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Tragédia da Gol completa 3 anos

A tragédia com o voo 1907 da Gol - que matou 154 pessoas em setembro de 2006- completa três anos na próxima terça-feira (29). Para marcar a data, as famílias das vítimas promovem no dia uma audiência pública em Brasília (DF), programada para ocorrer às 14h30 na Câmara Federal. Segundo a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907, o objetivo do evento é discutir e analisar o andamento das investigações sobre a queda do Boeing da Gol. A ideia também é cobrar agilidade nos dois processos criminais sobre o caso, que continuam em andamento na Justiça. Foram convocados para participar da audiência o Ministério Público Federal em Mato Grosso - que em maio deste ano ofereceu nova denúncia contra os pilotos do jato Legacy, que colidiu com o avião da Gol; o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Jorge Kersul Filho; e o perito Roberto Peterka, responsável pelos dois laudos que apontava falhas dos pilotos Joe Lepore e Jan Paul Paladino, do Legacy; além do assistente de acusação Dante DAquino.
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FAB recebe primeiro Embraer 190


A Embraer entregou oficialmente no dia 25 de setembro (sexta-feira), o primeiro jato Embraer 190 para o Governo Brasileiro, em cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. A aeronave está configurada especialmente para cumprir missões da Presidência da República e será operada pelo Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato entre a Embraer e o Comando da Aeronáutica (COMAER), assinado em junho de 2008, contempla ainda uma segunda aeronave do mesmo modelo. "Para nós da Embraer é motivo de grande satisfação e orgulho vermos o Embraer 190, produto de grande sucesso comercial em todo o mundo, pintado nas cores da bandeira nacional, incorporado ao Grupo de Transporte Especial da FAB, e, a partir deste momento, servindo aos maiores interesses do Governo Brasileiro", disse Orlando José Ferreira Neto, vice-presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. "Assim como em tantos outros projetos que desenvolvemos para a Força Aérea Brasileira, temos a certeza de que estas aeronaves presidenciais cumprirão destacadas missões e fortalecerão ainda mais nossa bem-sucedida parceria com a FAB." Atendendo plenamente aos requisitos estabelecidos pela FAB, a aeronave dispõe de ampla e confortável cabine, incluindo espaço para reuniões e área privativa para uso do Presidente da República. O jato também conta com um sistema especial de comunicações seguras e capacidade para transportar 54 pessoas, entre passageiros e tripulação. O alcance partindo de Brasília possibilita vôos sem escala para qualquer destino na América do Sul, oferecendo grande flexibilidade operacional. Para assegurar o suporte e a adequada disponibilidade dos dois Embraer 190 que servirão à Presidência da República, a FAB assinou com a Embraer contrato decinco anos de duração para adquirir o programa Embraer Soluções de Suporte para Governos (ESSG). Trata-se de um pacote de suporte logístico que abrange serviços de manutenção, suporte de material, mão-deobra especializada de engenharia em campo e administração de reparos e garantias.
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Azul inaugura novas rotas, partir de R$ 119

No próximo dia 15 de outubro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras começa a voar, sem escalas, entre Campo Grande (MS) e Maringá (PR), com uma frequência diária em cada sentido. A rota será servida durante 35 dias com tarifas promocionais a partir de R$ 59 (por trecho). Depois de 20 de novembro, dependendo da demanda do mercado, o voo poderá sofrer alterações. As passagens aéreas já estão sendo vendidas e os horários podem ser consultados no site da companhia. Os clientes que voarem nesta rota durante este período vão ganhar R$ 20 em créditos no Programa de Vantagens Tudo Azul, além dos 5% do valor da tarifa paga que já são revertidos para a conta do cliente assim que ele compra a passagem. E, a partir de 26 de setembro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras começa a operar mais uma nova rota. Voos sem escalas ligarão o Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont) a Salvador. Inicialmente os voos serão oferecidos aos sábados e domingos e as tarifas variam a partir de R$ 119, para compras com 30 dias de antecedência e 3 dias de permanência (tarifa válida por trecho para viagens de ida e volta). A partir de 15 de dezembro os voos passarão a ser diários. As novas rotas confirmam a proposta diferenciada da Azul para o mercado brasileiro: conectar cidades não servidas pela malha aérea com voos sem escalas e várias frequências por dia. A nova empresa já conecta Navegantes a Porto Alegre, Porto Alegre ao Rio de Janeiro e Vitória a Salvador.
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Abetar prevê vendas de US$1 bilhão para a Embraer

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional, Apóstole Lack tem agendada para a próxima semana uma reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Na ocasião, a Abetar tomará conhecimento do projeto de lei para a aviação regional a ser implementado no país e que inclui um fundo de aval. Segundo Lack caso este fundo seja aprovado, bem como outras medidas, o setor da aviação regional prevê investimentos na ordem de US$1 bilhão apenas na compra de equipamentos da Embraer. "Este fundo de aval nos permitirá ter acesso a linhas de financiamento. Pedimos ao ministro Guido Mantega uma linha específica de crédito para atender ao setor. Também estamos pleiteando medidas como redução do ICMS e outras ações que inventivem a aviação regional", explicou. Durante o Fornatur o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho apresentou proposta que os estados apresentem uma proposta conjunta para redução do ICMS dos estados para as empresas de aviação regional. Sílvio confirmou também que em novembro começa a ser operada uma nova empresa aérea regional no estado, a No Ar que terá aviões LET 410 com capacidade de 19 lugares e terá voos entre Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Fernando de Noronha.
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Copa tem promoção 2x1 em Manaus

Nunca foi tão fácil viajar de Manaus com a Copa Airlines. Pela nova promoção 2x1, quem comprar até 10 de outubro passagens para Aruba; Cidade do Panamá; Cartagena e San Andrés (Colômbia); Cidade do México; Punta Cana e Santo Domingo (República Dominicana); San José (Costa Rica); e Havana (Cuba) ganha a do acompanhante. Os preços para os destinos variam entre U$S 699 e 799 (ida e volta), sem taxas. Três vezes por semana (às segundas, quartas-feiras e domingos), os aviões decolam do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com saídas sempre às 17h. Todas as frequências têm conexão imediata na Cidade do Panamá, centro geográfico das Américas, com uma vantagem adicional - o passageiro não precisa passar pela fila de imigração nem pela alfândega, além de ter a bagagem despachada até o destino final. A promoção abrange viagens realizadas até 16 de dezembro, para permanência mínima de três e máxima de 90 dias, e está sujeita a alterações sem aviso prévio. Bilhetes válidos para passageiros viajando juntos, no mesmo trecho, nas mesmas datas e nos mesmos voos. Valores em dólares americanos, sem taxas de embarque e de segurança.
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Lula avisa: quem decide sobre FX-2 sou eu

Pouco habituado a entrar em polêmicas com os militares, o presidente Lula saiu ontem da rotina e enquadrou a Aeronáutica. Lula avisou que a compra de caças para Força Aérea Brasileira (FAB) é uma decisão exclusiva dele. Em entrevista após inaugurar uma estaleiro no Porto de Suape, Lula disse que achou "engraçado" queixas na imprensa de que o governo não levou em conta análises técnicas ao manifestar preferência pelos aviões modelo Rafale da empresa francesa Dassault.

"A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer avaliação, e vai fazer; eu preciso que ela faça (avaliação tecnológica). Agora, a decisão é política e estratégica", afirmou. "E essa é do presidente da República e de ninguém mais". A declaração de Lula foi recebida com reserva entre os militares, que preferiram não entrar em rota de colisão com o presidente. Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", o brigadeiro Dirceu Noro, presidente da comissão técnica que faz a avaliação dos caças que concorrem para equipar a FAB, disse que a Aeronáutica indicaria um "vitorioso" no certame. Em sintonia com Lula, e dentro da estratégia de enquadramento dos militares, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou: "A Aeronáutica não tem autonomia para decidir".
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Passagens na Emirates a US$ 900

A Emirates voa para mais de 100 destinos pelo mundo e anuncia novas tarifas, válidas para emissões até 30 de novembro de 2009, além de pernoite cortesia em Dubai para os passageiros da nova rota para Luanda. Confira os valores promocionais, na Classe Econômica, para os mais diversos destinos internacionais: São Paulo - Istambul - a partir de US$ 900,00 São Paulo - Moscou - a partir de US$ 950,00 São Paulo - Brisbane - a partir de US$ 1.250,00 São Paulo - Melbourne - a partir de US$1.250,00 São Paulo - Johanesburgo - a partir de US$ 1.250,00 São Paulo - Durban - a partir de US$ 1.250,00 São Paulo - Lagos - a partir de US$ 1.300,00 São Paulo - Nairobi - a partir de US$1.500,00 São Paulo - Ilhas Maurício - a partir de US$ 1.700,00 Taxas de embarque e combustível não inclusas, tarifas sujeitas à alteração sem aviso prévio, conexão imediata em Dubai. Favor consultar outros detalhes: Central de Reservas Emirates, tel. (11) 5503 5000 e site www.emirates.com/br
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Passagens na Emirates a US$ 900

A Emirates voa para mais de 100 destinos pelo mundo e anuncia novas tarifas, válidas para emissões até 30 de novembro de 2009, além de pernoite cortesia em Dubai para os passageiros da nova rota para Luanda. Confira os valores promocionais, na Classe Econômica, para os mais diversos destinos internacionais: São Paulo - Istambul - a partir de US$ 900,00 São Paulo - Moscou - a partir de US$ 950,00 São Paulo - Brisbane - a partir de US$ 1.250,00 São Paulo - Melbourne - a partir de US$1.250,00 São Paulo - Johanesburgo - a partir de US$ 1.250,00 São Paulo - Durban - a partir de US$ 1.250,00 São Paulo - Lagos - a partir de US$ 1.300,00 São Paulo - Nairobi - a partir de US$1.500,00 São Paulo - Ilhas Maurício - a partir de US$ 1.700,00 Taxas de embarque e combustível não inclusas, tarifas sujeitas à alteração sem aviso prévio, conexão imediata em Dubai. Favor consultar outros detalhes: Central de Reservas Emirates, tel. (11) 5503 5000 e site www.emirates.com/br
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Joinville opera com restrições

Hoje, acontece na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) em Joinville (SC) a apresentação final do processo de licitação para a escolha das empresas que irão cortar as árvores nos arredores do aeroporto da cidade. A decisão parece solucionar um problema que vem atrapalhando há algum tempo a operação dos voos na cidade. O gerente de Operações do aeroporto de Joinville, Sérgio Roberto Bachtold, explica que com o crescimento das árvores próximas ao terreno do aeroporto, as rampas de gabarito foram prejudicadas. "Assim, houve uma redução do comprimento das pistas e, por medida de segurança, as companhias aéreas não estão pousando quando o chão está molhado", disse. Além disso, outra restrição por parte das aéreas está relacionada ao número de passageiros a bordo. As empresas estão operando com aviões mais leves para evitar problemas no pouso e na decolagem. "A licitação para a poda das árvores já aconteceu anteriormente, mas nenhuma empresa estava qualificada para prestar o serviço à prefeitura. Hoje, com a nova licitação, devemos ter a apresentação da empresa selecionada que deverá realizar o serviço imediatamente. Esperamos que em menos de 30 dias as cabeceiras das pistas estejam desobstruídas", completou Bachtold.Como resultado desse problema, a Tam anunciou que reduziu uma frequência na rota entre São Paulo e Joinville. A empresa estava com dois voos diários e um voo seis vezes por semana. Neste momento, a Tam opera apenas os dois voos diários. A Gol, por enquanto, não oficializou nenhum tipo de alteração na operação e permanece oferecendo dois voos
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Controladores são denunciados por motim em 2007

O Ministério Público Militar (MPM) em Brasília ofereceu ontem denúncia contra 89 controladores de voo militares envolvidos na greve que paralisou o tráfego aéreo do País em 30 de março de 2007. Todos foram enquadrados nos crimes de atentado contra o transporte e motim, ambos previstos no Código Penal Militar. Os sargentos Edleuzo Cavalcante e Carlos Trifilio, apontados como articulares e líderes do levante, deverão responder também por incitar à prática de crime militar. A acusação pede que os controladores citados sejam expulsos da Força Aérea Brasileira (FAB). Iniciada há dois anos e meio, a investigação demorou para ser concluída porque a Justiça exigia que o MPM descrevesse as condutas de cada um dos envolvidos. A procuradora Ione de Souza Cruz, responsável pelo Inquérito Policial-Militar, decidiu, então, requerer à FAB a degravação das conversas telefônicas feitas naquele dia a partir do centro de controle do espaço aéreo de Brasília (Cindacta-1), de onde teriam partido as ordens para o restante do País. Para o MPM, a data da greve foi cuidadosamente escolhida. Tratava-se de uma sexta-feira, data em que era comemorado o Dia Internacional do Meteorologista, além de haver formatura e um churrasco em homenagem ao Dia do Especialista da Aeronáutica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então ministro da Defesa, Waldir Pires, não estavam em Brasília, assim como a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a procuradora do caso. Por fim, diz a denúncia, o comando da FAB e do próprio Cindacta-1 acabara de ser trocado. Coube ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, negociar com a liderança do movimento - a maioria integrantes da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA). Falta de justa causa O advogado Roberto Sobral, da ABCTA, afirmou que vai usar todos os instrumentos para mostrar a inocência de seus clientes, entre eles os habeas corpus para trancar (acabar com) a ação por falta de justa causa. "Não houve motim, pois nenhum oficial que estava presente teve a coragem de comandar sentido e ordenar a saída de todos. Aquilo foi armado para derrubar o Waldir Pires (o então ministro deixou o cargo pouco depois)." Sobral questionou a ação da Justiça e do MPM. "Trata-se de tribunal de exceção, onde cinco juízes, dos quais quatro oficiais, julgam seus subordinados."
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Marte coordena defesa contra trem-bala


As empresas de aviação civil que utilizam o Campo de Marte realizam campanha na internet para tentar garantir que o aeroporto, localizado na Zona Norte de São Paulo, não seja desativado para dar lugar ao pátio de manobras do Trem de Alta Velocidade (TAV), que vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. Desenhos preliminares do TAV prevêem a passagem pelo Campo de Marte, mas a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirma que a questão ainda não está decidida e nega informações mais detalhadas sobre o tema. A ANTT vai encerrar em 15 de outubro o processo de consulta pública que faz parte da construção do TAV. Preocupada com a desativação do aeroporto, a Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Aeroporto Campo de Marte (Acecam) distribui e-mails desde 15 de setembro. Nas mensagem, pede que os destinatários enviem mensagens à ANTT sugerindo um trajeto alternativo, que preserve o Campo de Marte. A assessoria da ANTT afirma que já recebeu cerca de 700 mensagens com sugestões para o projeto, mas não soube precisar quantas partiram dos empresários do Campo de Marte.
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Gol pode levantar 1,6 bilhão com oferta de ações

A companhia aérea Gol fará uma oferta global primária e secundária de ações que pode levantar até 1,63 bilhão de reais com base em todos os lotes de papéis e no preço de fechamento das ações na terça-feira. A companhia, que já tinha feito em março uma oferta privada de 203 milhões de reais, vai emitir em oferta primária lote inicial 17,275 milhões de novas ações ON e o mesmo volume de papéis PN. Em uma oferta secundária, outros 17,275 milhões de papéis PN serão disponibilizados, projetando um ganho de 1,28 bilhão de reais tomando como base o preço de fechamento das ações na véspera. A ação ordinária da Gol encerrou em 37 reais e a preferencial fechou a 18,60 reais na terça-feira. Segundo a Gol, as ações ON emitidas no Brasil serão subscritas pelo controlador, o fundo de investimento Asas. A empresa prevê distribuição de lote adicional equivalente a até 20 por cento das ações inicialmente ofertadas, formado por 6,91 milhões de papéis PN e 3,455 milhões de ONs.
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Maringá entra na rota da carga aérea

Mais uma grande quantidade de mercadorias vindas de Miami (EUA) movimentou na madrugada de terça-feira o Terminal Internacional de Cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Maringá. Ocorre que por volta das 0h45 de terça-feira aterrissou no aeroporto mais um Boeing - 767-300F, da companhia aérea Lan Chile/ABSA Cargo Airlines, com 45 toneladas de componentes eletrônicos de alta tecnologia, adquiridos por empresários da região Noroeste do Paraná. Este é o quarto voo internacional - o segundo noturno - ocorrido no aeroporto da Cidade Canção, comprovando a agilidade dos profissionais do TECA na entrega das mercadorias. "Estamos comprovadamente evoluindo no mercado brasileiro, já que diante do sucesso da abertura do mercado norte-americano/Maringá, com voos diretos de Miami, empresários e investidores colocam Maringá como um centro brasileiro dentro do comércio exterior na importação de produtos de alto valor agregado", comentou o executivo do TECA e do Porto Seco Norte do Paraná, Marcos Capellazzi. Nesta quarta-feira (23) está prevista a chegada do quinto voo - Boeing da empresa aérea TAMPA-Avianca - dentro da rota Miami/Maringá/Miami, com mais 40 toneladas de produtos de alto valor.
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J41 da SAA cai em escola

UM Jetsream J41 da SA Airlink, feeder da SAA, caiu hoje as 08h00 em uma escola em Durban, África do Sul. A aeronave levava apenas três tripulantes em um voo (SA 9811) de posicionamento para Pietermaritzburg. Os três ocupantes estão feridos, o piloto em condição crítica. Uma trabalhadora da escola também foi ferida, mas sem gravidade. Hoje é dia feriado no país e a escola estava vazia.
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NASA Ramps Up for the STS-129 Mission


Como o ônibus espacial Discovery é check-out e processada após a missão STS-128, a NASA prepara ônibus espacial Atlantis para seu próximo vôo à Estação Espacial Internacional. A missão STS-129 será comandada por Charlie Hobaugh e pilotado por Barry Wilmore. Os especialistas da missão são Robert Satcher, Mike Foreman, Randy Bresnik e Leland Melvin. Wilmore, Satcher e Bresnik estarão fazendo suas primeiras viagens ao espaço. Atlantis ea sua tripulação vai entregar as peças para a estação espacial, incluindo um giroscópio de reposição. A missão prevê três caminhadas espaciais. Atlantis também retornará estação tripulante Nicole Stott à Terra, como este está previsto
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Ônibus espacial nasa

Foram construídas cinco naves deste tipo, chamadas Discovery, Atlantis e Endeavour, que foram usadas em diversas missões no espaço. Destas apenas a Discovery, a Atlantis e a Endeavour ainda existem, já que as outras acabaram destruídas em acidentes que se tornaram tragédias da história da exploração espacial...

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Estação Espacial Internacional ISS

A Estação Espacial Internacional (ISS-International Space Station) é um laboratório espacial atualmente em construção. A montagem em órbita da EEI começou em1998 e a estação encontra-se em uma órbita baixa (entre 350-460 km) que possibilita ser vista da Terra a olho nu. Viajando a uma velocidade média de 27.700 km/h, a Estação completa 15,77 órbitas por dia.

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FAA: acidentes não estão diminuindo

O FAA dos Estados Unidos fez uma advertência recente segundo a qual a incidência nacional e internacional de acidentes aéreos não só deixou de diminuir como - segundo tudo indica - está em ascenção, embora leve por enquanto. O que a aviação em geral mais necessita "é uma injeção de profissionalismo no ambiente de trabalho", como afirma Randy Babbit o administrador do FAA. Citou ainda o efeito da mudança nos recursos humanos nos cockpits da frota comercial norte-americana com a contratação de comandantes mais jovens e menos experientes e, do alto de suas 14mil horas de comando inclusive na extinta Eastern Airlines reforçou o que é óbvio em qualquer profissão : "A experiência é um mestre maravilhoso e dominar os fundamentos do vôo é muito importante - ignora-los é abrir a porta para incidentes sérios e acidentes fatais".
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Grupo LAN com vento de cauda

Embora sentindo os efeitos da crise, a LAN Airlines espera obter lucros ainda esta ano graças à sua força nos mercados domésticos do Chile, Argentina, Peru e Equador e uma 'robusta caixa'. A receita da carga aérea que compreende 34% do movimento total da LAN, caiu 43,4% no primeiro trimestre para uma queda de 12,7% no volume oferecido com relação ao ano anterior acompanhado por uma queda de 19,9% no tráfego comparado aos valores de 2008. A LAN vê sinais claros de recuperação neste setor e pretende lançar mão de novas idéias para compensar a queda de demanda na carga aérea. Entre elas a recém-lançada LAN Cargo Colômbia que opera a partir da sua base cargueira principal em Miami para Medellín e Bogotá - uma estratégia regional. A LAN também tem uma subsidiária de carga no Brasil que opera vôos de São Paulo a Manaus e assim não precisou desativar nenhum de seus cargueiros. Carga é uma atividade-chave para a LAN. A carga transportada nos porões dos jatos de passageiros permite atingir o "breakeven" nestes vôos mesmo com um fator de ocupação de apenas 65%. - sem esta carga ele seria de 79%. No primeiro trimestre a LAN recebeu dois Boeing 777-200 cargueiros e espera para 2011 a entrega da terceira aeronave do tipo.
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Bombardier concorda: dias melhores estão aí

Fabricantes de jatos executivos estão começando a enxergar "uma luz no fundo do túnel" e esperam que a China seja a mola propulsora na recuperação da venda de aeronaves executivas na Ásia. Não obstante a recessão econômica, o vice-presidente de vendas da Bombardier baseado em Hong Kong, afirma que, provavelmente, o potencial de vendas de jatos executivos "nunca esteve melhor" e que China, Hong Kong, Macau e Taiwan podem provocar mais um salto no crescimento econômico da região.
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FAA de olho nos A310 e CRJs

O FAA quer que os operadores dos Airbus A310 e Bombardier CRJ100/200 desenvolvam programas específicos de treinamento para auxiliar mecânicos e pilotos na verificação do travamento correto das carenagens dos 'fans' dos motores antes do vôo. Já aconteceram diversos incidentes de separação das carenagens em pleno vôo com os dois modelos de aeronaves - desde 1992 foram 15 casos envolvendo jatos Airbus e outros 33 com os regionais CRJ100/200 da Bombardier. Mesmo após o envio pelo FAA das AD ( Diretivas de Aeronavegabilidade ) e boletins de serviço aos operadores dos dois modelos o órgão constatou "que as separações das carenagens continua a ocorrer".
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TAM vai operar GRU-CCS sem escalas

A TAM Linhas Aéreas passa a operar seu voo diário de ida e volta para a Venezuela diretamente entre os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e de Maiquetía "Simon Bolívar", em Caracas, a partir de 10/9, para maior comodidade dos passageiros.
O voo JJ 8050 decolará às 21h40 do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e fará apenas uma escala em Guarulhos, São Paulo, partindo às 23h55 direto para Caracas, aonde chegará às 4h10 (hora local). O percurso inverso será realizado no voo JJ 8051, partindo de Caracas às 10h20 (hora local) e chegando a Guarulhos às 17h32. Dali sairá às 18h17 e pousará no Galeão às 19h20. A escala em Manaus foi cancelada devido à baixa demanda no trecho entre a capital amazonense e Caracas, inferior aos níveis de equilíbrio econômico. Para atender a demanda entre São Paulo e a capital do Amazonas, a TAM inicia também hoje, dia 10, a operação de uma nova frequência diária fazendo a ligação direta entre os aeroportos de Guarulhos e Manaus.

O voo JJ 3746 sairá de Guarulhos às 23h07 e pousará em Manaus às 3h05 (hora de Brasília) do dia seguinte. O percurso inverso será realizado no voo JJ 3747, que decolará de Manaus às 8h00 (hora de Brasília) e chegará a Guarulhos às 11h38. A frequência diária para a capital venezuelana, operada pela TAM desde setembro de 2007, é realizada nas modernas aeronaves Airbus A320 configuradas com assentos nas classes Executiva e Econômica. Os serviços da Classe Executiva são diferenciados, como nos demais voos internacionais da TAM. A companhia oferece sala VIP nos aeroportos de Caracas, Galeão e Guarulhos, com áreas de descanso, entretenimento e estações de trabalho. Outra vantagem oferecida aos passageiros da Executiva é o aluguel gratuito de um celular para ser usado durante todo o período de estadia fora do Brasil, pagando apenas pelas ligações.
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Gol e HP juntas em parceria

A HP Brasil dá continuidade à sua estratégia de expansão geográfica e anuncia parceria inédita com a GOL Linhas Aéreas. A partir do dia 10 de setembro, quem comprar os PCs da linha corporativa ou acessórios participantes da promoção (*) nas lojas HP Store localizadas em 10 cidades no Brasil, receberá o equivalente ao valor do equipamento em milhas do programa Smiles. esta promoção, a HP pretende ampliar seu volume de vendas no país, além de incentivar as vendas de PCs empresariais em áreas fora de São Paulo, que estão em franca expansão.
Para participar da promoção o cliente deverá apresentar seu cartão Smiles no momento da compra. As milhas serão computadas na hora e estarão disponíveis para resgate após 20 dias úteis. O cliente que não for participante do programa Smiles, poderá fazer seu próprio cadastro na loja, no momento da compra.
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França pode reduzir preço do Rafale em 40%

Só o descumprimento, por parte da francesa Dassault, das promessas feitas pela França ao governo brasileiro no fim de semana, poderá mudar uma decisão já tomada politicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: os futuros caças da Força Aérea Brasileira deverão ser os Rafale franceses, a serem vendidos ao Brasil com custos bem inferiores aos oferecidos inicialmente, inclusive na manutenção e operação das aeronaves. Para não ficar sem opções, porém, o governo brasileiro reabriu o processo de escolha, para todos os concorrentes melhorarem as ofertas "finais" feitas em 2008. Executivos da Dassault participaram da reunião entre os governos do Brasil e da França, na madrugada de domingo para segunda-feira, que resultou numa carta - cujos termos são mantidos em sigilo - do presidente Sarkozy a Lula, assegurando o compromisso dos franceses em melhorar substancialmente a proposta. Nas conversas, os franceses chegaram a garantir que baixarão em 40% os custos previstos de operação do Rafale (de quase US$ 16 mil por hora/voo para menos de US$ 10 mil). Há forte simpatia, na Força Aérea e mesmo no governo e entre políticos governistas, pelos caças suecos Gripen, da SAAB, considerados mais baratos e de manutenção mais fácil, além de permitirem grande participação de engenheiros brasileiros no desenvolvimento do projeto do avião a ser fornecido, ainda em fase de elaboração. O caça F/A-18 da Boeing americana está, na prática, descartado como opção, apesar de incluir, de maneira inédita, armas e acessórios de alta tecnologia e garantias oficiais de transferência de tecnologia, reiteradas ontem em nota da embaixada dos EUA. O governo brasileiro crê que as garantias são limitadas e não cobrem toda a tecnologia desejada pela FAB.
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British Airways vai empregar biocombustíveis

O gerente de meio-ambiente da British Airways, Jonathon Counsell, afirmou estar muito otimista com o fato de a frota da BA em breve poder operar com uma mistura de biodiesel e combustível de aviação. O otimismo de Jonathon é dividido com a Pratt & Whitney, empresa de engenharia que acredita na certificação de jatos com biocombustíveis para uso comercial até 2011. Os biocombustíveis são bons para o meio ambiente porque seus ingredientes absorvem dióxido de carbono da atmosfera enquanto crescem, o que compensa a emissão da substância quando o combustível é queimado. O álcool de cana-de-açúcar é um dos exemplos mais comum de biocombustível brasileiro. A British Airways vai começar, no próximo ano, em parceria com a Rolls-Royce, testes em um jato estático com diferentes tipos de biocombustíveis, e as informações serão usadas no processo de certificação. Resultados preliminares de alguns testes sugerem que alguns biocombustíveis são mais limpos que os combustíveis convencionais e permitem às máquinas trabalharem com mais eficiência. Os mais promissores são esperados da extração das algas, mas os óleos extraídos do pinhão, um arbusto tropical, e da carmelina, parente do repolho, são os mais comuns. O uso dos biocombustíveis dá continuidade a medidas tomadas pela British Airways que deixam clara a preocupação da empresa com o meio ambiente, como a encomenda, no ano passado, de aeronaves mais modernas e ecológicas, produzidas no Brasil pela Embraer.
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Air Minas quer voar PLU-MOC

A solicitação da empresa Air Minas para operar quatro novos voos entre Belo Horizonte e Montes Claros está em fase final de análise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O anúncio foi feito ontem pelo diretor superintendente da empresa, comandante Sérgio José Martins, na audiência Pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposta da empresa é de voos partindo de BH, de segunda a sexta-feira, às 7 horas e às 19h15, com retornos de Montes Claros nos horários de 8h20 e 20h35. O parlamentar Gil Pererira lamentou a situação atual vivida pelos passageiros do Norte de Minas. "Hoje, a empresa Trip tem quatro voos diários entre Belo Horizonte e Montes Claros, cobrando 700,00 pelo trecho, ida ou volta. Muitas viagens internacionais tem esse mesmo preço!", reclamou Gil Pereira. Ele comparou o valor com o de outros voos que partem da Capital mineira para cidades a distâncias similares ou até maiores que a de Montes Claros, que fica a 417 km de BH: Campinas (R$ 164,00); Uberaba (R$ 295,00); e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (R$ 587,00). O deputado também criticou a existência de apenas um voo nos finais de semana, que
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Sturckow: Tripulantes do Discovery 'Grande' Depois de Landi


O ônibus espacial Discovery aterrisou na Edwards Air Force Base, na Califórnia na sexta-feira para terminar uma missão de 14 dias à Estação Espacial Internacional dedicado a equipar o laboratório orbital com novos experimentos, equipamento científico, material e outras artes de seis pessoas que vivem na estação vai precisar. Condições meteorológicas Inaceitável no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, quinta e sexta-feira obrigou o desvio pela Discovery para a Costa Oeste.

"Estamos muito felizes por estar de volta em terra aqui na Califórnia", STS-128 Commander Rick "CJ" Sturckow disse depois que os astronautas desceram do ônibus e supervisionado seu ofício. "Foi uma grande missão e nós apenas queremos agradecer a todos por seu apoio."

A tripulação de sete astronautas, incluindo o ex-residente da estação Tim Kopra, vai voar para a sua base de treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, no sábado. Enquanto isso, técnicos da NASA Dryden Flight Research Center, adjacente à Edwards, levará cerca de uma semana para começar a nave pronta para seu vôo cross-country de volta ao Kennedy em cima de um 747 modificado.
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NASA não tem dinheiro para manter planos de viagens à Lua e a Marte, diz comissão independente

A comissão independente que avaliou a estratégia a seguir pela agência espacial norte-americana já entregou o seu relatório à Casa Branca, e colocou no site da NASA o sumário das suas recomendações. Logo na primeira frase, diz que “o programa de missões tripuladas parece estar numa trajectória insustentável”, com os planos de regresso à Lua e viagens de humanos a Marte.

A proposta da comissão liderada por Norman Augustine afasta o programa tripulado das metas estipuladas pelo Presidente George W. Bush em 2004 — quando prometeu um regresso à Lua até 2020, após quatro décadas de abandono, como preparação de futuras pegadas de astronautas no solo avermelhado marciano. Mas a perspectiva geral do documento não é completamente negativa.

“Hoje há mais opções do que em 1961, quando o Presidente [John] Kennedy desafiou a NASA e a nação a 'fazer aterrar um homem na Lua até ao fim da década’”, diz o relatório.

A comissão sugere cinco opções possíveis, mas sublinha que o actual orçamento da NASA não é suficiente para os planos ambiciosos de ir para além da órbita da Terra traçados — seriam necessários mais 3000 milhões de dólares por ano acima do previsto no orçamento de 2010.

Se o financiamento for aumentado desta forma, pode-se então pensar num programa de regresso à Lua ou aquilo a que chamam a hipótese do Caminho Flexível, que pode dirigir-se em vários sentidos. Esses passam pelo reconhecimento de que a frota de vaivéns vai continuar em operação até ao primeiro semestre de 2011, e que depois devem passar-se sete anos sem que a NASA tenha meios para pôr astronautas em órbita.

Enquanto isso, pode-se prolongar a utilização da Estação Espacial Internacional, apostar em parcerias internacionais para viagens tripuladas a outros locais no sistema solar, como asteróides, pontos Lagrange — ou até à órbita de Marte.
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Hatches entre a estação e transfer Fechado

Com mais de uma semana de operações encaixado por trás deles, os astronautas e cosmonautas se despediram e fecharam as escotilhas entre a Estação Espacial Internacional e do ônibus espacial Discovery às 11:41 EDT-feira.

Discovery está programada para desacoplar da estação às 3:26 pm terça-feira para iniciar a viagem de volta à Terra.
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500 Esquilos: comemora a Helibras

Em 26 de agosto o governador do Amapá, Binho Marques recebeu o AS350B2 "Esquilo" da Helibrás que celebrava marca das 500 aeronaves fabricadas no Brasil - também o primeiro a ser operado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre. A Helibrás é líder nacional no segmento da Segurança Pública e Defesa Civil, com 81% de participação.
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FADECs devem ser trocados nos E170




A Administração Federal da Aviação ( FAA ) dos Estados Unidos propõe a retirada de 12 versões do sistema ´FADEC´ de controle dos motores General Electric CF34-8E instalados nos jatos regionais Embraer 170. Uma providência anterior envolvendo modificações no software dos FADEC, em julho de 2008 após seis incidentes de perda de potência não teve efeito prático. Desde então, o FAA registrou outros 20 incidentes envolvendo queda no empuxo dos motores GE atribuídos aos FADEC. O problema, foi atribuído à formação de micro-centelhas elétricas nos pinos de um conector eletrônico do sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control - ( que poderia ser comparado ao controle digital do motor, totalmente Autônomo ).
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TCAS com mais seguranca

A Agência Européia de Segurança da Aviação ( EASA ) certificou o modo "Automatic Pilot/Flight Director - AP/FD" dos TCAS ( sistema de prevenção de conflitos e colisões aéreas ) instalados á bordo dos Airbus A380. A inovação reforça a segurança do vôo em situações de conflito do tráfego aéreo, permitindo aos pilotos pilotar sem a necessidade de alternar os modos. Por meio da simplificação das ações normalmente exigidas dos pilotos durante uma manobra com o TCAS esse modo aprimorado reduz significativamente procedimentos excessivos ou errados, permitindo a concentração total do piloto no cenário em que voa.
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Pane em A319 traz novas recomendações

Um incidente ocorrido em setembro de 2006, durante o vôo de um Airbus A319 da EasyJet na rota Alicante ( Espanha ) - Bristol ( Inglaterra ) incluiu no relatório final da investigação nada menos de 14 recomendações, envolvendo mudanças no equipamento, procedimentos de engenharia e segurança operacional. De um momento para outro, a aeronave teve perda total da energia elétrica de bordo o que desativou todos os instrumentos de vôo no lado do comandante, provocou a perda do sistema de piloto-automático e auto-acelerador e ainda sem meios de comunicação no restante do vôo. A perda dos sinais do transponder durante cerca de 10 minutos sobre território francês impediu que o centro de controle de Brest monitorasse o vôo do A319, afetou o funcionamento do sistema de alarme e anti-colisão. Como as condições de tempo eram muito favoráveis o vôo chegou ao destino 'normalmente'. A falência quase imediata de sistemas de vital importância para a segurança de vôo, baseadas no suprimento de energia elétrica ocorreu por sua dependência de um só barramento elétrico.
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Legacys para a Alemanha

A Vibroair Flugservice GmbH&Co.KG da Alemanha recebeu em agosto um jato executivo Legacy 600 da Embraer em cerimônia realizada na sede da empresa em São José dos Campos. É a primeira aeronave entregue pela Embraer ao cliente alemão baseado no Aeroporto Internacional de Dussedorf, de uma encomenda que inclui dois jatos executivos light Phenom 300 e uma aeronave midsize Legacy 500 que deverão ser entregues em 2014.
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Qantas Boeing calms: 787 in the air this year

The original order of 50 still remained Qantas Boeing 787 "Dreamliner" for delivery which gave great importance to guarantee that the direction of Boeing gave the airline in Australia: the delay of the first flight and, of course, the whole sequence of actions after this event should not suffer another delay for both the delamination of the wing near the root as - the most recent date - the wrinkling of the fuselage section built in Italy by Alenia already been addressed - at least in theory. Qantas remains one of the largest customers of the "Dreamliner."
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Airbus cada vez mais verde

O fabricante europeu examina um grande número de conceitos em aeronaves para melhorar ainda mais o comportamento de seus futuros jatos frente ao meio ambiente. Em anúncio recente a Airbus anunciou que seu novo megajumbo A380 consumia menos de 2,9 litros de combustível por passageiro em cada 100km. voados. As inovações introduzidas constantemente na família Airbus ao longo dos últimos 40 anos reduziram em até 70% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões poluentes de CO2. ( dióxido de carbono ).
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MUC é um dos melhores - novamente

Pesquisado pela renomada "Skytrax" para a elaboração dos 10 melhores aeroportos no mundo ( Prêmio World Airport Awards ) o aeroporto de Munique, Alemanha ficou em 5º. lugar na classificação geral, sendo o 1º. colocado nos quesitos "Melhor Tráfego Internacional" e "Melhor Serviço de Imigração". "Skytrax" é um instituto de pesquisas independente sediado em Londres que toma por base 8,6 milhões de questionários respondidos pelos passageiros em mais de 190 aeroportos em todo o planeta. Os pesquisados são convidados a avaliar 39 aspectos : do check-in ao transfer até a aeronave - a pesquisa é realizada desde 1999, sendo esta a segunda vez consecutiva que o aeroporto de Munique ocupa o 5º.posto.
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TAM vai manter os "MK. 28" da OceanAir

A TAM assinou novo contrato com a OceanAir para realizar os cheques C e D em 5 jatos Fokker 100 da OceanAir no Centro Tecnológico TAM em São Carlos,SP. Desde 2006 a unidade industrial presta serviços de manutenção para a OceanAir, totalizando 16 intervenções até o presente. A unidade de negócios de MRO ( Maintenance, Repair &Overhaul ) é certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela European Aviation Safety Agency ( EASA ) para realizar todos os grandes serviços de manutenção, tanto nos Fokker 100 como nos jatos Airbus A318/319/320/321 e A330, além de componentes dos jatos Boeing que estão sendo incorporados à frota da TAM. O processo de homologação para aeronaves Boeing 767 se acha na fase final.
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Begin Final Spacewalk astronautas da missão STS-128

Os especialistas da missão Danny Olivas e Christer Fuglesang iniciou a terceira e última caminhada espacial da missão STS-128 at 4:39 PM EDT. Sua atividade extraveicular inclui armamento e manutenção dos módulos da estação.

Os dois vão implantar um sistema de fixação de carga no truss estibordo. Eles terão uma ferramenta especial com eles no evento que quaisquer problemas com um pino de engate que causaram problemas em tarefas semelhantes em missões anteriores.

Em seguida eles vão substituir um giroscópio assembléia falhou taxa, que mede as taxas para todas as mudanças de atitude da estação, com um novo.

Com esse total, os dois irão dividir tarefas para a próxima. Olivas irá instalar uma antena de Global Positioning System, enquanto Fuglesang remover e substituir um módulo de controle remoto poder e instalar uma luva isolante em um cabo dentro do fardo. Fuglesang vão seguir-se com a instalação de uma antena GPS segundo.

Os dois vão se reunir para a tarefa final, o encaminhamento duas 60-foot-long cabos sistemas de aviónica ao longo da estação. Os cabos estão sendo instalados em preparação para a chegada do Nó 3 "Tranquility", em 2010.
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Terceiro Passeio espacial da missão STS-128 Mission Begins


At 4:39 pm EDT, astronauta Danny Olivas e astronauta da ESA Christer Fuglesang iniciou a terceira e última caminhada espacial programada durante a missão STS-128. A caminhada espacial deve durar 6,5 horas. Olivas, a missão STS-128 spacewalker chumbo, está vestindo um traje espacial sólida marcada com listras vermelhas. Fuglesang está desgastando um all-espacial branco.

Suas primeiras tarefas será concluído o trabalho que começou durante a missão STS-127. Os astronautas irá implantar um sistema de fixação que serão usados para pendurar as peças de reposição em treliça da estação. Eles também vai substituir um dispositivo destinado a ajudar a estação de determinar a sua posição em relação à Terra.
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Segundo STS-128 Complete Spacewalk


Os especialistas da missão Danny Olivas e Christer Fuglesang instalado um tanque de amônia nova Estação Espacial Internacional e arrumadas um tanque esgotados para o retorno à Terra durante a sua segunda caminhada espacial da missão.

Especialista da missão Patrick Forrester serviu como oficial intravehicular toda a caminhada, que terminou sexta-feira às 12:51 am EDT. Shuttle Pilot e Kevin Ford Expedition 20 Flight Engineer Nicole Stott operou o braço robótico da estação, Canadarm2, durante a excursão.

O ônibus e restantes membros da tripulação da estação continuou descarregamento de carga da multi-Leonardo logística finalidade módulo.
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Segunda das três caminhadas espaciais STS-128 Conclui

A segunda das três caminhadas espaciais STS-128 concluíram sexta-feira às 12:51 am EDT. Era 6 horas, 39 minutos. Os astronautas Danny Olivas e Christer Fuglesang, concluíram os seus objectivos principais e algumas get-frente as tarefas, incluindo a instalação dos apoios de pé portátil em treliça da estação. O briefing status missão está prevista para começar no 1:30 am EDT. Os participantes serão ISS Flight Director Heather Rarick e chumbo Spacewalk Officer Zeb Scoville.

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Clean Air: nova companhia aérea do Brasil

A Clean Air do Brasil, baseada em Brasília, firmou uma carta de intenções com a Ilyushin Finance para adquirir 2 jatos Il-96-300 e 4 Tupolev Tu-204M (passageiros, semelhante ao da foto) e 2 Tu-204SM (carga). Se conformado o negócio, será a primeira empresa brasileira a operar jatos russos regularmente em nosso país.
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STS 128 HD Flight Day 5 Highlights1

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Estação espacial será chave para ir a Marte, diz cientista

O envio de humanos a Marte exigirá a realização de pesquisas médicas na Estação Espacial Internacional pelo menos até 2020, um prazo cinco anos além do que prevê o atual orçamento da Nasa, segundo a principal cientista da agência espacial norte-americana para esse programa. A estação é um projeto de 100 bilhões de dólares e 16 países, que está sendo concluído no ano que vem após mais de dez anos de obras. A prorrogação das suas atividades foi uma surpreendente conclusão da comissão da Presidência norte-americana que avalia o programa espacial tripulado dos EUA. A comissão concluiu também que o orçamento anual da Nasa, de 18 bilhões de dólares —aproximadamente metade para projetos tripulados—, está cerca de 3 bilhões de dólares aquém do que seria necessário para realizar a iniciativa Constellation depois da aposentadoria dos ônibus espaciais e da estação. O objetivo do Constellation é levar o homem de volta à Lua, e de lá para Marte. "A Nasa precisa da EEI (Estação Espacial Internacional)," disse a cientista Julie Robinson. "Uma permanência de seis meses na estação espacial será a melhor analogia que poderemos fazer para um trânsito de seis meses na microgravidade até Marte no futuro." De acordo com ela, as pesquisas sobre exposição a radiação, perda óssea e outros efeitos das longas viagens espaciais exigem que a estação funcione pelo menos até 2020. Só assim, de acordo com a cientista, será possível concluir que "o próximo passo além da órbita baixa da Terra (será) um passo seguro para a humanidade." A Nasa pretende gastar cerca de 2,5 bilhões de dólares por ano nas operações da estação espacial até 2015. Em audiências públicas recentes, membros da Comissão de Planos para os Voos Espaciais Humanos disseram que o encerramento do projeto apenas cinco anos depois do fim da sua construção criaria atritos com os sócios Rússia, Europa, Japão e Canadá, que investiram muito no programa e esperam recompensas. A ex-astronauta Sally Ride, presidente dessa subcomissão, disse que o grupo notou um amplo apoio à continuidade e até ampliação do programa da estação espacial em 2016 e além. "Não começamos com essa perspectiva," disse Ride. "Não achamos que tirar a EEI em 2016 faça sentido." Enquanto a Nasa e a Casa Branca começam a avaliar as recomendações da comissão, os 13 tripulantes da Estação e do ônibus Discovery começam em breve a descarregar mais de sete toneladas de novos equipamentos de laboratórios, mantimentos e peças de reposição para o complexo orbital.
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TURKSAT 4A satélite a ser lançado ao espaço em 2011


O processo de aquisições iniciado para TURKSAT 4A satélite, que deverá ser lançado ao espaço em 2011, disse TURKSAT Director Genera Ozkan Dalbay na sexta-feira.
Dalbay foi citado pela agência semi-oficial de notícias Anatolia dizendo que "TURKSAT planos para a fabricação do satélite, no final do ano", acrescentando que TURKSAT iria enviar uma especificação preliminar para empresas produtoras até o final deste mês, informando-os sobre os detalhes do satélite.

"As empresas de fabricação de Satélite irá concluir as obras dentro de 1,5 meses", disse ele.

"Vamos chamá-los a oferecer lance após analisar seus arquivos. Estamos planejando a iniciar a fabricação do satélite até o final deste ano", disse Dalbay.

Dalbay também disseram alvo capacidade de TURKSAT 4A a 10 por cento mais do Turksat 3A, 50 engenheiros turcos serão atribuídos em todos os processos de fabricação de TURKSAT 4A.

Dalbay observou que TURKSAT 1C será jogado ao lixo espaço após o lançamento do TURKSAT 4A em 2011.

Turquia lançou um satélite em junho de 2008 pela última vez e Turquia de comunicação via satélite de nova geração "Turksat 3A" foi lançado em francês Guianato para substituir o ex satélite TURKSAT 1C.
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