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Após crise, encomendas turbinam Embraer

Depois de um período de queda e cancelamentos de pedidos e corte de 20% no quadro de funcionários, a Embraer começa a recuperar as encomendas perdidas durante o auge da crise financeira global. Os sinais de melhora foram dados no 47 Show Aéreo de Farnborough, tradicional feira da aviação mundial, encerrada na semana passada, em Londres. A empresa brasileira trouxe na bagagem pedidos firmes de 37 novos jatos comerciais, num valor de US$ 1,34 bilhão. As entregas vão começar no ano que vem. Se essa conta considerar ainda as opções (direito de compra futura), o total de aeronaves chega a 191, elevando o potencial de negócios para US$ 7,1 bilhões. Entre os clientes, a europeia de baixo custo Flybe, a Air Lease e a Republic Airlines.

Recém-chegado de Londres, o vice-presidente executivo para o Mercado de Aviação Comercial da empresa, Paulo César de Sousa e Silva, avalia que o sucesso de vendas na feira indica que a indústria aeronáutica mundial começa a respirar mais aliviada, caminhando para uma retomada sustentável dos negócios. O ponto ainda sombrio, diz, é o financiamento de aviões por bancos comerciais, área que não dá sinais de retomada forte:

- Existem sinais claros de recuperação. Ainda não é uniforme em financiamentos privados, mas existe recuperação generalizada no setor.

O executivo avalia que, a exemplo de outros fabricantes, a Embraer vem ganhando fôlego. Antes das novas encomendas, a empresa (terceira maior fabricante mundial de aviões) havia anunciado contrato de venda de cinco jatos para a Azul.

Fornecedores comemoram novas encomendas

Quem também respirou aliviado foram os fornecedores da empresa, que tem sede em São José dos Campos, no interior paulista. O engenheiro Ney Pasqualini Bevacqua, presidente da Winnstal, que fornece peças estruturais para as aeronaves e serviços de estamparia e usinagem, disse que o setor comemorou as vendas anunciadas pela Embraer.

- Isso (as novas encomendas) muda o ânimo dentro e fora da Embraer. Estamos apostando nessa melhora que deve acontecer mesmo só a partir do primeiro trimestre de 2011. Agora é que eles vão começar a planejar as entregas desses aviões, mas o astral é positivo - disse Bevacqua, que antes de fundar a Winnstal foi funcionário da Embraer por 18 anos.

Com relação à retomada dos emprego, o diretor da Embraer salientou que o quadro de funcionários está adequado ao atual nível de produção, "podendo produzir até um pouco mais". Mas, caso o mercado continue em ascensão, novos trabalhadores serão contratados gradativamente. Durante a semana, a empresa chamou 320 ex-funcionários demitidos em fevereiro do ano passado. Essas contrações, segundo a Embraer, não foram feitas por causa das novas encomendas, mas para atender à demanda gerada pelos programas de engenharia que a empresa desenvolve para fabricar três modelos da linha Legacy e do cargueiro KC para as Forças Armadas.

- O ajuste no ano passado (demissão de mais de 5 mil) foi para acomodar a produção menor. Se o mercado continuar crescendo em relação aos últimos dois anos, a tendência é fazermos contratações - disse Silva.

Para sindicato, contratação de 320 é insuficiente

Já o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos considera positivos os sinais de melhora no mercado de aviação, mas continua temeroso com a retomada mais vigorosa nas contratações. Os sindicalistas dizem ainda que a carga de trabalho tem aumentado e não houve reajuste de salários desde o ano passado.

- É pouco ainda (a contração dos 320 trabalhadores), mas é importante para os trabalhadores da Embraer - disse Adílson dos Santos, tesoureiro-geral e ex-presidente do sindicato.

A Embraer - que emprega cerca de 16 mil funcionários - contestou os sindicalistas, alegando que o trabalho não aumentou, pois a produção está concentrada nos aviões de pequeno porte cuja montagem demanda menos funcionários. Em 2008, dos 204 jatos produzidos, 202 eram de grande porte (70 a 120 lugares e Legacy) e só dois de pequeno porte (Phenom).

A partir de 2009, essa relação mudou: foram 146 grandes para 98 pequenos. Este ano, a previsão é fabricar 227 aeronaves: 107 jatos grandes e 120 pequenos.

Fonte: O Globo
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Trem de pouso quebrado provocou queda da avião

Autoridades sauditas disseram que o trem de pouso do cargueiro da Lufthansa quebrou ao atingir o asfalto em Riad, fazendo com que a aeronave se quebrasse ao meio e pegasse fogo, no acidente ocorrido no início desta semana. A Autoridade de Aviação Civil anunciou hoje os resultados da investigação.

O piloto e o copiloto alemães ficaram feridos no acidente ocorrido na terça-feira e tiveram de deixar o avião por rampas de emergência.

A divisão de cargas da Lufthansa na Alemanha informou que havia cerca de 90 toneladas de carga no voo que vinha de Frankfurt. A aeronave deveria seguir para os Emirados Árabes Unidos e depois para Hong Kong.

O MD-11 construído em 1993 fora adquirido pela empresa aérea alemã em 2004. A Lufthansa informou que a última revisão técnica completa da aeronave foi realizada em junho de 2009.

Fonte: AE-AP - Agência Estado
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Falta de tripulantes faz Gol cancelar 12 voos em SP

Por falta de funcionários, a companhia aérea Gol cancelou 12 voos domésticos que iriam decolar do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, da noite de sexta-feira (30) até a manhã deste sábado (31). O problema foi informado pela empresa. Com isso, centenas de passageiros aguardaram no saguão do aeroporto para conseguir embarcar.
De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, todos os passageiros foram atendidos dentro do estabelecido na portaria 141 da Anac (Agência Nacional e Aviação Civil). Segundo a empresa, o remanejamento em outros voos “teve atraso de no máximo 2 horas e 30 minutos”.

Segundo Eder Chiodetto, que estava com passagem marcada para Salvador (BA) às 6h e só conseguiu decolar por volta das 8h, cerca de 300 pessoas aguardavam na sala de espera do aeroporto por uma solução.

Ele relata que mulheres com crianças de colo estavam no local há nove horas. Segundo Chiodetto, para dar uma explicação aos passageiros, os próprios funcionários – aparentemente estressados - comunicaram via alto-falante que o atraso ocorria pela falta de tripulação.

- O atraso foi gerado pelo estouro de horas de voo dos funcionários. A Gol argumentou que, como hoje é dia 31, muitos tripulantes já estouraram as horas do mês. Logo, não há tripulação para fazer o avião decolar. Enquanto isso, esperamos em meio a gritos e ameaças contra funcionários.

A assessoria de imprensa da Gol nega as nove horas de atraso e diz que “o que ocorreu foi um remanejamento da malha [funcionários]”, devido "ao tráfego aéreo desta sexta-feira (30), que excedeu os horários no aeroporto de Congonhas".

Porém, Chiodetto afirma que “durante a madrugada, vários passageiros foram encaminhados a um hotel, mas tiveram que retornar, pois o mesmo estava lotado”. A assessoria nega e não confirma também o estouro das horas de voo do mês, mas afirma que a situação já foi regularizada.

Procurada pela reportagem do R7, a Infraero confirmou apenas o atraso do voo das 6h com destino a Salvador e diz que não recebeu nenhum comunicado da Gol até a publicação desta matéria.

Fonte:R7 por Camila de Oliveira,
Foto - leitor Eder Chiodetto
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Aeroporto de Rondonópolis ainda não tem seção contra incêndio

De acordo com um comunicado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o serviço de combate a incêndio do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis, não está funcionando. Mesmo com a chegada do caminhão AP2, doado pela Aeronáutica, há dois meses, a seção contra incêndio não está operando devido a falta de algumas adequações e compra de equipamentos. As informações foram publicadas nesta sexta-feira (30) no jornal A Tribuna.

No caso de um incêndio, o acidente só seria controlado com o deslocamento de bombeiros do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado na região da Vila Operária. Ao todo 20 profissionais já passaram por treinamento para atuarem no aeroporto, no entanto, algumas adequações em um galpão e aquisições de equipamentos ainda faltam ser realizadas pela administração municipal. Além disso, o caminhão especial não tem local para ser guardado.

Conforme o administrador do aeroporto, Alencar Libano de Paula, em entrevista ao jornal, todos os hangares do aeroporto estão ocupados, não havendo a possibilidade de locação de espaço para estacionar o caminhão e o galpão do serviço de combate a incêndio do aeroporto não comporta o veículo devido a altura do teto. Já no Batalhão de Bombeiros na Vila Operária também não há possibilidade porque o local passa por obras.

Além de aumentar a altura do teto, o administrador explicou que o galpão deve passar por reforma para se adequar à resolução 115 da Anac. Não há data precisa para tal adequação, mas estaria prestes a iniciar, conforme Alencar. Os recursos serão da Prefeitura e do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Ele afirmou ainda que serão adquiridos botas, capacetes, máscaras e extintores químicos e que tudo deverá acontecer rápido.

O caminhão AP2 custa cerca de R$ 1,5 milhão, é de fabricação austríaca, do modelo Búfalo e é considerado como o mais moderno do mundo, com capacidade de 5,7 mil litros. O combate ao fogo é feito tanto com água quanto com espuma. A seção contra incêndio vai permitir pouso e decolagem de aeronaves com capacidade para até 180 passageiros. Atualmente os aviões que descem em Rondonópolis transportam apenas 40 pessoas.

Fonte: Olhar Direto

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Aviação civil tem mais de 400 vagas

O aumento na demanda pelo transporte aéreo no Brasil, aliado aos investimentos em infraestrutura previstos para os aeroportos brasileiros até a Copa de 2014, torna o momento oportuno para quem deseja trabalhar em companhias do setor de aviação civil.
Atualmente, são oferecidas pelo menos 482 vagas nas principais empresas aéreas brasileiras. A maior demanda é para agentes de aeroporto, áreas técnicas, operacionais e call center. Pessoas com deficiência física podem candidatar-se a 108 oportunidades de emprego.
O salário de comissário de bordo, por exemplo, fica em torno de R$ 2,5 mil. Já agentes de aeroportos (balcão de check-in e auxílio ao embarque e desembarque) recebem remuneração média de R$ 1,4 mil.
Mercado aquecido - Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmam a tendência de expansão do setor aéreo. No primeiro semestre deste ano, houve expansão de 27,58% na demanda doméstica e de 13,42% na internacional, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com o aquecimento do mercado, as companhias aéreas também investem em aquisições de novas aeronaves, o que irá demandar ainda mais profissionais nos próximos anos.
Maior empresa aérea brasileira, a TAM finalizou o ano passado com 132 aeronaves e, este ano, inaugurou o movimento de expansão da frota com a encomenda de 25 aviões da Airbus, em um negócio de quase US$ 3 bilhões. As novas aeronaves serão entregues entre 2014 e 2016.
A Azul também vai receber cinco jatos Embraer 195 extras ainda este ano e a expectativa é fechar 2010 com 26 aeronaves, 2011 com 38 aeronaves, 2012 com 50 e 2013 com 62. De acordo com o diretor de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da empresa, Johannes Castellano, até o fim deste ano, a Azul vai contratar 130 pessoas por mês.
As de linhas aéreas disponibiliza as vagas em seus websites pelo link “trabalhe conosco”.

Fonte:A Tarde On Line

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Caixa-preta de avião que caiu no Paquistão é encontrada

Equipes de resgate encontraram neste sábado a caixa-preta do avião que caiu nas montanhas Margalla, no Paquistão, na última quarta-feira. Segundo autoridades, o aparelho que grava dados do voo parece estar em boas condições. As informações são da agência AP.
O equipamento foi encontrado durante os trabalhos de busca, que foram dificultados pela chuva, pela lama e pela falta de estradas de acesso ao local, que fica em meio à mata. A caixa-preta foi entregue a autoridades da aviação paquistanesas, disse um porta-voz da Autoridade de Desenvolvimento da Capital, uma agência governamental. Segundo o representante, o aparelho estava próximo aos destroços da cauda da aeronave.
A descoberta pode fornecer pistas sobre as causas da queda da aeronave da Airblue. O acidente matou todas as 152 pessoas a bordo, entre elas dois americanos. No entanto, os resultados podem demorar semanas, já que o Paquistão deve enviar a caixa-preta para uma decodificação apropriada em outro país.
De acordo com a Autoridade de Aviação Civil, o Paquistão não possui experiência adequada para decodificar as informações armazenadas no gravador. Segundo o porta-voz do órgão, Pervez George, o processo de leitura da caixa-preta pode demorar um mês.

Fonte:TERRA BRASIL
Foto: Reuters
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TAM Linhas Aéreas firma compromisso de encomenda de 25 aeronaves Airbus

A TAM Linhas Aéreas, maior cliente da Airbus no hemisfério sul e maior companhia aérea do Brasil, confirmou a encomenda de 25 aeronaves eco-eficientes da Airbus, elevando o número total de encomendas da companhia brasileira para 176 aeronaves. Este pedido de 20 aeronaves da Família A320 e cinco A350-900 está de acordo com o Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding) anunciado em junho durante o ILA Berlin Air Show.

As novas aeronaves da Família A320 da TAM irão substituir as aeronaves da Família A320 existentes, como parte do compromisso da companhia em manter uma frota com idade média de seis anos. Tanto a frota da Família A320 quanto a do A350 XWB entrarão em serviço nas rotas já existentes da companhia e aumentar sua eco-eficiência. “Nós temos o compromisso de oferecer aos nossos clientes uma das frotas mais jovens no mundo da aviação”, disse Líbano Barroso, CEO da TAM Linhas Aéreas.

A partir de hoje, o total de encomendas de aeronaves da fabricante pela TAM aumentou para 134 Airbus da Família A320, 15 A330-200 e 27 A350 XWB. Outras 65 aeronaves da Família A320, duas A330-200 e 27 A350 XWB estão reservadas.

“Estamos extremamente satisfeitos com a confiança duradoura que a TAM tem depositado na Airbus e muito agradecidos pela grande parceria que estabelecemos na última década”, disse John Leahy, Executivo-Chefe de Operações da Airbus, Setor de Atendimento ao Cliente. “A Família A320 é reconhecida por ter as aeronaves de corredor único mais modernas e eficientes disponíveis no mercado e, por meio de investimentos contínuos, o que já é bom, fica cada vez melhor. O novo pedido da TAM reafirma a posição de líder de mercado dessa aeronave.”

Atualmente, mais de 370 aeronaves da Airbus estão em operação me 23 companhias aéreas e operadoras latino-americanas, o que representa mais de 40% da frota em serviço. Com a TAM sendo a maior cliente, mais de 500 aeronaves já foram vendidas na região, que dispõe de uma reserva de pedidos em carteira de mais de 200 aeronaves.

A Família A320 (A318, A319, A320 e A321) é referência em se tratando de aeronaves de corredor único. Com mais de 6.500 aeronaves vendidas e mais de 4.300 aeronaves entregues a cerca de 310 clientes e operadores do mundo todo, a Família A320 é a família de aeronaves de corredor único mais vendida do mundo. Com uma confiabilidade de 99,7% e extensos períodos de serviço, a Família A320 oferece os mais baixos custos operacionais entre todas as aeronaves de corredor único. A Família A320 também oferece um exclusivo sistema de cargas em contêineres, compatível com o sistema padrão mundial de aeronaves de fuselagem larga.

A Família A350 XWB é a resposta da Airbus para a demanda generalizada do mercado por aeronaves de fuselagem larga de capacidade média e longo alcance altamente eficientes. O A350 possui a fuselagem mais larga da sua categoria, oferecendo níveis de conforto sem precedentes, os menores custos operacionais e o menor custo por assento/milha entre todas as aeronaves neste segmento de mercado. Após o anúncio de hoje, os pedidos por esta aeronave somam 535, vindos de 34 clientes.

Fonte:Revista Fator
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Azul prepara papelada para voar para Joinville

O primeiro voo da Azul para Joinville deve começar a ganhar forma na próxima semana, quando ela encaminhar, na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o pedido para voar ao Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. O provável destino deve ser o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 90 quilômetros de São Paulo.
A expectativa da empresa é que o pedido seja analisado em até um mês por órgãos como a Infraero e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). E a expectativa é que, entre setembro e outubro, os aviões estejam pousando na mais populosa cidade catarinense. A promessa foi reiterada nesta semana pelo diretor de relações institucionais da companhia aérea, Adalberto Febeliano, em palestra para empresários catarinenses.
No pedido, devem constar os horários que a empresa pretende voar e os aviões que devem ser utilizados. A vinda da companhia aérea para a cidade foi estmulada pela lei assinada este mês pelo governador Leonel Pavan, que amplia a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o combustíveis das aeronaves com até 120 lugares. Antes da modificação do texto, o incentivo beneficiava apenas aviões com até 100 poltronas.

Fonte:Zero Hora
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TAM aprova aumento de capital para financiar compra da marca

O conselho de administração da TAM aprovou a capitalização de R$ 144,39 milhões da companhia aérea por meio da emissão de ações que serão subscritas por sócios da família Amaro, controladores do grupo.

A operação tem a finalidade de financiar 85% da aquisição da empresa dona da marca TAM: a Milor Táxi Aéreo, que também pertencente à família Amaro. O negócio foi fechado neste mês por R$ 169,9 milhões, sendo 15% do montante pago em dinheiro.

Serão lançadas 5.621.634 novas ações ordinárias, ao preço de R$ 25,69, que corresponde à média das cotações de fechamento nos 30 pregões anteriores ao anúncio de tal aquisição, no dia 13 de julho.

Caso não seja exercido o direito de preferência pelos demais acionistas até o dia 31 de agosto, as novas ações serão trocadas pelas notas promissórias recebidas pela família Amaro na venda da Milor.

Fonte: O Globo

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Aeroporto de Uberaba disponibiliza voos para diversas cidades do país

O Aeroporto Mário de Almeida Franco, localizado em Uberaba, é considerado um dos maiores de Minas Gerais, inclusive já foi classificado na categoria "A". Nele são operadas aeronaves Boeing 737-300, Fokker 100 e Fokker 27, com frequências diárias para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Salvador, Porto Seguro, Uberlândia, entre outras conexões.
De acordo com o gerente de operações Lélio Marcos Baldo, a frequência de voos segue um cronograma estabelecido pela Infraero. "Com relação às partidas e aos horários, de segunda a sexta-feira, de Uberaba para Rio de Janeiro às 6h30, de Uberaba para Belo Horizonte às 6h30, de Uberaba para Rio de Janeiro às 8h15, de Uberaba para Brasília 8h15 e de Uberaba para Belo Horizonte às 21h10."
Lélio Baldo ressalta que, aos sábados, de Uberaba para Belo Horizonte há voo às 6h30. "Aos domingos, os aviões partem de Uberaba para Belo Horizonte às 15h05."
Quanto aos horários de chegada de voos, com base em informações da gerência de operações, de segunda a sexta-feira há aviões saindo de Belo Horizonte para Uberaba às 8h, do Rio de Janeiro para Uberaba às 20h50, de Brasília para Uberaba às 20h50, de Belo Horizonte para Uberaba às 22h45, de Belo Horizonte para Uberaba às 22h45 e do Rio de Janeiro para Uberaba às 22h45.
"Aos sábados há voos de Belo Horizonte para Uberaba às 8h e aos domingos, de Belo Horizonte para Uberaba, às 21h55".

Empresa Aérea Pantanal - Outra novidade no segmento aéreo de Uberaba é que a Empresa Aérea Pantanal recebeu recentemente autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos no aeroporto local. A previsão é de que o início das atividades seja em agosto, mas a confirmação oficial ainda não foi feita pela companhia.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através dos telefones (34) 3319-9409 ou 3319-9463.

Fonte: Jornal de Uberaba

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Aeroportos de Buenos Aires voltam a operar, diz porta-voz

Os dois principais aeroportos que servem Buenos Aires operam com normalidade nesta sexta-feira depois que um avião perdeu temporariamente o contato com a torre de controle, disse um porta-voz da autoridade aeronáutica da Argentina.

"O aeroporto não esteve fechado, nem (o terminal internacional Ministro Pistarini de) Ezeiza, nem o Aeroparque. Sim, estiveram atentos quando souberam do incidente caso esse avião sobrevoasse... está tudo normal", afirmou à Reuters um porta-voz de Aeropuertos Argentina 2000.

A imprensa local informou que as operações nos dois aeroportos foram interrompidas quando o avião de pequeno porte, com capacidade para seis pessoas, perdeu contato por problemas técnicos.

A aeronave que voava para Chapelco, no sul do país, desde San Fernando, nos arredores da cidade de Buenos Aires, foi guiada por telefone via satélite até que solucionou uma falha técnica, acrescentou a imprensa.

O aeroporto de Ezeiza está localizado na região metropolitana de Buenos Aires, enquanto o terminal Jorge Newbery fica no centro da capital argentina.
Fonte:O Globo
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A Azul chegou em Brasília

Fonte: Azul
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Alan Alves

Rússia: Autoridades evitam desvio de avião

"Um dos passageiros dirigiu-se ao comandante e comunicou que tinha informação importante para as forças de segurança", revelou Elena Galanova, porta-voz do Aeroporto Domodedovo, onde o aparelho aterrou.
Segundo a porta-voz, "o homem alterou as reivindicações e exigiu a presença da chefia e de órgãos de informação".
As autoridades não revelaram de que forma o homem ameaçou a tripulação e os passageiros, sublinhando apenas que ele os manteve reféns durante cerca de duas horas e meia.
"Algum tempo depois, um dos passageiros sentiu-se mal e o criminoso autorizou a entrada de médicos. Porém, agentes entraram no aparelho disfarçados de médicos e neutralizaram a ameaça", acrescentou Galanova.
A porta-voz frisou que se tratou da "mais rápida operação de libertação de reféns na história da aviação civil russa".
A agência ITAR-TASS adianta ainda que o homem que tentou desviar o avião é Magomed Patiev, cidadão do Cazaquistão, de origem inguche.
Também hoje, perto do mesmo aeroporto, aconteceu outro caso que ainda está por esclarecer. Segundo a agência Ria-Novosti, uma pessoa que fotografava a aterragem de aviões, afirmou ter visto um homem cair de um aparelho proveniente da cidade de Perm.
As autoridades policiais, depois de analisarem as fotografias apresentadas pela testemunha, concluíram que se tratava de um pássaro. Porém, o diário online ‘Lifenews’ escreve que foi encontrado um cadáver nos arredores do aeroporto.

Fonte:cmjornal.xl.pt
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Grupo12Horas.Aérea

Tam aumenta frequências que saem de Brasília com destino a Maceió e Porto Velho

A Tam começa a operar, no dia 9 de agosto, mais uma frequência direta entre os aeroportos de Brasília, no Distrito Federal, e Maceió, em Alagoas, aumentando para dois os voos diários de ida e volta, sem escalas, entre os aeroportos. Na mesma data, a companhia também coloca em operação outra frequência direta ligando o aeroporto da capital federal à cidade de Porto Velho, em Rondônia, e passará a operar três voos diários de ida e volta nessa rota, igualmente sem escalas. Os novos voos serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros.

A frequência entre Brasília e Maceió será operada pelo voo JJ 3480, que partirá da capital federal às 21h43 e pousará na capital alagoana à 00h05. Já o percurso inverso será realizado pelo voo JJ 3481, a partir do dia 10 de agosto, que decolará de Maceió às 06h20 e pousará em Brasília às 8h44.

O voo JJ 3474 partirá do aeroporto de Brasília às 14h31 e pousará em Porto Velho às 16h10. Já o percurso inverso será realizado pelo voo JJ 3475, que decolará da capital rondoniense às 17h00 e pousará na capital federal às 20h40.

Fonte:Mercado & Eventos
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Lan: lucro de US$ 60,6 milhões no segundo trimestre

A Lan divulgou seus resultados financeiros consolidados correspondentes aos meses de abril, maio e junho. A companhia obteve lucro de US$ 60,6 milhões que, comparado com os resultados do mesmo período do ano passado – US$ 4,2 milhões – reflete forte recuperação, tanto no negócio de carga como no de passageiros.

O resultado operacional do segundo trimestre de 2010 alcançou US$ 112,6 milhões, o que representa um importante crescimento, comparado com os US$ 34,9 milhões registrados durante o segundo trimestre de 2009. O quadro se reverteu: de uma perda por cobertura de combustível de US$ 52,6 milhões, de abril a junho do ano passado, para um ganho de US$ 1,3 milhão, pelo mesmo motivo, no segundo trimestre deste ano. A margem operacional alcançou 10,9%, uma alta de 6,4 pontos percentuais comparado com os 4,4% registrados durante o mesmo período de 2009.

Durante o trimestre, os ingressos consolidados da Lan alcançaram US$ 1,03 bilhão, comparado com os US$ 785,1 milhões obtidos no mesmo período de 2009. Esses números se devem a uma evolução de 24,5% no ingresso de passageiros e um incremento de 60,3% no ingresso de carga. Os segmentos passageiros e carga representaram, respectivamente, 66% e 31% do total dos ingressos do trimestre.

Fonte:Mercado & Eventos
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Falta de luz faz avião esperar amanhecer para pousar em SC

Uma falha na iluminação do aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), ocorrida na madrugada desta sexta-feira, fez com que uma aeronave da Gol precisasse sobrevoar a cidade por meia hora para aguardar o amanhecer.
O incidente ocorreu por volta das 6h30, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O vôo 1281, que deixou a cidade de Chapecó, no oeste de Santa Catarina, não conseguiu realizar a aterrissagem devido à falta de iluminação na pista do aeroporto.
O sistema deixou de funcionar e a aeronave precisou sobrevoar a região de Florianópolis por mais de meia hora devido à falta de visibilidade. O desembarque só ocorreu depois que o dia amanheceu e a iluminação natural ofereceu condições para a manobra.
Segundo a Infraero, o problema já foi solucionado para os voos programados para a noite desta sexta-feira.

Fonte:Terra Brasil
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Grupo Lufthansa: faturamento no primeiro semestre foi de 12,6 bi de euros

O faturamento do grupo Lufthansa nos primeiros seis meses de 2010 foi de 12,6 bilhões de euros, 23,5% a mais do que no mesmo período do ano anterior. As receitas do tráfego aumentaram 30%, chegando a 7,8 bilhões de euros. Ao todo, os rendimentos empresariais do grupo no período analisado aumentaram para 14,2 bilhões de euros, um acréscimo de 22,2%.

Os custos empresariais subiram 22,9% no decorrer do primeiro semestre, chegando a 14,2 bilhões de euros. Um dos principais motivos para tal foi o aumento dos custos de combustível, 874 milhões de euros mais altos. Isto corresponde a um aumento de 56,1%, decorrente tanto dos preços como do volume. As taxas ficaram 29% acima das do ano anterior.

O resultado operacional do grupo para o primeiro semestre foi de 171 milhões de euros negativos, ou seja, 179 milhões de euros a menos do que no mesmo período do ano anterior. A retração se deve principalmente ao resultado negativo da área de negócios do grupo Passage Airline. O resultado do grupo Lufthansa foi de 104 milhões de euros negativos. No mesmo período do ano anterior, o mesmo foi de 178 milhões de euros negativos.

A Lufthansa investiu 974 milhões de euros no período analisado. Destes, 184 milhões de euros foram destinados à ampliação e modernização da frota. O fluxo de caixa operacional foi de 1,4 bilhão de euros, o fluxo de caixa livre (fluxo de caixa operacional menos investimentos líquidos) de um bilhão de euros. No final do primeiro semestre, o grupo registrou endividamento de crédito líquido de 1,8 bilhão de euros. Devido a um conjunto de medidas, a quota de capital próprio subiu para 24,3% em comparação ao encerramento do exercício de 2009.

No relatório intermediário sobre o primeiro semestre, a diretoria do grupo enfatizou: "Empresas aéreas não só são um motor da conjuntura como transformam a retomada em crescimento próprio por meio de um multiplicador. Apesar disso, as condições do mercado sob as quais isso acontece mudaram. Somente quem se adequar a estas novas circunstâncias, poderá aproveitar a oportunidade de um crescimento de grandes proporções. Temos certeza de que as empresas do grupo Lufthansa conseguirão realizar este intento!"

A íntegra do relatório para os seis primeiros meses do exercício de 2010 está disponível na internet sob www.lufthansa.com/investor-relations.

Fonte: Mercado & Eventos
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Alan Alves

Chuva dificulta buscas por caixas pretas de avião que caiu no Paquistão

A busca pelas caixas pretas do avião que caiu na quarta-feira nas imediações de Islamabad era dificultada nesta quinta pelas fortes chuvas no local, em um dia de luto para o Paquistão pela tragédia aérea que deixou 152 mortos.
As equipes de resgate esperavam pelo fim das chuvas torrenciais das monções sobre a capital paquistanesa para continuar a busca nas colinas de Margalla, onde o Airbus A321 da companhia Airblue caiu na quarta-feira de manhã e onde seus restos calcinados ficaram espalhados.
As bandeiras nacionais tremulavam a meio mastro em todos os prédios públicos do Paquistão em ocasião do dia de luto nacional decretado pelo governo, um dia depois do acidente aéreo mais mortífero no país em 18 anos.
O presidente americano Barack Obama apresentou suas "condolências" às famílias e parentes das vítimas.
Outro a se manifestar foi o presidente chinês Hu Jintao. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, expressou sua "imensa tristeza".
"As equipes de socorro reiniciarão suas operações quando a chuva parar", declarou à AFP o chefe da polícia da cidade, Bani Amin, encarregado de supervisionar as buscas.
"Temos que localizar as caixas pretas da aeronave" que ajudarão a determinar as causas do acidente, acrescentou.
Os investigadores esperam que os parâmetros de voo e as gravações das conversas permitam determinar as causas exatas do acidente com o Airbus A321, um avião novo (de cerca de 10 anos) conduzido por um piloto experiente.
O avião da companhia Airblue, que havia decolado na manhã de quarta-feira de Karachi (sul), foi desviado de sua rota quando deveria aterrissar no aeroporto Benazir Butho de Islamabad, em um dia chuvoso de visibilidade reduzida.
A aeronave sobrevoou a cidade a uma altura estranhamente baixa, segundo várias testemunhas, antes de cair nas colinas vizinhas de Margalla.
O governo indicou que não descarta hipótese alguma, incluindo um ataque terrorista ou uma sabotagem, mas não fez declarações neste sentido.
Além das caixas pretas, os socorristas esperam "localizar documentos ou outros objetos pertencentes aos passageiros, que serão muito úteis para ajudar a identificar os corpos", indicou o chefe da polícia.
Os corpos, ou o que restou deles, estão em um estado tão precário que será necessário realizar exames de DNA para identificar boa parte das vítimas, havia anunciado na quarta-feira Mahmood Jamal, diretor do principal hospital de Islamabad.
"Talvez outros restos de corpos sejam encontrados durante as buscas, mas tudo depende da chuva", acrescentou Bani Amin.
"Membros do nosso serviço ouviram uma enorme explosão nas colinas de Margalla. Quando cheguei, vi uma enorme bola de fumaça e fogo e grandes pedaços do avião que caíam ladeira abaixo", relatou Haji Taj Gul, um policial que patrulhava a área.
A Airblue é uma das companhias mais conhecidas do Paquistão, onde seus aviões fazem voos entre as principais cidades desde 2004, além de fazer algumas rotas no exterior (Dubai, Sharjah, Abu Dabi, Mascate e Manchester).
O Paquistão não registrava um acidente de avião tão mortífero desde setembro de 1992, quando um Airbus 300 da companhia nacional PIA caiu ao se aproximar da capital nepalesa, Katmandú, deixando 167 mortos.

Fonte: AFP
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Azul já aceita reservas para dezembro, janeiro de fevereiro

A Azul já está aceitando reservas para o período de férias de fim de ano e as tarifas estão com preços promocionais. De Campinas para Belo Horizonte, por exemplo, as tarifas variam a partir de R$ 89 por trecho, de Campinas para Brasília ou para Campo Grande os preços começam em R$ 129 por trecho.

Outros destinos com preços competitivos são Salvador, com tarifas a partir de R$ 169 para quem sai de Belo Horizonte e a partir do Rio de Janeiro sai por R$ 179. Os valores são sempre por trecho e válidos para viagem de ida e volta. Para garantir os valores promocionais é preciso fazer a reserva com pelo menos 21 dias de antecedência da data da viagem.

Fonte:Mercado & Eventos
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Four killed in Air Force plane crash in Alaska

All four crew members were killed in a U.S. Air Force cargo plane that crashed in flames while practicing for an aviation show at Elmendorf Air Force Base, the Air Force said Thursday.

The C-17 Globemaster went down Wednesday evening in a wooded area near airfield in Anchorage shortly after taking off, the military said.

The accident is believed to be the first crash of a C-17, manufactured by Boeing, since the massive jet joined the Air Force fleet in 1995 as its newest cargo plane.

"We are confirming four dead," said Lieutenant-Colonel Karen Platt, an Air Force spokeswoman.

A fireball and plume of smoke over the area were visible to nearby residents shortly after the crash. Some eyewitnesses said the plane appeared to be making a strange turn while flying low over the area just before it crashed.

Three of the dead were members of the Alaska Air National Guard, and the fourth was on active duty at Elmendorf, the base said in a statement.

The plane was assigned to the 3rd Wing at Elmendorf, a unit consisting of 6,000 Air Force personnel who fly fighter jets and other military aircraft.

The base said a board of officers would investigate the crash. The names of the dead were being withheld pending notification of next of kin, base spokesman Bob Hall said.

Lieutenant General Dana Atkins told a news conference on Wednesday the plane was "doing a practice demonstration profile" it was to perform at the annual Arctic Thunder air show this weekend when it crashed.

In light of the accident, Atkins said, the military was considering whether to go on with the aviation show, which also features precision-flying demonstrations by the Air Force's Blue Angels and the Canadian Forces Snowbirds.

The crash occurred during damp, cloudy weather.

Elmendorf's worst air crash was in September 1995 when several geese were sucked into the engine of an AWACS plane just after takeoff. That plane was on a training mission as well. All 24 crew members were killed.

The first C-17 squadron went into operation in 1995. The aircraft is 174 feet long, has a wingspan of nearly 170 feet and can carry up to 170,900 pounds (77,500 kg), according to the Air Force.

Aviation analyst Richard Aboulafia of the Teal Group said Boeing has built about 200 of the planes, most of which went to the Air Force.

He said the Elmendorf accident was the only crash he knew of involving the plane since it went into service. "It's got a very good reputation," Aboulafia said.

Fonte:Reuters
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Na volta das férias, aeroportos dão dor de cabeça a passageiros

Para muitos brasileiros, julho é sinônimo de férias e, portanto, um dos meses do ano em que os aeroportos estão mais lotados. Segundo dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), até o dia 26 de julho, 11,9 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, o maior do País. O fluxo representa um aumento de 20% em relação ao mês de junho.

A demanda intensa propicia ainda mais a ocorrência de atrasos e overbooking – quando a empresa vende mais passagens que a capacidade da aeronave. Na tentativa de coibir abusos das companhias aéreas, entrou em vigor, no dia 13 de junho, normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que ampliam o direito dos usuários. Entre outras medidas, a companhia fica obrigada a fornecer alimentação ao passageiro depois de duas horas de atraso. Depois de quatro, tem de oferecer acomodação em salas vips ou hotéis. Além disso, em casos de cancelamento, deve restituir o dinheiro pago pela passagem imediatamente e não mais em 30 dias.

Dados recentes divulgados pela Anac mostram que pelo menos 18 companhias aéreas já foram notificadas por descumprirem a resolução. O número só não é maior porque, mesmo após mais de 30 dias, muitos passageiros ainda desconhecem os próprios direitos. “Ouvi a discussão, mas não sabia que já estava valendo”, assumiu o engenheiro agrícola Fernando Ribeiro, de 48 anos, quando foi ouvido pelo iG na segunda-feira (26), em Guarulhos.

A Anac afirma que para conscientizar os usuários está distribuindo 30 mil cartilhas com informações sobre a resolução nos principais aeroportos brasileiros. E acrescenta que as empresas notificadas, se não tomarem providências, podem responder a processo administrativo, cuja multa resultante vai de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

Para saber como anda a satisfação com o transporte aéreo no País e o cumprimento das novas regras, a reportagem visitou esta semana o Aeroporto Internacional Tom Jobim e Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Aeroporto de Congonhas e Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo; e Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek.

SÃO PAULO

Com olheiras e expressão cansada, a funcionária pública Sandra Sampaio Figueiredo, de 55 anos, disse que já observa mudanças no tratamento dado pelas companhias aéreas. Após perder uma conexão e ter de esperar por quatro horas no aeroporto, ela recebeu um “vale-almoço” da TAM. “Já passei por atrasos menores, mas nunca ofereceram nada. Acho que antes das normas as empresas já sabiam que deveriam auxiliar o passageiro, mas não faziam nada”, disse.

Ainda assim, Sandra contou que não tinha motivos para comemorar. Segundo ela, por problemas no aeroporto de Cuiabá (MT), o voo que tinha previsto para decolar às 4h40 só saiu às 7h30. Chegando a São Paulo, a funcionária pública perdeu o horário do voo para Goiânia, seu destino final, e precisou remarcá-lo para as 14h30. “Daqui vou para Brasília, da onde pego outro voo para Goiânia, às 16h30”, afirmou na última segunda-feira. “É muito cansativo isso, estou acabada”.

Para o engenheiro civil Odimar Cervigne, de 55 anos, que frequentemente faz viagens nacionais e internacionais, os transtornos enfrentados nos aeroportos do País são uma questão de “ponto de vista”. “Quando comparo com os problemas que tive em Luanda, na Angola, aqui é uma maravilha”, brinca, e conta que, em 2009, passou mais de 24h à espera de um voo para São Paulo no país africano. “O voo estava marcado para as 12h, foi remarcado para as 16h, depois para as 20h e 23h. Então, foi cancelado e agendado para as 18h do dia seguinte. Passei a noite e o dia no aeroporto. Não ofereceram hotel, alimentação, nada”, disse.

Além das normas da Anac para auxiliar passageiros como Cervigne e Sandra a solucionar impasses com as companhias aéreas, funcionam também, desde o dia 23 de julho, juizados especiais nos aeroportos de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Instalados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e resultado de uma parceria entre a Justiça Estadual e Federal dos Estados, eles atenderam 150 pessoas no primeiro final de semana em funcionamento. Destas, 79 formalizaram reclamações e 27 tiveram o caso solucionado. Em Guarulhos, segundo o Tribunal de Justiça do Estado, entre os dias 23 e 26, foram 42 reclamações e 20 acordos.

O iG acompanhou por cerca de 2h o movimento no juizado de Guarulhos e verificou que muitos dos que procuram o local querem apenas informações; outros têm problemas que já não cabem mais ao órgão resolver. Foi o caso da aposentada Eunice Joaquina, de 72 anos, que há cerca de dois anos viaja periodicamente de Pernambuco a São Paulo para fazer tratamento médico. Há um mês, teve a mala extraviada. “Fiquei apavorada. Só peguei a mochila e a mala, que era o mais importante, não foi encontrada”, diz. Segundo ela, de mais valor, ali estavam receitas médicas, um vestido longo e um sapato que iria usar no casamento da neta.

Com muletas e dificuldade para andar, Eunice já foi diversas vezes ao aeroporto em busca de uma reposta. “Hoje me deram um telefone para ligar, mas já estou aqui. Tem coisa que o dinheiro não compra, como a foto do meu filho que estava lá, mas quero ser indenizada”, afirmou. A esperança era o juizado, que ela deixou cabisbaixa: os conselheiros e juízes só auxiliam na resolução dos problemas até 24h depois que estes acontecem.

Marcelo Corrado, de 26 anos, analista de sistemas, conseguiu encaminhamento no local. Ele havia acabado de chegar a São Paulo, vindo de Natal (RN), pela TAM, e disse que, quando abriu a mala, percebeu as roupas reviradas e a falta de objetos pessoais. “Retiraram o lacre e levaram celular, dois perfumes e um GPS”, disse. Procurada, a companhia disse que objetos como dinheiro, jóias, papéis negociáveis e artigos eletrônicos (no caso de Corrado o celular e o GPS) só podem ser transportados como bagagem de mão.

Passageiros mal-informados

Ao contrário de extravio de bagagem, atrasos e cancelamentos, outros problemas relatados à reportagem pelos passageiros poderiam ser evitados com melhor acesso à informação. A comerciante Sônia Virginia de Faria andava rápido com a filha adolescente para não perder o voo. “Não avisaram que, como ela é menor de idade, precisava de um documento do pai autorizando a viagem”, disse Sônia, que é separada.

Já o metalúrgico mineiro Roberto Petti, de 45 anos, acompanhava a mulher no aeroporto, que iria embarcar para o Equador. O voo programado para as 8h25 da última segunda-feira teve de ser remarcado para o mesmo horário na terça. O motivo: o casal chegou com apenas uma hora de antecedência ao aeroporto e não conseguiu fazer o check-in. “Fui até o juizado, eles chamaram um responsável da TAM que alegou erro meu, mas não conheço São Paulo, nunca estive neste aeroporto. Além de jogar para amanhã, tive de pagar R$ 138 de taxa”, lamentou Petti. “Em São Paulo tudo é muito caro, vamos ter de passar a noite por aqui”, acrescentou.

A companhia, por sua vez, afirmou que para voos internacionais a recomendação dada aos clientes é comparecer ao aeroporto com pelo menos 3h de antecedência e disse que a informação consta no comprovante de pagamento do bilhete.

Aeroportos saturados

Quando questionado pela reportagem se já teve problemas com atrasos ou cancelamentos de voos, o analista de sistemas Paulo de Oliveira, de 33 anos, respondeu imediatamente: “Só tenho esses problemas”. Na última segunda, Oliveira chegou a São Paulo às 9h05, vindo de Curitiba (PR), e tinha um voo para Buenos Aires às 10h15, mas afirma que demorou 20 minutos somente para conseguir pegar a mala. “Cheguei ao check-in às 9h29 e disseram que ele havia se encerrado às 9h20. Tive de remarcar para a tarde.”

Na opinião dele, o problema maior não é das companhias aéreas, mas da própria infraestrutura dos aeroportos que não consegue atender a demanda. “Tem fila para tudo, no check-in, para ser revistado, para pegar bagagem...”

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no final de maio, indica que grande parte dos aeroportos do Brasil opera no limite e a situação pode piorar ainda mais caso o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) cresça em um ritmo de 3,5% ao ano. Se isso ocorrer, a previsão é de que o mercado doméstico de transporte aéreo aumente em pelo menos três vezes nos próximos 20 anos.

Neste cenário, o analista de sistemas é realista: “As normas da Anac ajudam a melhorar a assistência, mas estão longe de resolver o problema. Estou aqui para viajar no horário e não almoçar de graça.”


Fonte:Lecticia Maggi, iG São Paulo
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ITA cancela abertura de inscrições para o vestibular 2011

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) cancelou a abertura das inscrições para o processo seletivo 2011, que teria início neste domingo, 01 de agosto, por problemas técnicos, segundo a seção de concursos da instituição.


A nova data de abertura deve ser divulgada daqui há uma semana, conforme informação da central de vestibular do ITA.

As demais datas do processo não sofreram alterações. As provas devem ser realizadas entre os dias 14 e 17 de dezembro, a partir das 8h. E o resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de dezembro.

Outras informações podem ser consultadas no site da instituição: www.ita.br/vestibular

Fonte:TERRA Brasil
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Avião militar cai no Alasca e mata 4

Um avião cargueiro C-17 Globemaster da Força Aérea dos EUA caiu e pegou fogo durante treinamento para uma exibição na Base Aérea de Elmendorf, no Alasca, matando os seus quatro ocupantes, informou a Força Aérea.

O acidente ocorreu na noite de quarta-feira num bosque perto da base aérea, logo depois da decolagem, segundo nota dos militares divulgada na noite de quinta-feira. Supostamente é o primeiro acidente com um C-17, avião da Boeing, desde que o modelo foi incorporado à Força Aérea, em 1995.

Moradores viram uma bola de fogo e uma coluna de fumaça no local logo após o acidente. Algumas testemunhas disseram que o avião pareceu ter feito uma curva estranha, voando baixo, pouco antes de cair.

Três dos mortos eram membros da Guarda Nacional Aérea do Alasca, e o quarto servia no contingente da ativa em Elmendorf. Seus nomes ainda não foram divulgados. Em nota, a direção da base disse que o caso será investigado.

O general Dana Atkins disse a jornalistas na quarta-feira que o avião estava "fazendo um perfil de demonstração da prática" que deveria apresentar no festival anual Arctic Thunder, no próximo fim de semana.

Atkins acrescentou que os militares ainda não decidirão se manterão o evento, no qual se exibem também aviadores dos grupos Blue Angels, da Força Aérea norte-americana, e Snowbirds, do Canadá.

O acidente ocorreu numa noite úmida e nublada.

O C-17 é um avião de 53 metros de comprimento e 52 de envergadura, com capacidade para até 77,5 toneladas de carga, segundo a Força Aérea. O analista de aviação Richard Aboulafia, do Teal Group, disse que a Boeing já construiu cerca de 200 unidades, a maioria destinada à Força Aérea dos EUA.

Segundo o analista, o aparelho tem "muito boa reputação", e não há notícia de outro acidente envolvendo um C-17.

Na base de Elmendorf, o pior acidente aconteceu em setembro de 1995, quando vários gansos foram sugados para a turbina de um avião Awacs que acabara de decolar numa missão de treinamento. Todos os 24 tripulantes morreram.

Fonte:Reuters/Brasil Online via O Globo
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Jaques Wagner garante obra do aeroporto de Conquista

O governador e candidato à reeleição Jaques Wagner, comprometeu-se nesta quinta (29), durante o encontro de lideranças em Vitória da Conquista, em acelerar a obra de reforma e ampliação do aeroporto da cidade.

Wagner explicou que existia um projeto de ampliação do atual aeroporto, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomendou uma modificação. “A Anac ficou mais rigorosa e como o aeroporto daqui estava próximo a muitas casas eles vetaram o projeto. Mas eu garanto que, logo, vamos apresentar o novo projeto”, assegurou.

O governador disse, também, que pretende buscar para a cidade uma política de maior geração de empregos. “Vamos entregar a Bahiafarma, que vai gerar mais empregos na região, e é nisso que pretendemos trabalhar: políticas sociais com geração de empregos”. Wagner afirmou ainda que “estamos colhendo frutos em Salvador e aqui também podemos fazer isso", assegurou.

Na área de segurança pública, Wagner lembrou que foi retomada a obra do presídio de Vitória da Conquista e retomou os estudos para implementação do programa Ronda nos Bairros.

O encontro regional de Vitória da Conquista é o sétimo realizado pela campanha, em 15 dias, quando reuniram um total de 16 mil lideranças políticas, empresariais, sindicais e sociais.

Fonte:Jornal Feira Hoje
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Taca Airlines adota serviço de Self Check-in

A Taca Airlines agora oferece o novo sistema de Self Check-in, disponível no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Os quiosques de autoatendimento de check-in podem ser encontrados nos setores B e C, no segundo piso do Aeroporto.

Fonte:Mercado & Eventos
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British Airways tem prejuízo de US$ 190 milhões entre abril e junho

A companhia aérea British Airways (BA) anunciou hoje ter registrado um prejuízo de 122 milhões de libras (US$ 190 milhões) entre abril e junho deste ano, o que representa uma elevação de 15% nas perdas da empresa ante igual período do ano passado, por conta de greves de funcionários e da nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia.

A companhia disse, no entanto, ter elevado sua receita a reduzido custos no trimestre. O chefe-executivo, Willie Walsh, disse ainda que espera que a empresa atinja o equilíbrio financeiro durante o ano fiscal de 2010.

No último trimestre, a receita da BA atingiu 1,9 bilhão de libras - 2,3% abaixo da receita apresentada no segundo trimestre de 2009. Excluindo as paralisações de membros da tripulação, a empresa informou que sua receita seria 11% superior ao resultado obtido um ano antes.

As ações da British Airways apresentaram alta de 1,2% na abertura do pregão da Bolsa de Valores de Londres nesta sexta-feira. Há pouco, os papéis tinham valorização de 0,90%.

"As previsões para nosso tráfego de passageiros e de cargas continuam positivas, com elevação de rendimentos e redução de custos", disse Walsh.

O prejuízo registrado pela BT entre abril e junho - período referente ao primeiro trimestre fiscal da empresa - precede uma perda anual recorde de 425 milhões de libras (US$ 665 milhões) no ano fiscal de 2009.

A BA foi afetada por 23 dias de greve dos membros da tripulação em maio e junho, além de uma grande interrupção de suas operações em abril por conta da nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia, que afetou todo o tráfego aéreo na Europa. Além disso, os tripulantes votaram contra a oferta mais recente da companhia e podem organizar novas greves.

A companhia aérea divulgou anteriormente ter sofrido queda de 14,9% no volume de tráfego e redução de 11,3% em capacidade entre abril e junho, na comparação com igual período do ano passado.

Walsh disse que a companhia estava preparada para futuras paralisações. "Quero chegar a uma solução, mas estamos nos preparando para uma futura ação industrial. Estou confiante de que 100% dos nossos serviços de longa distância irão funcionar e estamos analisando a programação de curta distância", afirmou.

O chefe-executivo da BA declarou que a oferta rejeitada recentemente pelo sindicato era "a melhor e última oferta" da BA.

"Esta é uma disputa de mais de 10 milhões de libras. Compare isso com a perda de 164 milhões de libras (excluindo taxas) somente no último trimestre e questões devem ser feitas sobre a direção da BA e o sentido de manter esta disputa com os membros da tripulação", disse um dos líderes do sindicato, Derek Simpson. Segundo ele, os funcionários querem ver a companhia aérea prosperar no mercado.

A Virgin Atlantic, empresa aérea concorrente da BA no Reino Unido, anunciou perda operacional de 132 milhões de libras nos três meses encerrados em 30 de junho, embora sua receita tenha apresentado crescimento anual de 10% somando 513 milhões de libras.

Recentemente, a British Airways recebeu aprovação regulatória para sua fusão com a companhia aérea espanhola Iberia Airlines, bem como para uma aliança envolvendo a Iberia e a American Airlines.


Fonte:Associated Press via Yahoo
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ITA estuda aceitar casados e maiores de 23 anos

O ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) estuda estender o processo de ingresso para candidatos casados e maiores de 23 anos. A mudança, planejada já para a edição de 2011, depende de aprovação do departamento jurídico da instituição. É o que diz Luis Carlos Rossato, coordenador do vestibular.

Graças às possíveis alterações nas regras do concurso, o ITA anunciou nesta sexta-feira, 30 de julho, a suspensão temporária das inscrições para o Vestibular 2011, previstas para começar no dia 1º de agosto. Até o início da semana que vem, o novo cronograma será divulgado.

A universidade garante, no entanto, que o cronograma do vestibular não será alterado. As provas serão realizadas entre os dias 14 e 17 de dezembro. Os candidatos serão submetidos a questões de física, português, inglês, matemática e química. Outras informações podem ser obtidas no site do ITA.


Fonte:Universia Brasil
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Queda de avião militar deixa quatro mortos nos EUA

Quatro pilotos morreram nesta madrugada, após a queda de um avião de carga C-17 da Força Aérea Americana.

O acidente ocorreu por volta das 18h15 (horário local), no Alasca (EUA), durante um voo de treinamento para um show aéreo. Testemunhas afirmam que ele produziu uma bola de fogo e que a fumaça atingiu centenas de metros.

Apesar dos nomes das vítimas não terem sido divulgados, segundo o coronel John McMullen, três dos ocupantes da aeronave faziam parte da Guarda Aérea Nacional do Alasca e o quarto trabalhava na base aérea de Elmendorf.

Fonte:Eband
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Grupo marca mais 2 reuniões para debater horários de Congonhas

Na primeira reunião entre as associações de moradores das regiões do entorno do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e representantes das companhias aéreas que operam no terminal, não houve avanço significatvo nos quesitos discutidos pelas partes. em razão disso, foram marcadas duas novas reuniões nas quais serão debatidos aspectos técnicos preliminares que podem levar a um acordo: nos dias 12 e 31 de agosto.
O grupo de trabalho discutirá os termos do possível acordo a partir da proposta lançada pelas associações de moradores na audiência judicial de conciliação realizada em 22 de junho. Após essas primeiras reuniões técnicas, o grupo de trabalho vai estudar a abertura da discussão sobre o horário de funcionamento do aeroporto à sociedade civil na forma e meio adequados.
Três associações de moradores entraram com ação civil para tentar limitar o horário de operação no aeroporto e também restringir o nível de ruído na região. O primeiro encontro, realizado na sede da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, localizado na Rua Peixoto Gomide, na região da Paulista, teve início pouco depois das 14h desta quinta-feira (29) e terminou por volta das 18h50. Participaram dois representantes de cada uma das partes envolvidas.
Os proponentes da ação civil são a Associação de Moradores e Amigos de Moema (Amam), Movimento de Moradores pela Preservação Urbanística do Campo Belo (Movibelo) e Associação dos Verdadeiros e Moradores do Jardim Aeroporto (Avamoja). Constam como réus a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero, a Prefeitura de São Paulo e as empresas TAM, Gol, Pantanal, BRA, Ocean Air e VGR. As companhias aéreas já haviam decidido, anteriormente, que serão representadas pelo Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea). A reunião foi mediada pela procuradora da República Adriana Zawada Melo.
De acordo com a ação civil, os moradores querem que os pousos e decolagens sejam limitados ao período das 7h às 23h e que os testes das turbinas das aeronaves em hangares do aeroporto ocorram das 9h às 22h. Além disso, pleiteiam que seja feita uma proteção acústica adequada destes locais, para que atendam norma ABNT de emissão de ruídos. E ainda pedem que sejam custeados os equipamentos anti-ruído nas residências próximas ao aeroporto.
As partes envolvidas terão até o dia 30 de novembro para chegar a um consenso. Caso isso não ocorra, o juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior, da 2ª Vara Federal Cível de São Paulo, decidirá se dará prosseguimento ou não à ação civil.


Fonte:G1.com.br
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Tam lança Perfil de Tarifas Internacional

A Tam acaba de lançar o novo Perfil de Tarifas Internacional. Válido para todos os voos internacionais operados com o código JJ, o sistema foi desenhado para se adaptar às necessidades de cada tipo de cliente.

"A criação do Perfil de Tarifas reforça nosso objetivo de oferecer maior comodidade a nossos passageiros de viagens internacionais", afirma Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da Tam. "Esse sistema atende tanto o cliente que determina sua compra em função dos preços de passagens quanto o executivo que viaja frequentemente e busca maior flexibilidade", completa.

De acordo com a tarifa escolhida, o cliente pode receber mais benefícios, como maior pontuação no Tam Fidelidade, direito a upgrade de classe, maior franquia de bagagem, posição de check-in diferenciada e escolha antecipada de assentos, entre outros.

Nas rotas para a América do Sul, o passageiro pode optar pelas tarifas Access, Flex e Plus, que fazem parte da Classe Econômica; e Classic e Executive, da Classe Executiva. Já para a Europa e os Estados Unidos, além dessas, o cliente conta com a First, que corresponde à Primeira Classe.

O Perfil de Tarifas é utilizado nos voos domésticos da companhia desde 2006. No mercado interno, é possível escolher entre cinco opções: Promo, Light, Flex, Max e Top.



Fonte:Mercado & Eventos
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Infraero lança edital para atualização do sistema de radiocomunicação

A Infraero lançou nesta segunda-feira (26/7) o edital de licitação para contratação de empresa para fornecimento de solução para implantação de sistema de radiocomunicação digital nos aeroportos localizados nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e demais aeroportos que compõem a infraestrutura de apoio a esse evento. Serão contemplados 18 aeroportos no total. A Infraero vai investir cerca de R$ 88,6 milhões nessa solução. Atualmente os aeroportos da Rede Infraero possuem sistemas de radiocomunicação compostos de tecnologias analógicas. Com a digitalização do sistema, a empresa e seus aeroportos poderão contar com uma infraestrutura adequada para atender à demanda que surgirá com a Copa do Mundo assegurando a continuidade dos sistemas de segurança, manutenção e de operações. "Com a implantação do sistema digital, será possível viabilizar uma comunicação direta, via rede corporativa da Infraero, entre os aeroportos", destacou o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.
Os aeroportos contemplados: Brasília (DF); Campinas, Campo de Marte, Congonhas e Guarulhos (SP); Confins e Pampulha (MG); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Galeão, Jacarepaguá e Santos Dumont (RJ); Manaus (AM); Natal (RN); Porto Alegre (RS); Recife (PE); e Salvador (BA). O cronograma de instalação da solução tem início previsto para 2011 e conclusão, em 2014. Com o sistema digital, serão disponibilizados em cada aeroporto serviços como envios de mensagens (SMS), chamadas telefônicas externas e tráfego de dados e voz simultâneos. O uso dos canais de frequência é estabelecido pela Resolução nº 446, de 17 de outubro de 2006, da Anatel, que disponibiliza um número máximo de 40 canais para uso nos aeroportos. Com a nova solução, será possível otimizar o uso do sistema, possibilitando efetuar mais chamadas simultâneas para um mesmo canal.


Fonte:Administradores
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Gol lança promoção para comemorar aniversário de cidade do Paraguai

Assunção (Paraguai) vai fazer aniversário dia 15 de agosto e, para homenageá-la, a Gol preparou a promoção "Você faz a festa". Com ela, clientes que realizem voos de diferentes locais, com destino à cidade, pagarão apenas a passagem de volta.

Os bilhetes promocionais valem para voos saídos de Curitiba (Paraná), São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Buenos Aires (Ezeiza), com embarque nos dias 17 e 18 de agosto. A promoção é válida até 3 de agosto e as passagens podem ser compradas pelo site www.voegol.com.br.

Além de não pagar a passagem de ida, os que forem passar pelo menos três dias no destino pagarão USD 115,50 pela volta.




Fonte:Mercado & Eventos
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El Al Israel apresenta novo presidente e CEO: Major General Elyezer Shkedy

A companhia aérea El Al Israel fará uma apresentação exclusiva para imprensa e jornalistas brasileiros do novo presidente mundial & CEO, Major General Elyezer Shkedy, em sua primeira visita ao Brasil. O evento ocorre na próxima terça-feira (03/08), no Tivoli Mofarrej São Paulo Luxury Collection.

Fonte:Mercado & Eventos
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Azul: a partir de setembro, voos diários para São Luís e Teresina com preços promocionais

Dois novos destinos começam a ser servidos pela Azul, com voos diários, a partir de 1º setembro. São Luís, no Maranhão, e Teresina, no Piauí. Com isso sobe para 23 o número de cidades servidas pela companhia. O voo partirá todos os dias de Campinas para São Luís com escala em Teresina. Ou seja, a rota vai atender também o tráfego aéreo entre as duas cidades. As passagens aéreas já estão sendo vendidas.

No primeiro mês de operações, os bilhetes estão com preços promocionais. Até 30 de setembro, é possível voar de Campinas para São Luís ou de Campinas para Teresina por preços a partir de R$ 199 por trecho (válido para viagens de ida e volta). De São Luís para Teresina, as passagens variam a partir de R$ 69 por trecho.

Os voos partirão diariamente de Campinas para Teresina às 22h35 com chegada à capital piauiense à 1h40. De Teresina, o voo parte para São Luís, onde tem chegada prevista para 3h. No sentido contrário, os voos partem de São Luís às 3h30 com chegada a Campinas às 7h55. De Teresina a decolagem é às 4h50 com chegada a Campinas às 7h55. Quem quiser embarcar em São Luís para Campinas poderá sair da capital maranhense às 3h30 e chegar a Teresina às 4h20.

Fonte:Mercado & Eventos
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Air France e KLM estão no topo do ranking da Anac

No ranking popular da Anac, que avalia as companhia aéreas, também são avaliadas pelos passageiros as empresas internacionais que prestam serviços no Brasil. Na opinião dos passageiros, a KLM aparece em primeiro lugar com a prestação dos melhores serviços, como atendimento; conforto da aeronave; cuidados com a bagagem; pontualidade; relação custo-benefício e serviço de bordo, entre outros.

Em seguida aparece a Air France, apesar dos recentes problemas envolvendo voos no País. Depois vem a Alitalia, seguida pela Aeromexico e Delta.

A Continental Airlines aparece entre as piores na opinião dos passageiros, na 39ª posição. Antes vem a United Airlines e a South African Airways, Lufthansa e Tap. A Tam aparece em 34ª, e a Gol/Varig, que só faz voos na América do Sul e no Caribe, em 20ª. Para figurar o ranking, a empresa precisa atingir o número mínimo de quatro quesitos com 25 avaliações.


Fonte:Panrotas - Portal de Turismo
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Queda de helicóptero no Rio da Prata deixa 1 desaparecido

Um homem sobreviveu e outro está desaparecido, depois que o helicóptero no qual viajavam caiu nesta quinta-feira no Rio da Prata, a oeste de Montevidéu, informaram fontes policiais. O helicóptero caiu nas águas do Rio da Prata na altura do departamento uruguaio de San José, em torno das 10h30 locais desta quinta, por causas ainda não determinadas.
O aparelho saiu do Aeroporto Internacional de Carrasco, próximo a Montevidéu, e se dirigia para Buenos Aires com dois ocupantes. O piloto saiu nadando da aeronave e chegou à margem, de onde pôde alertar as autoridades sobre o acidente, enquanto o passageiro que levava é procurado por soldados da Força Aérea do país.
Segundo a imprensa uruguaia, o desaparecido poderia ser o conhecido advogado uruguaio Daniel Ferrere, mas as fontes consultadas pela Efe não puderam confirmar a informação.

Fonte:Terra Brasil
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Base Aérea de Natal promove evento com exposição de aeronaves

O I Encontro com Amigos Especiais da Base Aérea de Natal (BANT) acontecerá no próximo sábado (31), das 9h às 14h, e espera a visita de aproximadamente 500 pessoas de associações filantrópicas da região.

No evento, haverá exposição de aeronaves AT-26 Xavante, A-29 Super Tucano, UH-50 Esquilo, simulador de voo e equipamentos de combate a incêndio, no Hangar do 1°/11° Grupo de Aviação (Esquadrão Gavião). Além disso, também haverá uma demonstração com cães de guerra.

O encontro também contará com algumas atrações, como malabaristas, perna-de-pau, cama elástica e escultura com balões, e disponibilizará uma praça de alimentação para os visitantes.

Entre as instituições já confirmadas no evento estão a APAE-NT (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ASD (Associação Sindrome de Down), Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN, ADOTE (Associação de Orientação aos Deficientes), APABB (Associação de pais, amigos e pessoas com deficiência dos funcionários do Banco do Brasil e da comunidade) e a Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva.

Fonte:Diário de Natal
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Anac suspende operações de transporte de valores no aeroporto de Caruaru

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou, nesta quinta-feira (29), que as operações de transporte de valores no Aeroporto Oscar Laranjeiras, de Caruaru, Agreste do Estado, sejam suspensas temporariamente. A medida é preventiva e ficará em vigor até que o administrador do aeroporto comprove as condições de segurança para realizar esse tipo de transporte.

Foto 1
Um avião (foto 1) que estava para decolar no Aeroporto Oscar Laranjeiras foi alvo de ladrões, na noite da última segunda-feira (26). Oito homens invadiram o pátio usando uma caminhonete e atiraram várias vezes na asa da aeronave, obrigando o piloto a abrir as portas.

O grupo conseguiu roubar malotes com dinheiro, cheques e documentos, que seriam transportados de Caruaru para o Recife. Após o roubo, os criminosos abandonaram a caminhonete e fugiram em motocicletas. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Anac, a informação da restrição será comunicada por meio de um aviso aos aeronautas, disponível em um sistema da Aeronáutica consultado por todos os pilotos ao prepararem um plano de voo. A ANAC fará também uma inspeção no aeroporto de Caruaru para verificar o cumprimento dos requisitos legais com respeito aos itens de segurança contra atos de interferência ilícita.

SEGURANÇA
Sobre a responsabilidade da segurança do Aeroporto Oscar Laranjeira, a Secretaria de Transportes de Pernambuco disse que, em convênio firmado em novembro do ano passado, coube à Prefeitura de Caruaru, entre outros itens, a vigilância do Aeroporto.

A Prefeitura de Caruaru negou essa responsabilidade e falou que essa função é de responsabilidade da Polícia Militar. A assessoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o policiamento dentro do Aeroporto de Caruaru cabe à Prefeitura.

A assessoria da SDS disse, ainda, que a Infraero também já se pronunciou informando que a Prefeitura de Caruaru é responsável pela segurança interna do aeroporto.

INVESTIGAÇÃO
Foto 2
O piloto e o tripulante que estavam no avião no momento do crime foram ouvidos pela PF. Outros funcionários e pessoas que estavam a serviço da empresa de segurança que alugou o avião também foram chamados para prestar depoimento.

A Polícia Federal (PF) localizou, na manhã da quarta (28), parte dos malotes roubados (foto 2) do avião. Alguns cheques foram encontrados espalhados pelo mangue sob a ponte Motocolombó, que liga o bairro de Afogados a Imbiribeira.

Não há informações sobre a quantidade exata de cheques. Ninguém foi preso. O material será analisado pelo IC e os resultados serão encaminhados para a Polícia Federal de Caruaru, responsável pelo caso.

A PF também fez a perícia na caminhonete, que foi usada pelos bandidos para assaltar o avião e novas testemunhas também devem ser ouvidas.

Fonte:pe360graus.com
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Pluna é a sul-americana mais bem avaliada no ranking da Anac

A Pluna é a companhia sul-americana mais bem avaliada no ranking das empresas que fazem voos internacionais, divulgado no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A lista foi desenvolvida para que passageiros avaliem a qualidade dos serviços prestados, tanto em voos domésticos como os internacionais.

No ranking que inclui 43 companhias aéreas de todo o mundo, a Pluna conquistou o sétimo lugar com uma pontuação de 8,38 dentre os 11 quesitos propostos, ficando 36% acima da média total (6,13 pontos). Os itens "conforto da aeronave", "atendimento a necessidades especiais" e "atendimento na venda da passagem" receberam boas avaliações.

Em 2010, o Brasil é a principal aposta da Pluna. A empresa possui hoje cinco rotas que ligam São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre a Montevidéu no Uruguai, Buenos Aires na Argentina, Santiago no Chile e Assunção no Paraguai. Até o final do ano, a empresa pretende criar mais quatro destinos (de Buenos Aires para BH, Campinas, Brasília, Cabo Frio).

Fonte:Mercado & Eventos
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Governo recebe proposta do BNDES para dividir Infraero

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), junto a técnico de vários ministérios, está elaborando uma proposta para apresentar ao governo federal para dividir a Infraero - estatal da aviação - em duas.

A empresa antiga ficaria com as dívidas resultantes de ações judiciais. Já a nova, que receberá o nome de Infraero S.A, terá novos investimentos e ficaria responsável pela operação dos 67 aeroportos mais movimentados do Brasil.

De acordo com as fontes envolvidas na operação em entrevista ao jornal "O Globo", a divisão da estatal, que tem um dívida estimada em R$ 200 milhões, tem como objetivo atrair novos investidores e diminuir os riscos.

A possibilidade de privatização da estatal está descartada, assim como a transferência de alguns terminais à iniciativa privada. A expectativa é que a Infraero S.A. trabalhe com o capital aberto, colocando no mercado de ações 49% dos papéis. Dessa forma, o controle do governo seria mantido.

Para criar a Infraero S.A, o governo teria que levantar uma quantia de R$ 5 bilhões e transformar a estatal em uma corporação de economia mista. Seria necessário ainda dar à empresa um contrato de concessão dos aeroportos, seu principal ativo. Atualmente, a Infraero é apenas delegatária e assumiu os aeroportos por meio de portarias.

A partir de 2011, a empresa modificará o Conselho Administrativo e adotará padrão de contabilidade internacional. Não está previsto a demissão dos 12,1 mil funcionários da estatal, nem a extinção dos contratos com as empresas prestadoras de serviços terceirizados, que empregam a soma de 18 mil funcionários.

Para ser aprovado, será necessário alterar a lei 5.862/72, que criou a estatal e, também, a sanção do presidente Lula. O objetivo é que o projeto crie a estatal de capital misto sem a necessidade de concessão dos aeroportos. O contrato entre a Agência Nacional de Aviação Cívil (Anac) e a Infraero S.A vai prever a exploração do serviço por tempo determinado, com metas de investimentos e níveis desejáveis de serviços.

fonte: Redação SRZD
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Safári Airlines, de Guiné-Bissau, na África, pretende começar suas operações no Brasil

A Safari Airlines, empresa aérea criada há cinco meses em Guiné-Bissau, planeja dar partida a suas operações no Brasil em setembro, com um voo entre Bissau e Fortaleza. A companhia, que pertence ao brasileiro Cooperate Group, de comércio exterior, vai solicitar a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Rio ganha novos voos diretos internacionais

O foco da Safari Airlines é a África Ocidental, utilizando Bissau como seu centro de distribuição de voos para servir destinos em Guiné-Bissau e em outros países vizinhos.

- Há uma forte demanda regional por esses voos, o que nos levou a criar a empresa - afirma o presidente da aérea, Marcos Marcelino Vieira.

A explicação da estreia com um voo para o Brasil, contudo, está no fato de a primeira aeronave da Safari ser um Boeing 727-200.

- É um avião com capacidade para fazer rotas transatlânticas, e enxergamos uma oportunidade para Fortaleza, já que a cidade fica bem próxima da costa africana - diz o executivo.

A Safari pedirá autorização para operar dois voos semanais entre Bissau e a capital cearense. A meta é chegar a quatro ou cinco, conforme a demanda. A companhia pretende fazer acordos com empresas nacionais, permitindo conexão de seus voos para outras cidades do Brasil. As rotas africanas serão iniciadas em paralelo à brasileira.


Fonte:O Globo
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Pantanal, da TAM, aumenta destinos atendidos de seis para 15

A Pantanal, empresa aérea regional comprada pela TAM no final do ano passado, vai aumentar o número de cidades atendidas de seis para 15 a partir de 23 de agosto.

A nova malha terá 44 voos, sendo que 21 deles serão operados a partir dos aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, e dois de Brasília.

As rotas servidas com aeronaves turboélice ATR 42, com capacidade para 45 passageiros, terão como base o aeroporto de Guarulhos, enquanto as que vão decolar ou pousar em Congonhas e Brasília serão operadas com dois jatos Airbus A319, com 144 lugares, e um avião A320, com 174 assentos, também da fabricante europeia.

Os jatos da Airbus foram alugados pela TAM e "estavam em processo de devolução porque seus contratos de leasing estavam próximos do vencimento, mas foram prorrogados até que a Pantanal defina a ampliação e renovação de sua frota própria", afirma a TAM em comunicado.

Em 20 de julho, a quarta maior companhia aérea do Brasil, Azul, anunciou a compra de 20 aviões turboélice modelo ATR 72-600, com opções para mais 20 unidades, em um contrato de cerca de 850 milhões de dólares. Com os novos aviões, a empresa planeja operar destinos distantes até 800 quilômetros de seus principais centros de operação, que incluem o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).




Fonte:O Globo (Por Alberto Alerigi Jr.; Edição de Vanessa Stelzer)
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Jato executivo Phenom 100 expande sua aceitação mundial

Após 20 meses de operação, o jato executivo Phenom 100 já conta com mais de 150 unidades entregues. Com a expansão do número de clientes em todo o mundo, surge a necessidade de o avião cumprir a legislação própria de cada país para que possa ser registrado localmente. Neste contexto, o Phenom 100 é hoje certificado por 18 autoridades de aviação civil. As mais recentes aprovações foram concedidas pela Transport Canada Civil Aviation (TCCA), do Canadá, a Egyptian Civil Aviation Authority (ECAA), do Egito, e a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC), da República Dominicana.

O Phenom 100 é um jato novo, concebido pela Embraer para a categoria entry level. O conceito foi introduzido em 2005 e o avião fez o primeiro vôo no dia 26 de julho de 2007. As certificações pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no Brasil, e pela Federal Aviation Administration (FAA), nos Estados Unidos, aconteceram em dezembro de 2008, dando início às primeiras entregas.

A partir de então, a aceitação global da aeronave cresceu a passos firmes, resultando em várias certificações adicionais de autoridades de aviação civil dos países onde o Phenom 100 tem clientes. Em 2009, o jato foi certificado pela Agência Européia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA), e também na África do Sul, Argentina, Austrália, Ilha de Man, México, Panamá, Porto Rico e Venezuela. Este ano, Canadá, Colômbia, Egito, Equador, Filipinas, Índia e República Dominicana já validaram o avião. Em breve, outros países farão parte desta lista.

O Phenom 100 tem capacidade para até oito ocupantes e sete opções de interior, projetadas em parceria com o BMW Group DesignworksUSA. Com alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas), incluindo reservas de combustível NBAA IFR, é capaz de voar de São Paulo para Montevidéu sem escalas. O jato é o mais rápido e com a maior capacidade de bagagem da sua categoria. A avançada cabine de pilotagem e o lavatório traseiro privativo são alguns dos diferenciais competitivos do avião.

Os clientes do Phenom 100 contam com uma ampla rede de suporte composta por seis unidades próprias e mais de 30 autorizadas em todo o mundo, além de parcerias com renomadas empresas Frota de Phenom 100 avança pelo mundo de logística e treinamento de pilotos e mecânicos. A Embraer oferece inspeções de rotina, manutenção programada e não-programada e programas especiais de serviços, como o Embraer Executive Care (EEC). A estrutura de apoio da Empresa abrange operações de vôo e suporte técnico e de manutenção customizados de acordo com o perfil de operação de cada aeronave, além de um Contact Center com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. Tal estrutura possibilita significativa redução dos custos e do tempo de permanência em solo das aeronaves e maximiza os benefícios desta importante ferramenta de negócios.

Fonte:Revista Fator
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Trip Linhas Aéreas vai operar no aeroporto municipal

O secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços do município, Edgar Moreira, informou ontem que a Companhia Trip Linhas Aéreas fará uma apresentação, no dia 12 de agosto, de seu projeto de expandir sua linha operacional atuando a partir do Aeroporto Municipal de Resende. A apresentação do projeto acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores, localizada no Centro Histórico da Cidade, a partir das 14 horas.
Segundo Moreira, a Trip Linhas Aéreas, que é a sexta no ranking das empresas aéreas que atuam no Brasil, está interessada em operar voos a partir do aeroporto municipal. “A companhia aérea tem a intenção de incluir linhas a partir do aeroporto municipal de Resende com uma aeronave ATR-4, que tem capacidade para 42 passageiros, ainda podendo levar 2,5 mil toneladas de cargas no porão do avião”, informou o secretário, acrescentando que a Trip estaria até com o percurso dos voos sendo planejados. “Os percursos que estão sendo planejados são Curitiba/São Paulo; Resende/Rio (Santos Dumont); Belo Horizonte/Brasília, com retorno a Resende. Com este percurso, os passageiros de Resende poderão ir para essas cidades sem trocar de avião, alcançando ainda outros destinos através de conexões da empresa”, explicou.
O secretário informou também que atualmente o aeroporto de Resende está liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação de voos diurnos. No entanto, a prefeitura está correndo para concluir o balizamento noturno das pistas, exigido pela Anac para que sejam liberados voos noturnos. “O balizamento noturno é feito com a instalação de iluminação para que os pilotos vejam a pista durante a noite. O Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), do governo federal liberou no final de abril uma verba de R$ 1,8 milhão para que seja feito o balizamento noturno, além de ser construída uma torre de comunicação”, explicou Moreira, salientando que a secretaria de Obras está encarregada de encaminhar para o Governo do Estado o projeto do balizamento noturno. “A Secretaria de Estado de Transporte, de posse do projeto de balizamento, automaticamente encaminhará para a Anac. Depois de aprovado o projeto, será feita a licitação e o início das obras. No entanto, devido às eleições, acredito que até dezembro devam ser iniciadas as obras”, completou.


Fonte:A Voz da Cidade
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Anac convoca população para formular ‘lei seca da aviação’

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu para consulta pública uma nova regulamentação contra o consumo de álcool e drogas entre funcionários de empresas de aviação: desde pilotos até mecânicos e comissários.
Qualquer pessoa pode ler o projeto no site da Anac, baixar o formulário e passar sua sugestão pelo e-mail da agência até as 18h de 18 de agosto. A agência espera que o regulamento entre em vigor ainda no primeiro semestre de 2011.
Se o chamado Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 120 for aprovado, todas as companhias aéreas do país terão que criar programas de prevenção do uso de álcool e drogas. No mundo, apenas Estados Unidos e Austrália têm iniciativas do tipo.
A proposta prevê testes aleatórios de álcool e drogas em funcionários de companhias áreas que “lidam diariamente com atividades de risco”, explicou David da Costa Faria Neto, gerente geral de operações e transporte aéreo da Anac. “Do saguão do aeroporto para frente, todos os funcionários poderão ter exames solicitados.”, afirma.
Quem for flagrado não deve perder o emprego, mas ser encaminhado para um programa de “reeducação”, segundo Faria. “É um pouco como se fosse uma lei seca da aviação, mas vai além da lei seca, porque nós queremos que também sejam criados programas de recuperação e tratamento”, afirma.
Pela proposta da Anac, só seria punido quem se recusasse a fazer o exame. “Quem se recusar pode perder a licença de trabalho por até um ano”, afirma.
Atualmente não existe nenhuma regulamentação federal contra o uso de álcool e drogas entre funcionários de companhias aéreas, mesmo entre pilotos.
A TAM possui um programa de apoio médico e social a funcionários dependentes de drogas, informou sua assessoria de imprensa. “Sobre a proposta, (...) a TAM Linhas Aéreas informa que cumprirá a norma, como faz com toda a legislação brasileira vigente”, disse a empresa em nota.
A Gol informou que vai acompanhar a consulta pública e que seguirá qualquer legislação que for aprovada no setor.

Fonte:G1

…Texto que deverá ser exclusivo para assinantes…
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Avião de carga cai em base aérea no Alasca

Um avião de carga militar levando quatro pessoas para treinamento caiu em uma base aérea perto da cidade de Anchorage, no estado americano do Alasca, informou a Força Aérea.

Testemunhas disseram que viram uma bola de fogo subindo no céu na noite de quarta-feira. O acesso ao local do acidente da Base da Força Aérea de Elmendorf foi fechado.

O C-17 transportava quatro pessoas para um treinamento de uma exibição para um show aéreo no próximo fim de semana.

O tenente-general Dana Atikins disse que não há informações sobre as vítimas.

Fonte:AP via O Globo
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Carga aérea vira problema em Cumbica

O transporte aéreo parecia a melhor alternativa para a empresa Blue Skies entregar com rapidez e segurança o pedido feito por um cliente inglês de uma tonelada de abacaxi pré-processado. O produto foi preparado, embalado, acondicionado em contêiner refrigerado e levado até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Mas a expectativa virou pesadelo. A carga nunca chegou ao destino final e se perdeu.

O problema ocorreu por causa da lotação na pista do terminal de cargas do aeroporto. A companhia aérea, responsável pelo transporte, não conseguiu remover a mercadoria até a aeronave porque, no meio do caminho, havia algumas dezenas de toneladas de carga obstruindo a passagem. Resultado: o avião foi embora e a Blue Skies perdeu a carga.

"O problema não é o prejuízo financeiro, que será reembolsado, mas o desgaste da empresa com o cliente. Se isso se repete mais de uma vez, você perde credibilidade", afirma o diretor-geral da Blue Skies, Ricardo Zepter. Como ele, outros executivos estão tendo dificuldades com a falta de infraestrutura do Aeroporto de Guarulhos, responsável por 54% de toda carga por via aérea movimentada no País.

Sem áreas suficientes, as cargas são armazenadas ao relento, na pista, ao lado dos aviões. Segundo o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de São Paulo (Sindasp), Valdir Santos, o gargalo ficou evidente com a expansão das importações no País, que cresceram 44% no primeiro semestre. Ao ficarem expostas ao sol ou à chuva, muitas mercadorias são danificadas, o que complica o processo de retirada do produto da área alfandegária.

Nesses casos, o importador precisa fazer um pedido de vistoria na carga, que pode demorar até dois meses. Como as empresas precisam de agilidade, elas acabam tirando a carga mesmo com algum tipo de avaria e arcam com o prejuízo. "Mas é um risco porque todo o lote pode estar com problema", diz Santos.

Outra queixa é a falta de organização da Infraero, órgão que administra o aeroporto. Segundo pessoas ligadas ao processo de importação e exportação, que preferem não se identificar por temer retaliação, os funcionários da Infraero não conseguem encontrar a mercadoria já liberada. Muitas vezes, a localização do armazém dentro do aeroporto que consta na documentação tem outro tipo de carga e não aquela registrada.

O problema chegou a tal ponto que os despachantes aduaneiros, responsáveis pelo processo de desembaraço da mercadoria, têm de percorrer todo o armazém do terminal para tentar encontrar a carga e enviar para o importador. Às vezes, eles têm sorte. Outras vezes, não.

"Quando a carga é liberada, já pedimos que o caminhão encoste no terminal. Mas, como a carga fica perdida dentro do armazém, perdemos também a diária do transportador", relata um profissional, que trabalha em Guarulhos. Além disso, o importador tem de arcar com o custo da armazenagem, que varia de 1% a 3% do valor da carga, dependendo do tempo.

A Infraero reconhece a falta de espaço para armazenagem, mas nega que tenha perdido o controle sobre a localização das cargas. "O que ocorre é que mesmo após o recebimento da carga pela Infraero, podem ocorrer situações em que o cliente solicita a entrega da carga, sendo que ela ainda está em movimento para a armazenagem, sem endereço definitivo, dando a entender que a carga não foi localizada."

Outro problema de Guarulhos é a falta de câmaras refrigeradas para produtos perecíveis, vacinas e medicamentos. As duas "geladeiras" do terminal não têm dado conta do aumento da demanda.

Fonte:Renée Pereira, de O Estado de S. Paulo
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Anac informa regulador francês sobre problemas da Air France

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira que notificou o órgão regulador da aviação francesa sobre a série de problemas registrados nos últimos dias em voos da Air France que cobrem rotas entre Brasil e França.
"A Anac entrou em contato com o órgão regulador francês para informá-lo sobre os fatos e que está intensificando a fiscalização da companhia francesa", informou a agência em comunicado.
"Desde a semana passada, a Anac está realizando inspeções nas aeronaves da Air France, e até o momento verificou que a companhia cumpriu as regras de segurança", acrescenta a nota.
Nos últimos nove dias, quatro voos da Air France que cobriam rotas de Rio de Janeiro e São Paulo até Paris tiveram que retornar ao Brasil ou foram atrasados em mais de 24 horas por diferentes problemas, incluindo técnicos.
Um problema elétrico causou um atraso de mais de um dia em um voo da companhia francesa programado para a noite de sábado passado em um avião A330-200 com 170 pessoas a bordo.
Na quinta-feira, um voo de um Boeing 777 da Air France entre São Paulo e Paris foi cancelado por uma avaria na fuselagem do avião e só decolou um dia depois.
Na terça-feira, um Boeing 747 que realizava um voo entre Rio de Janeiro e Paris teve que retornar após duas horas depois que todos os banheiros deixaram de funcionar por um problema técnico.
E no último dia 10, outro avião da Air France que viajava entre Rio de Janeiro e Paris teve que aterrissar em Recife após uma falsa ameaça de bomba a bordo.
As autoridades brasileiras descartaram posteriormente a presença de uma bomba no Boeing 747-400 que viajava para Paris com 423 pessoas a bordo.
A série de incidentes ocorre pouco mais de um ano depois que em 1º de junho de 2009, um avião da Air France caiu no Oceano Atlântico quando cobria a rota entre Rio de Janeiro e Paris, em um acidente cujas causas ainda são investigadas e no qual morreram os 228 ocupantes da aeronave.
"A empresa Air France e suas aeronaves são certificadas pelo órgão regulador francês", informou a Anac ao justificar sua decisão de comunicar os problemas a seu equivalente francês.
"Tanto o certificado da empresa aérea como o de aeronavegabilidade de cada avião são aceitos no Brasil e indicam que uma aeronave da companhia tem condições técnicas de realizar voos, da mesma forma como a certidão brasileira é aceita em outros países", acrescenta a nota.
A Anac esclareceu que realiza inspeções nas aeronaves de outras companhias estrangeiras que operam no Brasil de forma programada ou não.

Fonte:EFE
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Malotes roubados de avião que vinha para Paraíba é achado

Malotes roubados de um avião fretado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) foram encontrados nesta quarta-feira, dia 28, manhã boiando no Rio Tejipió, nas proximidades da Ponte Motocolombo, que liga os bairros de Afogados e Imbiribeira. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Polícia Federal (PF). Alguns cheques foram vistos no local.

Enquanto isso, em Caruaru, onde aconteceu o assalto, a PF deve concluir hoje as perícias na caminhonete e no avião envolvidos no assalto registrado na noite da segunda-feira passada no aeródromo Oscar Laranjeira, em Caruaru (Agreste), a 140 km do Recife. Enquanto isso, a administração do aeroporto promete começar os serviços na cerca que foi arrancada pelos bandidos, para evitar que animais entrem na pista e causem acidentes durante os pousos e decolagens, que estão acontecendo normalmente.

A polícia informou que a aeronave havia sido contratada pela Febraban para recolher e devolver cheques compensados, contratos e títulos bancários. O gestor do sistema de aeródromos de Pernambuco, Fernando Maranhão, disse que o trajeto era feito em dias úteis (segunda a sexta-feira), de forma regular e com horários definidos. Às 5h40, o avião partia do Recife e pousava às 7h30 em Caruaru, passando por João Pessoa. E, na volta, fazia o percurso inverso, Às 18h50 de anteontem, o táxi fretado tentava mais uma vez sair com os papelotes dos bancos de Caruaru quando teve o destino mudado. "Esses papéis não têm validade para troca. A tentativa acabou sendo um fracasso", comentou Maranhão.

Os assaltantes invadiram a cabeceira da pista do aeródromo por volta das 19h e abordaram um avião bimotor modelo Navajo, que pertence à empresa paulista JAD Taxi Aéreo. A aeronave foi interceptada, alvejada e assaltada por bandidos a bordo de uma Hillux preta, de placas KHH 5126. O avião, ocupado por um piloto e um tripulante, preparava-se para levantar voo para João Pessoa (Paraíba), quando sofreu o impacto da carroceria do veículo em uma das asas, antes de ser rendida por oito homens armados de pistolas e armas de cano longo. Uma investida tão espetacular quanto fracassada. Os malotes que a empresa de taxi aéreo transportava continham cheques e notas de compensação bancária, e não dinheiro.

De acordo com informações da Polícia Federal de Caruaru, os assaltantes usaram um acesso por uma estrada de terra batida por trás do aeroporto para chegar até a cabeceira. Depois de tentar impedir a partida jogando o carro utilitário contra a aeronave, eles chegaram a efetuar vários tiros, três deles atingiram uma das janelas do táxi aéreo.

Na fuga, levaram uma parte da carga transportada, apenas 15 dos 58 malotes. A Hillux, que foi encontrado horas depois abanadonada à distância de 1 km do aeroporto, na direção da estrada que dá acesso ao Alto do Moura, também ficou com avarias na carroceria e teve o párabrisa estilhaçado. Segundo a polícia, o automóvel foi roubado no Rio Grande do Norte e a placa seria fria.

Sete funcionários da PF (dois peritos, um papiloscopista, dois agentes e um delegado), alguns deles acionados do Recife, passaram o dia inteiro realizando a perícia técnica não somente nos dois objetos como também na pista na tentativa de encontrar algum vestígio. Ninguém foi preso.

As diligências e as ouvidas começaram ainda ontem. Pela manhã, foram ouvidos o piloto e o co-piloto, de nomes não-informados, que ajudaram o órgão a reconstituir o assalto. Hoje outras pessoas devem ser chamadas a prestar esclarecimentos.



Fonte:PBAgora - A Paraíba o tempo todo
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