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Emirates inaugura nova rota Dubai - Tóquio

A Emirates inaugurou a nova rota entre Dubai, nos Emirados Árabes e Tóquio, no Japão, seu 102º destino internacional, no último domingo (28/03). A rota é operada por um Boeing 777 - 300ER, conta com cinco freqüências semanais, às segundas, quintas, sextas, sábados e domingos. Na cerimônia de inauguração, Kosaburo Morinaka, presidente e CEO do Aeroporto Internacional de Narita, recebeu a comitiva da Emirates, representada por Richard Vaughan, vice-presidente sênior da Divisão de Operações Comerciais Internacionais da Emirates.
"O vôo direto entre Dubai e Tóquio sempre foi um projeto importante para a Emirates e estamos felizes em inaugurar esta nova rota. Esperamos atingir uma ocupação média de 80% no primeiro ano de operações", disse Richard Vaughan. Para celebrar o lançamento da nova rota, a Emirates oferece pernoite cortesia no Jumeirah Emirates Towers Hotel, em Dubai, aos passageiros de Primeira Classe e Classe Executiva que voarem para a capital japonesa. "A promoção é válida até o dia 31 de maio de 2010. O passageiro de Primeira Classe tem direito a duas diárias gratuitas na escala em Dubai (na ida ou na volta); os passageiros de Classe Executiva têm direito a uma diária cortesia", explica Ralf Aasmann, diretor geral da Emirates para o Brasil. Segundo ele, a companhia aposta no mercado japonês residente no Brasil. "É a maior comunidade japonesa fora do Japão", disse. Nesta rota, a companhia aérea oferece, ainda, visto de 96 horas gratuito para a entrada em Dubai. Mais detalhes sobre as promoções e compra de passagens na Central de Reservas Emirates, telefone (11) 5503-5000 e site www.emirates.com/br



FONTE: Mercado & Eventos
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Continental Airlines e All Nippon Airways fazem voo em codeshare entre EUA e Japão

A Airlines Continental, firma acordo codeshare com a All Nippon Airways (ANA), para as rotas entre Estados Unidos e o Japão, ou seja as companhias aéreas transportam passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por ambas, para as rotas entre os Estados Unidos e o Japão, com início a partir do dia 28/03. Esta será a primeira vez que a Continental Airlines implementa um acordo de codeshare com uma companhia aérea japonesa.

Através do acordo, as viagens entre os Estados Unidos e o Japão serão muito mais convenientes para os clientes da Continental Airlines e da ANA.

FONTE: Mercado & Eventos
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Gol oferece voos extras a partir do Rio de Janeiro durante Páscoa

A Gol anunciou que vai acrescentar mais opções de voos, no Rio de Janeiro para atender a alta demanda estimulada pelo feriado de Páscoa. Nos dias 1°, 2, 3 e 4 de abril, a companhia terá novas frequências (voos de ida e volta) ligando o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim a Brasília, no mercado doméstico, e Buenos Aires, no internacional.

FONTE:Mercado & Eventos
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ABETAR comemora redução do ICMS no Querosene da Aviação em Goiás

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (ABETAR) comemorou a decisão do governo de Goiás em reduzir a alíquota do ICMS cobrada sobre o querosene da aviação (QAV), de 15% para 3%. O anúncio foi feito ontem pelo governador Alcides Rodrigues, que também apresentou um plano plurianual para aviação com previsão de investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões.
Para o presidente da ABETAR, Apostole Lazaro Chryssafidis, a redução do imposto e esses investimentos são vitórias importantes para o desenvolvimento do setor, que ganha em competitividade, com a melhoria da infraestrutura aeroportuária e qualificação das empresas aéreas.
Também presente ao evento, José Felicio Filho, presidente da Passaredo, anunciou o incremento de dois novos destinos no aeroporto da Goiânia: Rio de Janeiro e Palmas (TO). Segundo Felício, a partir de maio, a empresa que já oferece 12 voos, passará para 20 voos diários.


FONTE:Mercado & Eventos
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Qatar Airways estreia no Brasil no dia 24 de junho, Doha-São Paulo-Buenos Aires

A Qatar Airways informou que a partir do próximo dia 24 de Junho iniciará seus primeiros voos para a América do Sul, a serem operados diariamente na rota Doha-São Paulo-Buenos Aires.

Boeing 777-200LR
“Nós temos experienciado uma incrível expansão nos últimos anos e com a adição em breve de São Paulo e Buenos Aires à nossa crescente malha, nós podemos dizer com orgulho que a Qatar Airways é uma companhia aérea verdadeiramente internacional”, disse o CEO da Qatar, Akbar Al Baker.

O voo QR921 utilizará aeronaves Boeing 777-200LR recentemente incorporadas à frota da companhia e configuradas em duas classes: executiva, com 42 assentos do tipo lie-flat em configuração 2-2-2 e econômica, com 217 assentos em configuração 3-3-3.

FONTE: Portal CR via Aviação
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AEROPORTO DE JOINVILLE Equipamento ainda sem data marcada

A instalação do ILS ainda não tem data prevista. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) ainda não garantiu os R$ 2,5 milhões necessários para a compra do equipamento.

No início do mês, o órgão da Aeronáutica disse que a compra do equipamento para o terceiro maior aeroporto catarinense em movimento “não é atualmente de interesse do comando da Aeronáutica”.

“Fazer com que o departamento priorize em seu planejamento o aeroporto de Joinville vai depender de um esforço tanto do município como do governo do Estado. Só desta forma será possível conseguir o valor necessário junto ao Decea”, afirma o superintendente regional da Infraero em Joinville, Sérgio Santiago Ribeiro.

FONTE: A Notícia - Jornal de Joinville
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A330-200F na América Latina

A presença da Airbus no mercado de carga foi recentemente acentuada com o novo A330-200F. Fazendo agora sua primeira aparição na América Latina, no FIDAE Air Show do Chile, este dedicado cargueiro de médio porte é capaz de carregar até 65 toneladas métricas por mais de 4 000mn/7 400 km ou até 70 toneladas métricas por cerca de 3 200mn/5 930 km.

Na ida ao Chile, a aeronave levou a bordo 20 toneladas métricas de suprimentos médicos, roupas, roupas de cama e outros artigos essenciais para as vítimas de terremoto na região. Coletada pela Aviation Sans Frontières em Toulouse, França, a ajuda será doada ao Escritório de Emergências Nacionais (ONEMI), parte do Ministério de Assuntos Internos do Governo do Chile.

“Para a Airbus, este FIDAE representa uma distinta oportunidade de nos unirmos aos nossos amigos chilenos em um show de solidariedade,” disse Rafael Alonso, vice-presidente sênior da Airbus na América Latina, América, Espanha e Caribe. “A Airbus tem muito orgulho em trazer o A330-200F à América Latina e ao Chile pela primeira vez com suprimentos que podem ajudar aqueles afetados pelo recente terremoto. Gostaríamos de agradecer às muitas pessoas que trabalharam juntas para que essa doação fosse possível, incluindo a Força Aérea Chilena, os organizadores do FIDAE, a LAN Airlines e, claro, os voluntários da Aviation Sans Frontières e os funcionários da Airbus.”

FONTE:Avião Revue
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Gol quer elevar receita com serviços auxiliares

A Gol Linhas Aéreas trabalha para elevar suas receitas auxiliares à proporção de até 20% da receita líquida de 2011. Em seu cálculo, a empresa considera receitas financeiras advindas do programa VoeFácil.

Além desse programa de parcelamento de passagens, o crescimento das receitas auxiliares será sustentado pela unidade de serviços de cargas (a GolLog) e pela expansão da venda de produtos a bordo dos atuais 42 voos diários para cerca de 50% de seus voos diários até o final de 2010. Atualmente, a empresa tem 860 voos por dia.

Em comunicado no qual fornece previsões adicionais para 2010 e 2011, a companhia acrescenta que "produtos a serem lançados pela Gol ou seus parceiros comerciais, que virão a explorar sua plataforma de comércio eletrônico" também vão estimular a geração de receitas auxiliares.

A empresa prevê ainda elevação de sua base atual de clientes Smiles de 6,7 milhões para até 9,1 milhões de participantes ao final deste ano ? um aumento de cerca de 35% sobre fevereiro de 2010 e de 40% sobre a base de 6,5 milhões registrada em dezembro de 2009.

Anteriormente, a empresa tinha divulgado que esperava um aumento entre 12,5% e 18% da demanda dos passageiros no mercado doméstico em 2010. O crescimento do mercado em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deve ser de até três vezes.

Destino. A Gol também anunciou ontem que vai iniciar em 3 de abril voos regulares para Punta Cana, na República Dominicana. A operação será realizada pela Varig, com aeronaves Boeing 737-800 Next Generation. Em comunicado, a empresa diz que já possui aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e demais autoridades. Até então, o destino vinha sendo atendido com voos fretados. O voo terá escala em Caracas, na Venezuela.

Inicialmente, a operação será semanal, partindo aos sábados dos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo, às 9h e 11h05, chegando a Caracas às 15h30 (horário local), para depois decolar às 16h10 para Punta Cana, com pouso previsto às 18h15 (horário local). O retorno será às 21h, com pouso em Caracas às 22h05 e partida para São Paulo às 22h45 e para o Rio de Janeiro às 7h (horários locais).

FONTE: Estadão
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TAM fecha 2009 com lucro de R$ 1,342 bilhão

A TAM, maior companhia aérea do Brasil, encerrou o ano passado com lucro líquido de R$ 1,342 bilhão, revertendo o resultado negativo registrado em 2008, quando a empresa teve prejuízo de R$ 1,509 bilhão.
 
Assista no vídeo ao lado: presidente da TAM fala sobre os desafios da empresa e do mercado de aviação para 2010

No quarto trimestre, a empresa teve lucro líquido de R$ 143,9 milhões, resultado que se compara ao prejuízo de 1,229 bilhão de reais nos três últimos meses de 2008. Na comparação com o terceiro trimestre, no entanto, houve queda de 58,6% no lucro líquido - entre julho e setembro, a empresa lucrara R$ 348 milhões.

Em meados deste mês, a rival Gol divulgou lucro líquido de R$ 397,8 milhões para o quarto trimestre, ajudada por créditos fiscais relacionados à aquisição da Varig.

O lucro da TAM no final do ano passado veio apesar de uma queda de 12,7% na receita doméstica, para R$ 1,43 bilhão, por conta de uma redução de 25,3% no indicador yield, que representa o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro no período. A queda no yield se deu em meio a um forte ambiente competitivo nos últimos três meses de 2009 em que as companhias aéreas promoveram grandes reduções nos preços de passagens aéreas.

No total, a receita líquida caiu 13% no quarto trimestre, na comparação anual, para R$ 2,5 bilhões, encerrando 2009 em R$ 9,9 bilhões, recuo de 6,5% sobre 2008.


FONTE:G1.com.br
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Base da Força Aérea é alternativa à falta de estacionamento na Portela

A base militar da Força Aérea em Beja é a alternativa à falta de estacionamento no aeroporto da Portela. A gestora dos aeroportos nacionais tem encetado conversações com a Força Aérea, no sentido de encontrar uma solução para as companhias aéreas que necessitem de estacionamento prolongado na Portela.

A ANA, desde Julho do ano passado, está a cobrar às transportadoras que estejam estacionadas no aeroporto de Lisboa mais de 18 horas uma sobretaxa, o que tem provocado alguma contestação, nomeadamente das companhias de voos não regulares.


FONTE:jornal de negocios
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Alan Alves

Fabricante europeia apresenta bimotor para até 14 passageiros


A fabricante de aeronaves Evektor apresentou nesta terça-feira em Kunovice, na República Checa, a nova geração do bimotor turbo-hélice EV-55 Outback.
O modelo, inteiro feito de aço, comporta de nove a 14 passageiros ou peso máximo de 1,8 t. Segundo a marca, a aeronave alcança 407 km/h e é capaz de pousar em vias não asfaltadas.
Os assentos do EV-55 Outback podem ser arranjados em três posições diferentes para aproveitar ao máximo o espaço útil do avião.


FONTE: Terra Brasil
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Lan vai começar rota São Paulo-San Francisco

A Lan inicia a operação dos voos que ligarão São Paulo a San Francisco a partir de 1º de julho próximo, com quatro frequências semanais: segunda, terça e quinta-feira e sábado – via Lima.

Também a partir dessa data, entra em operação a segunda frequência diária São Paulo / Lima, que permitirá melhores conexões para Los Angeles. Com essas novidades, a Lan amplia a oferta da companhia para a América do Norte. Vale ressaltar, ainda, que San Francisco e Los Angeles são importantes centros de conexões para diversos destinos da Costa Oeste dos Estados Unidos e à Ásia, para cidades como Tóquio, Hong Kong e Seul, entre outros.

FONTE:Mercado & Eventos
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Gol e Hopi Hari fazem promoção para o Páscoa

A Gol está fazendo uma promoção relâmpago que se estende de hoje (30/03) a sexta-feira (02/04), para quem deseja curtir o Feriado da Páscoa no Hopi Hari. O cliente Gol que embarcar ou desembarcar nesse período no aeroporto de Campinas será presenteado com um voucher que lhe dará direito a duas entradas no parque – até o final do estoque.
O procedimento da promoção é simples: prevê um cadastramento do passageiro Gol no site do Hopi Hari no endereço www.hopihari.com.br/gol, até, no máximo sábado (03/04). Ali o homenageado encontrará as opções de datas de para sua visita. Após o cadastramento, o cliente receberá um link para imprimir um comprovante que deverá ser apresentado em um balcão exclusivo dos clientes Gol na entrada do parque.

FONTE:Mercado & Eventos
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Tap lança revista Upkids

A Tap lança um conjunto de iniciativas que celebram o seu 65º aniversário e reforça a atenção especial que a companhia dedica aos pequenos passageiros. A partir do dia 1º de abril, será distribuída a bordo dos aviões da companhia a nova revista UPKIDS, que terá três edições por ano, de acordo com as épocas em que viajam mais crianças (Páscoa, Verão, Natal e Ano Novo).

FONTE:Mercado & Eventos
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Gol lança voos para Punta Cana

A Gol anuncia que vai lançar operações regulares em um novo destino internacional: Punta Cana, na República Dominicana. Os voos, que já foram aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e demais autoridades pertinentes, terão início em 3 de abril. O destino já vem sendo atendido pela companhia com voos fretados.

"Identificamos grande demanda de passageiros para o destino, que tem forte apelo para turistas. Com o lançamento da base, além de atendermos esse público e o de Caracas, onde em breve também venderemos as passagens para a República Dominicana, aumentaremos o índice de utilização diária de nossas aeronaves", diz Leonardo Pereira, Vice-Presidente Executivo da GOL.

A rota será realizada com aeronaves Boeing 737-800 Next Generation e operada pela marca VARIG. Ela incluirá a classe Comfort de serviços diferenciados, que oferece mais espaço entre poltronas, opções de refeições quentes, entretenimento de bordo individual, além de mais privacidade, bônus de 150% no acúmulo de milhas SMILES, acesso a balcão de check-in exclusivo, e embarque e desembarque prioritários.

Os bilhetes para Punta Cana podem ser adquiridos pelo site da GOL, por meio da Central de Relacionamento com os Clientes ou via agentes de viagem

FONTE: Mercado & Eventos
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TAAG já pode voar para toda a Europa

A companhia aérea angolana TAAG vai passar a poder voar para todos os destinos da União Europeia (UE) «sob determinadas condições estritas e com aeronaves específicas». O anúncio foi feito esta terça-feira pela Comissão Europeia, tendo actualizado a “lista negra” das companhias aéreas proibidas de voas no espaço da UE.

Até agora, a TAAG apenas voava para Lisboa. A actualização da lista mantém as transportadoras angolanas proibidas de voas no espaço dos 27, mas a TAAG vê as suas restrições serem «parcialmente levantadas sob determinadas condições».

«A autoridade de aviação civil de Angola é convidada a intensificar a fiscalização sobre todas as transportadoras e continuar o processo de voltar a certificar as outras transportadoras aéreas angolanas que continuam proibidas de operar na UE», lê-se num comunicado, citado pelo Jornal de Notícias

FONTE: A Bola
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Gol lança nova estrutura em sua família tarifária

A Gol anunciou nesta segunda-feira que lançou uma nova estrutura em sua família tarifária. As opções - Comfort, Flexível, Programada e Promocional - estão disponíveis por meio de seu site de venda de passagens www.voegol.com.br) a partir de hoje.

A mudança, resultado de estudos sobre o comportamento de seus passageiros, simplificou as famílias de tarifas, a fim de torná-las mais acessíveis e de fácil entendimento.

A ação faz parte do conjunto de iniciativas da Gol para simplificar a experiência de vôo ao passageiro.

- Estamos personalizando nossos serviços para atender às necessidades de cada perfil de cliente, trazendo mais benefícios por um menor preço - diz Marcelo Bento, diretor de Yield e Alianças da Gol.

Desde sua criação, a companhia investe em serviços e produtos para facilitar o acesso ao transporte aéreo, conquistando mais passageiros (incluindo os de primeira viagem), com segurança, baixo custo, qualidade no atendimento e inovação. A Gol foi, por exemplo, a primeira companhia a eliminar o bilhete de papel tradicional e a pioneira no lançamento do check-in por celular na aviação nacional. Recentemente, também inovou com os serviços pelo sistema do I-phone e com a venda de lanches e bebidas a bordo (Buy on Board).



Setor de cargas já mostra recuperação

Apesar da crise que afetou significativamente o fluxo de cargas aéreas, o setor já mostra sinais de recuperação. A expectativa do cenário atual será discutida na Inermodal South América 2010, direcionado aos setores de transporte, logística e comércio exterior, O evento, que acontece entre os dias 6 a 8 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reunirá 450 expositores e mais de 45 mil visitantes, de acordo com a organização.

O presidente da brasileira ABSA, Norberto Jochmann, disse que a expectativa da companhia com a edição 2010 da feira é poder avaliar o comportamento atual do mercado de transporte como um todo.

- Estaremos particularmente atentos em relação a situação da carga aérea doméstica no Brasil - assinala.

Segundo o executivo, após meses de crise global que atingiu em cheio o setor do transporte da carga aérea, "provocando uma intensa queda da demanda como nunca vista antes de nossos negócios, pouco a pouco estamos novamente vendo a luz no final do túnel. Isso nos leva a crer numa forte recuperação, a médio prazo, das atividades em nossa área de atuação".

Segundo ele, a empresa considera sua participação na feira também como uma forma de aferir se o planejamento comercial e operacional para os próximos dois anos é realista e está compatível com as perspectivas de evolução do nosso setor.

- A Intermodal oferece-nos a possibilidade de observarmos de perto tudo aquilo de relevante que está ocorrendo nos diversos modais de transporte. Podemos assim, sem sombra de dúvida, afirmar que através de nossa presença no evento iremos definitivamente atingir os nossos objetivos.

FONTE: A Bola
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Goiás vai incrementar a aviação regional no Estado

O governo de Goiás trabalha para se tornar referência em aviação regional. Para isso prepara um programa para incentivar a ampliação das rotas aéreas e o desenvolvimento econômico e turístico, tornando a região atrativa para os investidores.

Para discorrer mais sobre o tema acontece amanhã (30), o Seminário "Transporte Aéreo Regional e Logística Integrada ao Turismo - Voe Goiás", promovido pela Goiás Turismo, no Centro de Convenções em Goiânia, a partir das 7h30.

Na abertura do evento, que contará com a presença do Governador do Estado, Alcides Rodrigues Filho, haverá a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Goiás Turismo, Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras) e Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura).

Em seguida, AGETOP, Seplan, IPTur e Goiás Turismo assumem o debate e apresentam ao público, a prévia do Plano Plurianual para aeroportos que beneficiará 32 cidades. Ainda na primeira parte do evento, o painel "Demandas e expectativas do Turismo para o Centro-Oeste", apresenta um diagnóstico da região.

INFRAESTRUTURA - Depois do almoço, o painel "Infraestrutura: Turística e Aeroportuária", moderado pelo presidente da ABETAR, Apostole Lazaro Chryssafidis, traz um dos pontos chaves para a expansão da malha aérea. A apresentação do tema caberá ao doutor em Engenharia de Transportes e professor do curso de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Anderson Correa.

Também compartilham sua experiência no assunto, o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística do MTur, doutor Roberto Bortolotto e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Márcio Mollo. Representando o Estado de Goiás estará o presidente da Goiás Turismo, doutor Barbosa Neto.

QUALIFICAÇÃO - Na sequência, o tema "Qualificação: Turística e Aeroviária" será apresentado pela diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo do MTur, Dra. Regina Cavalcante e a ex-secretária de Turismo do Ceará e diretora do Instituto Nova Cidadania, Anya Ribeiro.

ESTÍMULO - O painel "Estímulo à Competitividade na Aviação Regional" encerra o debate com a presença do presidente da ABETAR, Apostole Lazaro Chryssafidis, do ger. do Depto de Política de Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Carlos Eduardo Pereira Duarte, dos presidentes das companhias regionais Passaredo e Sete Linhas Aéreas, Cmte. José Luiz Felício Filho e Luiz Villela, respectivamente e do diretor de Relações Institucionais da Trip Linhas Aéreas, Victor Celestino.

SERVIÇO - Seminário "Transporte Aéreo Regional e a Logística Integrada ao Turismo - Voe Goiás"

Quando: 30 de março de 2010
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Horário: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Realização: Governo do Estado de Goiás, Goiás Turismo.
Apoio: Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (ABETAR)

fonte: Goiás Turismo
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Nome de aeronave da Azul Linhas Aéreas homenageia Campinas

A 15ª aeronave da frota da Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu o nome de “Andorinha Azul” em homenagem à Campinas. O batizado foi realizado na quinta-feira, dia 25 de março, quando o prefeito Hélio de Oliveira Santos e o presidente da empresa aérea Pedro Janot jogaram champanhe no avião estacionado no Aeroporto Internacional de Viracopos. A madrinha da aeronave é a superintendente da Infraero, Lilian Rato Neves.

A nova aeronave modelo 190 Embraer tem capacidade para transportar 106 passageiros e fará o primeiro vôo oficial para o Rio de Janeiro nesta tarde.



Na avaliação do prefeito, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras possibilitou a ligação de Campinas com as principais cidades do País, além de estimular a economia regional. “Viracopos é estratégico para a economia da região e a vinda da Azul foi fundamental na geração de empregos e aumento dos ganhos salariais das pessoas que vivem dos serviços na região do Aeroporto Internacional”, ressaltou.

Segundo o presidente da Azul Linhas Aéreas, até o final deste ano a frota da empresa será ampliada de 15 para 21 aeronaves, todas modelos Embraer 190 e 195. “Atualmente oferecemos 17 destinos sem escalas para nossos clientes, até o final do ano serão 20”, disse.

Na ocasião, o superintendente regional da Infraero - São Paulo, Antonio Filipe Barcellos, informou que Viracopos receberá módulos operacionais que possibilitam a expansão imediata do Aeroporto. “Esses módulos são estruturas pré-montadas que permitem maior agilidade e ampliação da capacidade operacional do aeroporto”, explicou.

Visitantes - Dezessete alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Maia Rocha Brito também participaram do evento com as demais autoridades municipais.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o aeroporto e visitar a sala dos comissários e comandantes. Depois do batismo, também visitaram a aeronave.
Para a estudante da 5ª série, Sthefanny Nascimento de Paula, que pretende ser aeromoça, foi emocionante participar do evento. “Gostei bastante, nunca tinha entrado num avião, adorei”.


FONTE:ABN
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Soldado da Força Aérea de Pirassununga é preso por furto

Um soldado da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga foi preso em flagrante na madrugada deste domingo, em Leme, por suspeita de furtar o aparelho de som de um carro. Segundo a polícia, ele estaria com um amigo que também foi detido.

Artur Jardim Monteiro e o soldado da AFA, Roger Willian Bastos Nascimento, ambos de 21 anos, foram presos na avenida Maria Aparecida Arraes Kock, no Jardim Cláudia. O dono do carro chamou a polícia.

O soldado está preso em uma cela especial à disposição da Justiça. O outro suspeito foi encaminhado para a cadeia pública de Leme.

FONTE:Jornal A Cidade
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Airbus recebe cerca de 200 processos

Os parentes das vítimas do acidente no voo 447 da Air France, entraram com mais de 200 ações nos Estados Unidos, contra a unidade de Companhia Européia de Defesa Aeronáutica e Espacial, a Airbus. O acidente aconteceu em 31 de maio de 2009, no trajeto do Rio de Janeiro a Paris,quando o avião caiu no oceano atlântico três horas após a decolagem e deixou cerca de 228 mortos. Os parentes dos passageiros alegaram que o avião caiu devido a falhas nos componetes fabricados nos EUA. Enquanto isso, o Escritório de Investigação e Análise da França (BEA), conduz um inquérito sobre o acidente, mais ainda não esclareceu o motivo do desastre.

FONTE:O São Gonçalo
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Azul voará de Congonhas para Porto Seguro

A Azul Linhas Aéreas vai oferecer voos a partir do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Porto Seguro, na Bahia. A empresa possui autorização para operar oito slots (horários de pouso ou decolagem) no aeroporto durante o final de semana, mas ainda não decidiu se utilizará todos os espaços. A companhia aguarda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar os voos.

A escolha da rota Congonhas - Porto Seguro levou em consideração a quantidade e os horários dos slots da companhia aérea no aeroporto. “Não fazia sentido oferecer um voo Brasília-São Paulo no final de semana. Um destino turístico é mais compatível com os nossos slots”, afirma Adalberto Febeliano, diretor de relações institucionais da Azul.

O executivo chegou a afirmar ao iG, no início de março, que a companhia aérea poderia não operar no aeroporto porque seus slots são pouco rentáveis. Segundo Febeliano, a Azul fez estudos de viabilidade econômica da operação antes de optar pela oferta de voos em Congonhas. “A lucratividade da rota e o marketing da presença da Azul no aeroporto apontaram que faz sentido entrar em Congonhas”, disse Febeliano.

A Azul não divulgou o investimento necessário para iniciar as operações em Congonhas. Segundo Febeliano, o custo será baixo, já que a empresa não comprará aeronaves para operar no local. A maior parte do investimento será nas instalações da Azul no aeroporto e na contratação de funcionários.

A empresa também estuda aproveitar a presença no aeroporto para levar os passageiros de Congonhas para Viracopos, em Campinas (SP), onde a Azul possui sua maior oferta de voos. Hoje a companhia oferece uma linha de ônibus gratuita entre São Paulo e Campinas, com três pontos de partida na capital paulista.

A Azul conseguiu slots em Congonhas após um processo de distribuição da Anac, realizado no início deste mês. A disputa pelos horários para voos em Congonhas contou com a participação de outras cinco empresas aéreas _TAM, Gol, OceanAir, Webjet e NHT.

FONTE:Último Segundo
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Aerolíneas Argentinas são investigadas por suposto suborno à Embraer

A Justiça argentina emitiu nesta segunda-feira uma ordem de busca nos escritórios da companhia aérea estatal Aerolíneas Argentinas, por suposto pagamento de suborno na compra de 20 aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), em uma operação envolvendo 700 milhões de dólares, informou uma fonte oficial.

O procedimento judicial foi feito em meio a uma investigação, depois de reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal La Nación.

"Nos parece pitoresco o fato de aparecer a nota no jornal (La Nación) e logo em seguida, às três horas, termos a busca" efetuada nas Aerolíneas Argentinas, disse o secretário dos Transportes do governo, Juan Pablo Schiavi, que negou a suposta irregularidade.

Schiavi afirmou à agência estatal Télam que "em uma operação entre países, seria impensável qualquer tipo de manobra dolosa como a descrita hoje".

O jornal informa que a Justiça Federal investiga se um assessor do ex-secretário de Transportes, Ricardo Jaime, estaria envolvido em uma suposta divisão de dinheiro para fechar a operação, e esclarece que a denúncia surgiu de uma pessoa não identificada.

"Os aviões foram comprados a preço de mercado" e esses valores "são fixados na transação entre as partes", neste caso, com a estatal Embraer, com "700 milhões de dólares por 20 aviões", completou o funcionário.

A primeira das 20 unidades Embraer 190 será entregue em julho de 2010, enquanto outras nove serão entregues este ano. As 11 restantes serão enviadas em 2011.

Essa compra faz parte do Plano de Renovação de Frota iniciado pelas Aerolíneas Argentinas e pela Austral. No total, foram incorporados 12 Boeing 737/700 à frota.

Aerolíneas Argentinas e Austral foram expropriadas do grupo espanhol Marsans por lei do Congresso aprovada em dezembro passado.

As companhias tinham sido vendidas em um processo controverso à espanhola Iberia em 1990, e Marsans as comprou em 2001 pelo preço simbólico de 1 dólar, momento em que o erário espanhol fez um aporte de capital de 750 milhões de dólares para que as empresas funcionassem.

FONTE:AFP
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Gol reformula sistema de tarifas e facilita a vida dos passageiros

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, lançou uma nova estrutura em suas famílias de tarifas. A partir de hoje (29/03), as opções: Comfort, Flexível, Programada e Promocional – já estão disponíveis por meio de seu site de venda de passagens.

A mudança, resultado de estudos sobre o comportamento de seus passageiros, simplificou as famílias de tarifas, a fim de torná-las mais acessíveis e de fácil entendimento. A tarifa Flexível, por exemplo, ganhou mais atributos. Reformulada, irá atender o viajante que precisa de flexibilidade para alterar o horário ou a data de um voo, além de conferir outros benefícios, como prioridade de embarque, acesso às salas Vip Smiles e 25% a mais de milhas.

Já a tarifa Programada oferece os melhores preços para quem consegue planejar a viagem com antecedência. A tarifa Promocional, por sua vez, foi criada para os clientes que procuram os menores preços e aproveitam ofertas.

Presente nos voos de média distância operados pela marca VARIG, para Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e Aruba (Caribe), a tarifa Comfort oferece um serviço diferenciado aos clientes, como maior espaço entre as poltronas e mais privacidade a bordo. Outras vantagens são: bônus de 150% de milhas, prioridades no check-in, embarque, desembarque e na entrega de bagagem, além de acesso às salas Vip Smiles.

"Estamos personalizando nossos serviços para atender às necessidades de cada perfil de viajante, trazendo mais benefícios por um menor preço", diz Marcelo Bento, diretor de Yield e Alianças da GOL.

Informações: www.voegol.com.br ou por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.

FONTE: Mercado & Eventos
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Webjet faz promoção de passagem entre Rio e Brasília

Webjet lança oferta hoje (29/03) das 10h às 22h, do Rio de Janeiro (Galeão) para Brasília, as passagens podem ser compradas com até 21 dias de antecedência do voo, pelo valor promocional de 2 parcelas de R$ 40.

Central de vendas: 0300 21 01234

FONTE:Mercado & Eventos
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TAM celebra entrada na Star Alliance no dia 13 de maio


A TAM Linhas Aéreas já bateu o martelo: vai celebrar, no dia 13 de maio, sua entrada oficial na Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada atualmente por 23 das maiores companhias aéreas do mundo e por três empresas regionais.

Eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro vão reunir os principais executivos da TAM e das empresas parceiras, além de autoridades e convidados VIP. Com o ingresso na Star Alliance, a TAM passará a compartilhar produtos e serviços em mais de mil destinos de 175 países nos quais a aliança opera atualmente. Para os clientes, outra ótima notícia: a partir do dia 13 de maio, todos os programas de fidelização das empresas-membro da aliança estarão interligados.

FONTE:Brasilturis Jornal
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TAM planeja expansão e novas rotas

O otimismo do presidente da TAM, Líbano Barroso, quanto ao desempenho da aviação em 2010, fez com que a empresa estudasse novas rotas. O executivo revelou que o novo voo de longo curso da companhia poderá ser para a Europa ou África. Os planos da dona de mais de 42% do mercado doméstico também contemplam a expansão da Pantanal, empresa adquirida no final de 2009.

Além de novos destinos, serão anunciadas mudanças na frota da aérea regional, hoje com três aeronaves. Em vez de modelos ATR com 40 assentos, a subsidiária operará aviões com até 150 lugares – Airbus e Embraer estão entre as companhias que podem fornecer estes aparelhos. Em vez de alta de até 10% nos preços das passagens dos voos domésticos, ele acredita que o aumento será de 5%. A expectativa é de que o movimento nos aeroportos cresça de 14% a 18%, em relação a 2009.

FONTE:A Notícia - Jornal de Joinville
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Voos para aeroportos brasileiros transportam mais 2,88 milhoes de passageiros em Fevereiro

O movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros cresceu 33,9% em Fevereiro, que equivale a mais 2,88 milhões que no mês homólogo de 2009, atingindo os 11,388 milhões, de acordo com os dados publicados pela Infraero, empresa gestora dos aeroportos brasileiros.
Em Fevereiro, que é um dos meses da época alta no Brasil, o movimento em voos domésticos cresceu 35,7% ou 2,67 milhões, para 10,15 milhões, e em voos internacionais o incremento foi de 20,3% ou cerca de 208 mil, para 1,233 milhões.
Para o conjunto dos primeiros dois meses de 2010, os dados da Infraero mostram um crescimento médio do movimento de passageiros em 28,2%, que equivale a mais 5,4 milhões de passageiros, para 24,629 milhões.
O crescimento em voos domésticos é de 29,8% ou cinco milhões, para 21,93 milhões, e nos voos internacionais é de 16,5% ou 381,79 mil, para 2,697 milhões.
Os dados publicados pela Infraero mostram que se mantém o “aquecimento” do mercado doméstico, que terminou 2009 com um aumento médio do número de passageiros em 14,6% ou 14,63 milhões, para 114,6 milhões.
Em relação aos voos internacionais, a informação da Infraero está em linha com a evolução da despesa dos brasileiros em viagens e turismo no estrangeiro, que voltou a crescer com a valorização do real a partir do último trimestre de 2009 e que nos primeiros dois meses deste ano tem um aumento de 70,7%, com crescimentos de 63% em Janeiro e 81,2% em Fevereiro.
Em 2009, o tráfego internacional de e para o Brasil teve uma queda média de 1,4%, para 13,1 milhões, e a despesa dos brasileiros em viagens e turismo no estrangeiro baixou 0,6% (Ver mais em: Aeroportos brasileiros fecham 2009
com mais 14,4 milhões de passageiros).

FONTE:PressTur
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British Airways entra no segundo dia de greve e 60 mil são prejudicados

A greve de tripulantes da companhia aérea British Airways entrou no domingo no segundo de quatro dias sem qualquer sinal de acordo, numa disputa por salários e condições de trabalho. Segundo a empresa, cerca de 60 mil clientes deixarão de embarcar durante a paralisação, iniciada no sábado e com previsão de encerramento amanhã. Os cancelamentos afetarão 30% dos voos de longa duração a partir do aeroporto de Heathrow, em Londres.

No Brasil, os dois voos da British Airways previstos para o domingo no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo chegaram e partiram sem problemas, de acordo com a Infraero. No Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, não havia voos da companhia previstos para o domingo.
British diz que vai embarcar 75% dos passageiros

A greve ocorre após uma paralisação de três dias dos tripulantes da British Airways encerrada no dia 22, com prejuízo de 21 milhões de libras (R$ 56,97 milhões), de acordo com cálculos da empresa. A última reunião entre o diretor-executivo da British, Willie Walsh, e o líder do sindicato Unite, Tony Woodley, ocorreu no dia 19 de março. Todas as tentativas dos árbitros para reunir os dois numa mesa de negociação falharam.

O porta-voz da companhia, Euan Fordyce, disse que a British Airways vai embarcar 75% dos passageiros com reservas. Do aeroporto de Heathrow, 70% dos voos de longa distância e 55% dos de curta duração estão operacionais, disse o porta-voz.

- Conseguimos remarcar um número significativo de passageiros - disse Fordyce. - Alguns foram remarcados para voos mais cedo ou mais tarde, e outros foram transferidos para outras empresas.

Voos do aeroporto da cidade de Londres (exclusivo para rotas de curta duração) e Gatwick, na região metropolitana de Londres, estão 100% operacionais, segundo Fordyce:

- Até agora, a British Airways fez um bom trabalho, conseguindo manter um razoável cronograma de voos - afirmou, por sua vez, Gert Zonneveld, analista da Panmure Gordon, em Londres. - Dito isso, uma das coisas que não se pode medir são os casos de reservas feitas no exterior, particularmente pelos passageiros de voos longos, que correm um risco razoável de não conseguir voltar.

FONTE: O Globo
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Aeroporto é inaugurado com festa

Mais de cinco mil pessoas participaram do culto de Ação de Graças em agradecimento a Deus pelo aeroporto de Cacoal, realizado na última sexta-feira a noite. O culto teve participação de membros de várias denominações religiosas, e foi celebrado por um pastor da igreja Assembléia de Deus de São Paulo. No sábado pela manhã, a cerimônia de inauguração do aeroporto ‘Capital do Café’, como foi batizado, contou com a presença de pelo menos três mil pessoas, conforme levantamento aproximado feito pela Polícia Militar. Apesar da grande movimentação nenhum incidente foi registrado. Aviões particulares e o avião modelo Brasília, da Força Aérea Brasileira (FAB), atraíram a atenção das pessoas. Muitas nunca tinham visto um avião de perto, e outras estavam ansiosas para concorrerem a uma das 100 vagas para voarem no avião da FAB, escolhidas por sorteio.

Autoridades também compareceram para prestigiar a solenidade, entre os quais o senador Valdir Raupp, acompanhado da deputada Federal Marinha Raupp, o ex senador Expedito Junior, o subchefe da Casa Civil do governo, Nilton Capixaba, o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Neodi Carlos Oliveira, o prefeito do município, Franco Vialeto e o presidente da Câmara de Cacoal, vereador Luiz Carlos Katatal. O governador Ivo Cassol chegou acompanhado da primeira dama, Ivone Cassol, e do vice João Cahula, num avião monomotor modelo PT-LPZ. Ele prontamente atendeu a imprensa, e parabenizou o município e região por esta conquista. Cassol aproveitou o momento para salientar a participação do governo estadual na conclusão da obra, com cerca de R$ 6 milhões investidos em convênios e contrapartidas de convênios de recursos federais. Já o governo federal investiu na obra cerca de R$ 14 milhões, totalizando R$ 20 milhões. Grande parte dos recursos foram obtidos através de emendas do ex deputado Federal Nilton Capixaba, um dos idealizadores desta grande obra. O subchefe da Casa Civil lembrou do sonho de construir um aeroporto em Cacoal, que começou com uma conversa com o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em 2000. Na época o então prefeito Divino Cardoso Campos assinou o primeiro convênio, no valor de R$ 500 mil, para a realização do projeto do aeroporto, estava dado o ‘pontapé inicial da obra’.

Breve histórico

Os trabalhos foram iniciados em 2002, quando foi construída a pista de pouso e decolagens, concluída em 2004.. Entre 2005 e 2006 as obras foram paralizadas por encerramento de contrato e necessidade de novas licitações.A obra foi retomada em 2008 através de convênios do governo estadual, quando foram construídos o acesso pavimentado à rodovia 383, estacionamento e urbanização, balizamento e iluminação noturna da pista, seção de combate a incêndios, terminal de passageiros e pista de acesso de aeronaves. Segundo levantamento feito pelo governo do estado, 300 operários de seis empreiteiras trabalharam nas obras. Recentemente o estado também adquiriu aparelhos de raio X, detetor de metais, câmeras de segurança, esteira e outros equipamentos para o terminal de passageiros, com capacidade para 150 pessoas. O caminhão de combate a incêndios foi cedido pelo Comando da Aeronáutica do Rio de Janeiro em sistema de comodato – uma espécie de empréstimo – pelo prazo de 10 anos. O caminhão vai equipar a Seção de Combate a Incêndios, e em caso de necessidade será utilizado pelos bombeiros de aeródromos, que se formaram num curso para combate a incêndios, oferecido a 37 bombeiros no aeroporto, e encerrado no dia 11 de março.

Copahrc

É fundamental destacar também o empenho da Comissão Pro Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal (Copahrc), formada por professores, empresários e outros colaboradores, e presidida pelo diretor de uma faculdade local, professor Ismael Cury. O grupo participou ativamente de todas as etapas desde a retomada das obras em 2008, fiscalizando e acompanhando periodicamente os trabalhos. A Copahrc foi homenageada com um certificado entregue pelo governador e pelo subchefe da Casa Civil e também foi citada na placa inaugural da obra, pelos ‘relevantes trabalhos e empenho para conclusão da obra’.

Operações

O aeroporto opera desde junho passado com aviões de pequeno e médio porte. Porém, só poderá receber aviões de grande porte, ou seja, vôos comerciais, após vistoria e certificação da Agência Nacional de Aviação Civil, o que deve acontecer no próximo mês. Várias empresas aéreas negociam a possível utilização do aeroporto, considerado de alto padrão.

FONTE: Diário da Amazônia
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Problemas de gestão da Varig surpreenderam Gol

Há três anos, em uma operação de US$ 320 milhões, a Gol adquiriu a Varig ? ou o que havia restado dela. Na época, a Gol estava interessada na marca Varig, em sua operação internacional, no programa de fidelidade Smiles e nos slots de Congonhas ? horários de pouso e decolagem no aeroporto mais rentável do País. Mas quase nada saiu como o esperado.

A marca Varig praticamente desapareceu. Hoje, a bandeira só está presente em voos para três destinos: Aruba, Bogotá e Caracas. As operações de longo curso, como viagens para a Europa, não estão mais nos planos da companhia e o número de slots disponíveis, apesar de relevante, foi reduzido após o acidente da TAM em Congonhas e as restrições impostas ao aeroporto.

Em entrevista ao Estado, Constantino Júnior, presidente da Gol, fez um balanço desses três anos: contou que não esperava a desordem nos processos que encontrou na Varig e falou sobre o futuro da ex-gigante do setor aéreo: "Não vemos uma oportunidade no mercado doméstico para explorar esta marca."

O que deu certo e o que deu errado na aquisição?

É difícil colocar assim. A gente enxergava alguns ativos importantes: espaço nos principais aeroportos brasileiros; direito de explorar algumas rotas internacionais; o Smiles, o maior programa de relacionamento da América Latina. Mas a empresa vinha passando por um processo de deterioração da qualidade operacional. Foi surpreendente para mim encontrar uma empresa de aviação naquele estágio.

Quais foram essas surpresas?

Eles não estavam negligenciando as questões de segurança. Era algo mais voltado às questões de controles. Às vezes tinha surpresa de uma turbina que estava num fornecedor que nós não sabíamos. Os processos da empresa praticamente não existiam. De repente, aparecia uma nota fiscal em uma gaveta, uma coisa que na Gol está muito distante da realidade. Não tinha protocolo (de contrato com fornecedores), não tinha uma centralização. Isso foi surpresa, mas faz parte do negócio. Se estivesse tudo certo, talvez não houvesse um vendedor.

Na época da compra, a expectativa era que a Gol, junto com a Varig, ganhasse participação de mercado e ultrapassasse a TAM. Por que isso não aconteceu?

A aquisição da Varig não estava voltada à conquista da liderança em participação de mercado. Estava muito mais voltada a um fortalecimento da posição da empresa nos principais mercados, leia-se Sul e Sudeste, que é o principal pólo gerador de tráfego no Brasil. E isso a Varig nos trouxe.

Um dos principais problemas logo após a aquisição foi com os voos internacionais. Qual foi o erro da Gol?

Partimos para os voos de longo curso (para a Europa e o México), mas não tivemos êxito. Nós talvez tenhamos cometido um erro estratégico: oferecer um produto sem um diferencial, fosse ele a redução de custo ou melhoria substancial na qualidade do serviço. Entramos nos voos internacionais com aviões que não eram os mais modernos, isso implicou um maior consumo de combustível. Outro ponto: a Varig não tinha acordo de code share (cooperação para o transporte de passageiros) com nenhuma companhia aérea. Tínhamos um prazo para colocar esses voos em operação e conseguimos. Mas o fato é que nosso produto não gerava atratividade.

E agora, qual será o destino da marca Varig?

Apesar de estar sendo usada pontualmente, a marca Varig ainda é reconhecida pelo serviço. Assim, ela vai continuar a atender destinos onde o atributo das duas classes dentro do avião (a econômica e a mais sofisticada) é valorizado. Mas nós não percebemos, hoje, uma oportunidade no mercado doméstico para explorar essa marca. Entendemos que o modelo da Gol, para voos curtos, é o mais adequado: é mais espartano em relação ao serviço de bordo, mais voltado à eficiência e tem custo menores com tarifas menores.

A empresa pretende reativar os voos para a Europa e México?

Não. Queremos apenas expandir para o Caribe e fazer voos charter. A partir de junho, todos os 14 aviões que adquirimos na época da compra da Varig estarão voando (até agora, alguns deles ainda estavam sem operar). As aeronaves estão sendo reconfiguradas para uma classe única, com 260 assentos.

O senhor enxerga outros problemas da aquisição?

Passamos por situações que foram ocasionadas por questões exógenas. Um dos principais ativos eram os slots em Congonhas, que tiveram um valor operacional importante nessa transação. Dois meses após a aquisição da Varig, houve o acidente em Congonhas e as restrições ao aeroporto foram impostas. Ao mesmo tempo, a Varig tinha poucos aviões e muitos slots em Congonhas. E a Gol tinha, proporcionalmente, muito mais aviões que slots. Mas, sem a autorização do Cade, não conseguíamos realmente extrair a sinergia da equação.

A compra da Varig saiu cara?

Não é questão de pagar barato ou caro. A Varig não vinha bem, mas ela fazia sentido para uma empresa como a Gol, que tinha como extrair um benefício. Diria que foi negociado, que foi um preço justo. Pagamos US$ 98 milhões em dinheiro, o restante em ações. Apenas um acordo de emissão de cartões de crédito entre Gol, Smiles, Banco do Brasil e Bradesco permitiu a empresa capitalizar recursos de R$ 250 milhões. Na época, a Varig vinha dando muito prejuízo, exigia aporte de capital. Porém, se você observar, depois desse outubro, os resultados passaram a ser positivos.

Há novos planos de parcerias no exterior?

Temos parcerias com empresas como Air France/ KLM, American e Aeroméxico, integrando os programas de milhagem. Tenho acordo de confidencialidade, mas estamos conversando na Europa, nos Estados Unidos e na África.

A Gol ainda tem de lidar com heranças da Varig?

Esqueletos a gente não tem nenhum. A preocupação foi executar o plano de recuperação judicial, o que já fizemos. Cumprimos todos os pontos previstos naquele contrato. Não temos preocupação. Dizer isso talvez seja um exagero, mas estamos muito tranquilos.

Quais são os planos para o caixa da Gol, atualmente acumulado em mais de R$ 1,5 bilhão?

Isso atende ao objetivo de manter o nível de caixa equivalente a 20% das receitas dos últimos 12 meses. Estamos elevando o patamar para algo em torno de 25%. A indústria é muito volátil, passa por ciclos e é demandante de caixa. Isso nos dá conforto para buscar melhor negociação com os fornecedores, baixar o custo de dívida da empresa. Um caixa forte faz parte da estratégia financeira conservadora.

Quais serão os vetores de crescimento da Gol daqui para frente?

Estamos estudando a nova classe média. Identificamos que, em um raio de 100 quilômetros dos aeroportos em que a Gol opera, existe uma população de 11 milhões de pessoas que poderia considerar a possibilidade de voar de avião. Hoje, temos entre 15 e 16 milhões de pessoas viajando de avião no Brasil. Falamos de um potencial enorme. Estamos tentando entender qual é a necessidade de cada uma dessas comunidades. Algumas iniciativas já estão sendo tomadas, como a flexibilização do Voe Fácil, nosso programa de parcelamento de passagens que tem 2 milhões de clientes. Também queremos ter ações específicas para três grupos: os migrantes, os universitários e os usuários de internet.

Mas, para trazer a nova classe média para o setor, não é preciso melhorar a infraestrutura aeroportuária?

No passado, nenhum especialista no setor projetava um crescimento de 3,5 vezes o PIB, o que se ouvia era que a demanda era inelástica. Houve uma grande mudança de cenário. É evidente a necessidade de investimentos em infraestrutura e isso afeta diretamente o nosso negócio. Hoje, o que estamos fazendo é desviar as conexões de São Paulo para os aeroportos de Confins, Brasília e Galeão. Em número de voos, todo o nosso crescimento já se dá fora de São Paulo. Outra medida que estamos tomando é trocar nossa frota por aviões 25% maiores, para levar mais passageiros.

FONTE: Estadão
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Passaredo vai investir US$ 90 milhões em novos jatos

Após um período de paralisação para rever os planos, entre 2002 e 2004, a Passaredo Linhas Aéreas voltou a operar e se especializou na aviação regional, com crescimento e novos investimentos a cada ano.

À frente dos negócios, e eventualmente no comando de uma das aeronaves, o presidente José Luiz Felício Filho, de 33 anos, mostra-se otimista e diz que para 2011 pode até ter parceiros ou sócios.

Em 2009, a empresa investiu US$ 60 milhões na compra de quatro jatos ERJ-145, da Embraer, para 50 passageiros, e agora, em 2010, vai investir outros US$ 90 milhões na compra de sete jatos do mesmo modelo para criar duas novas rotas - uma delas entre Ribeirão Preto e Recife, que entra em operação na segunda-feira - e substituir os cinco turbo-hélices Brasília, com capacidade para 30 passageiros.

"O Brasil ainda tem muito para crescer na aviação regional, pois países da Europa e da América do Norte chegam a 20%, enquanto o mercado aqui, hoje, é de 2,5%", diz Felício, que estará em Goiânia nesta terça-feira (30), para participar de do Seminário "Transporte Aéreo Regional e Logística Integrada ao Turismo - Voe Goiás", promovido pela Goiás Turismo.

"É uma grande saída para descentralizar, tirar os congestionamentos dos aeroportos centrais, e essa opção por voos diretos facilita o tempo de viagem, diminui o custo da passagem e a possibilidade de ir e voltar no mesmo dia."

Segundo Felício, essa modalidade vem suprindo uma deficiência que existia no setor. A rota Ribeirão Preto-Recife, por exemplo, será cumprida em três horas, enquanto por outras vias pode durar até sete horas. O custo da passagem aérea, comparando-se com o transporte rodoviário, é de quase 50% menor.

Interesse de investidores

A Passaredo é uma empresa 100% nacional e familiar, por enquanto. Mas surgiram investidores interessados em parcerias ou sociedade, não revelados. Felício avisa que o controle ficará na família e a sede em Ribeirão Preto.

"Aqui é um bom centro, com excelente qualidade de vida, custo muito menor que o de São Paulo, e conseguimos trazer pessoas que estavam em grandes centros e que estão felizes da vida", diz.

A empresa tem cerca de 650 funcionários, sendo quase 400 em Ribeirão Preto, e opera em 19 destinos, contando Recife. O 20.º destino será Palmas (TO), a partir de maio, ligando a cidade a Goiânia.

No segundo semestre, todos os aviões Brasília deverão ser substituídos pelos novos jatos, padronizando as operações. E a empresa estuda novas rotas.

A Passaredo, que iniciou na aviação em 1995, já teve voo charter, a partir de São Paulo, sobrevoando a América Latina, num Airbus de 256 lugares, até 1999.

Mas, em 2002, a empresa parou e iniciou estudos de um novo plano de negócios, focando no mercado regional.

"Fazemos o papel de via alimentadora dos grandes centros e também somos alimentadas, com pontos de conexão com a malha aérea nacional e internacional", diz Felício, que guarda os resultados financeiros a sete chaves. Ele só cita que o faturamento da Passaredo dobrou em 2009 em relação a 2008 e que a previsão é dobrar em 2010 em relação a 2009.

Felício revela, no entanto, que em 2009 a empresa transportou 400 mil passageiros e tem expectativa de atingir 1 milhão neste ano.

A taxa de ocupação dos aviões superou os 70% desde janeiro, enquanto o histórico da aviação regional indica uma média entre 55% e 60%.

fonte: Brás Henrique, especial para O Estado de S. Paulo
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Câmara rejeita lei que previa fone em avião

A Câmara dos Deputados rejeitou uma proposta de lei que tornaria obrigatória a instalação de telefones nos aviões para uso dos passageiros durante as escalas em terra.

Segundo a proposta original do deputado Davi Alves Silva Júnior (PR-MA), os telefones deveriam ser instalados nas aeronaves próximos aos bancos dos passageiros, para uso exclusivamente durante escalas em terra, a fim de que os usuários possam falar com suas famílias e contatos profissionais em caso de atrasos.

A comissão de deputados que analisou o projeto, no entanto, entendeu que a ideia é desnecessária e só aumentaria os custos das empresas aéreas.

Se for para liberar o telefone durante as escalas, é melhor simplesmente permitir que os passageiros usem seus celulares nesses momentos, como já ocorre em muitos casos.


FONTE: Felipe Zmoginski, de INFO Online
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Quatro voos entre Inglaterra e Portugal cancelados hoje devido à Greve na British Airways

Quatro voos entre Portugal e Inglaterra vão ser hoje cancelados devido à greve da companhia aérea British Airways (BA) convocada pelo sindicato da tripulação de cabina, que hoje ameaçou com novas paralisações.

A greve que começou sábado e se prolonga para terça feira levou já ao cancelamento de vários voos entre Lisboa e Londres, não tendo afetado as ligações aéreas entre a capital inglesa e Faro.

"Os dois voos diários entre Londres e Faro e vice-versa mantêm-se sem qualquer alteração", disse à Lusa fonte da BA.

FONTE: Diário de Notícias - Lisboa
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Delta entra com pedido para operar Campinas-Atlanta

Durante a Noite do Branco, que acontece no Encontro Ancoradouro, o diretor para o Brasil da Delta Air Lines, Luiz Henrique Teixeira (foto), informou que a companhia entrou com um pedido no Dot (Department of Transportation) – órgão norte-americano que equivale à Anac no Brasil - para pleitear 14 frequências dos Estados Unidos para o Brasil, na qual concorre com diversas empresas aéreas norte-americanas.

“A reunião da Dot deve acontecer no final do ano e, assim que uma das frequências for confirmadas para a Delta, possivelmente será Campinas-Atlanta”, afirmou Teixeira. “Além do bom resultado que estamos tendo com o voo Brasília-Atlanta, São Paulo está fora de cogitação por não ter mais slots disponíveis”, comentou ele sobre a escolha do Aeroporto de Viracopos.


FONTE: Pousada da Cmra. Daniele Carreiro via Panrotas - Portal de Turismo
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Greve na British Airways não afeta voos para Brasil

Noventa e quatro voos da British Airways (BA) que decolariam neste sábado dos aeroportos britânicos foram cancelados pelo começo da greve do pessoal de cabine, em protesto por mudanças nas condições de trabalho. Dos voos cancelados pela empresa, nenhum deles, até o momento, tinha como destino o Brasil, informou a assessoria de imprensa da companhia britânica no Brasil.

Segundo o assessor Rodrigo Dionísio, não há nenhuma informação sobre cancelamentos de voos vindos dos aeroportos britânicos para os aeroportos brasileiros. Ele recomendou que os passageiros da companhia aérea chequem no site www.britishairways.com se os seus voos foram ou não cancelados.

A medida de força, que deve seguir até o próximo dia 30, é a segunda organizada pelos empregados de cabine em sete dias. A companhia aérea acredita que o transtorno para os passageiros seja menor que o do fim de semana passado, quando a paralisação durou três dias. Acredita-se que aproximadamente 17 mil passageiros serão afetados pela greve, especialmente no aeroporto londrino de Heathrow, embora a companhia aérea espere que pelo menos 70% dos voos de longa distância e 55% dos trajetos curtos operem normalmente.

O sindicato Unite, que representa os profissionais de cabine da BA, informou hoje que há sinais de que a convocação de greve terá forte apoio dos trabalhadores. Centenas de empregados da empresa se reuniram nesta manhã junto ao aeroporto de Heathrow, entraram no terminal e formaram piquetes.


FONTE:G1.com.br
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Primeira aterrissagem vertical bem-sucedida do F-35 (Lockheed Martin)

O F-35 Ligthning II realizou com êxito sua primeira aterrissagem vertical, anunciou neste sábado a fabricante Lockheed Martin, responsável pelo projeto do caça-bombadeiro invisível aos radares destinado a renovar a frota da Força Aérea americana.

A aterrissagem foi realizada na base aeronaval de Patuxent River, no estado de Maryland (leste), indica o grupo aeronáutico e de Defesa americano em um comunicado.

O piloto de testes conseguiu aterrissar o avião em uma região de menos de 9 m2, delimitada antes do pouso, que durou cerca de um minuto.

O teste confirma que o avião "é capaz de aterrissar em pequenos espaços em terra e no mar", acrescenta a empresa no comunicado.

FONTE:G1
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Avião brasileiro é "o melhor do mundo hoje", diz dono da Azul

O avião brasileiro é “o melhor do mundo hoje”, diz David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas, empresa de baixo custo. Sua companhia usa aeronaves da Embraer, que ele diz preferir à Boeing e à Airbus.

Em entrevista exclusiva ao UOL Economia, realizada na sede da Azul, em Alphaville, na Grande São Paulo, Neeleman conta, entre outros temas, como funciona a política de baixos preços e custos reduzidos da companhia aérea e revela o que a empresa leva em conta na hora de compor o preço da passagem. Veja a entrevista nos vídeos abaixo.

O alto custo das passagens aéreas no Brasil foi um dos principais atrativos para a criação da Azul Linhas Aéreas, diz o empresário. “Nos EUA, ninguém anda de ônibus, porque o avião é barato. Achamos que podíamos fazer isso aqui”, afirma.

Ele disse que a falta de concorrência evitava inovação entre as empresas, referindo-se às duas maiores companhias do mercado brasileiro –Gol e TAM.

Entre outros temas, Neeleman explica como funciona a política de baixos preços e custos reduzidos da companhia aérea e revela o que a empresa leva em conta na hora de compor o preço da passagem. O executivo também faz um balanço do primeiro ano da empresa, que tem 2,2 milhões de clientes, 1.600 funcionários e 15 aeronaves que voam para 20 cidades.

A entrega da primeira aeronave nova de fábrica ocorreu em 11 de dezembro de 2008 e foi batizada “Tudo Azul“. No dia 15 de dezembro daquele ano, dois voos inaugurais foram realizados.

O primeiro, AD 4064, decolou de Viracopos, Campinas, com destino a Salvador. O segundo, AD4062, voou de Campinas a Porto Alegre. Nas semanas seguintes, o número de voos entre essas cidades foi gradativamente aumentado, com a chegada de novas aeronaves.

Neeleman afirma que gosta de risco, mas não pensa em abrir o capital da empresa. Mesmo sem presença na Bolsa, a expectativa é fazer com que a Azul se torne ainda maior. Até o fim deste ano, a empresa deve atingir 40 municípios. Até 2012, a Azul espera servir as principais cidades brasileiras, com uma frota de jatos Embraer 190 e Embraer 195.

Neeleman, que também é fundador da Jet Blue, nasceu no Brasil. Ele morou em São Paulo até os cinco anos, quando voltou para os Estados Unidos com os pais e por lá ficou até os 18 anos. Veio novamente para o Brasil em missão religiosa, período de dois anos no qual trabalhou em função dos pobres, no Nordeste brasileiro.

FONTE:UOL
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Greve cancela mais de 90 voos da British Airways

Mais de noventa voos da British Airways (BA), que decolariam neste sábado dos aeroportos britânicos, foram cancelados pelo começo da greve apoiada pelo pessoal de cabine em protesto por mudanças nas condições de trabalho.

A medida de força, que deve seguir até o próximo dia 30(terça), é a segunda organizada pelos empregados de cabina em sete dias.

A companhia aérea, que cancelou 94 voos neste sábado, acredita que o transtorno para os passageiros seja menor que no fim de semana passado, quando a paralisação durou três dias.

Acredita-se que aproximadamente 17 mil passageiros serão afetados pela greve, especialmente no aeroporto londrino de Heathrow, embora a companhia aérea espera que pelo menos 70% dos voos de longa distância e 55% dos trajetos curtos operem normalmente.

O sindicato Unite, que representa os profissionais de cabine da BA, informou hoje que há sinais de que a convocação de greve terá forte apoio dos trabalhadores.

Centenas de empregados da empresa se reuniram nesta manhã junto ao aeroporto de Heathrow, entraram no terminal e formaram piquetes.

FONTE:G1
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Tarifas aéreas ficam mais transparentes a partir de junho

Tanto de empresas nacionais quanto de internacionais, a partir de 10 de junho as tarifas aéreas ficarão mais transparentes no Brasil nas passagens de vôos com origem no país.

De acordo com boletim da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) durante todo o processo de compra da passagem o passageiro deverá ser informado sobre o valor total que será cobrado, valor este com todos os custos e serviços indispensáveis à realização da viagem (como o adicional de combustível no caso de voos internacionais etc.) já inclusos.

Tal medida dá melhores condições ao passageiro de comparar os preços e não ser surpreendido com cobranças a mais após a compra da passagem.

Serviços adicionais oferecidos pelas companhias aéreas, como bagagens extra, seguros, comissão para vendas via telefone, loja ou agente de viagens, poderão ser cobrados à parte ou estar discriminados na passagem. No caso de estar discriminado na passagem tais serviços não poderão ser chamados de “taxa”, pois tal nome é exclusivo para cobrança de tarifas aeroportuárias (como a tarifa de embarque), impostos e outras taxas governamentais.

A mesma exigência de transparência vale para a contratação de transporte aéreo de carga.

FONTE: Circuito Mato Grosso
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Passaredo vai investir US$ 90 milhões em novos jatos

Após um período de paralisação para rever os planos, entre 2002 e 2004, a Passaredo Linhas Aéreas voltou a operar e se especializou na aviação regional, com crescimento e novos investimentos a cada ano. À frente dos negócios, e eventualmente no comando de uma das aeronaves, o presidente José Luiz Felício Filho, de 33 anos, mostra-se otimista e diz que para 2011 pode até ter parceiros ou sócios.

Em 2009, a empresa investiu US$ 60 milhões na compra de quatro jatos ERJ-145, da Embraer, para 50 passageiros, e agora, em 2010, vai investir outros US$ 90 milhões na compra de sete jatos do mesmo modelo para criar duas novas rotas – uma delas entre Ribeirão Preto e Recife, que entra em operação na segunda-feira – e substituir os cinco turbo-hélices Brasília, com capacidade para 30 passageiros.

"O Brasil ainda tem muito para crescer na aviação regional, pois países da Europa e da América do Norte chegam a 20%, enquanto o mercado aqui, hoje, é de 2,5%", diz Felício. "É uma grande saída para descentralizar, tirar os congestionamentos dos aeroportos centrais, e essa opção por voos diretos facilita o tempo de viagem, diminui o custo da passagem e a possibilidade de ir e voltar no mesmo dia."

Segundo Felício, essa modalidade vem suprindo uma deficiência que existia no setor. A rota Ribeirão Preto-Recife, por exemplo, será cumprida em três horas, enquanto por outras vias pode durar até sete horas. O custo da passagem aérea, comparando-se com o transporte rodoviário, é de quase 50% menor.

Interesse de investidores

A Passaredo é uma empresa 100% nacional e familiar, por enquanto. Mas surgiram investidores interessados em parcerias ou sociedade, não revelados. Felício avisa que o controle ficará na família e a sede em Ribeirão Preto. "Aqui é um bom centro, com excelente qualidade de vida, custo muito menor que o de São Paulo, e conseguimos trazer pessoas que estavam em grandes centros e que estão felizes da vida", diz. A empresa tem cerca de 650 funcionários, sendo quase 400 em Ribeirão Preto, e opera em 19 destinos, contando Recife. O 20.º destino será Palmas (TO), a partir de maio, ligando a cidade a Goiânia. No segundo semestre, todos os aviões Brasília deverão ser substituídos pelos novos jatos, padronizando as operações. E a empresa estuda novas rotas.

A Passaredo, que iniciou na aviação em 1995, já teve voo charter, a partir de São Paulo, sobrevoando a América Latina, num Airbus de 256 lugares, até 1999. Mas, em 2002, a empresa parou e iniciou estudos de um novo plano de negócios, focando no mercado regional. "Fazemos o papel de via alimentadora dos grandes centros e também somos alimentadas, com pontos de conexão com a malha aérea nacional e internacional", diz Felício, que guarda os resultados financeiros a sete chaves. Ele só cita que o faturamento da Passaredo dobrou em 2009 em relação a 2008 e que a previsão é dobrar em 2010 em relação a 2009.

Felício revela, no entanto, que em 2009 a empresa transportou 400 mil passageiros e tem expectativa de atingir 1 milhão neste ano. A taxa de ocupação dos aviões superou os 70% desde janeiro, enquanto o histórico da aviação regional indica uma média entre 55% e 60%.

FONTE: Estadão
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Brasileiro vai da mecânica aos Emirados Árabes

Por mais que ostentasse quase 12 mil horas de voo no currículo, tudo parecia incontrolável para aquele paulista radicado em Curitiba. Era sua primeira sessão de treinos, e ora o manche não respondia, ora o macacão impedia o movimento perfeito, ora a cautela era tanta que acabava por pressionar.

Adilson Kindlemann fazia sua estreia no Red Bull Air Race na etapa de Abu Dhabi, e queria se sair o melhor possível. Obteve ontem a penúltima posição entre 15 pilotos participantes para a final, que ocorre hoje – o espanhol Alejandro Maclean não foi à classificação por problema na aeronave. Mas o brasileiro não se deu por vencido.

– Aqui tudo começa do zero. Eu tinha 18 anos de pilotagem, e sempre pilotei agressivamente. Mas aqui é preciso cautela – disse.

O lado calouro na corrida aérea contrasta com a experiência quando o assunto é pilotar um avião. Adílson é daqueles que põem algo na cabeça e não são demovidos. No caso, o algo na cabeça era a paixão pela aviação.

Ainda na adolescência, peitou a família, que rejeitava os devaneios daquele candidato a aeronauta.

Aos 14 anos, comandou o primeiro voo. Depois, virou assistente de mecânico de aviação, apenas para entrar no ramo. A ânsia era tanta que, na capital paranaense, ficou conhecido como rato de aeroporto.

Como também precisava ganhar a vida, anos mais tarde entrou para a aviação comercial. Passou por Transbrasil, Gol e atualmente é comandante licenciado da TAM.

Paralelamente, Kindlemann se especializava em voos acrobáticos. Mais de uma vez foi à Europa para se aperfeiçoar, até que surgiu a chance de ir para o training camp do Red Bull Air Race. As semanas de testes em Barcelona lhe renderam a superlicença para competir no principal torneio de corrida aérea do mundo.

O repórter viaja a convite da Red Bull.

FONTE: Lancenet
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Por telefone, passageiro de avião relata descaso de empresa aérea

Há pelo menos três horas e meia, os passageiros do voo JJ 3546, da empresa aérea TAM, permanecem no avião, sem alimentação e sem previsão de decolagem para o destino, que é Porto Velho. Os tripulantes reclamam de descaso e da falta de informações. A aeronave saiu de São Paulo às 06: 42hs e deveria ter aterrissado às 12: 10hs na capital de Rondônia, mas, devido o mau tempo, pousou em Manaus (AM).

A informação foi passada pelo passageiro Daniel Neri, ex-deputado estadual. Segundo ele, entre os viajantes estão crianças, idosos e ata doentes. A única explicação dada pela TAM, de acordo com Neri, é a de que a empresa aguarda dados Meteorológicos, para afazer a decolagem.


FONTE:Rondônia Dinâmica
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Aeroporto de Rondonópolis será alternativa para malha viária em MT na Copa 2014

O aeroporto de Rondonópolis (212 Km ao Sul da capital) será a alternativa, um suporte ao aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande/Cuiabá), para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A proposta foi apresentada pelo vice-governador Silval Barbosa ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta quinta-feira (25), em Brasília, no início da noite. O ministro aprovou a sugestão e garantiu a liberação de recursos para a construção de uma nova pista para melhorar a operacionalidade do aeroporto.

A apresentação de um aeroporto como alternativa ao Marechal Rondon atende a exigência do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

Silval Barbosa argumentou ao ministro Jobim que existe um forte crescimento na região Sul do Estado, na relação PIB (Produto Interno Bruto), com o crescimento do número de passageiros. "Temos que acompanhar esse crescimento e vamos acelerar essa modernização dos aeroportos de Mato Grosso", disse Nelson Jobim.

O ministro garantiu ainda destinar um caminhão de bombeiros para a segurança do aeroporto de Rondonópolis. Para o aeroporto de Várzea Grande, o vice-governador Silval Barbosa recebeu do ministro Jobim a garantia de construção de um novo terminal de passageiros.

"Esse é um trabalho do governo do Estado com os ministérios da Defesa e do Turismo. Uma proposta de operacionalidade dos aeroportos, não só de Várzea Grande/Cuiabá e Rondonópolis, como também de vários outros municípios", disse Silval Barbosa.

O vice-governador Silval Barbosa esteve acompanhado dos deputados Carlos Bezerra e Wellington Fagundes, da presidente da Fundação Ulisses Guimarães em Mato Grosso, ex-deputada Teté Bezerra e do chefe da Representação do Governo em Brasília, Eduardo Vizotto. (RO)

Fonte: Marcos Vergueiro/Secom-MT via Portal da Amazônia
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Anac renova concessão da Pantanal Linhas Aéreas por mais dez anos

A Anac publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira a portaria que outorga, pelo prazo de dez anos, concessão à Pantanal Linhas Aéreas para exploração de serviço de transporte aéreo público regular de passageiro, carga e mala postal.

Fundada em abril de 1993, a empresa tem sua base operacional no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Está em recuperação judicial desde o início do ano passado, e atualmente está em processo de aquisição pela TAM.

No início de março, a Anac redistribuiu 61 slots que a Pantanal operava em Congonhas - e os perdeu por infringir as normas de utilização da agência.

Fonte:Cidade Biz
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Avião cai durante voo de treinamento em Goiás

Foto: Corp de Bombeiros/GO/Divulgação
O Corpo de Bombeiros de Anápolis, em Goiás, foi acionado na manhã desta sexta-feira para socorrer um avião que caiu próximo ao aeroporto da cidade. A aeronave, um monomotor Cesna 210, estava virada de ponta-cabeça e vazava combustível em meio a um matagal, conforme informações do 3º Batalhão Bombeiro Militar, de Anápolis.

O avião realizava voo local de treinamento, segundo a torre de controle e ainda não há informações sobre o motivo da queda. As vítimas já se encontravam fora da aeronave quando as equipes de socorro chegaram. Elas foram conduzidas ao hospital de Urgências de Anápolis para avaliação, em choque psicológico, mas apenas com escoriações leves.

As equipes de salvamento isolaram o local e os especialistas em combate a incêndios preveniram qualquer possibilidade de chamas na aeronave. As autoridades competentes foram acionadas para investigar as possíveis causas do acidente.


FONTE:Terra Brasil
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Infraero é contra volta de aviões de grande porte à Pampulha

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) garante que, em respeito ao acordo firmado com o governo de Minas e à Portaria 993/07, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o aeroporto da Pampulha, inaugurado em 1933, continuará operando apenas com aviões com capacidade para até 50 passageiros.

A decisão contraria a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que revogou a resolução reabrindo o terminal para grandes aeronaves.

A informação é do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, depois de reunião ontem com o govenador Aécio Neves (PSDB), na Cidade Administrativa.

Eles assinaram convênio para obras no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, que, até 2014, terá a capacidade quase triplicada.

Ao derrubar a Portaria 993, que proibia voos comerciais com mais de 50 assentos na Pampulha, a Anac feriu um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em 16 de outubro de 2009, entre a Infraero e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

"Há um termo de compromisso assinado e a Infraero tem a obrigação de honrá-lo", disse Murilo Barboza.

Voos no aeroporto da Pampulha continuarão limitados, diz Aécio

Aécio vai cobrar do governo federal solução para saturação de Confins As palavras do presidente da empresa federal tranquilizaram o governador, que investe na aviação regional, com reformas de aeroportos em todo o estado.

O objetivo é criar linhas áreas de várias partes de Minas diretas para a Pampulha. Tanto que foi enviado à Assembleia um projeto de lei que cria a Subsecretaria de Assuntos Aeroportuários do Estado de Minas Gerais.

Ela terá a responsabilidade de gerenciar e buscar otimização econômica de 66 terminais. "Não obstante à portaria da Anac, há um TAC em vigor com a Infraero, com a área ambiental, que será respeitado. Isso significa que não se pode avançar ou alterar as limitações do aeroporto (da Pampulha) sem que o termo seja implementado. Fico mais tranquilo, pois, na prática, nada vai mudar", disse Aécio Neves.

Obras

Por meio do convênio firmado ontem, a Infraero vai investir na ampliação do terminal 1 do aeroporto de Confins. O projeto prevê abertura de mais 600 metros de pista, novas esteiras de bagagem, sistema de ar-condicionado e lojas, ampliação da área de desembarque e conclusão do estacionamento, que também está sendo ampliado.

A parceria vai permitir ainda a construção do terminal 2. O estado ficará responsável pelo projeto executivo, que, segundo o secretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde, custará cerca de US$ 10 milhões (R$ 18,1 milhões).

"Se a Infraero nos passar esse recurso em 30 dias, em 12 meses, no máximo, entregamos o projeto executivo", afirmou. O projeto é que vai apontar o montante a ser investido.

Com as obras, a capacidade do aeroporto de Confins subirá de 5,5 milhões de passageiros por ano para 12 milhões.

"Queremos fazer adaptações no terminal 1, ampliá-lo e conectá-lo corretamente ao terminal 2. O objetivo é aumentar a capacidade do Aeroporto Internacional Tancredo Neves até a Copa de 2014 e proporcionar mais conforto, segurança e tranquilidade às pessoas", disse o governador.

O presidente da Infraero informou que em no máximo 60 dias sairão os primeiros blocos de licitação para a construção do Aeroporto Indústria, em área de 46 mil metros quadrados anexa ao terminal de Confins. Serão obras de urbanização, construção de entreposto aduaneiro e relocação da cabine de medição elétrica.

Quanto ao aeroporto da Pampulha, que desde 2003 espera verba de R$ 140 milhões prometida pela Infraero, Murilo Barboza disse que não há previsão para que seja ampliado.

"Temos investimentos para a Pampulha, mas a prioridade é Confins." Os últimos recursos aplicados no terminal urbano de BH foram R$ 200 mil na reforma da sala de tráfego aéreo, ampliação da guarita do posto 6, melhorias nos banheiros da área de embarque e recuperação de uma das vias do pátio de aeronaves.

fonte: por Ernesto Braga - Estado de Minas via Portal Uai
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Compra de caças projeta o país e deixa os grandes de olho no Brasil

A visita do rei da Suécia e sua comitiva ao Brasil, nesta semana, dá o tom da expectativa que cerca o desfecho da mais importante aquisição de caças da década. Ao renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) com 36 caças, o país ratifica uma de suas mais emblemáticas demonstrações de poder na história recente da defesa nacional e ainda movimenta, significativamente, o mercado bélico mundial.

Aliando proteção do espaço aéreo e projeção internacional, o Brasil quer entregar ao resto do mundo um cartão de visitas que o credencia como líder regional indiscutível. Busca incrementar ao chamado "poder brando" ou "soft power" - traduzido como capacidade de diálogo diplomático - uma carga extra de persuasão, a força do "hard power".

Com tamanho interesse em jogo, não dava para ser diferente: o imbróglio que envolve o projeto FX-2, nome que batiza a renovação dos caças, vai chegando a quase uma década, ao longo da qual - e principalmente agora - é acompanhado de perto por líderes que dão as cartas no sistema internacional.

A passagem do rei Carl Gustaf e da rainha Silvia por aqui é apenas o episódio mais recente. Antes dele, o presidente francês, Nicolás Sarkozy, e a secretária de Estado norte-americana, Hilary Clinton - para citar dois dos personagens diretamente envolvidos na fase final do processo -, não se furtaram a negociar e vir aqui fazer lobby pessoalmente.

FONTE: Yahoo
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