Grupo12Horas.Aérea

Voos bem mais altos

Embarque e desembarque Empresa aérea de Ribeirão Preto tem o segundo maior crescimento do País, segundo levantamento da Anac

A companhia aérea ribeirão-pretana Passaredo registrou um dos maiores crescimentos de participação no mercado de aviação doméstica nacional no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com o levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa registrou um crescimento de 112% na participação de assentos oferecidos nos voos domésticos em todo o País, e ficou atrás apenas da empresa Azul Linhas Aéreas, que teve crescimento de 121% nessa participação.

Segundo o levantamento de abril da Anac, nos quatro primeiros meses deste ano, a empresa ofereceu 161,1 mil assentos em voos domésticos dentro do País. No mesmo período de 2009, foram 63 mil assentos oferecidos. Esse aumento na oferta de assentos, fez com que a empresa tivesse um salto na participação do mercado doméstico nacional de 0,24% para 0,51%, o segundo melhor desempenho entre as 19 companhias aéreas do País.

Para Alberto Borges Matias, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (FEA-RP/USP), o crescimento na participação da empresa em todo o mercado nacional é resultado dos investimentos de expansão feitos pela companhia, aliados à competitividade do mercado local e o aquecimento da economia.

"Ribeirão é uma cidade forte em negócios que precisava de mais opções e oferta de voos. Com a recuperação econômica deste ano, a necessidade cresceu e a empresa investiu em melhoria e ampliação do atendimento."

De acordo com o economista Jair Casquel Júnior, a cidade também tem um mercado forte para o turismo de lazer por conta da renda média da população. "O setor de serviços de turismo é forte na cidade e na região. E o Leite Lopes é a opção que as pessoas tem para as viagens."

O avanço percentual no total de assentos oferecidos pela Passaredo entre 2009 e 2010 foi de 155% e no de fluxo de passageiros transportados, 158%. A ocupação nos voos da empresa cresceu de 67% em 2009 para 68% neste ano. "Existia uma demanda que vem sendo atendida", disse Matias.

A Passaredo foi procurada pela Gazeta para comentar os resultados, mas nenhum representante estava disponível para entrevista.

Recordes de movimentação

Com o avanço nos assentos disponibilizados pela Passaredo, o aeroporto Leite Lopes registra recordes de movimentação mês a mês. De acordo com o último levantamento do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), no mês de maio, o fluxo de passageiros no Leite Lopes foi de 55,56 mil, entre embarques e desembarques. O número é 49,6% maior em relação ao mesmo mês de 2009, quando 37,12 mil passageiros passaram pelo aeroporto.

No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, o Leite Lopes registrou um fluxo de 245,56 mil passageiros, o maior para o período, e 44,7% superior em comparação com os quatro primeiros meses do ano passado, quando 169,59 mil pessoas passaram pelo terminal de passageiros entre embarques e desembarques.

Mesmo com os avanços, o aeroporto de Ribeirão, que é o mais movimentado entre os 31 administrados pelo Daesp, ainda deixa alguns passageiros insatisfeitos. "Sei que ele passa por reformas e é compreensível uma estrutura ruim nesse período. Porém, com a força econômica de Ribeirão, essas melhorias precisavam ter sido feitas bem antes", disse o empresário Caio Santos Marque, 43. (RS)

O NÚMERO

55,6 mil passageiros passaram pelo aeroporto Leite Lopes em maio.

fonte: Gazeta de Ribeirao
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Pequenas crescem e já operam um em cada cinco voos no mercado brasileiro

Em um ano, Avianca, Azul, Trip, Webjet e outras elevaram de 13% para 19% sua parcela

Procura dos passageiros cresceu até 181% na Azul, Passaredo, Trip e Webjet
A TAM e a Gol/Varig mantêm a liderança do mercado aéreo nacional, mas as pequenas continuaram a aumentar sua participação em maio. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostra que Avianca (ex-Ocean Air), Azul, Passaredo, Trip e Webjet e outras já respondem por quase 19% do total de voos no país - ou um em cada cinco.

Há um ano, a participação das pequenas no número de voos domésticos era de 13%. Em maio de 2007, menos de um em cada dez (9,5%) eram delas.

As duas primeiras do mercado ainda detêm quatro em cada cinco voos, mas vêm reduzindo sua participação, o que mostra um avanço da concorrência. A TAM, por exemplo, viu sua fatia nos voos domésticos cair de 44,9%, em maio do ano passado, para 40,8%. A Gol/Varig foi de 42% para 40,1% no quinto mês deste ano.

Entre as rotas para o mercado externo, TAM e Gol/Varig operam quase todos (99,8%), com a primeira respondendo por mais de oito em cada dez.

Os números registrados na ANAC mostram que, de janeiro a maio deste ano, os índices de crescimento na demanda de passageiros foram mais altos na Azul (181% comparado ao mesmo período de 2009), seguida pela Passaredo (155%), Trip (109%) e Webjet (106%).

Os dados desconsideram a Puma Air, já que a companhia somente iniciou operações com aeronaves maiores em abril de 2010.

Com a expansão da demanda de quase todas as companhias nacionais, nos cinco primeiros meses do ano o mercado doméstico já acumula crescimento de 29,9% e o internacional, operado pelas brasileiras, de 11,7%.

fonte: R7
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Avião da Venezuela leva 12 toneladas de donativos para vítimas das cheias no Nordeste

Aterrissou no início da tarde deste domingo, na Base Aérea do Recife, um avião da Defesa Civil da Venezuela, com donativos para as vítimas das enchentes em Pernambuco e Alagoas. Esta é a primeira ajuda de um órgão oficial internacional para os atingidos pela tragédia das chuvas.
O governo venezuelano enviou quase 12 toneladas de material, que serão distribuídas nas áreas atingidas dos dois estados.
A carga, trazida por um avião C130, das Forças Armadas da Venezuela, contém: 4 mil litros de água mineral, 518 kg de leite infantil, 705 kg de geléia infantil, 1 tonelada de arroz, 540 kg de macarrão, 980 kg de atum, 2 toneladas de sardinhas, 250 kg de fraldas descartáveis, 100 unidades de colchonetes, 1.550 jg de roupas novas, 100 mantas e 200 kg de papel higiênico.


FONTE:O Globo
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Aeronáutica vai investigar conversas entre Congonhas e pilotos da TAM

A Aeronáutica vai investigar gravações das conversas entre a torre de controle de Congonhas, em São Paulo, e os pilotos de um voo da TAM com 161 passageiros.

A companhia informou que, pouco antes da 19h dessa quinta-feira (24), a tripulação teve que fazer uma manobra brusca ao se aproximar do aeroporto, porque estava na mesma rota de outro avião. O alerta foi emitido pelo equipamento anticolisão do Airbus 320 da TAM, que pousou sem nenhum problema.

Segundo a Aeronáutica, até o momento, não houve um pronunciamento oficial sobre o suposto incidente em nome da equipe da torre de controle. As imagens do radar de Congonhas também serão analisadas.

FONTE:Jornal Floripa
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Balão passa próximo a avião em SP

 Um balão solto em São Paulo passou próximo de um avião, ameaçando a segurança do tráfego aéreo. O helicóptero da TV Globo flagrou quando o balão sobrevoava a Serra da Cantareira, Zona Norte da capital, que é rota das aeronaves que utilizam o aeroporto de Cumbica.
Neste fim de semana, em poucas horas de voo, foram registrados 30 flagrantes em São Paulo e no Rio de Janeiro. O clima seco, poucas nuvens, pouco vento são condições ideais para quem solta balão, considerado uma prática criminosa.
FONTE:G1.com.br
Read More
Grupo12Horas.Aérea

Aeronáutica abre 215 vagas para candidatos com ensino fundamental

A Aeronáutica está com inscrições abertas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar do ano de 2011 (CPCAR). O processo seletivo oferece 215 vagas e exige ensino fundamental completo. Podem concorrer candidatos do sexo masculino nascidos entre 1º de janeiro de 1993 e 1º de janeiro de 1997.

Com duração de três anos, a capacitação será realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG). O certificado é equivalente ao ensino médio regular. A conclusão do CPCAR, com aproveitamento possibilita ao aluno concorrer à seleção destinada ao ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV).

Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de julho, por meio das páginas www.barbacena.com.br/epcar/concursos.htm e www.fab.mil.br. A taxa de participação custa R$ 50.

Avaliações
Os candidatos farão provas no dia 22 de agosto com questões de Português e Matemática. Haverá também inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belém (PA), São Luís (MA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Guaratinguetá (SP), Canoas (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).


FONTE:Pernambuco.com
Read More
Paulo Olim

Comemorações da Força Aérea Portuguesa na Madeira

Tal como largamente anunciado, as Comemorações da Força Aérea Portuguesa decorrem este ano, pela primeira vez.
A Força Aérea não se poupou a esforços para proporcionar aos Madeirenses uma fantástica semana recheada de actividades de todo o tipo.
Damos-lhe a conhecer o que poderá ver e fazer durante esta fantástica semana, quer ao nível da actividade aérea, quer ao nível das exposições e eventos.
Iremos, ao longo desta semana fazer o acompanhamento das Comemorações, em parceria com o Pássaro de Ferro (http://www.passarodeferro.com ), um dos mais importantes sites de Aviação Militar portugueses, onde poderá conhecer um pouco mais da história e estórias da aviação militar portuguesa e das aeronaves e Homens que a fizeram e continuam a fazer aquilo que é hoje em dia.
Com a presença dos dois "comandantes" do "Pássaro" por cá esta semana, certamente não faltarão motivos para passar por lá.


Todos os eventos são de entrada livre.


O grande evento do fim-de-semana será já no próximo Domingo-27 de Junho, a exposição estática de aeronaves dá Força Aérea que contará com a presença de practicamente todos os tipos de Aeronaves operadas pela Força Aérea:
(das 11h às 17h, com entrada perto da zona VIP, na zona das Chegadas)
F-16 (2)
Alpha-Jet (2) - Avião que era utilizado pelos "Asas de Portugal"
P-3 (1) - Avião quadrimotor de patrulha marítima
C-130 (1) - O já conhecido Hércules...
C-295 (1) - O avião que irá substituír o conhecido Aviocar
C-212 (1) - Aviocar


EH-101 (1) - Tipo de Helicóptero que se encontra baseado no Porto Santo (Busca e Salvamento, Evacuações, etc...)


Falcon 50 (1) - Utilizado no transporte de altas individualidades e para transporte de orgãos, transportes médicos especiais, etc.


Allouette III (2) - Helicoptero utilizado pelos Rotores de Portugal, bastante conhecido pela sua actuação durante a guerra colonial.
às 17.30Horas, exibição da Patrulha Acrobática Rotores de Portugal, em Alouette III, sobre o mar, em frente ao aeroporto.
Entretanto, amanhã, durante a tarde, teremos a chegada das aeronaves participantes na exposição, sem dúvida, uma excelente oportunidade para vê-las em actividade.


Baptismos de voo
Serão efectuados baptismos de voo em avião C-295 e Helicóptero Alouette III.
Mais informação poderá ser obtida junto dos Stands da Força Aérea, nas exposições.

Exposições no Funchal


Na Escola Secundária Francisco Franco, está montada uma exposição patente ao público entre 26 de Junho e 4 de Julho, das 15h às 23h
Conta com a presença estática de um F-16 e um Helicóptero Alouette entre outros meios da Força Aérea. Stands diversos com informação e demonstração de equipamentos e meios.
Actividade Radical, com escalada, rapel, etc
Demonstrações Cinotécnicas diárias.
Outras actividades


Na Avenida do Mar


Estará igualmente um pólo de exposição da Força Aérea (junto à Estátua à Autonomia/Empresa de Electricidade), aberto entre as 11h e as 19h


Descolagens / Aterragens diárias de Helicóptero Alouette IIII


Teatro Municipal Baltasar Dias


26 de Junho a 4 de Julho, das 14.30h às 19.30h - Exposição de Heráldica e Fotografia.


Espectáculos Aéreos


27 Junho - Sobre o Mar, em frente ao Aeroporto - Demonstração dos Rotores de Portugal.


28 Junho - Em Câmara de Lobos - Demonstração dos Rotores de Portugal


Possibilidade de aterragem dos aparelhos na Praia do Vigário (a confirmar)

30 Junho - Porto Santo - Treinos dos Rotores de Portugal

1 Julho - Porto Santo - Demonstração dos Rotores de Portugal

3 de Julho - Avenida do Mar

11.30h Desfile Aéreo

16.30h (Baía do Funchal) - Festival Aéreo

Demonstrações Aéreas - Rotores de Portugal

27 Junho - 17:30 - Aeroporto da Madeira

28 Junho a 01 Julho - (Madeira e Porto Santo)

Exposição Estática de Aeronaves

27 Junho - 11:00 / 17:00 - Aeroporto da Madeira

Exposição Heráldica e Fotográfica

26 Junho a 04 Julho - 14:30 / 19:30 - Teatro Baltazar Dias

Cerimónia Militar e Festival Aéreo

03 Julho - 11:30 - Cerimónia Militar - Avenida do Mar

03 Julho - 16:30 - Festival Aéreo - Baía do Funchal


FONTE:
Read More
Grupo12Horas.Aérea

TAM e Gol perdem espaço, mas lideram com 84%

O relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) relativo ao mês de maio mostra que as duas principais companhias aéreas do Brasil perderam espaço para as pequenas nos últimos 12 meses. Mesmo assim, TAM e Gol ainda são responsáveis por 84,3% do mercado.

Em maio de 2009, segundo os dados divulgados pela Anac, as duas companhias, juntas, somavam 88,6% de todo o mercado nacional de aviação civil. A TAM ficava com 46,87% e a Gol com um pouco menos, 41,73%.

No mesmo mês de maio, neste ano, a diferença foi de pouco mais de quatro pontos percentuais para menos. A TAM ficou com 43,18% do mercado, enquanto a Gol atendeu 41,2% da demanda.

Quem vem ocupando o espaço, segundo o relatório da Anac, foram as pequenas empresas. A WebJet foi quem mais avançou: passou de 3,7% para 5,3%. Trip e Azul também ganharam 1% do mercado cada no último ano.


FONTE:Jornale Curitiba





Read More
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.