milhão de passageiros embarcou ou desembarcou nessas 30 praças. E o volume de pousos e decolagens no primeiro semestre deste ano foi de 212.455 - 34,7 mil apenas em junho. No ano passado, foram 399.542 no mesmo período.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, há interesse na concessão de aeroportos. Mas os empresários esperam a proposta do governo estadual.

"Alguns associados têm interesse na concessão, mas não em todos os aeroportos. Não adianta pedir um valor absurdo. O Estado vai perceber que não vai ter lucro, mas não ter prejuízo já é um bom avanço", afirma. Ele destaca que São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Bauru são os mais interessantes para as empresas.

De acordo com Sergio Camargo, superintendente do Daesp, o objetivo é atender ao aumento da demanda de usuários. "O Daesp está tornando áreas disponíveis para a construção de hangares e outras atividades aeronáuticas, tendo em vista o grande número de empresas e proprietários de aeronaves que tem nos procurado."

Em obras. Há ainda obras já iniciadas em três outros aeroportos. Em Bauru/Arealva, estão sendo construídos anexos operacionais e cabine de força e o terminal de passageiros passa por adequação; Bragança Paulista recebe pavimentação das pistas de pouso e acessos; Ribeirão Preto passa por ampliação e reforma do terminal de passageiros e instalação de sistema de ar condicionado.

Nos primeiros seis meses, foram concluídos o recapeamento e a recuperação de pistas, a ampliação de salas de embarque e desembarque e outras obras em Araçatuba, Campinas/Amarais, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Fonte: O Estado de S.Paulo
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TAM vai inaugurar em breve no Brasil o serviço de telefonia móvel em seus aviões

A cada voo em que embarco, mais e mais pessoas falam ao celular e mandam mensagens até o último minuto possível, antes que se liguem os motores do avião. Ainda este ano, garante a TAM, será possível tagarelar ao telefone também durante os voos. A empresa já recebeu o ok da Agência Nacional da Aviação Civil para oferecer o serviço, e agora aguarda a orientação da Anatel. Além do serviço de telefonia celular a bordo de alguns de seus Airbuses, também será possível enviar SMS e MMS e acessar a internet nos smartphones.

- Mas isso não aumenta o perigo de um acidente? - pergunta o leitor.

- Não - diz José Nürmberger Racowski, gerente de unidades de negócio da voadora. - Vamos usar para o serviço o sistema da empresa OnAir, já certificado pela AESA (agência europeia de segurança aérea). O sistema tem uma antena que fica instalada dentro do avião e gera o sinal para os celulares. Ela também impede que eles se comuniquem diretamente com suas antenas usuais no solo, evitando assim um embaralhamento de sinais.

O sistema no avião se conecta com uma antena especial da OnAir, localizada em Mônaco, que por sua vez se comunica com uma rede de satélites ao redor da Terra. Esses satélites repassam o sinal para o avião, permitindo aos celulares fazer ligações e enviar dados.

Entretanto, na decolagem e na aterrissagem, os aparelhos deverão continuar desligados. Seu uso só será permitido quando o avião atingir altitude de cruzeiro, ou seja, três mil metros.

- Nesses momentos do voo, a inclinação da aeronave não permite uma comunicação a contento, porque a antena interna não captaria bem o sinal - afirma José. - Além do mais, do ponto de vista operacional, são momentos em que os comissários de bordo têm, assim como os passageiros, de ficar sentados com os cintos afivelados, e não poderiam auxiliar as pessoas quanto ao uso dos celulares. Assim, a altitude de cruzeiro é a hora mais recomendada para ligar os telefones.


Para enviar mensagens e dados, ou acessar a internet, não há limitação além da velocidade da conexão. O sistema funciona com celulares GSM (que as operadoras brasileiras usam) e - não fiquem tristes, heavy users - numa conexão mais para 2G (segunda geração de telefonia celular) do que 3G. A conexão será de aproximadamente 400Kbps (kilobits por segundo), compartilhados por todos os passageiros. Se todos usarem ao mesmo tempo, vai ficar lento, lentíssimo, mas é melhor que nada.

No caso das chamadas de voz, no entanto, haverá um limite. No máximo, poderão ser feitas ligações de 12 celulares ao mesmo tempo. Do décimo terceiro em diante, a pessoa ficará em espera.

- A experiência, nesse caso, será muito parecida com a que acontece no Réveillon, por exemplo, quando muitas ligações são feitas ao mesmo tempo e acabamos recebendo, por vezes, um sinal de que estamos em fila e não poderemos falar em determinado momento - lembra José.

Paciência, pois. A velocidade limitada na banda sem fio da OnAir também não permitirá uma navegação 3G na internet a contento em netbooks com modems wireless de operadoras, ou tablets como o iPad.

O motivo da limitação da velocidade, diz José, é que o foco do serviço está mais para os telefones celulares e smartphones que para qualquer outra coisa. Não é um serviço para navegação pesada na internet.

- Você poderá até navegar, mas terá dificuldade com os aplicativos multimídia online, como o Skype, e sites de vídeo, como o YouTube - pondera.

A opção da TAM faz sentido até porque é preciso lembrar que usar o celular no avião não vai ser muito barato, não. Com o sistema da OnAir, os aparelhos vão estar em roaming, isto é, acessando outras redes que não as suas originais.

As tarifas para o uso dos celulares nos aviões vão depender de cada operadora, mas acreditamos que ficarão próximas dos preços do roaming internacional - esclarece José. - E essa tarifa será praticada mesmo que seja um voo doméstico, porque como se está usando um sistema de satélites, não faz diferença se você sobrevoa o Brasil ou a Inglaterra.

Por falar em preço, José informa que a OnAir ainda está em negociação com as operadoras brasileiras para o oferecimento do serviço. E quando ele estará funcionando, afinal?

- Já temos a aprovação técnica da Anac para o sistema, e falta apenas um ok da Anatel com relação à antena que ora instalamos nos aviões - diz José. - Uma vez que esse sinal verde seja dado e os contratos com as operadoras, firmados, poderemos começar. Nossa expectativa é oferecer o serviço já em setembro ou, no mais tardar, em outubro.

O sistema funcionará em caráter experimental durante seis meses a um ano, em voos domésticos, em pelo menos quatro aviões da TAM. No momento, ele já está instalado num Airbus 321, com 220 lugares, e há mais duas aeronaves na fila para recebê-lo - um Airbus 320 (174 lugares) e um Airbus 319 (144 lugares). A empresa tem no momento 145 aviões em sua frota.

Além da certificação europeia, o sistema da OnAir também é usado em linhas aéreas na Ásia e na Oceania. Nos Estados Unidos, o foco está mais voltado para o acesso à internet nos aviões do que para a voz, conta José. Segundo ele, a TAM tem ainda planos de criar aplicativos para serem usados futuramente nos smartphones (como o iPhone) durante os voos da empresa.

Fonte:O Globo
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TAP mantém liderança no Porto apesar do crescimento das low cost

No entanto, o seu desempenho, nos últimos anos, ainda não retirou a TAP da liderança do ranking das principais companhias aéreas que voam para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.

"O peso das companhias aéreas regulares diminuiu (nos últimos 20 anos) por crescimento das 'low cost', mas as companhias que continuam a operar no aeroporto continuam a crescer", explicou João Confraria, vice-presidente do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

Fonte:Jornal de Negócios - Portugal
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Kenya Airways ameaça anular encomenda de nove aviões Boeing

A companhia aérea queniana, "Kenya Airways", ameaçou anular a sua encomenda de nove aviões de tipo "Boieng Dreameliners" devido ao atraso da entrega, noticiou o jornal local "Sunday Nation".

Segundo o jornal, que cita o site Internet da Kenya Airways, a companhia poderá virar-se para a construtora europeia Airbus, rival da Boeing, uma empresa norte-americana.

Citado no site Internet, o diretor-geral da Kenya Airways, Titus Naikuni, declara que a sua companhia ameaçou anular a encomenda logo que ela soube que a Boeing iria adiar a entrega dos aviões, alegando problemas de fabrico.

O Quénia fez a encomenda dos Dreamliners desde 2006 e aguardava pela entrega dos dois primeiros aviões em Setembro próximo.

O Boeing Dreamliner, igualmente conhecido sob o nome de Boeing 787, é um avião com fraco consumo de combustível.

Fonte:Panapress
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Cinco ou seis coisas sobre o A380, o maior avião comercial da história

Para começo de conversa, é preciso dizer que o embarque num A380 não foi planejado. Tal qual um "turista acidental", só me dei conta de que estava diante do gigante dos ares quando, já no check-in, estranhei aquela quantidade de gente tirando fotos de um avião. E aqui vai uma constatação: o A380, e isso deve acontecer em qualquer aeroporto do mundo, rouba mesmo a cena, e faz os olhinhos de quem curte aviação brilharem. Impossível não notar o fascínio das pessoas diante dessa poderosa máquina construída pela Airbus, que carrega o aposto de "maior avião comercial da História" e faz outras aeronaves parecerem brinquedinho.

Admito: fiquei ali tentando entender o que passava pela cabeça daquelas pessoas todas com câmeras em punho e acabei não fazendo foto alguma. Mas também pode ter sido só para ser diferente, e não mais um na multidão que esperava para entrar no voo AF 1980, que parte às 10h05m de Paris para Londres. A Air France, que usa o A380 em seus voos para Johannesburgo, está extraordinariamente operando o grandão nesse trechinho europeu. Começou no dia 12 de junho e vai até o dia 30. Aqui vão cinco (o.k., seis) impressões dele.


1) Como não escolho voos por tipo de aeronave, mas por critérios como horário e duração, não tinha mesmo a menor ideia de que um A380 entraria no meu roteiro. O destino final era a capital inglesa e, como teria tempo de sobra para curtir Paris antes da volta ao Brasil, tudo o que eu mais queria era passar rapidinho pelo Charles de Gaulle, desembarcar em Heathrow e depois almoçar num restaurante reservado há semanas (se me permitem, uma dica: o Maze - Gordon Ramsay, no 10-13 Grosvenor Square; www.gor donramsay.com/maze/).

E aqui mais uma certeza: nada é rapidinho em se tratando de um A380. Com aqueles dois andares e capacidade para carregar uma população que vai de cerca de 550 a 800 passageiros, imagine como é o embarque numa coisa dessas. Não é suposição: levou mais tempo para acomodar todo mundo do que decolar e aterrissar em Londres.

2) Se o A380 tem poltronas-camas tão luxuosas como as que a gente cansou de ver nas fotos promocionais da Airbus, não vi. Estava na classe econômica, e o que me foi permitido observar na cabine principal foi aquele mar de poltronas, numa disposição que, se não me engano, era três-quatro-três. No upper deck, dizem que a coisa é diferente. Falando especificamente da poltrona, ela pode ser um pouquinho mais confortável do que em outros Boeings e Airbuses da vida, mas acho que tive essa sensação apenas porque tudo era, de fato, novinho.


3) Depois de instalado em meu assento, preciso dizer, parodiando vítima de acidente, que "foi tudo muito rápido". Mal tive tempo de experimentar todas as possibilidades daquele monitor individual e do controle remoto que, logo de cara, deixaram-me curiosíssimo. Telinha particular na sua frente não chega a ser novidade, mas a do A380 tem ótima definição e um cardápio que vai de filmes, seriados e games às imagens capturadas por câmeras instaladas em três pontos da aeronave: no bico, na parte inferior da "barriga" e na cauda. Até "Brothers and sisters" perde diante da possibilidade de assistir ao que se passa lá fora, mesmo quando as nuvens embaçam tudo. Na aterrissagem, então, torci para a "programação" não sair do ar.

4) Seja na aterrissagem ou na decolagem, não senti o peso de um bicho tão grande. Até achei que o processo todo foi "suave", se é que a gente pode chamar assim.


5) O desembarque também é lento, mas não se compara ao embarque. E, ao final da jornada, outra surpresa, esta para deixar os amigos morrendo de inveja: um certificado da Air France dizendo que tem a honra de atestar que seu dono voou num A380.

Uma funcionária, com uma plaquinha, orientava os passageiros que voltariam dali a pouco para Paris, e só estavam viajando para conhecer o A380. Acho que eles só queriam mesmo o tal certificado.

6) Ah, sim, a companhia parece tratar tão bem sua nova aquisição que quer poupá-la. Para que desperdiçar espaço e energia com bobagens, como bagagem? Pois é, a mala não chegou, só veio em outro voo, mais tarde. Vai que aqueles contêineres arranham o A380?

Fonte: O Globo
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Estado quer gestão privada em 30 aeroportos de SP

Empresas alegam que só alguns são viáveis; departamento abre 22 licitações para obras em 18 terminais em cidades do interior

O governo do Estado prepara a concessão dos 30 aeroportos sob sua administração. Eles interligam as principais cidades do interior ao restante do Brasil, às nações do Mercosul e a 20 países.

Enquanto isso, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), ligado à Secretaria de Estado dos Transportes, está reformando a estrutura aeroportuária.

Foram abertas 22 licitações em 18 aeroportos paulistas para melhorias, ampliação e concessão de uso de áreas. Novas concorrências serão lançadas em setembro.

Para prosseguir no processo de concessão à iniciativa privada, a administração estadual aguarda manifestação da Secretaria da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. A primeira consulta sobre concessões de pistas paulistas foi feita em fevereiro de 2009 e submetida à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo o Daesp. Nenhuma resposta foi viabilizada.

Crescimento. De 1.º de janeiro a 30 de junho, 817.260 passageiros passaram pelos 30 aeroportos mantidos pelo Daesp - no mesmo período do ano passado, haviam sido 598.570.

Nos 12 meses de 2009, 1,3 milhão de passageiros embarcou ou desembarcou nessas 30 praças. E o volume de pousos e decolagens no primeiro semestre deste ano foi de 212.455 - 34,7 mil apenas em junho. No ano passado, foram 399.542 no mesmo período.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, há interesse na concessão de aeroportos. Mas os empresários esperam a proposta do governo estadual.

"Alguns associados têm interesse na concessão, mas não em todos os aeroportos. Não adianta pedir um valor absurdo. O Estado vai perceber que não vai ter lucro, mas não ter prejuízo já é um bom avanço", afirma. Ele destaca que São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Bauru são os mais interessantes para as empresas.

De acordo com Sergio Camargo, superintendente do Daesp, o objetivo é atender ao aumento da demanda de usuários. "O Daesp está tornando áreas disponíveis para a construção de hangares e outras atividades aeronáuticas, tendo em vista o grande número de empresas e proprietários de aeronaves que tem nos procurado."

Em obras. Há ainda obras já iniciadas em três outros aeroportos. Em Bauru/Arealva, estão sendo construídos anexos operacionais e cabine de força e o terminal de passageiros passa por adequação; Bragança Paulista recebe pavimentação das pistas de pouso e acessos; Ribeirão Preto passa por ampliação e reforma do terminal de passageiros e instalação de sistema de ar condicionado.

Nos primeiros seis meses, foram concluídos o recapeamento e a recuperação de pistas, a ampliação de salas de embarque e desembarque e outras obras em Araçatuba, Campinas/Amarais, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.


OBRAS E SERVIÇOS LICITADOS

Construção de hangar

Araçatuba, Assis, Avaré, Barretos, São Carlos, Ourinhos, Piracicaba, Penápolis, Tupã e Ubatuba

Compra de novo sistema de radiocomunicação

Araraquara, Bragança Paulista, Campinas/Amarais, São José do Rio Preto e Sorocaba

Colocação de alambrado

Avaré, Penápolis e Tupã

Concessão de áreas internas e/ou externas para exploração de atividades comerciais e aeronáuticas

Itanhaém, Jundiaí, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Sorocaba

fonte:Eduardo Reina - O Estado de S.Paulo
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TRIP Linhas Aéreas é reconhecida como a prestadora de serviços de transporte mais inovadora do País

A TRIP Linhas Aéreas conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Inovação e Qualidade’, no setor de Serviços de Transporte, do prêmio “As 500 melhores empresas do Brasil”, realizado pela revista Istoé Dinheiro. Na avaliação, foram considerados investimentos em pessoas, estrutura e tecnologia, nas áreas de controle de qualidade, marketing, P&D, auditoria, contato com o público, SAC, certificado de qualidade ou reconhecimento público pela qualidade dos serviços.

“Nossa empresa é orientada para a prestação de serviços com qualidade, e muito nos orgulha que sejamos reconhecidos pelo consumidor final. Além disso, temos a inovação em nosso DNA, pois foi desta forma que criamos uma malha diferente do que existia no Brasil, voando em ligações de pequena e média densidade, e que permitiu criar a maior malha aérea do nosso continente”, afirma José Mario Caprioli, presidente da TRIP Linhas Aéreas.

Ainda no prêmio da revista Dinheiro, a TRIP também ficou posicionada entre os principais na avaliação de ‘Recursos Humanos’. Nessa categoria foram avaliados: variação de número de funcionários, funcionários terceirizados, salários, despesa com treinamento de funcionários, rotatividade do quadro e tempo médio de serviço por funcionário.

“Auditorias realizadas por institutos ou veículos de reputação comprovada nos ajudam a perceber nossos pontos fortes e aqueles que ainda precisamos desenvolver. Estamos bastante satisfeitos em ver que nossos esforços para inovação, qualidade e recursos humanos tenham recebido destaque. Esses são pontos fundamentais para a excelência de uma empresa aérea”, comemora o presidente da TRIP.

Atualmente, o setor de transporte aéreo representa 20% do PIB brasileiro e a estimativa é que as empresas cresçam 25% em 2010 em relação a 2009. Estudo realizado pela consultoria McKinsey demonstra que a demanda por transporte aéreo triplicará até 2030. “As companhias aéreas precisam estar preparadas para atender com qualidade a crescente demanda do setor, que vem, principalmente, da força do mercado interno. Pensamos no hoje e no amanhã”, explica Caprioli. [www.voetrip.com.br]

Com mais de 12 anos de atividade no Brasil, a TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do País e também da América do Sul por atender o maior número de cidades e contar com a maior frota de aeronaves regionais. É controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros e um histórico de resultados sólidos e crescimento sustentado. A TRIP tem como um de seus investidores a norte americana Skywest Inc., maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, com 696 aeronaves, que adquiriu 20% de participação no capital da companhia. Com um faturamento bruto em 2009 de R$ 450 milhões, a empresa gera 2,1 mil empregos diretos, conta com 35 aeronaves e opera em mais de 70 cidades em todo o País.

Fonte:Revista Fator
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Paulo Olim

COMEMORAÇÃO DO 50º ANIVERSÁRIO DO AEROPORTO DO PORTO SANTO

Aeroporto do Porto Santo faz 50 anos


Para assinalar a passagem de 50 anos sobre inauguração do Aeroporto do Porto Santo realizada em 28 de Agosto de 1960, decidiu a ANAM comemorar a efeméride para relevar junto da população do Porto Santo o significado político, social e económico do seu Aeroporto para Ilha mas, também, a sua importância para a Região Autónoma.

As comemorações centram-se num concurso literário, numa exposição, num concerto e numa sessão solene.

Desde 28 de Julho decorre com o concurso da Rádio Praia um concurso literário cujo regulamento pode ser consultado no site oficial da ANAM.

www.aeroportosdamadeira.pt

Os três melhores classificados terão direito a viagens e estada de um fim de semana em Paris, em Londres e em Lisboa.

Desde 29 de Julho está patente no Aeroporto do Porto Santo uma exposição em que se procura contar sumariamente a história dos transportes entre o Porto Santo e a Madeira e da construção e relações do aeroporto com a sua Ilha.

A 27 de Agosto pelas 21h30, no auditório da Praça do Barqueiro terá lugar um concerto pela Orquestra de Bandolins da Madeira que acompanhará o tenor Carlos Guilherme num repertório em que se incluem canções populares italianas e trechos de ópera.
No dia 28 de Agosto, pelas 17H30 serão homenageados 44 colaboradores da ANAM com mais de 25 anos de serviço à empresa e, pelas 18H30, terá lugar uma sessão solene comemorativa da efeméride a que preside o Presidente do Governo da Região.

Seguir-se-á um beberete.
Estas comemorações na sua singeleza mas a que se pretende dar um cunho de qualidade e solenidade próprios, e a que se associa o Senhor Presidente do Governo Regional, pretendem não deixar passar em claro uma data de particular relevo para a história contemporânea da Madeira.

O Aeroporto do Porto Santo abriu uma etapa impar nas relações da Região com o resto do Mundo e inaugurou uma nova era nos transportes aéreos para o Arquipélago tendo-se desenvolvido de uma forma radical durante o processo de autonomia e tornado com o desenvolvimento e apetrechamento operados, na bela e eficaz infra-estrutura actual.

Peça essencial para o progresso do Porto Santo, o seu Aeroporto é também instrumento vital numa política de transportes e de segurança que possibilita à Região estar hoje convenientemente preparada para se ligar com eficácia a todo a parte, por via aérea.

Mais do que um local onde se toma um avião o Aeroporto é, para um ilhéu, o ponto onde apanha o Mundo.

Esta a importância da efeméride que agora se comemora.



Fonte:Anam

Asas Madeira
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Legacy 450 & Legacy 500 ganham renomado Prêmio Idea/Brasil Design 2010

Os mais novos jatos executivos da Embraer, o Legacy 450 e o Legacy 500, respectivamente das categorias midlight e midsize, seguem os passos dos jatos executivos Phenom 100, entry level, e Phenom 300, light, bem como o ultra-large Lineage 1000, ganhando o prêmio IDEA/Brasil. O programa IDEA® (International Design Excellence Awards) é a principal competição internacional que premia a excelência em design de produtos, ecodesign, embalagens, estratégias, pesquisa e conceitos.

“A importância do design para a aviação executiva não deve nunca ser subestimada e, por essa razão, nós da Embraer sentimo-nos especialmente honrados pelo prêmio IDEA/Brasil, um reconhecimento da indústria do design”, disse Humberto Pereira, diretor de engenharia da Embraer – Aviação Executiva. “A Empresa continua trazendo produtos inovadores e diferenciados ao mercado, assim refletindo sua filosofia de engenharia e design.”

O IDEA/Brasil é a etapa que precede a edição nos EUA do IDEA Award, uma das mais importantes e conceituadas competições de design no mundo. A edição nacional é considerada a porta de entrada de projetos brasileiros no mercado internacional. A edição norte- americana do prêmio foi criada em 1980 pela Industrial Designers Society of America (IDSA) com o propósito de reconhecer e premiar o que há de melhor em produtos, embalagens, e conceitos de design industrial criados por profissionais de todo o mundo, bem como os protótipos preparados por estudantes.

Os jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500 -O Legacy 450 e o Legacy 500, das categorias midlight e midsize, estabeleceram novos paradigmas em suas respectivas categorias. Os interiores foram projetados em parceria com a BMW Group DesignworksUSA e oferece espaço e estilo inigualáveis. Estas aeronaves terão a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas classes. Piso plano, altura de cabine de 1,82 metro, ótima pressurização e toalete a vácuo são outras características de destaque que complementam o desempenho superior e os baixos custos operacionais dos jatos.

O avançado sistema aviônico da Rockwell Collins – Pro Line Fusion™ – oferecerá um amplo alerta situacional com interface altamente intuitiva. Os motores de última geração HTF7500E, fabricados pela Honeywell, incorporam as mais recentes tecnologias para atender aos requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e reduzido nível de emissão de ruídos e poluentes, diminuindo o impacto ambiental. Os jatos serão os mais rápidos das suas categorias e os únicos equipados com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôos fly-by-wire, tecnologia de última geração que aumenta a segurança das operações e o conforto dos passageiros, além de reduzir a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

O Legacy 450 é projetado para transportar até nove passageiros e terá alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 4.070 km (2.200 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. O jato poderá voar sem escalas do Rio de Janeiro para Bariloche, na Argentina.

O Legacy 500 levará até 12 passageiros e é projetado para ter alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 5.190 km (2.800 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Estas características permitirão aos clientes voar do Rio de Janeiro para Chicago, nos EUA, com uma única parada em Caracas, na Venezuela. [www.EmbraerExecutiveJets.com.br].

Perfil- A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São KC-390 Interior Legacy 600 Phenom 100 Super Tucano Embraer 195 Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2010, a Embraer contava com 16.781 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,2 bilhões.

Fonte: Revista Fator
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Fusão da Continental Airlines e da United Airlines aprovada

Num comunicado conjunto divulgado após o anúncio das autoridades norte-americanas, que se seguiu à aprovação do negócio pela Comissão Europeia em julho, a Continental Airlines e a United Airlines anunciaram que pretendiam concretizar a fusão até 01 de outubro.

A United Airlines, a terceira companhia aérea do mundo, e a Continental Airlines, a quarta, anunciaram em maio a intenção de se fundirem sobre o nome único de United.

Combinadas, as duas companhias terão 370 destinos em 59 países com um volume de negócios que ascenderá a 29 mil milhões de dólares (cerca de 22,3 mil milhões de euros), 700 aviões e 87 mil funcionários em todo o mundo.

As entidades reguladoras norte-americanas rejeitaram, em 2001, a fusão entre a United Airlines e a US Airways.



Fonte:SIC Notícias
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PREFEITURA INICIA INSTALAÇÃO DE AVIÃO DOADO PELA FAB

A Prefeitura de Americana iniciou ontem a instalação de um exemplar do primeiro jato nacional, o AT-26 Xavante, na Praça Tiradentes. O caça de treinamento pesa 2,5 toneladas (sem motor), mede 12 metros de envergadura e 9,5 metros de comprimento e ficará em exposição permanente no local. O modelo doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) no ano passado, e construído entre os anos de 1970 e 1981, saiu de uso em 2006, sendo substituído pelo caça bombardeiro AMX, produzido pelo Brasil em parceria com a Itália.
O avião é uma das aeronaves mais importantes para o desenvolvimento da indústria militar no país, e no total foram fabricados 182 exemplares no Brasil e outros 761 pelo mundo. Até sua instalação na praça, o AT-26 Xavante ficou armazenado no prédio do NAIA (Núcleo de Atendimento Integrado de Americana). Na época da doação, a prefeitura conseguiu que a Aeronáutica assumisse o transporte do avião, que veio do Parque Aeronáutico do Recife, em Pernambuco.

Fonte:O Liberal - Americana
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United-Continental Merger Clears Federal Hurdle

a victory for Continental’s chief, Jeffery A. Smisek, who will run the merged company, and who has been pushing to complete the deal quickly. The Justice Department has apparently accepted the position of the airlines, which insisted that their hubs did not overlap. The department said the airlines would combine “largely complementary networks, which would result in overlap on a limited number of routes where United and Continental offer competing nonstop service.”

A sticking point was Continental’s hub in Newark, where new landing and takeoff slots are limited. United and Continental operate 442 daily round-trip flights at Newark. The deal with Southwest “resolves the department’s principal competition concerns and will likely significantly benefit consumers on overlap routes as well as on many other routes,” the Justice Department said.

The all-stock merger will form a coast-to-coast giant with a leading presence in the top domestic markets, including Chicago, Los Angeles and New York, and an extended network to Asia, Europe and Latin America. The combined company will keep the United name and will be based in Chicago.

Together, the airlines will have 21 percent of domestic capacity, in terms of available seat miles, or one seat flown one mile, exceeding the 20 percent held by Delta, the current market leader.

The merger agreement itself was completed in a swift two weeks in May, after United’s talks with US Airways prompted Continental to propose a deal. The airlines said that merging would allow them to fend off low-cost rivals at home and to compete more effectively abroad.

The agreement provides an opportunity for Southwest to increase its small presence in the New York region. Southwest has eight pairs of landing and takeoff slots at La Guardia Airport.

While United and Continental outlined a rapid calendar for the merger, a few pitfalls remain, although none that could stop a deal because shareholders of both airlines are expected to approve the merger, which both boards support.

The airlines are seeking an endorsement from their respective pilots’ unions, whose approval is needed for a collective agreement that merges their seniority lists. Last month, the airlines said they had an agreement in principle with their pilots on how to manage those talks. United and Continental say they hope for a quick resolution of the pilot talks similar to what Delta Air Lines did when it bought Northwest Airlines in 2008.

United and Continental were close to merging two years ago, but Continental walked away hours before a deal was to be announced because of United’s poor financial health.

Fonte:The New York Times
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Companhia Mexicana de Aviação suspende voos

A Companhia Mexicana de Aviação anunciou a suspensão dos seus voos por tempo indeterminado a partir de sábado. A empresa está a passar por problemas financeiros e pretende ganhar tempo, frente aos credores e encontrar liquidez.

Segundo o ministro da Comunicação e Transportes os passageiros não serão prejudicados, já que as autoridades mexicanas e a companhia aérea negociaram acordos com outras companhias.

Fonte:euronews
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MP quer obrigar TAM a aumentar espaço entre poltronas

O Ministério Público São Paulo entrou com uma ação civil pública na Justiça paulista para obrigar a TAM a aumentar os espaços entre os assentos de suas aeronaves. A ação foi ajuizada pelo promotor Giovane Serra Azul Guimarães, depois que a TAM se negou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para resolver o problema. O promotor pediu uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 50 milhões.

Para a Promotoria do Consumidor, estudos realizados pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), órgão responsável pela regulamentação do setor, apontam que o vão entre as poltronas, que varia de 74cm a 76cm, "é inadequado e põe em risco a segurança, a saúde e até a vida dos passageiros". A Gol também foi chamada para assinar um acordo, mas pediu um prazo para decidir se assinará o TAC. Segundo Guimarães, a empresa tem cerca de dez dias para se posicionar e, caso se negue a fazer um acordo, também será processada.

O estudo da Anac, concluído em 2009, foi feito a pedido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que reclamou do desconforto que sentiu na classe econômica de aeronaves de empresas brasileiras. A conclusão da Anac na época foi de que "é impossível acomodar-se dignamente nos assentos, que são menores do que a maioria dos consumidores". Segundo o levantamento da agência, os assentos possuem 45cm de largura em seu encosto, enquanto 56,12% das pessoas estudadas têm largura de ombros entre 45cm e 50cm e 3% acima de 50cm.

- Isso mostra que 70% das pessoas que viajam em classe econômica são maiores que os bancos - disse o promotor.

Além da largura de assentos e encostos, o estudo aponta que os acessos também são inadequados e podem, em eventos de emergência, comprometer a saída dos passageiros.

- É praticamente impossível que os passageiros abandonem em 90 segundos, como exige a norma aplicável em caso de emergência - escreve o promotor.

O promotor critica a posição da Anac que, apesar do estudo apontando as irregularidades, não obrigou as empresas a utilizar os mesmos critérios de segurança adotados na primeira classe e na executiva.

Procurada, a TAM informou, por meio de sua assessoria, que não vai se manifestar, pois ainda não foi citada na referida ação.

Fonte:O Globo
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Aviação regista cada vez mais incidentes com pássaros

Em 2009 foram notificadas em Portugal 316 colisões de aviões com aves (bird strikes), indica o relatório estatístico do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), a que o DN teve acesso.

Comparativamente com 2008, o número de ocorrências aumentou 74 por cento, mas especialistas em aviação ligeira garantem não existir um "agravamento significativo" do problema. "O que passou a haver foi um maior empenho das pessoas envolvidas, pilotos e responsáveis pelos aeródromos, em notificar a ocorrência de incidentes mesmo que de pequena dimensão."

Esta é também a opinião do director do GPIAA, tenente- -coronel Fernando Reis, segundo o qual o registo de mais 134 casos entre 2008 e 2009 "pode não corresponder a um efectivo aumento" do número de ocorrências. "Não havia uma grande preocupação em notificar os bird strakes, consideradas ocorrências menores".

Tudo mudou em Janeiro de 2009 com o acidente no rio Hudson (Estados Unidos), quando um avião comercial com 155 pessoas a bordo foi obrigado a efectuar uma perigosa manobra de amaragem, poucos minutos depois de ter descolado do aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque. Não houve vítimas. Mas as imagens correram mundo e o facto de o acidente ter sido provocado por um embate com um bando de pássaros, do qual resultaram danos nos motores, veio "dar outra visibilidade e enfatizar" este tipo de ocorrências.

O número de notificações disparou ao longo do ano, acentuando uma tendência que se regista pelo menos desde 2006, quando foram registados 106 casos de bird strike, uma situação qualificada como de "elevado perigo" por poder originar acidentes graves, como ferimentos na tripulação, problemas hi- dráulicos e eléctricos ou dificuldades no controlo do avião.

Para além do acidente no rio Hudson, o crescimento exponencial de ocorrências está igualmente relacionado com as indicações transmitidas pelo GPIAA junto dos principais aeroportos do país para relatarem todos os casos do género. "Por vezes é difícil mas estamos a conseguir que a informação nos chegue com regularidade", diz o tenente-coronel Fernando Reis, acrescentando que o objectivo é recolher o máximo de informação possível com base na qual será efectuada uma avaliação do risco existente. "Por se localizarem no litoral, os nossos aeroportos estão em zonas potencialmente de risco. Mas ainda não podemos tirar a ilação de que estamos a assistir a um aumento de ocorrências".

Segundo o director do GPIAA, o nível de risco só poderá ser calculado "quando se conhecer a realidade e para isso é muito importante analisar o número de notificações", cujo crescimento só deverá "estabilizar dentro de dois ou três anos". Só nessa altura será possível definir um conjunto de medidas de segurança que poderão passar, por exemplo, pelo controlo das aves em lixeiras localizadas nas proximidades das pistas.

Os dados do GPIAA indicam que o período mais crítico se prolonga entre Abril e Agosto, sendo que a maioria das notificações diz respeito ao aeroporto de Lisboa (130), seguido de Faro (84) e Porto (54). Nenhum dos casos resultou em acidente grave.


Fonte:Diário de Notícias - Lisboa
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Gol inicia hoje promoção com ida a R$ 50

Depois de R$ 1 e de 2 por 1, a Gol inicia hoje nova campanha de tarifas promocionais no final de semana. Vale para todos os destinos em que opera no Brasil, América do Sul e Caribe. Até a 6h de segunda-feira (30), os passageiros terão a chance de adquirir passagens, pagando apenas R$ 50 pelo trecho de ida.

Segundo a empresa, a promoção é ainda mais atraente para aqueles que irão permanecer mais de sete dias no destino. Por exemplo, quem vai de São Paulo (SP) a Salvador (BA), poderá encontrar o trecho de volta por R$ 119. Nas mesmas condições, a tarifa de volta entre Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) sairá por somente R$ 79.

Ou seja, além de adquirir o bilhete de ida por R$ 50, o cliente terá a chance de comprar a passagem não promocional a preços similares às tarifas praticadas pelas empresas de ônibus.

"Tarifas mais competitivas sempre fizeram parte do DNA da Gol. A promoção será uma ótima oportunidade para quem não teve chance de viajar durante as férias, para quem quer programar uma visita aos parentes e, é claro, para quem nunca viajou de avião”, alerta Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da Gol.

A promoção será valida para viagens de ida e volta do dia 30 de agosto até 7 de outubro. Os clientes que participarem ainda terão direito ao acumulo de 30% em milhas no seu cartão Smiles. As passagens promocionais e o regulamento completo já estão disponíveis no site da companhia (www.voegol.com.br) e agências de viagens.

Fonte:Panrotas - Portal de Turismo
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Avianca tem feirão de ofertas com tarifas a partir de R$ 88

Nesta sexta-feira (27/08) começa o Feirão de Ofertas Avianca - Cuiabá, com tarifas promocionais para seis destinos: Salvador, Brasilia, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e a vizinha Campo Grande. A promoção é válida para compras realizadas até 8 de setembro, com embarque entre 28 de agosto e 30 de setembro.

De Cuiabá para:

· Campo Grande: R$ 88 por trecho

· São Paulo (Guarulhos): R$ 137 por trecho

· Brasilia: R$ 177, por trecho

· Curitiba, R$ 293, por trecho

· Salvador: R$ 296, por trecho

· Porto Alegre (R$ 305, por trecho)

Os mesmos valores se aplicam no trecho de retorno.

www.avianca.com.br

Fonte:Mercado & Eventos
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Webjet oferece promoção para os voos de setembro

A Webjet desenvolveu a campanha Super Ofertas de Setembro, que vai diminuir as taxas dos voos realizados às terças, quartas e quintas do mês de setembro. Ela é válida para as passagens compradas entre hoje (26/08) e domingo (29/08) para todos os destinos da companhia. Para participar, basta que a compra seja realizada com 20 dias de antecedência da data do embarque.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico webjet.com.br.

Fonte:Mercado & Eventos
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Brazil Airpass da Star Alliance cobre 45 destinos domésticos

A Star Alliance está trazendo para o Brasil seu Airpass, programa que permite viagens por toda malha aérea doméstica operada pela Tam - única companhia brasileira a fazer parte da aliança. O trajeto pode ser escolhido livremente e precisa cobrir entre quatro e nove trechos de voo. Cada cidade pode ser visitada uma vez, embora voos de conexão passando pelos mesmos aeroportos sejam permitidos. A tarifa varia de acordo com o número de trechos comprados e a classe de reserva disponível, e fica entre US$ 133 e US$ 212 por trecho (excluindo taxas, impostos e sobretaxas).

"Trabalhando com a nossa companhia aérea parceira, a Tam Linhas Aéreas, agora estamos em condição de oferecer uma categoria de tarifas de grande valor agregado a todos os passageiros que viajem para o Brasil em voos operados por companhias aéreas parceiras da Star Alliance, e que queiram explorar as diversas atrações que este país tem para oferecer", disse Christopher Korenke, vice-presidente Comercial da Star Alliance.

O Brazil Airpass pode ser adquirido por qualquer passageiro não residente no Brasil, em conjunto com um bilhete internacional para o Brasil de qualquer companhia membro da Star Alliance ou adicionalmente a um bilhete Star Alliance Round-the-World, com um roteiro que inclua um destino no Brasil.

Com o Brazil Airpass, a Star Alliance agora oferece um total de 14 diferentes categorias de tarifas que variam da popular tarifa Round-the-World a tarifas de circuito (circle fares) e passes aéreos regionais.

Fonte:Mercado & Eventos
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Justiça dos EUA aprova fusão das aéreas United e Continental

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira (27) que aprovou a fusão das companhias aéreas United e Continental, que criará a maior companhia aérea do mundo em passageiros transportados e poderá, segundo analistas, redesenhar o mercado americano da aviação. As empresas dizem que se trata de um negócio de US$ 3 bilhões.

As duas empresas, que anunciaram a fusão em maio, esperam concluir o acordo nas próximas semanas, com a aprovação do negócio pelos acionistas de ambas as companhias, em 17 de setembro.

Segundo o Departamento de Justiça, a investigação sobre a fusão foi concluída depois que as empresas concordaram em abrir mão de slots (direitos de pouso e decolagem) no aeroporto de Newark, no estado de Nova Jersey.

A nova empresa seria quase 8% maior que a Delta Air Lines e administraria 21% das praças do mercado americano, contra os 20% que a Delta alcançou após a aquisição da Northwest Airlines em 2008. Com a união, a nova companhia passa a servir 370 destinos em todo o mundo.

A companhia resultante deve usar o nome da United e ter sede em Chicago. Seu comando será do presidente-executivo da Continental, Jeff Smisek, enquanto seu colega da United, Glenn Tilton, presidiria a junta diretora.



Fonte:G1.com.br
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Passageiros são obrigados a sair de avião minutos antes de vôo a Rio Branco

Dezenas de passageiros do vôo 1938, da Gol para Rio Branco, que sairia de Porto Velho às 14 horas, foram obrigados a sair da aeronave, no Aeroporto Jorge Teixeira após a informação de que não há como pousar na Capital do Acre em virtude das queimadas. Os passageiros reclamam que não há previsão de quando a aeronave poderá viajar, ou se aguardará em Rondônia. Muitos reclamam o fato de que a empresa fez todos passarem pelo serviço de check-in, se instalarem na aeronave e somente depois relatarem os problemas.

Fonte: Jornal Rondoniagora
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Anac cria norma para segurança dentro de aviões

A Anac estabeleceu critérios para vistorias e inspeções de aeronaves no que se refere à "Segurança da Aviação Civil contra Atos de
Interferência Ilícita". Segundo a nova norma publicada no Diário Oficial da União (DOU) a vistoria de aeronaves é destinada à busca e à detecção de armas, artefatos explosivos, substâncias nocivas ou outros dispositivos que possam ser utilizados para cometer atos de interferência ilícita contra a aviação civil.

As vistorias de aeronaves devem ser realizadas pela tripulação de cabine durante os procedimentos prévios ao voo, de acordo com alguns critérios estabelecidos pela Anac. Deverá ser feita vistoria da aeronave, por exemplo, em voo de escala solicitando aos passageiros em trânsito que identifiquem seus pertences, de modo a assegurar que não sejam deixados objetos pelos passageiros que desembarcarem. Concluída a vistoria ou a inspeção, a aeronave deve ser mantida nas mesmas condições de segurança até a decolagem, por meio de vigilância constante ou utilização de lacres nos seus acessos, mantendo-se a escada de acesso afastada.

A empresa aérea é responsável pela realização das vistorias e inspeções e deve manter registro da realização das vistorias e inspeções pelo prazo de 30 dias.

Fonte:Panrotas - Portal de Turismo
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