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Adeptos do Ghana em Luanda para apoiar selecção na final

Uma delegação de adeptos do Ghana chegou ao princípio da tarde de hoje (domingo), a capital angolana, a fim de apoiar a sua selecção que defronta, esta tarde, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, a final da Taça de África das Nações Can-Orange Angola, frente a sua similar do Egipto.


A comitiva, integrada por cerca de 330 excursionistas, entre os quais alguns ministros, altos funcionários do executivo ghanense, parlamentares, empresários e outros elementos representando todas as classes e regiões daquele país, é chefiada pelo deputado Kwabeno Adjei, líder do Congress Democratic National (Congresso Democrático Nacional).


Em breves declarações a Angop no aeroporto, o ministro das Estradas e Auto-Estradas do Ghana, Robert Joseph Mettle-Nunoo, manifestou o seu optimismo pela conquista da prova por parte da sua equipa, os “black stars”, tendo afirmado que “viemos apenas a Luanda para levar a taça”.



O governante disse ainda que a certeza da conquista da prova é uma convicção de todos os membros da comitiva que não pensam em outra coisa senão regressar esta noite para Accra, cidade capital do Ghana, transportando a taça de campeão africano 2010 a bordo do being 747 da Air Max que veio a Luanda.


Para apoiar a equipa faraó, adversaria do Ghana, chegou igualmente a capital angolana uma aeronave da Cairo Aviation que trouxe ao país mais de 200 adeptos egípcios para assistirem a sua selecção a conservar o titulo de campeão e conquistar mais uma taça africana neste CAN - Orange Angola que hoje encerra com um festival músico-cultural de cerca de 20 minutos.


Para estas duas selecções atingirem a final, o Ghana venceu a Nigéria em Luanda por 1-0, enquanto que o Egipto passou pela Argélia por 4-0, em jogo disputado em Benguela. O terceiro classificado do campeonato iniciado a 10 de Janeiro foi a Nigéria que venceu a Argélia por 1-0.



FONTE:AngolaPress
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Adeptos do Ghana em Luanda para apoiar selecção na final

Uma delegação de adeptos do Ghana chegou ao princípio da tarde de hoje (domingo), a capital angolana, a fim de apoiar a sua selecção que defronta, esta tarde, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, a final da Taça de África das Nações Can-Orange Angola, frente a sua similar do Egipto.


A comitiva, integrada por cerca de 330 excursionistas, entre os quais alguns ministros, altos funcionários do executivo ghanense, parlamentares, empresários e outros elementos representando todas as classes e regiões daquele país, é chefiada pelo deputado Kwabeno Adjei, líder do Congress Democratic National (Congresso Democrático Nacional).


Em breves declarações a Angop no aeroporto, o ministro das Estradas e Auto-Estradas do Ghana, Robert Joseph Mettle-Nunoo, manifestou o seu optimismo pela conquista da prova por parte da sua equipa, os “black stars”, tendo afirmado que “viemos apenas a Luanda para levar a taça”.



O governante disse ainda que a certeza da conquista da prova é uma convicção de todos os membros da comitiva que não pensam em outra coisa senão regressar esta noite para Accra, cidade capital do Ghana, transportando a taça de campeão africano 2010 a bordo do being 747 da Air Max que veio a Luanda.


Para apoiar a equipa faraó, adversaria do Ghana, chegou igualmente a capital angolana uma aeronave da Cairo Aviation que trouxe ao país mais de 200 adeptos egípcios para assistirem a sua selecção a conservar o titulo de campeão e conquistar mais uma taça africana neste CAN - Orange Angola que hoje encerra com um festival músico-cultural de cerca de 20 minutos.


Para estas duas selecções atingirem a final, o Ghana venceu a Nigéria em Luanda por 1-0, enquanto que o Egipto passou pela Argélia por 4-0, em jogo disputado em Benguela. O terceiro classificado do campeonato iniciado a 10 de Janeiro foi a Nigéria que venceu a Argélia por 1-0.



FONTE:AngolaPress
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Avião da Guicango faz aterragem de emergência

Um avião de marca Yak-40, pertencente a companhia de aviação privada angolana Guicango, efectuou ao meio da tarde de hoje (domingo), uma aterragem de emergência “de barriga” no Aeroporto de Luanda, sem contudo causar vítimas aos passageiros e a tripulação segundo constatou a Angop no local.

A aeronave, com a matrícula D-2 FES, era proveniente da província de Cabinda e transportava 34 passageiros e três tripulantes de nacionalidade russa, país de fabrico do aparelho que por volta das 15h13 horas locais enfrentou problemas mecânicos para tirar os trens e os pneus para efectuar um contacto normal com a pista.

De acordo com o director operacional do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, engenheiro Costa Lima, o incidente deveu-se a problemas de ordem mecânica, visto que a tripulação ao aproximar-se da pista reportou a torre de controlo uma situação de emergência devido a existência de anomalias na retirada dos trens de aterragens.

A referida aeronave, informou, efectuou um aterragem “de barriga” de cerca de 250 metros da cabeceira da pista 2-5 até a sua imobilização no local onde os bombeiros e outros serviços de emergência aeroportuária aguardavam pelo aparelho.

Neste momento o avião encontra-se paralisado no referido local, foi retirada a sua bateria para evitar qualquer problema eléctrico e, a qualquer momento, será removida do local contanto a direcção do aeroporto com a colaboração da Ghassit, empresa de assistência as aeronaves em terra, e a Força Aérea Nacional (FAN).

O engenheiro que reconfirmou que todos os elementos que viajaram na aeronave encontram-se de saúde sem nenhum tipo de problemas, acrescentou que neste momento a pista esta inoperante e a qualquer instantes a mesma volta a receber aviões, uma vez que o Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic) esta já também a fazer o seu trabalho e nada impede que ela seja reaberta, sublinhou.

Falando a Angop depois do incidente, Roberto Daniel, um dos passageiros a bordo da aeronave, deu a conhecer que o aparelho começou a enfrentar problemas mecânicos ainda na pista do aeroporto de Cabinda, onde os tripulantes procuraram melhorar a avaria realizando alguns exercícios de reparação durante cerca de 30 minutos.

Depois dessa operação, a tripulação conseguiu colocar a aeronave no ar mas, “mesmo assim, para nós que já estamos habituados a viajar de avião comecei a desconfiar e disse ao meu colega de cadeira que este aparelho não está bom”.

Por sua vez, Arlindo Miranda apela as autoridades de direito para controlar e fiscalizar bem o funcionamento desse tipo de aviões antigos para que situações piores não aconteçam, como o caso de acidentes onde há mortes.

“Deus estava connosco e estes pilotos são mesmo experientes senão o avião já podia cair há muito tempo e podia acontecer o pior”, desabafou o viajante enfurecido.

Segundo informações, existem poucos acidentes aéreos registados em Angola recentemente envolvendo aparelhos de marca Yak-40, com excepção a um registado por volta da década de 1990 na região da Matala, província da Huila



FONTE:AngolaPress
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Pantanal não recorre de decisão da Anac

A Pantanal Linhas Aéreas ainda não recorreu da decisão que a impede de participar da redistribuição de slots (autorizações de pouso e decolagem) no aeroporto de Congonhas. O prazo termina amanhã.

Companhia, que perdeu 61 de seus 196 slots, foi vetada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) porque não cumpriu 80% de regularidade e pontualidade ou não comprovou patrimônio líquido positivo, de acordo com a própria agência. Assim como a Pantanal, a Trip também está barrada na redistribuição.

Diário entrou em contato com a TAM, que anunciou a compra da Pantanal no início deste mês. Apesar disso, como a efetivação da operação ainda depende da Anac, assessoria da empresa informou que não irá se pronunciar até então. Até o fechamento desta edição, equipe de reportagem não conseguiu contato com a assessoria jurídica da Pantanal Linhas Aéreas.

De acordo com a Agência, a redistribuição dos slots permitirá que mais empresas atuem em Congonhas. Participam da ação a Azul, a Gol/Varig, OceanAir, Tam e Webjet.

Hoje, somente quatro companhias aéreas (TAM, Gol/Varig, OceanAir e Pantanal) atuam em Congonhas, que é um dos principais aeroportos do país. Após a escolha dos slots, companhias têm até 30 dias para iniciar os voos. Caso contrário, autorizações são novamente redistribuídas.



FONTE:Diário de Marília
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Conexão Frankfurt-Valência tem humor sarcástico e voo 'pés no chão'


Ninguém começa por cima. Para chegar à F1, o piloto tem de passar por muitas categorias de base e se esforçar para adquirir experiência e patrocinadores necessários para entrar na principal divisão do automobilismo mundial. Geralmente, o candidato a uma das vagas da F1 começa no kart, depois passa pela F3, GP2, entre muitas outras.

Com o jornalismo não é diferente. "Nossa, Marcelo, você vai ser correspondente internacional, é o que todos querem". "É, mas calma lá, veja bem...", respondi. Quando comentei com algumas pessoas que iria cobrir 'in loco' os testes de pré-temporada da F1 em Valência, a maioria disse: "Nossa, que bom, você vai ficar nos melhores hotéis, pegar voos bons, só comer em restaurantes caros. É como se pagassem férias pra você". Nada disso.

O esquema da minha viagem é totalmente diferente. Estou morando atualmente na Alemanha a estudos — sem me desligar do Grande Prêmio — e aprendi alguns jeitos de viajar de maneira extremamente econômica pela Europa. Esta jornada é um exemplo.

O voo que peguei é de uma empresa irlandesa que faz um negócio muito interessante e barato. A passagem que comprei de Frankfurt a Valência, por exemplo, custou € 20 (R$ 51,87). É menos do que um bilhete de ônibus de Ribeirão Preto a São Paulo. Mas tudo tem seu preço, como bem disse a companheira do site Evelyn Guimarães quando descrevi o esquema deste tipo de voo.

Por esse preço, o passageiro só pode levar uma mala de mão de no máximo 10 kg, 55 cm de altura, 40 cm de largura e 20 cm de espessura. Se quiser levar outra, paga € 15 (R$ 38,91) a mais quando efetua a compra. Chegando ao aeroporto, os funcionários pesam e medem cada bagagem. Se não se adequar milimetricamente aos quesitos, € 30 (R$ 77,81) de multa.

Nada para comer ou beber é servido a bordo. Se quiser as opções mais baratas do menu, € 3 (R$ 7,78) por uma água e € 2,50 (R$ 6,48) por um pão. Os aeroportos em que a empresa opera não são os principais de cada cidade, são sempre pequenos e ficam em cidades vizinhas aos grandes centros. Por exemplo, peguei um ônibus do centro de Frankfurt até o aeroporto, e a passagem custou metade do que paguei.

E também não há assento reservado para quem quiser pagar barato. Quem chega primeiro escolhe a janelinha. Se quiser reservar, paga mais. Como quase ninguém desembolsa essa taxa extra, fica uma muvuca na sala de embarque pra ver quem escolhe os melhores lugares do avião. Fila indiana, nem pensar. Todo mundo se empurra, e muita gente passa na sua frente na cara dura.

Há boatos por aqui sobre alguns dos projetos desta empresa: cobrar idas ao banheiro e vender passagens mais baratas ainda para quem se sujeitar a viajar de pé. Duvido muito que isso será implantado. Algum parlamentar europeu dará um jeito de vetar.

Mas a grande muvuca na sala de embarque não foi tão ruim assim dessa vez. No empurra-empurra, me espremeram perto de dois alemães. Uma garota e um homem que conversavam sobre F1. Pela pouca distância, era inevitável ouvir que estavam planejando a estadia em Valência em função dos treinos da pré-temporada. Como eu estava indo pelo mesmo propósito, puxei assunto.

Após dois minutos de conversa, a porteira foi aberta, e a boiada se apressou em direção ao avião. Despedi-me dos dois e perguntei os nomes. Ambos me disseram me olhando de modo meio desconfiado, mesmo eu tendo dito que era jornalista. O alemão é mesmo mais reservado e não costuma falar muito sobre si pra quem acaba de conhecer.

Mas esse olhar desconfiado talvez tenha sido um preconceito meu. Talvez eles estivessem com pressa pra escolher logo a janelinha. Quando entrei no avião e estava colocando minha mochila milimetricamente medida no porta-malas, em um dos últimos assentos restantes (perto do banheiro), ouvi um "Marcelo!?" da garota com que acabara de conversar. Sorri, e ela disse pra eu me juntar aos dois na fileira de três assentos em que estavam. Ela, logicamente, na janelinha.

Conversamos um pouco sobre a F1 e percebi que a menina, Annika Göcke, de 21 anos, era fã do esporte a motor. O homem, Thomas Walther, que não revelou a idade, também se mostrou um apreciador do automobilismo, mas era mais contido nas opiniões. Ambos se conheceram em dezembro passado em Munique em um evento beneficente de kart organizado pelo fã clube de Adrian Sutil (sim, isso existe aqui). E agora se reencontraram somente para ir juntos aos treinos da F1.

Perguntei se sabiam que parte do dinheiro que investiriam nos ingressos para o teste seria doada para as vítimas do terremoto no Haiti. Disseram que sim, mas a menina logo se prontificou e falou que "as pessoas sabem disso, e é uma iniciativa legal, mas ninguém vai ao teste por causa desse motivo. Todos vão mesmo pra ver a volta do [Michael] Schumacher". "E pra ver o [Fernando] Alonso de vermelho", acrescentou Thomas.

E enquanto conversávamos no avião, percebi que já estávamos parados no mesmo lugar havia 20 minutos. Por causa da forte neve que caia em Frankfurt, o vôo atrasou uma hora. Mas continuamos a conversa, algumas vezes interrompidos por um comissário de bordo com um humor sarcástico que nunca vi dentro de um avião.

"Se por algum motivo você tiver de continuar a sua viagem a Valência nadando, você encontra coletes salva-vidas embaixo de seu assento", disse ele, enquanto o outro comissário indicava, dando risada, o lugar onde estavam os coletes.

Após as risadas de alguns e a expressão de medo de outros, voltamos a falar sobre o motivo da nossa viagem. E perguntei a eles quais eram as impressões que tinham dos pilotos brasileiros através das informações que consomem geralmente.

"Nunca me interessei muito pelo [Rubens] Barrichello, nunca acompanhei muito o que ele fez. Mas o [Felipe] Massa tem chamado bastante a nossa atenção nas últimas temporadas. Eu torci muito por ele em 2008 e até chorei quando ele perdeu o título para o [Lewis] Hamilton no GP do Brasil. Não suporto alguém tão sem graça quanto o Hamilton ser campeão. Tomara que o Massa se recupere agora, depois do acidente na Hungria", disse Annika.

"Pena que ele vai ser segundo piloto neste ano", interrompeu Thomas. "Por que acha isso?", perguntei. "Dentro da Ferrari, já está claro pra mim que o Alonso está no comando. Ele é bicampeão, não precisa provar nada. A equipe sempre escolhe um pra vencer, e vai ser ele. A não ser que o Massa seja muito superior do que o Fernando logo nas três primeiras corridas. Aí, sim, dá pro brasileiro", acrescentou.

E a voz no auto-falante voltou a nos interromper. "Senhoras e senhores, agora iremos apagar as luzes para dar procedimento à decolagem. Se você tiver medo de escuro, você pode acender a sua luz individual ao apertar o botão que se encontra acima de sua cabeça", disse o comissário bem-humorado.

Annika, depois de dizer que não tinha medo de escuro, voltou a falar dos pilotos brasileiros. "E o Nelsinho é um estúpido. Por que ele fez aquilo? [se referindo ao escândalo de Cingapura]. Não é à toa que foi parar na Nascar, né?". Thomas riu e concordou.

Depois a conversa foi mudando de direção até que nós três, cansados, caímos no sono. Mas o cochilo foi interrompido novamente pelo comissário: "E nossa jornada chega a um final feliz. Bem vindos a Valência."


FONTE:
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Campuseiros viram pilotos nos simuladores da Campus Party


Simuladores de voos instalados na área de Games da Campus Party atraem campuseiros que querem sentir a experiência de pilotar um avião, um helicópetro ou carro de corrida. (Foto: Mirella Nascimento/G1)


Simuladores de voo estão entre os mais concorridos. (Foto: Mirella Nascimento/G1)

FONTE:G1.com.br
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Passageiro de avião desviado não é terrorista

Um avião comercial da Continental Airlines foi desviado de maneira errada a Jacksonville, na Flórida, nesta sexta-feira, após as autoridades terem se confundido e acreditado que um dos passageiros tinha o nome na lista de suspeitos de terrorismo pelo governo dos Estados Unidos.
O avião decolou de Newark e ia para Bogotá, Colômbia. Após o pouso na Flórida, as autoridades constataram que haviam errado e que o passageiro não era um suposto terrorista.

FONTE:Estadão
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Avião de passageiros é desviado para Flórida, nos EUA

Autoridades dos Estados Unidos informaram que um avião comercial foi desviado para a Flórida, na noite desta sexta-feira, ao ser constatada a presença de um passageiro que não deveria ter embarcado.

FONTE:TV Canal 13
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O fim dos dias de piloto de Santos Dumont


O defeito em uma das asas do avião Demoiselle 20 fez com que Santos Dumont caísse de uma altura de 30 metros, ferindo-se gravemente em janeiro de 1910. Por causa do incidente e seguindo orientação médica, há exatos 100 anos o pai da aviação decidiu parar de voar. Ele tinha, na época, 40 anos. “Foi uma decisão sábia. Ele voava havia mais de 10 anos e estava sofrendo diversos acidentes, alguns graves”, afirma o professor Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e autor de livros sobre o assunto.

Quando abandonou a pilotagem, Santos Dumont já havia construído e testado mais de 25 inventos, sofrendo incontáveis acidentes – até hoje não se sabe o número exato. Sabe-se, porém, que ele vinha caindo desde 1898: primeiro com os balões livres e depois com os dirigíveis. Destruiu sua maior invenção, o 14-Bis, e caiu diversas outras vezes com os seus Demoiselles. Um dos acidentes mais conhecidos aconteceu em Paris, em agosto de 1901, com o dirigível n.º 5: o balão se deformou por perda de pressão interna e a hélice cortou alguns cabos que sustentavam a quilha onde Santos Dumont estava, junto com o motor. Houve uma explosão e, por sorte, os cabos caíram e se enroscaram no telhado do Hotel Trocadero, o que amorteceu a queda. “Ele ficou pendurado na lateral do prédio. A explosão foi tão forte que foi ouvida pelos bombeiros de um dos quartéis de Paris. Eles correram para o local e conseguiram salvá-lo, em uma operação delicada”, conta Barros. Desta vez o inventor saiu ileso e, logo após ser resgatado, concedeu entrevista aos repórteres.

O registro do primeiro acidente aconteceu três anos antes, em 1898, quando o balão que ele pilotava foi arrastado pelo vento e arremessado nas árvores do Jardim da Aclimação, no Bois de Boulogne, em Paris. Dumont fazia manobras a 400 metros de altura, com o dirigível n.º 1. Quando ele iniciou a descida, uma das válvulas que mantinham a pressão do balão apresentou defeito e o invólucro se deformou. Ele começou a cair e o perigo, além da queda em si, era de que o gás se inflamasse em contato com o motor e a gasolina. “Santos Dumont, com enorme presença de espírito, viu uns garotos brincando e pediu para que eles puxassem a corda-guia do n.º 1, fazendo com que o dirigível avançasse contra o vento. Isto amorteceu a queda”, explica Barros.

Dois dias depois, Santos Du­­mont caiu de novo com o n.º 1. No ano seguinte, acidentou-se com o segundo dirigível. Depois veio o incidente no Hotel Trocade­ro. Na­­­quele mesmo ano (1901), ele caiu outras tantas vezes com o n.º 6. Caiu também quando levantou voo com um balão livre e foi pego de surpresa por uma tempestade. Sem controle, ele foi atirado no solo e se feriu. Em 1906, machucou-se quando fazia um voo no balão Deux Ameriques, e desta vez os ferimentos foram mais graves.

14-Bis

O 14-Bis, sua maior criação, levantou voo em 1906 e, um ano depois, caiu e ficou destruído em Saint-Cyr. Santos Dumont não quis recuperá-lo. Apesar disso, foi o 14-Bis que lhe deu o título de “pai da aviação”. “Santos Dumont foi o primeiro a resolver o problema de como uma máquina mais pesada que o ar poderia elevar-se do solo sem ajuda externa”, afirma a professora Claudia Fay, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e especialista em aviação civil. É verdade que os irmãos Orville e Wilbur Wright conseguiram realizar, em 1903, voos com o Flyer, mas este precisava da ação do vento para levantar voo. Por isso, Santos Dumont saiu na frente, em 1906, quando fez uma demonstração oficial de que o avião poderia sair do chão sem vento. A aeronave, inicialmente, voou por uma distância de 15 metros a uma altura de 3 metros, e voltou a voar 220 metros em 21,5 segundos no dia 12 de novembro do mesmo ano.

Depois de se acidentar com o 14-Bis, Santos Dumont percebeu que ele não era um avião prático. Em 1907 idealizou, então, seu invento de número 19, o Demoi­selle. Foi com os Demoiselles (19 e 20) que o inventor se acidentou diversas outras vezes até desistir de pilotar. Depois disso, ele voltou a voar apenas como passageiro, no Brasil e nos Estados Unidos, em 1916. “Sua última vez foi na Fran­­ça, em 1922. Mas, se o compararmos a outros inventores da mesma geração, a história não é muito diferente. Os colegas de Santos Dumont se transformaram em empresários da aeronáutica, não em pilotos. Piloto era coisa para gente nova, que gostava de correr riscos”, afirma Barros.

Morte

Quando parou de pilotar, talvez Santos Dumont já estivesse com sintomas de bipolaridade, conforme lembra Barros. Ele alternava certa euforia com momentos de depressão. “Já se levantou a hipótese de ele estar com sintomas de uma esclerose múltipla, mas eu acho, atualmente, pouco provável”, diz.

Já em 1920 ele procurou auxílio em algumas clínicas de repouso na Suíça e na França, passou por uma consulta no Brasil e manifestou declarações confusas. “Lendo suas entrevistas desde 1898, quando iniciou o seu trabalho no campo da aeronáutica, percebo sempre uma certa dualidade. Ele era visionário, mas muitas vezes torcia a verdade. Descrevia um acidente em mínimos detalhes, mas, ao mesmo tempo, falava de feitos que estão longe de poderem ser realizados. Atravessar o Atlântico em um dirigível, em 1902, por exemplo, é puro devaneio”, conclui Barros.

Santos Dumont morreu em 1932. “Nem família, nem governo comentaram muito”, lembra Claudia. Talvez porque foi ele quem tirou a própria vida, durante uma grande depressão, trancado em um banheiro.



FONTE:Gazeta do Povo
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Programa piloto no Estado

A Polícia Militar montará um plano piloto de segurança pública para comunidades ribeirinhas e sistemas portuários e de lagoas, a ser testado no Estado para ser adotado em todo o País. A solicitação foi feita ontem pelo secretário nacional de Segurança Pública substituto, Alexandre Augusto Aragon.

O objetivo é criar ações policiais específicas para locais em que o acesso da polícia por terra é dificultado ou estrategicamente menos eficiente que por via aérea ou aquática. A partir daí, disse Aragon, a secretaria quer criar uma nova doutrina de aviação de segurança pública e de polícia social.

Santa Catarina foi escolhido porque possui todos os sistemas naturais – rios, ilhas fluviais, lagos, mar e portos – e espécies de crimes, desde ação de quadrilhas em locais afastados, onde a polícia demora mais para chegar, até casos de pirataria fluvial e portuária. Como esses crimes têm baixa incidência no Estado, possibilitam a prática dos métodos antes que sejam adaptados para outras regiões do Brasil.

Outra razão da escolha foi o desempenho da PM durante as enchentes do final de 2008, quando a importância de chegar a locais inacessíveis por via terrestre mudou a cultura policial.

FONTE:A Notícia - Jornal de Joinville
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Paulo Olim

Escalas técnicas já podem ser feitas em Santa Maria

O Aeroporto de Santa Maria já dispõe de combustível para abastecer os aviões que necessitarem de realizar escalas técnicas nesta ilha dos Açores, incluindo os cargueiros de grandes dimensões com ajuda humanitária para as vítimas do sismo no Haiti.



“O combustível descarregado já foi analisado e está certificado de que cumpre todas as exigências, pelo que pode começar a ser utilizado”, revelou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz da GALP, Pedro Marques Pereira.

O Aeroporto de Santa Maria dispõe agora de 2500 toneladas de jet-fuel, o que, “tendo em conta o consumo médio deste aeroporto, é suficiente para os próximos dois meses”, acrescentou o porta-voz da petrolífera portuguesa.

“A partir de hoje, os aviões podem voltar a reabastecer em Santa Maria sem problemas”, frisou.

O Aeroporto de Santa Maria esgotou a 18 de Janeiro a capacidade de fornecimento de combustível, o que obrigou as escalas técnicas a serem desviadas para Ponta Delgada.

A situação foi originada pelo aumento dos pedidos de escala técnica decorrente da situação no Haiti, agravada pelo atraso na chegada a Santa Maria do navio que abastece de combustível o aeroporto desta ilha açoriana.

FONTE:Açoriano Oriental
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Aeroportos estão atrasados para a Copa

Estudo apresentado ontem pelo Sindicado Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) mostra os gargalos nos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo avaliação da entidade, os projetos em andamento em terminais das cidades-sede dos jogos serão suficientes apenas para cobrir o aumento natural da demanda prevista. A situação é grave, avalia o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, porque a maior parte das obras ficará pronta apenas em 2014, ano do evento.

Jenkins disse ainda que a burocracia pode complicar ainda mais os processos. Prazos e etapas para a realização dos investimentos previstos não podem ser acelerados e ainda correm risco de atrasar por ações judiciais e problemas em licitações, contratempos comuns no setor público, enfatizou.


FONTE:Zero Hora
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FAB fará resgate de brasileiros isolados no Peru

Um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) fará o resgate de cerca de 80 brasileiros que estão "ilhados" pelas chuvas na região de Machu Picchu, no Peru. O avião deverá retornar ao Brasil no domingo, desembarcando os turistas em Brasília e no Rio de Janeiro.

Segundo o Itamaraty, a maioria dos brasileiros já deixou a área de risco e os remanescentes estão abrigados em pousadas na cidade de Cuzco, que abriga o aeroporto local, recebendo um modesto auxílio financeiro de cerca de R$ 15 por turista.

Os brasileiros e estrangeiros ficaram isolados depois que a estrada que liga as montanhas de Machu Picchu, famoso sítio arqueológico, ao povoado de Águas Calientes foi destruída por deslizamentos.

O mesmo avião, que deve partir hoje da base aérea do Galeão, no Rio, vai levar assistência humanitária aos flagelados das chuvas torrenciais e inundações que atingiram a região Sul do Peru. Os alimentos, segundo o Itamaraty, atenderão todos os necessitados, tanto brasileiros como demais turistas e a população peruana atingida pelas chuvas.

O desastre natural gerou danos em vias de transporte, o que restringiu a mobilidade de cerca de 1.000 pessoas na região, segundo informou o Itamaraty. Mais de 200 turistas brasileiros, que têm sido gradualmente retirados em operações de resgate, foram e ainda são atendidos pelo "Centro de Apoio aos Brasileiros em Cuzco", montado em caráter emergencial pelo Itamaraty.

FONTE:AE - Agencia Estado
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TAAG delineia iniciativas para alcançar excelência operacional em 2010

A concretização dos processos de certificação em curso, com o levantamento das restrições para a Europa, renovando a licença do Instituto Nacional de Aviação Civil, constitui uma das iniciativas a executar, este ano, pela TAAG (Linhas Aéreas de Angola), para a obtenção da excelência na área operacional.
Segundo um documento da companhia aérea nacional sobre estratégias de actuação de curto e médio prazos, a que a Angop teve acesso hoje (sexta-feira), em Luanda, a excelência tanto operacional, como comercial e no serviço ao cliente e financeira consubstanciam-se num conjunto de 18 iniciativas a implementar durante 2010.
De acordo com a publicação da TAAG, na área da excelência operacional constam como iniciativas concretas para 2010 lançar novos processos de certificação, desenvolvero de gestão de qualidade e reforçar os de melhoria contínua da performance operacional, assegurando progressos visíveis na regularidade e pontualidade da operação.
Concretizar o plano de investimentos em novas infra-estruturas de base à operação da TAAG e o desenvolvimento de novos processos operacionais e comerciais para a área de manutenção da companhia, permitindo a emergência de uma nova unidade de negócio, são outras das iniciativas concretas para 2010, no ramo excelência operacional.
Para a área da excelência comercial e de serviço ao cliente foram delineadas como Iniciativas a concretizar a nova visão para o desenvolvimento da rede doméstica e internacional e reforçar os processos de gestão da performance das rotas.
Integram ainda o domínio da excelência comercial e serviço ao cliente iniciativas para desenvolver novos mecanismos de gestão da performance comercial da companhia, desenvolver uma nova cultura de serviço ao cliente, estimular o negócio de carga e manter o esforço de reorganização do sector.
Ainda para este ano, a TAAG estabeleceu também como iniciativas concretas para a área da excelência financeira o reforço do processo de controlo e negociação das compras, prosseguir o esforço de renovação e ajustamento do quadro de trabalhadores à dimensão da empresa e desenvolver o MIS (Management Information System) para a
companhia.
Concretizar o plano financeiro da companhia e desenvolver novos processos de gestão financeira que garantam informação fidedigna e atempada constituem outras das iniciativas concretas a implementar este ano pela comissão de gestão das Linhas Aéreas de Angola, coordenada por Pimentel de Araújo.



FONTE:AngolaPress
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FAB manda avião para resgatar brasileiros em Cuzco

O embaixador do Brasil no Peru, Jorge D'escragnolle Taunay Filho, confirmou há pouco que a FAB está enviando uma vião para trazer de volta os brasileiros que ficaram isolados pelas chuvas em Machu Picchu. A aeronave chega a Cuzco no próximo domingo e deverá trazer entre 70 e 80 brasileiros, fazendo escalas em Brasília e no Rio.

- Demorou um pouco, pois todos os aviões estavam envolvidos com as ações de socorro ao Haiti, mas os brasileiros que quiserem retornar poderão fazê-lo no domingo - disse o embaixador.

O avião leva ainda 14 toneladas de ajuda humanitária às vítimas das enchentes no Peru.

Taunay disse ainda que a maioria dos brasileiros já deixou a área de risco. O tempo na região é estável, facilitando o trabalho de evacuação dos estrangeiros isolados pela chuva no distrito de Águas Calientes, previsto para terminar até o fim do dia.



FONTE:O Globo
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PIAUÍ: Aeroporto de Parnaíba será inaugurado em março

O Secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite, participou ontem, quinta-feira (28), de uma reunião no Palácio de Karnak para tratar a respeito da obra do aeroporto internacional de Parnaíba.

A obra que está prevista para ser inaugurada no dia 13 de março deste ano, consiste na ampliação da pista de pouso que será acrescentada em mais 450 metros, passando dos atuais 2.050 para 2,5 mil metros.

De acordo com o Secretário de Transportes do Piauí, Alexandre Nogueira, além da ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves o aeroporto ganhará um novo sistema de drenagem, passará por uma implantação da sinalização horizontal e um novo sistema de balizamento luminoso de pista.

"A pista está pronta, agora resta apenas finalizar essa outra parte, a previsão é para o inicio de março" esclarece.

Alem do Secretário de Turismo Silvio Leite Estiveram presentes na reunião o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, o Secretário de Infraestrutura do Piauí (SEINFRA), Avelino Neiva, o Secretário de Transportes do Piauí (SETRANS), Alexandre Nogueira entre outras autoridades.

Durante a reunião foram definidos além da data de inauguração do aeroporto, a construção de uma nova pista e a restauração da pista atual que dá acesso ao aeroporto de Parnaíba.

Foram discutidas ainda outras obras de aeroportos no Estado, que segundo o governador, devem ser retomadas ainda este ano, como é o caso do aeroporto de Oeiras, Picos, Floriano e a conclusão de outros aeroportos do Estado.

Para Silvio Leite o aeroporto Internacional de Parnaíba é mais uma conquista para o Piauí e abrirá definitivamente as portas do turismo piauiense ao mundo europeu. É uma obra que não só beneficia o Piauí como turismo do Ceará, Maranhão e do Brasil.

"O aeroporto irá atender às necessidades para o desenvolvimento integrado da região do Delta, teremos um aumento considerável no fluxo turístico nacional e internacional, gerando renda e ampliação de empregos" declara.

Fonte: TV Canal 13

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PIAUÍ: Aeroporto de Parnaíba será inaugurado em março

O Secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite, participou ontem, quinta-feira (28), de uma reunião no Palácio de Karnak para tratar a respeito da obra do aeroporto internacional de Parnaíba.

A obra que está prevista para ser inaugurada no dia 13 de março deste ano, consiste na ampliação da pista de pouso que será acrescentada em mais 450 metros, passando dos atuais 2.050 para 2,5 mil metros.

De acordo com o Secretário de Transportes do Piauí, Alexandre Nogueira, além da ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves o aeroporto ganhará um novo sistema de drenagem, passará por uma implantação da sinalização horizontal e um novo sistema de balizamento luminoso de pista.

"A pista está pronta, agora resta apenas finalizar essa outra parte, a previsão é para o inicio de março" esclarece.

Alem do Secretário de Turismo Silvio Leite Estiveram presentes na reunião o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, o Secretário de Infraestrutura do Piauí (SEINFRA), Avelino Neiva, o Secretário de Transportes do Piauí (SETRANS), Alexandre Nogueira entre outras autoridades.

Durante a reunião foram definidos além da data de inauguração do aeroporto, a construção de uma nova pista e a restauração da pista atual que dá acesso ao aeroporto de Parnaíba.

Foram discutidas ainda outras obras de aeroportos no Estado, que segundo o governador, devem ser retomadas ainda este ano, como é o caso do aeroporto de Oeiras, Picos, Floriano e a conclusão de outros aeroportos do Estado.

Para Silvio Leite o aeroporto Internacional de Parnaíba é mais uma conquista para o Piauí e abrirá definitivamente as portas do turismo piauiense ao mundo europeu. É uma obra que não só beneficia o Piauí como turismo do Ceará, Maranhão e do Brasil.

"O aeroporto irá atender às necessidades para o desenvolvimento integrado da região do Delta, teremos um aumento considerável no fluxo turístico nacional e internacional, gerando renda e ampliação de empregos" declara.

Fonte: TV Canal 13

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Paulo Olim

Empresas portuguesas buscam oportunidades de negócio com Embraer

Lisboa - O desenvolvimento por parte da brasileira Embraer de um novo avião de carga, o KC-390, poderá traduzir-se em novos negócios para várias empresas portuguesas. A Embraer já identificou 16 possíveis fornecedores lusos, que poderão apresentar propostas comerciais à companhia aeronáutica brasileira, segundo noticiou o "Expresso" na sua edição "online".
"Oito destas empresas já participaram, em 2009, num workshop realizado no Brasil, e estão agora prontas para apresentar propostas comerciais. Outras oito serão convidadas a seguir o mesmo caminho, em 2010", afirmou Isilda Victor, responsável pelo centro de implementação das fábricas da Embraer, em Évora, citada pelo jornal português.

O presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, já veio destacar os benefícios do "cluster" que está a ser alimentado na região de Évora, a partir do investimento aí feito pela Embraer.

O projecto da Embraer, afirmou Basílio Horta, "é uma oportunidade de cooperação estratégica com os países da CPLP". "Onde está o Brasil, está a nossa agência. O Brasil é a prioridade das prioridades, a par de Angola", disse o presidente da AICEP, citado pelo "Expresso".

Em Évora decorreu uma sessão com centena e meia de representantes de empresas portuguesas de moldes e de componentes, interessadas em conhecer as oportunidades de negócio com a Embraer.

A fase de selecção de parceiros e fornecedores da Embraer decorrerá até 2011. Os primeiros protótipos do avião serão construídos em 2014, sendo que a entrega das primeiras aeronaves deverá ocorrer somente em 2016.

FONTE: Portugal Digital
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Barulho em voo da VarigLog assusta moradores de Belém, no Pará

Um estrondo ouvido durante um voo de uma aeronave da empresa aérea de cargas VarigLog assustou moradores do conjunto Antônio Gueiros, no bairro Tapanã, em Belém, no Pará, na manhã desta quinta-feira (28). O barulho teria vindo de um avião da VarigLog, por volta das 8h30m. A Infraero confirmou que um avião cargueiro da VarigLog apresentou problemas cinco minutos após a decolagem, que ocorreu à 8h27m da manhã. Segundo a Infraero, o piloto da aeronave, que tinha como destino Manaus, relatou que teve problemas no painel e que precisava retornar ao Aeroporto de Val-de-Cans, em Belém. De acordo com a estatal, o avião pousou normalmente no aeroporto. A assessoria não soube explicar o barulho ouvido por moradores.

Leia também: Princípio de incêndio em avião da Trip assusta passageiros em MG

- Ouvi um barulho alto como se fosse um caminhão passando, mas era mais alto. Parecia um barulho de palheta batendo - conta a estudante Carol Soares.

O barulho chamou a atenção dos moradores da quadra J do conjunto, que saíram de casa assustados. Alguns deles relatam ter visto o avião balançando e faíscas saindo do motor.

- Ele balançou e foi se aguentando até pousar no aeroporto. Achamos que ele ia cair - disse outro morador da rua.

Em nota divulgada nesta tarde, a Varig Log esclareceu que o barulho que assustou moradores do conjunto Antônio Gueiros, no bairro Tapanã, em Belém, no Pará, na manhã desta quinta-feira, foi causado por uma falha no motor de uma aeronave. Ainda segundo a companhia, o ocorrido não colocou 'em risco a aeronave, sua tripulação e os moradores da região'

Leia também: Avião da TAM decola do RS com destino a SP mas retorna para manutenção não programada



FONTE:Portal ORM e O Globo
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Pilotos da SATA Internacional cumprem greve de 30 minutos no início das escalas

Os pilotos da SATA Internacional cumprem hoje uma paralisação de 30 minutos no início das escalas, num protesto contra a administração da transportadora aérea açoriana que já provocou atrasos nas partidas de três voos realizados esta manhã.

Na origem da greve, segundo o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), está a "ausência de um pedido formal de desculpas" pela administração da empresa, que colocou a 18 de Dezembro uma carta de repreensão aos pilotos na parte pública do portal da Direcção de Operações de Voo.

Na sequência deste protesto, o porta-voz da SATA, José Gamboa, confirmou à Lusa que, "dos quatro voos realizados (esta manhã) pela SATA Internacional, três partiram com atraso de 30 minutos". "Os atrasos verificaram-se nas ligações Lisboa/Funchal/Lisboa e Lisboa/Terceira", afirmou José Gamboa, acrescentando que "o voo Funchal/Arlanda (Suécia) saiu no horário".

José Gamboa salientou ainda que "estão previstos para hoje 17 voos da SATA Internacional, que vão transportar cerca de dois mil passageiros". O SPAC justificou esta paralisação de 30 minutos no início de cada escala com o facto de a administração da SATA "não ter respondido ao que os pilotos pediram".

"Na sequência de uma incidência operacional, os pilotos foram surpreendidos pela publicação, em área de acesso não condicionado, de uma nota do Conselho de Administração de teor manifestamente deselegante e ofensivo para o conjunto dos pilotos", referiu o sindicato quando anunciou a forma de protesto.

Na origem desta questão está a aterragem com forte impacto no solo ('hard landing') ocorrida a 04 de Agosto em Ponta Delgada. Segundo o porta-voz da SATA, trata-se de uma greve "inapropriada", alegando que a administração da empresa sempre se mostrou disponível para explicar o que estava relacionado com o que os pilotos acham não ter sido o mais correcto.

"É uma mera questão interna e a causa que os pilotos invocam para a greve é um acto normal de gestão de uma empresa", sublinhou José Gamboa.




FONTE:i Informação
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Brasil precisa investir R$ 5 bi em aeroportos para a Copa, diz estudo

Um estudo causa polêmica ao mostrar que as obras de ampliação e construção de aeroportos brasileiros não serão suficientes diante da demanda gerada pela Copa do Mundo.

A pesquisa foi realizada pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O diretor-técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, afirma que, mesmo com os investimentos previstos de R$ 5 bilhões, o desconforto vai fazer parte da rotina dos passageiros.

Segundo o estudo os aeroportos de Brasília, Fortaleza e Porto Alegre são os que têm as piores condições entre os 16 analisados.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Lemos, no entanto, discorda do resultado.

Ele acredita que, apesar das falhas, os terminais brasileiros estão prontos para receber o público do evento.

A Infraero informa que não vai comentar a análise do Snea e da UFRJ porque não foi consultada nem recebeu cópia do estudo.


FONTE:Band
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Serra espera União para PPP no aeroporto

A concessão do Aeroporto Moussa Tobias, localizado na divisa entre Bauru e Arealva, depende apenas da liberação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Assim que o fato ocorrer, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) dará início à licitação para a parceria público-privada (PPP) nos 31 aeroportos paulistas.

Foi o que garantiu ontem o governador José Serra (PSDB), durante visita a Bauru. “O problema é que nós estamos preparando o modelo de concessão, mas preciso de autorização federal, que até hoje não aconteceu. Do nosso lado, está tudo certo”, afirma. “Aliás, para o Aeroporto de Bauru nós compramos os equipamentos no valor de R$ 800 mil para segurança dos voos”, continua. A expectativa é que a concessão seja feita antes mesmo das eleições.

A Anac analisa a concessão dos aeroportos paulistas desde o ano passado e ainda não divulgou o resultado. A medida é uma solicitação tanto do Daesp quanto do Ministério da Defesa. O pedido do governo do Estado, feito em fevereiro de 2009, sobre a viabilidade da privatização dos 31 aeroportos paulistas foi inserido pela Anac no estudo do Plano de Concessão Nacional de Aeroportos, do qual fazem parte cerca de 700 empreendimentos por todo País.

A implantação deste modelo será posteriormente analisada pelo Palácio do Planalto. O estudo para o desenvolvimento do protótipo foi solicitado pelo Ministério da Defesa e está sendo realizado desde outubro de 2008. Desde então, técnicos da Anac já visitaram países para conhecer alguns modelos que podem ser adotados no Brasil. Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovar o modelo criado pela agência de aviação, os aeroportos públicos terão o mesmo padrão de concessão, inclusive o Moussa Tobias.

Além do governo federal, a administração de Serra também é favorável à privatização dos aeroportos paulistas. No início do ano passado, o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, chegou a confirmar a intenção do governo em dividir os aeroportos em cinco lotes e ofertá-los à iniciativa privada.

O governador José Serra afirmou que assim que a União liberar o processo, o Estado abre a concorrência. Um grupo que já atua em transporte aéreo de cargas em Ribeirão Preto (SP) está interessado no equipamento de Bauru. Segundo Serra, se o aval vier a tempo, a concessão será aberta ainda neste ano, caso a situação não atinja o período de restrições imposto pela lei eleitoral.


Cargas


O Aeroporto Moussa Tobias local tem infraestrutura para a construção de um Terminal de Cargas (Teca), hangares de todos os tipos e áreas para futuras ampliações de todos os terminais, estacionamentos, outras instalações operacionais e ainda espaço para a construção de mais uma pista. O empreendimento está localizado no quilômetro 7 da Bauru-Iacanga e fica a uma distância de 18 quilômetros do Centro de Bauru.

Os equipamentos de auxílio à navegação aérea por instrumentos já estão instalados. A Betel Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos Ltda - ME, de São José do Rio Preto (SP), foi a vencedora do pregão presencial para operar os equipamentos de auxílio à navegação aérea (operação por instrumentos) do Moussa Tobias.

O contrato, no valor de R$ 734,8 mil, terá duração de 15 meses. Os técnicos já trabalham no local, entretanto, de acordo com informações da assessoria, a Secretaria Estadual dos Transportes aguarda a homologação das frequências dos rádios pela Anatel e posterior inspeção do Cindacta 2 para homologação final dos equipamentos e o aeroporto, finalmente, poder operar por


FONTE:Jornal da Cidade - Baurú
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Por um novo aeroporto

A salutar ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, depois de dez anos de construído o terminal de passageiros, começa a provocar polêmica, diante das perspectivas de crescimento do principal aeródromo do Ceará e as dimensões previstas para seu crescimento. Falta ao debate um terceiro e providencial argumento: a necessidade da construção de um aeroporto moderno no entorno de Fortaleza, onde há disponibilidades de espaço físico e de condições seguras para embarque e desembarque.

Quando demarcou, na década de 30, as terras do antigo Alto da Balança, a 10 quilômetros da Praça do Ferreira, para instalar a Base Aérea de Fortaleza, o brigadeiro José Macedo jamais imaginou que, em poucas décadas, a unidade do Ministério da Aeronáutica, acrescida depois pelo Aeroporto Internacional, viesse a ocupar exatamente o centro geográfico da Capital. Hoje, quando se abre um mapa espacial do sítio urbano, essa posição estratégica está exposta, contrariando todas as recomendações técnicas da aviação civil.

O deslocamento do Aeroporto Internacional para as áreas de Aquiraz ou do Eusébio, situadas no raio de 20 quilômetros, deveria ter sido levado em conta, há uma década, quando o terminal de passageiros da Praça dos Vaqueiros se inviabilizou. O projeto de ampliação, executado com recursos do governo federal e contrapartida do Estado, alterou a estrutura interna da Base Aérea para a localização da nova estação de passageiros no lado oposto à antiga.

Antes do tempo previsto para a saturação das instalações aeroportuárias, elas já vêm dando sinais de incapacidade para acomodar os 4,2 milhões de passageiros, em trânsito, como ocorreu em 2009. Essa constatação levou a Infraero a encomendar o projeto do segundo terminal, ampliando sua capacidade em 35%, e de um edifício-garagem, com capacidade para receber dois mil veículos. O investimento de R$ 5,8 milhões, elevaria a capacidade de atendimento para 5,8 milhões de passageiros.

Para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias(Snea) essa solução não atenderia à demanda de 6,4 milhões de passageiros, por dia, prevista para 2014, quando Fortaleza - se oferecer infraestrutura - será uma das 12 subsedes dos jogos da Copa do Mundo. Estudo patrocinado pelo Snea concluiu: a situação do terminal de Fortaleza só é menos grave que a dos Aeroportos de Brasília e de Porto Alegre.

Pelo estudo técnico, além da expansão do terminal, há necessidade de ampliação da pista de pouso e decolagem de 2.300 metros para 3.000 metros e de criação de áreas de estacionamento para as aeronaves. Por falta desses espaços, as aeronaves não podem pernoitar aqui, limitando o crescimento acentuado do transporte aéreo.

A solução definitiva desses problemas está na construção de um novo aeroporto, na Região Metropolitana, tecnicamente correto, sem poluir a cidade, nem oferecer risco de acidentes em áreas densamente povoadas e em condições de atender à crescente demanda de passageiros e de cargas. Qualquer outra solução será apenas uma saída provisória.

FONTE:Diário do Nordeste (Assinatura)
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Empresa aérea condenada por completo descaso com passageiros de Turvo

Um casal de Turvo, no Sul do Estado, será indenizado em R$ 20 mil pela VRG Linhas Aéreas, razão social da nova Varig, por transtornos sofridos durante viagem internacional realizado em maio de 2008 para Montevidéu, no Uruguai.

A decisão, unânime, foi da 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, que majorou o valor da indenização, anteriormente arbitrada em R$ 10 mil. O advogado Geraldo Machado Cota Júnior e sua esposa estavam em férias na capital uruguaia, com passagem de retorno marcada para o dia 5 de maio de 2008.

Por motivos climáticos (neblina), não foi possível a decolagem no horário previsto. Todos os passageiros do vôo foram relocados para um hotel. E começou então o suplício, segundo os autores da ação.

O estabelecimento era de péssima qualidade, sem condições mínimas de habitabilidade, com mofo e inclusive teias de aranha. No café da manhã, os produtos servidos estavam fora do prazo de validade. A empresa também não se ofereceu ao pagamento de alimentação durante o período do atraso.

A VRG, em sua defesa, limitou-se a culpar o imprevisível tempo como força maior e negou qualquer responsabilidade sobre os fatos. Para o relator da matéria, desembargador Marcus Túlio Sartorato, a empresa aérea agravou a situação com o deslocamento dos passageiros para um hotel sem condições de habitação.

Segundo o magistrado, a situação é rotineira nos aeroportos brasileiros e internacionais, cuja responsabilidade, em grande parte dos casos, é atribuída exclusivamente à desorganização das empresas aéreas, que privilegiam o lucro em detrimento à boa prestação do serviço ao consumidor, como nos tradicionais casos de "overbooking".

"Cumpre registrar, ainda, que o fechamento de aeroportos em virtude da má condição climática não se reveste de tamanha excepcionalidade a ponto de justificar os descasos costumeiramente perpetrados pelas empresas aéreas em face de seus usuários", disse Sartorato.

Para o relator, a empresa deve, sim, ressarcir as despesas com alimentação realizadas pelos passageiros, bem como indenizá-los por danos morais, para compensar o abalo experimentado pelos autores, e não voltar a reiterar a conduta lesiva.



FONTE:Rádio Criciuma
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Apreensão de cocaína no Aeroporto de Cumbica, na Grande SP, cresce 52% em 2009

A Delegacia da Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, encerrou o ano de 2009 com recorde de apreensão de cocaína e de prisões em flagrante. Segundo a PF, foi apreendida mais de 1,3 toneladas de cocaína em Cumbica no ano passado, um aumento de 52% em relação a 2008. Ainda em 2009 aconteceram 558 flagrantes, a maioria por tráfico de entorpecentes, 65% a mais do que no ano anterior.

Dos presos em flagrante no ano passado, entre outros, 439 foram autuados por tráfico de entorpecentes, 43 por passaporte falsificado, 26 por descaminho e 13 por crimes financeiros. Com relação aos flagrados por tráfico de entorpecentes, 52 eram brasileiros, 44 espanhóis, 28 romenos e o mesmo número de bolivianos, além de 25 sul-africanos, 24 angolanos, 18 búlgaros e 18 nigerianos, entre outros.

- O Brasil tem essa característica de rota do tráfico internacional de entorpecentes. O Aeroporto de Cumbica, assim como todos os grandes aeroportos do mundo, faz parte dessa rota de traficantes - diz Leandro Coimbra, superintendente da PF em São Paulo.

Com relação ao perfil dos traficantes e das principais rotas do tráfico - Brasil-Europa e Brasil-África - a PF disse que não houve mudanças no ano passado em relação aos anos anteriores.

Dentre as ações de 2009, Coimbra destaca a Operação Carga Pesada, que prendeu, em março - além de quatro quadrilhas especializadas em tráfico de drogas - autoridades aduaneiras, um funcionário da Infraero responsável pelo monitoramento de câmeras do aeroporto, funcionários de companhias aéreas, aliciadores e dois policiais civis acusados de extorquir os integrantes da quadrilha.

- O aumento significativo das prisões e apreensões de entorpecentes é reflexo do treinamento, capacitação de agentes, além do investimento realizado nessas ações e na troca de informações com polícias de outros países - diz o superintendente.

Além de entorpecentes, a PF apreendeu no aeroporto quase 1 milhão de dólares, 872 mil euros e 45 mil reais, além de cerca de R$ 1,4 milhão em mercadorias.



FONTE:Leonardo Guandeline, O Globo
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Piloto morto em queda de avião é enterrado em Jundiaí

O corpo do piloto jundiaiense José Andrei Ferreira dos Santos, 32 anos, morto em um acidente de avião em Iperó, região de Sorocaba, quarta-feira, foi enterrado na tarde desta quinta-feira no cemitério Nossa Senhora do Montenegro, em Jundiaí. Cerca de 50 pessoas entre parentes e amigos acompanharam o velório e o enterro em clima de comoção.

“Meu irmão era batalhador e companheiro”, disse Alessandra Ferreira dos Santos, 38, auxiliar de enfermagem.

José Andrei morou a vida toda em Jundiaí e, de acordo com os parentes, sempre sonhou em ser piloto de avião.

“Quando brincávamos de bola na infância e passava um avião no céu, ele dizia 'um dia vou pilotar um desses'”, afirmou o primo Alexandre Almeida Campos, 40, inspetor de qualidade.

O pai de Andrei, José Ferreira dos Santos, 62, precisou ser medicado e não acompanhou o cortejo. A mãe, Aurea, 58, e a mulher, Adriana Celidonio, 31, também precisaram ser amparadas e não quiseram dar entrevista.



FONTE:Bom Dia Sorocaba
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Força Aérea vai resgatar sete pescadores ainda no mar

A Força Aérea vai resgatar sete dos nove pescadores envolvidos esta madrugada num naufrágio a cerca de 300 quilómetros da Figueira da Foz e trazê-los para a Base Aérea do Montijo, onde já estão os outros dois tripulantes do barco.

Segundo o tenente-coronel Paulo Gonçalves, da Força Aérea (FA), "os dois pescadores resgatados durante a madrugada de hoje, de 31 e 34 anos, chegaram à Base Aérea do Montijo cerca das 09:00 da manhã. Estavam em hipotermia, mas agora estão bem e a descansar".

"Os outros sete pescadores, resgatados por um navio comercial, vão ser agora recolhidos por um outro helicóptero EH 101 e deverão chegar à base às 13:30", acrescentou.



FONTE:Margarida Cotrim (LUSA)
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Avião tem princípio de incêndio e passageiros desembarcam em MG

Uma aeronave da Trip Linhas Aéreas teve um princípio de incêndio na tarde de quarta-feira (27), em Governador Valadares (MG). Segundo a companhia aérea, enquanto o avião esperava autorização para decolar, houve superaquecimento no sistema de freio de uma das hélices

Os 42 passageiros que seguiriam para o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, tiveram que desembarcar. A empresa afirma que prestou assistência aos clientes, que seguiram viagem em outra aeronave.

O aeroporto informa que a operação não foi prejudicada.



FONTE:G1.com.br
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NOVOS DASH Q400 - SATA Air Açores espreita a Macaronésia


Na recente apresentação à imprensa do primeiro Dash Q400, aparelhos que vão substituir os actuais ATP da SATA Air Açores, António Meneses, Presidente do Conselho de Administração da companhia aérea, destacou a versatilidade das aeronaves manufacturadas pela canadiana Bombardier, deixando a possibilidade de explorar novas rotas dentro do mercado da Macaronésia. O Presidente da SATA sublinhou, no entanto, que não foi essa vertente de expansão “que esteve na base da decisão” aquando da escolha dos Dash Q400, mas que é uma “felicidade” poder contar com mais essa ferramenta para fazer face à competitividade do sector.

O Dash Q400 tem um comprimento a rondar os trinta metros e capacidade para 80 lugares sentados. A sua capacidade de efectuar mais voos em menor tempo, reduzindo ainda os consumos de combustível e emissão de CO2, foi alguns dos argumentos que convenceram os responsáveis da empresa. “Sendo uma aeronave que precisa de esgotar menos tempo em solo, podemos crescer os número de voos por dia, respondendo à sazonalidade do tráfego do arquipélago, permitindo no inverno fazer as devidas manutenções e fomentar novos hábitos nos açorianos”, reforçou.

A nova rota anunciada, Ponta Delgada/Funchal/Canárias ou Faro num só dia com ida e volta, é um bom exemplo da vontade da SATA Air Açores em criar novas dinâmicas de movimentação nos Açores, quer sejam turistas ou residentes.

Sobre o Dash Q400 NextGen

O novo turbo hélice da SATA Air Açores teve na década de 80 a origem da sua geração. Na época designado de Dash 8, nome que ostentou até 1996, rapidamente se tornou num sucesso comercial junto de companhia regionais que operavam em rotas de curta duração. Com a introdução do “sistema de supressão de ruídos”, a Bombardier acrescentou o “Q” de “quiet” ao Dash e iniciou a serie Q. Esta família de aeronaves conta com quatro modelos. O Q100, o Q200, o Q300 e o Q400. A SATA Air Açores pretende conciliar o Q200, de 37 passageiros, e o Q400, de 80, para melhor tirar partido das especificidades das ligações às diferentes ilhas.

O novo Q400 vem equipado com dois motores da nova geração PW150A, com 5,071 cavalos (shp). O conforto, o espaço para bagagem de porão e de cabine, os baixos níveis de ruído, a necessidade de curtas distâncias de pista para aterragem e descolagem, os baixos consumos e baixos custos de operacionais são as principais características do Q400 NextGen.

Tivemos a possibilidade de experimentar algumas potencialidades do Q400 da companhia canadiana Porter, entre Toronto e Boston, apesar de não ser tão recente como os adquiridos pela SATA. O conforto dos passageiros é nota de destaque, apresentando a aeronave assentos e bagageira espaços, e boa altura para circulação de pessoas no corredor. Assim que começarem a operar nos Açores vamos comprovar a boa estabilidade com condições climatéricas mais adversas, nomeadamente com vento, que os engenheiros da Bombardier tanto proclamaram.

Os açorianos do Q400 NextGen

O Canadá é um dos destinos preferenciais para a emigração portuguesa. A comunidade lusa naquele lado do Atlântico é grande e foi com naturalidade que encontramos bastantes portugueses, entre eles muitos açorianos a trabalhar na Bombardier. Os novos Dash Q400 NextGen tiveram mãos lusitanas na sua construção e muitos desses trabalhadores marcaram presença na cerimónia de entrega do avião à SATA. Era visível a satisfação daquele reduto de funcionários lusos ao ver o fruto do seu trabalho adquirido por uma companhia que representa as suas origens. A palavra “orgulho” marcou os discursos dos responsáveis da Bombardier e foi repetida diversas vezes pelos “açorianos” do Q400 NextGen.

Um projecto sustentável

Os quatro aparelhos comprados pela SATA Air Açores constituem um investimento de 74 milhões de euros, sendo que cada aeronave tem um custo a rondar os 20 milhões de dólares americanos, cabendo ao restante dinheiro a função de custear os processos de formação da tripulação e peças sobressalentes.

Recorde-se que esta aquisição foi financiada por duas instituições bancárias, o BEI (Banco de Investimentos Europeu) e pelo BES (Banco Espírito Santo). A importância destas operações foi sublinhada pelo Presidente do Conselho de Administração da SATA, nomeadamente a participação do BEI nesta operação. “As boas condições conseguidas junto do BEI foram prova da nossa boa escolha pela Bombardier. O trabalho de todas as equipas da SATA foi recompensado pelo voto de confiança dessa importante instituição europeia”, referiu.

António Meneses mencionou ainda a “sustentabilidade” do projecto da SATA Air Açores na renovação da sua frota: “adquirimos aeronaves com uma vida longa, maior capacidade de transporte de carga e passageiros, e com uma pegada ambiental mais reduzida. O aval do BEI prova que a escolha foi a ideal para a região e sua sustentabilidade”.

Por escolher está ainda o nome do primeiro Dash Q400.



FONTE:
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Avião cai, mata dois e oito sobrevivem

Um avião Bandeirante Cessna 210, da Piquiatuba Táxi Aéreo, empresa que tem sede em Santarém, caiu ontem, por volta das 14h30, numa área de pasto da fazenda Rosinha, que pertence ao Grupo Reicon, localizada no Km 23 da PA-167, município de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará. Na queda, morreram o comandante da aeronave e o empresário Luis Rebelo, proprietário da Reicon. Ficaram feridos com maior gravidade o co-piloto do avião e um engenheiro da empreiteira Andrade Gutierrez. Eles sofreram cortes no rosto e foram atendidos no Hospital Regional de Altamira. Os outros passageiros ficaram com escoriações pelo corpo.

De acordo com o Seripa I - Serviço Regional de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos -, o avião saiu de Belém às 12h58, com oito passageiros e dois tripulantes. Foi fretado para levar o empresário Luis Rebelo e representantes de outras empresas até a fazenda Rosinha onde haveria uma reunião para tratar sobre os detalhes do projeto de construção da hidrelétrica Belo Monte.

Conforme relato colhido junto aos sobreviventes, o comandante teria passado da pista de pouso e, ao retornar, o avião começou a perder altitude. O piloto teria tentado arremeter (subir novamente), mas não conseguiu fazer o avião pegar altura. A queda aconteceu no pasto a uma distância em torno de 500 metros da sede da fazenda. Inicialmente se chocou com um monte (lêra) de terra, feito para limpar o terreno. Logo depois bateu num tronco de massaranduba, perdendo metade da asa direita, indo parar a uma distância aproximada de 50 metros do local da queda. O piloto morreu na hora e o empresário Luis Rebelo morreu alguns minutos depois.

Quando viu que o piloto havia errado a posição da pista, Luis teria levantado da poltrona e ido até a cabine orientar o comandante que desceria pela primeira vez naquela pista. Com o impacto da queda, muitas cadeiras da aeronave foram arrancadas e arremessadas para a dianteira. Muitos passageiros não se feriram porque estavam usando o cinto de segurança.

O primeiro atendimento aos feridos foi feito por trabalhadores da própria fazenda. Um dos passageiros que saiu ileso do acidente, foi andando até a sede em busca de ajuda. Logo depois, equipes do Hospital Municipal de Senador José Porfírio, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros chegaram ao local para prestar socorro às vítimas. Até o final da tarde, três aviões e um helicóptero, contratados pela construtora Andrade Gutierrez, estavam na fazenda transpo rtando os feridos para Altamira. Os dois corpos permaneciam no local do acidente até o final da tarde, aguardando liberação para serem levados para Belém. Os corpos das vítimas serão trazidos para Belém às 5h da manhã de hoje.

Bombeiros do grupamento de Altamira também prestaram socorro às vítimas do acidente. Eles estavam em Senador José Porfírio dando apoio na realização do 18º Festival do Caratinga, aberto na última sexta-feira. Em outubro de 2008, outro avião - este com três pessoas a bordo - caiu em uma fazenda também no município de Senador José Porfírio, deixando duas pessoas feridas.

FONTE:diario do para
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Líbano diz que piloto de Boeing que caiu no mar ignorou alerta sobre tempestade

De Beirute, Líbano, para a BBC Brasil - Autoridades do Líbano acusaram o piloto da Ethiopian Airlines de não ter seguido instruções da torre de controle do aeroporto de Beirute, o que, segundo eles, poderia ter evitado o acidente com o Boeing que levava 90 pessoas a bordo na madrugada de segunda-feira.

Em uma conferência de imprensa na manhã desta terça-feira, o ministro de Defesa, Elias Murr, e o ministro de Transportes, Ghazi Aridi, disseram que o piloto do avião ignorou alertas da torre de controle sobre a tempestade e fortes ventos no momento da decolagem.

"As gravações da torre de controle mostram que os operadores disseram ao piloto do avião para que retornasse e evitasse a tempestade, mas o avião seguiu na direção oposta por razões desconhecidas", disse Murr para a imprensa.

De acordo com ele, os motivos do acidente ainda são desconhecidos.

De acordo com a Ethiopian Airlines, o avião, um Boeing 737, levava 82 passageiros e 8 tripulantes.

Testemunhas disseram ter visto uma bola de fogo no céu antes de o avião cair.

A aeronave desapareceu das telas dos radares cerca de cinco minutos após a decolagem, ocorrida em meio a uma tempestade por volta das 2h30 no horário local (22h30 de domingo em Brasília).

Já o ministro dos Transportes, Ghazi Aridi, disse que a torre de controle enviou um segundo aviso ao piloto quando os operadores perceberam que o primeiro alerta foi ignorado.

"Mas o piloto continuou voando na mesma rota e, em seguida, fez uma manobra muito estranha", completou Aridi, que fez questão de defender os operadores na torre de controle.

"Eles fizeram seus trabalhos de acordo com as normas", enfatizou.

De acordo com autoridades do aeroporto, a torre de controle perdeu contato com a aeronave da Ethiopian Airlines somente quatro minutos após a decolagem.

Eles não quiseram comentar as informações de testemunhas que disseram ter visto o avião explodir em uma imensa bola de fogo no ar ou que estava pegando fogo antes de cair no mar.

O governo libanês já tinha descartado ontem a possibilidade de atentado terrorista.

O ministro da Defesa disse que as peças de fuselagem da aeronave recuperadas até agora não mostravam sinais de explosão.

No entanto, ele acrescentou que a prioridade é encontrar as duas caixas-pretas do avião, que ajudarão os investigadores a esclarecer as causas da queda do Boeing.

"Várias perguntas serão respondidas quando recuperarmos as caixas-pretas do avião".

Fundo do mar

Uma grande força-tarefa internacional prosseguiu com as buscas por mais vítimas e destroços do avião na manhã desta terça-feira.

A Sexta Frota dos Estados Unidos enviou equipamentos mais avançados para ajudar nos trabalhos. O Reino Unido, França, Alemanha e Chipre também enviaram aviões e navios para se juntar às equipes de resgate.

Autoridades disseram que encontraram o corpo principal da aeronave no fundo do mar.

Segundo eles, a maioria dos corpos dos passageiros está presa dentro do avião e as equipes trabalham no momento para trazer o avião de volta à superfície.

Segundo o Exército libanês, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa da cidade libanesa de Naameh, ao sul da capital. Equipes de resgate disseram à mídia local que o avião estava a uma profundidade de 500 metros.

No final da noite de segunda-feira, as equipes médicas começaram a realizar testes de DNA nos 27 corpos resgatados até agora para determinar as identidades das vítimas.

O governo libanês ordenou que equipes de assistência prestassem ajuda aos familiares das vítimas.

A maioria dos passageiros a bordo do voo ET409, que tinha como destino a capital da Etiópia, Adis-Abeba, era de cidadãos libaneses e etíopes.

Mas a empresa aérea disse que também estavam na aeronave cidadãos do Reino Unido, Turquia, França, Rússia, Canadá e Síria.

A Etiópia e o Líbano mantêm fortes laços comerciais, e milhares de etíopes trabalham no país árabe como empregados domésticos.

A Ethiopian Airlines opera um voo regular entre Addis Abeba e Beirute. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

FONTE:BBC via Estadão
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Prisão de ventre pode ser tratada com a ingestão de alimentos ricos em fibras

Problemas de intestino preso atingem mais de 30% da população brasileira, em sua maioria mulheres. Seis em cada dez costumam padecer desse desconforto. Por isso é importante ficar atento e cuidar para que isso não se torne algo rotineiro e incômodo.

Muitas podem ser as causas disso, mas grande parte da culpa é por excesso de alimentos semiprontos no cardápio e falta de atividade física. É muito importante ter uma dieta rica em fibras e líquidos, esse é o primeiro passo para fazer o intestino começar a funcionar novamente.

Para combater a chamada prisão de ventre deve-se tomar sempre muita água, no mínimo dois litros diários. Alguns alimentos também podem ajudar nesses casos. A laranja com bagaço é um deles. É recomendado comer a fruta inteira, não apenas chupar ou tomar o suco, pois a maior quantidade das fibras está no bagaço dela.

O abacaxi também ajuda muito, pois contém bromelina, substância que "irrita" a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão). O iogurte contém lactobacilos, que são microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.

Cereais integrais, como o arroz, a aveia, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, conseqüentemente, a evacuação. Os vegetais, como alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre e rúcula também contêm fibras que aumentam o volume das fezes, assim como a farinha de trigo. Por isso, são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre.

A ameixa preta pode ser ingerida seca ou em calda e contém o sorbitol - substância com efeito laxativo muito eficiente. A papaia é alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.

A maçã com casca também é excelente. Ela possui fibras solúveis e insolúveis. As solúveis - em contato com água - aumentam a massa fecal e a tornam mais "macia". Já as insolúveis não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre. Para finalizar, outro alimento recomendado para quem sofre de intestino preso é a pipoca. Elas ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, facilitando os movimentos peristálticos.



FONTE:Paranashop
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Aeroporto de Confins já opera com saturação

Os grandes aeroportos brasileiros vão enfrentar sérias dificuldades de operação antes mesmo da Copa do Mundo 2014. O alerta é do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), que fez um levantamento dos principais problemas de 16 aeroportos localizados nas 12 cidades-sede dos jogos do Mundial. Segundo o Snea, o passageiro já enfrenta aeroportos com volume de passageiros acima da capacidade, filas nos check-in, salas de embarque lotadas, falta de estacionamento para aeronaves e veículos e pátios com impossibilidade de pernoitar os aviões.

“Esses problemas tendem a se agravar nos próximos anos. Todo o cronograma de investimento dos aeroportos está previsto até 2013. Mas o que vai acontecer até lá, se os aeroportos já estão lotados, operando acima da capacidade? Não queremos que as empresas aéreas sejam responsabilizadas pelos problemas de infraestrutura”, afirma José Márcio Mollo, presidente do Snea.

O levantamento apontou diversos aeroportos que já operam com volume de passageiros acima da capacidade anual e que estão em situação mais grave, como o de Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Confins (BH), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PA). O atraso no cronograma das obras, observa Mollo, vai limitar o crescimento do setor aéreo. O documento do Snea vai ser entregue nos próximos dias à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), aos ministérios da Defesa e do Turismo e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo o sindicato, em 2009, a demanda de passageiros no Aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, foi de 5,5 milhões de pessoas ao ano, sendo que a capacidade de transporte dos terminais é de 5 milhões de pessoas. A Infraero planeja investir em Confins R$ 392,16 milhões até a Copa de 2014, elevando a capacidade do terminal para 8,5 milhões de passageiros ao ano. A previsão do Snea, no entanto, é de que até o Mundial de Futebol a demanda anual de passageiros chegue a 8,8 milhões de pessoas.

“As obras nos aeroportos são necessárias, mas só vão estar disponíveis em 2014. Até lá, a qualidade do atendimento vai ficar difícil. A situação não está tão azul como está sendo traçada. Não dá para falar em caos na aviação, mas o passageiro vai enfrentar grande desconforto”, enfatiza Ronaldo Jenkins, diretor-técnico do Snea.

O aeroporto da Pampulha não foi incluído no levantamento do Snea. Segundo o sindicato, normas internacionais da aviação vão começar a exigir que os aeroportos operem por aproximação e por instrumentos (quando a visibilidade está ruim, permite ao avião pousar por instrumentos e não só por visualização). E Pampulha, diz Jenkins, não poderá operar por instrumentos, o que inviabiliza o transporte aéreo regular no aeroporto. O problema é que o terminal não tem infraestrutura para abrigar os equipamentos da nova tecnologia.

E no mundo...

A demanda por transporte aéreo registrou em 2009 seu pior ano da história, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), entidade que concentra 230 companhias aéreas do mundo, que amargaram prejuízos de US$ 11 bilhões. O setor registrou queda de 3,5% na demanda de passageiros, atingindo ocupação média de 75,6%, enquanto a procura por transporte aéreo de carga caiu 10,1%. O índice de ocupação de aeronaves foi de 49,1%. A demanda de passageiros subiu 4,5% no mês, e a procura por tráfego aéreo de carga registrou alta de quase 25% no período. Mesmo assim, a Iata divulgou que o setor de aviação enfrentará um duro cenário em 2010 para compensar a demanda perdida em 2009 e lidar com novas exigências de segurança. A Iata prevê que as empresas aéreas vão ter US$ 5,6 bilhões em prejuízos este ano.

FONTE:UAI
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Air New Zealand oferece cama económica para casais

A companhia aérea Air New Zealand vai oferecer aos seus clientes que viajam em classe económica assentos que se transformam em camas de casal, anunciou a empresa esta terça-feira.

Segundo a BBC, a transportadora garante que este é o avanço mais significativo em termos de conforto nos últimos vinte anos, no que toca aos viajantes da classe económica.

Os interessados teriam de comprar três assentos, já que as camas são formadas quando os descansos para os pés em três poltronas, uma ao lado da outra, são elevados até o nível dos assentos.

As camas vão ocupar as primeiras filas dos novos aviões Boeing 777-300 da empresa e estarão à venda a partir de Abril.

Em relação aos custos, um casal que viajasse da Nova Zelândia para a Grã-Bretanha pagaria 10.800 dólares (pouco mais de 7.500 euros). Os passageiros que prefiram a classe executiva pagarão 7.100 dólares cada um (5.042 euros).



FONTE:tvi24.iol.pt
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Dois morrem em queda de bimotor

Duas pessoas morreram na manhã de ontem, na queda de um avião de pequeno porte, numa fazenda em Iperó. Estavam a bordo o piloto José Andrei Ferreira dos Santos, de 32 anos, e Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, 69, mãe do proprietário da aeronave e mulher do empresário Cláudio Galeazzi, ex-presidente e atual diretor do grupo Pão de Açúcar.

O bimotor da Embraer 810-C, modelo Sêneca 2, prefixo PR-UGO, havia decolado do aeroporto de Sorocaba, com destino a uma fazenda em Goiás. Por motivos ainda a serem apurados, o avião caiu sobre uma mata fechada. Familiares de Maria Leonor estiveram no local, pouco antes dos peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A ocorrência foi registrada por volta das 9h30, sendo o risco de explosão e possibilidade de encontrar vítimas ainda vivas as maiores preocupações das equipes do Corpo de Bombeiros, esclareceu o capitão Cleotheos Sabino, do comando de Tatuí. Após o isolamento da área e avaliação dos destroços do avião, o capitão Sabino lamentou não haver possibilidade de sobreviventes. Os corpos apresentavam muitas lesões, inclusive sinais de esmagamento do crânio e tórax, descreveu. Com a chegada da equipe do Cenipa, os corpos foram levados pelo serviço funerário de Iperó ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba.

O bimotor caiu numa área fechada de mata atlântica de aproximadamente 5 alqueires, dentro da Fazenda São José, localizada na Estrada do Cagerê, no bairro Bananal. As primeiras equipes a chegarem no local foram da Polícia Militar (PM) e da Defesa Civil de Iperó, além do CB de Sorocaba. “Isolamos a área por causa do risco de incêndio e demos apoio à PM e CB”, disse o coordenador de Defesa Civil, Emanuel de Souza. Peritos da Polícia Técnica Civil compareceram na cena do acidente, enquanto era aguardada a equipe especializada em acidentes aéreos.

Os peritos do Cenipa chegaram por volta das 14h, logo após a saída de familiares de Maria Leonor, vindos de São Paulo. O filho de Maria Leonor, o empresário Luiz Galeazzi, a filha e o genro chegaram por volta das 13h30, e permaneceram menos de meia hora no local do acidente. A filha, então, saiu amparada pelo pai e pelo esposo. A equipe do Cenipa chegou em seguida. Depois de cerca de duas horas saiu com várias peças, assim como o resto do combustível, documentos e fotos. O major Luiz Renato Horta de Castro explicou que nesse momento é prematuro avaliar a causa de acidente.

Ele adiantou que o prazo para as análises preliminares é de até um mês. Já a entrega do relatório da causa da queda pode ocorrer em até um ano, acrescentou. Quanto à retirada dos restos do avião compete ao seu proprietário, informou o major.

Hangar em Sorocaba

O proprietário do bimotor Sêneca 2, um empresário e fazendeiro que reside em São Paulo, é cliente de Alberto Schiffer há cerca de 3 anos. Schiffer é um dos donos de vários hangares no Aeroporto Estadual de Sorocaba “Bertram Luiz Leupolz”. Em cerca de 3 anos, teriam sido várias decolagens e pousos do Aeroporto Estadual de Sorocaba “Bertram Luiz Leupolz”, com o mesmo avião. Schiffer contou que, embora jovem, o piloto de Jundiaí era experiente e a aeronave estava em ótimo estado devido a preocupação com as revisões necessárias.

Schiffer comentou que o bimotor estava com o tanque cheio - 430 litros de combustível - e o piloto teria chegado bem antes de sua proprietária, como normalmente ocorre. Santos chegou por volta das 8h e Maria Leonor cerca de uma hora depois. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) havia constatado o desaparecimento do avião. O dono do hangar explicou que esse tipo de avião não tem caixa preta, diferente de jatos e taxiaéreos que é obrigatório, tem um equipamento chamado Emergency Locator Transmitters (ELT) que emite sinal via satélite para identificação do local do acidente.

“Pelote de lata”

Os frequentes voos, partindo do aeroporto de Sorocaba, sobre a fazenda não assustavam a família Domingues, pelo menos até a manhã de ontem. A família é caseira da propriedade há mais de trinta anos e levou um susto após a queda e morte de duas pessoas. Érica Regina Domingues, 31, estava a caminho da horta quando viu o avião sobrevoando a área. “Até embicou pra baixo, mas não imaginei que ia cair”. Ela disse ter entrado em casa, e no mesmo instante ouviu um barulho “não muito alto” na direção da mata fechada. “Parecia o barulho de um tambor caindo”, descreveu.

Sem saber o que fazer e sem acesso a área que é fechada por mata atlântica, ela disse ter ligado para os pais que estavam em George Oeterer. Antônio do Marmo Domingues, 59, e Ondina Maria de Jesus Domingues, 53, vieram logo que souberam do acidente. Munido de foice e acompanhado de policiais, Antônio entrou no local de acidente. “Abriu uma clareira e quebrou bastante árvore grossa”, revelou. Antônio ainda contou que os destroços “parecia um pelote de lata”. O fazendeiro Carlos Janovitch disse ser essa a primeira ocorrência fatal, mas recordou-se que já houve pousos forçados naquela região.



FONTE:Paulo Olim
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ANAC notifica Azul, Tam e Gol

A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, encaminhou ofícios às companhias Azul, TAM e GOL determinando a suspensão do processo de venda de seguro de viagem atrelado á compra da passagem aérea.
Os seguros são serviços adicionais e facultativos, que podem ser comercializados pelas empresas de aviação, como a locação de automóveis e os hotéis. No entanto, seguindo a Agência, esse serviço deve estar claramente indicado na compra como opcional, coisa que as empresas não tem feito


FONTE:Portal Nacional de Seguros
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O aviso de “desligar os celulares ao fechamento das portas da aeronave” está prestes a sofrer uma reformulação. Pelo menos é o que garante fazer a TAM, em seus voos domésticos, até o fim deste primeiro semestre. A companhia reuniu a imprensa em seu megalounge montado na última edição da São Paulo Fashion Week, que terminou na sexta passada, para anunciar o resultado de uma parceria pioneira nas Américas. A empresa firmou contrato com a joint venture OnAir, das gigantes Airbus e Sita, para o fornecimento da tecnologia para uso de celulares em aviões. Difundido em todo o mundo, o sistema permitirá que até 12 celulares fiquem ativos simultaneamente. Isso inclui a possibilidade de troca de SMS, envio de dados por smartphones e uso de internet em laptops com modem.

A notícia é animadora, tendo em vista que o Brasil será o primeiro País das três Américas a adotar o sistema de telefonia a bordo, que continua proibido nos Estados Unidos pela Federal Communications Commission, uma espécie de Anatel americana. Aqui, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização para uso experimental, ficando a TAM responsável de informar os passageiros quais operadoras oferecerão o serviço, bem como enviar à agência relatórios semestrais sobre os resultados obtidos.

A assessoria de imprensa da Anatel , frisou à reportagem do JC que só funcionarão aparelhos certificados pelo órgão. Logo, celulares importados podem não funcionar em céus tupiniquins.

Assim que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) bater o martelo final, a líder em voos na América do Sul poderá pôr em prática a novidade, que já é compatível com duas de suas aeronaves e, no próximo ano, com mais duas outras recém-adquiridas. Embora tanto a OnAir quanto a TAM garantam a segurança dos passageiros, a Anac ainda avalia se a instalação pode causar algum risco à navegabilidade do avião. Segundo o órgão regulador, faltam poucos detalhes técnicos para o uso ser liberado, algo que deve ocorrer nos próximos meses. De acordo com a assessoria de imprensa da agência, depois disso, as leis que regem a aviação comercial brasileira deverão ser reformuladas.

Mesmo o contrato da TAM com a OnAir permitindo apenas 12 aparelhos funcionando ao mesmo tempo, a companhia avaliará se o limite será suficiente ou deverá ser ampliado. No caso dos demais equipamentos (smartphones e PCs portáteis), o uso será irrestrito. Porém, respeitando o detalhe principal: o avião deverá estar com, no mínimo, 3 mil metros de altitude. Sim, durante decolagens e pousos os comissários continuarão pedindo que seu aparelho eletrônico seja desligado. Isso evita falhas no serviço de telefonia e problemas na infraestrutura das operadoras, instalada em terra.

Quanto ao preço, espera-se sangue no ringue da telefonia móvel brasileira. O valor que será cobrado ao usuário pelos serviços é de responsabilidade de cada operadora. E isso inclui as tarifas das chamadas efetuadas nas nuves, além dos dados trocados on board. De acordo com a TAM, os valores serão debitados na conta telefônica sem nenhum ônus à companhia aérea. A tecnologia OnAir é utilizada na Europa, Ásia, Oriente Médio, e já começa a ser adotada na Oceania.

FONTE:JC OnLine
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Pilotos da TAP optam por não fazer greve

A maioria dos pilotos da TAP reunidos hoje em assembleia geral extraordinária decidiu não fazer greve, optando por conceder um voto de confiança ao sindicato que os representa para resolver os seus problemas, informou fonte sindical.

Na segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil justificou a convocação da assembleia geral extraordinária com uma série de "atentados perpetrados" pela administração da transportadora, remetendo um dos pontos da ordem de trabalhos para a possível marcação de uma greve.

A reunião de hoje, que se realizou à porta fechada durante sete horas sem a possibilidade de recolha de declarações de responsáveis por parte dos jornalistas, decorreu alguns dias depois de a agência Lusa ter noticiado que a administração da TAP tinha convocado nove dos seus pilotos para um "curso de ética", alegadamente por estes terem discutido assuntos da empresa na rede social Facebook.



FONTE: Elsa Resende LUSA
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Aeroportos brasileiros têm problemas para 2014, diz Snea

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) divulgou hoje à tarde, em São Paulo, avaliação sobre a capacidade dos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014, levando em conta os investimentos oficiais previstos pela Infraero. Segundo a entidade, os projetos em andamento nos equipamentos aeronáuticos das cidades-sede da Copa serão suficentes apenas para cobrir o aumento natural da demanda prevista para o Brasil.

A situação é grave, segundo o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, porque a maior parte das obras ficará pronta apenas em 2014, no ano do evento. O estudo nasceu no ano passado após declarações de autoridades federais que garantiram as boas condições dos aeroportos para a Copa.

– Conversei com alguns ministros e pude dizer para eles que, na visão das companhias aéreas, isso não é verdade. Nosso problema não é a Copa de 2014. Teremos problemas sérios antes da Copa – afirmou o presidente do Snea, José Marcio Mollo.

Para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Jenkins sugeriu que sejam apressadas a ampliação da pista e do terminal de cargas, duas obras aguardadas há mais de 10 anos. Segundo o documento do Snea, a Infraero planeja investir R$ 495 milhões no aeroporto da Capital até 2013.



FONTE:ZH DINHEIRO
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Lan promove tarifa promocional para Santiago

A Lan Airlines acaba de lançar uma tarifa promocional para viagens a Santiago: US$ 349 (ida e volta) mais taxas. A compra, que já pode ser efetivada via Internet ou nas agências de viagens de todo o Brasil, está sujeita à disponibilidade e a viagem deve ser realizada entre primeiro de março e 16 de junho, exceto períodos de feriados. O valor pode ser pago em até cinco parcelas, sem juros.

A oferta atual da Lan para Santiago é de 28 voos semanais, partindo de São Paulo. Destes, 14 com início no Rio de Janeiro. Todos são operados com equipamento Airbus 320 e Boeing 767.

Para mais informações, ligue 0800 761 0056 ou acesse www.lan.com.



FONTE:mercado e eventos
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